Sociedade

Pode ter sido um Milagre

Quatro pessoas sobreviveram praia-do-norte.jpga um grave acidente de viação sem ferimento. Foi no sábado dia 4 de Julho quando um motorista que vinha da zona norte acompanhado de quatro pessoas:  Sua mulher, o filho bebé, mais alguém que vinha de boleia, numa das perigosas curvas desta via de aceso perdeu direcção e desceu por um penhasco de cerca de vinte metros de altitude.

O carro derrubou árvores e outras plantações que ladeavam via e foi mergulhar no mar . O bebé terá sido cuspido durante o embate e ficou empoleirado numa madeira. Os outros ocupantes foram parar no mar, mas conseguiram sair ilesos a nado .

A viatura em causa era uma carinha mista ,todo terreno e ficou totalmente destruída. O acidente agitou o distrito de lembá, não somente pela sua dimensão, mas sobretudo pela sorte que abraçou os ocupantes desta viatura.

A estrada que dá acesso à cidade de Neves é conhecida como uma das mais perigosas de São Tomé . Tem pouca qualidade no asfalto ,e também esta ladeada de uma montanha de pedras cadentes com mais de cinquenta metros de altura.

O que constitui uma ameaça permanente de desabamento aos veículos e transeuntes que circulam pela via , e ainda devido aos vários precipícios que dão ao mar e rochas, alguns deles sem qualquer barreira de protecção .

Este acidente de viação acabou por ser uma história rara com final feliz  , no meio de tantos cenários de dor e tristeza que esta via já causou .

A Zona norte do país é uma parte do território nacional, que além de potencialidades turísticas, tem potencialidades agrícolas e industrial . É que o distrito de lembá tem uma vista paisagística que constitui um grande atractivo turístico e nesta porção do território nacional há ainda grande capacidade de produção alimentar . Esse distrito tem por outro lado a única fábrica de cerveja do país e é também o lugar onde a única empresa nacional de combustíveis e óleos tem o seu depósito de combustível que abastece todo o país .

Há meses um desabamento de terras barricou esta única via que liga a zona norte com o resto do país . O caso só ficou resolvido horas depois , com intervenção de máquinas pesadas .  Entretanto todo o perigo ainda persiste .

Genisvaldo Nascimento

To Top