Sociedade

Os produtos provenientes de Brasil estão a ser bem consumidos

Depois dos produtos.jpgproblemas de diversas ordens que surgiram em volta do desembarque das mercadorias, o navio deixou as águas santomenses desde o passado dia 19 . No que toca a comercialização destes mesmos produtos a sociedade esta satisfeita com os resultados alcançados.

«O mercado aceito muito bem os nossos produtos, tem sido de consumo bastante alargado e estamos a vender os produtos ao nível do país. Os comerciantes tem tido uma grande colaboração na distribuição dos produtos, têm comprado e o que nós ouvimos dos consumidores felizmente tem sido positivo.», declarou Osvaldo Santana.

Entretanto alguns produtos como o leite magro e meio gordo está neste momento a ser comercializado á 120( cento e vinte mil dobras). Enquanto que os comerciantes que não compraram as mercadorias de Brasil, está a vender o produto por 100( cem mil dobras) cada quilo, outros por cento e dez mil dobras. Um preço mais reduzido do que aquele que é praticado pela Trading. A carne de vaca está  a ser comercializados a um preço 140 ( cento e quarenta mil dobras) o quilo, preço este que não é compatível com todos os bolsos dos santomenses.

Face a isso Osvaldo Santana justifica que a trading tem  tido gastos elevados com o combustível «a STP-Trading ter determinado uma tabela de preço e nós apelamos também aos nossos comerciantes para que no quadro possível restringirem a esta tabela de preço e pratica-los como são recomendados. A nível de produtos congelados como a carne e os frangos os preços são os possíveis porque nós temos muito custos neste momento com estes produtos que tem a ver com o consumo de combustível para os geradores que temos em manutenção permanente. Temos um gasto com combustível na ordem dos mil litros de gasóleo de três em três dias. » Por isso o director comercial da Trading assegurou que os preços praticados neste momento são os possíveis do momento.

Recorde-se que esta linha de credito tem um prazo de execução de um ano e os produtos segundo podemos apurar estão dentro do prazo. Dos produtos que chegaram constam o leite, açúcar, óleo, sal, carne congelada e sabão.

STP- Trading é uma empresa que surgiu da conjugação de varias outras empresas importadoras, no quadro da pretensão do governo  em materializar a linha de credito entre Brasil e São Tomé e Principe no valor de cinco milhões de dólares. Neste momento são 14 empresas que fazem parte desta sociedade.

E. Bastos

To Top