Sociedade

FAMA Assina protocolo com Câmara Municipal de Pombal

A funaurelio-martins.jpgdação Aurélio Martins, FAMA, e a Câmara Municipal de Pombal, Portugal, celebraram recentemente um acordo de cooperação no domínio da educação mais precisamente na área da formação profissional. O presente acordo de cooperação consiste nesta primeira fase, na concessão de 40 vagas aos jovens santomenses que pretendem prosseguir os seus estudos a nível da formação técnico-profissional naquele município luso.

As 40 vagas posta a disposição da FAMA pela Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal, ETAP, terá os primeiros efeitos já a partir de Setembro do presente ano, altura em que os estudantes santomenses terão que estar em Portugal. Para o efeito, a FAMA, já tem aberto as inscrições aos interessados em realizar esta acção.

A FAMA representada ao mais alto nível pelo seu presidente, Aurélio Martins e a Câmara Municipal de Pombal liderada pelo Engenheiro Narciso Ferreira Mota, rubricaram o protocolo de cooperação que entra em vigor desde do momento em que o mesmo foi assinado.

A assinatura do protocolo, teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de pombal, tendo sido testemunhada por alguns vereadores do poder local, pela direcção da ETAP, e ainda pela representante da FAMA no território luso, Noemy Medina, uma jovem santomense que está a licenciar em organização e gestão de empresas na universidade Lusofona em Lisboa.

Na altura, o presidente da autarquia de Pombal, considerou que

a formação é o instrumento fundamental em  qualquer sociedade.

A educação deve estar sempre em primeiro lugar no processo de desenvolvimento e de transformação, de qualquer País, porque sem a educação na existe desenvolvimento”.

Há 13 anos no poder autárquico, o engenheiro Narciso Ferreira Mota, disse por outro lado, que o protocolo ora assinado com a FAMA, vai permitir uma maior abertura no relacionamento com S.Tomé e Príncipe. Ferreira Mota, disse ainda que o seu município continuará sempre aberto a acções deste género.

Entretanto, o presidente da FAMA, agradeceu em primeiro lugar, a direcção da ETAP, e da Câmara de Pombal, pela forma calorosa e hospitaleira com que foi recebido nesta visita.

Podemos constatar que alguns jovens nossos que tem estado a apreender e a evoluir de forma extraordinária segundo a própria directora. Uma nação não se constrói somente com os técnicos superiores, mas também com os técnicos médios e profissionais”.

Martins, disse ainda que para a Fundação que lidera, é uma mais valia ter podido assinar este protocolo de cooperação,” que nos permite naturalmente dar mais formação aos nossos jovens, porque a nossa jovem nação S.Tomé e Príncipe, precisa de homens formados de quadros profissionais, e para nós esta abertura que nos foi concedido pela ETAP, para nós é um percurso em ajudar a desenvolver o nosso País, pelo que ficamos muito grato e gostaríamos que esta cooperação não ficasse só a este nível, mas também noutras vertentes e qui- sá a germinação com os nossos municípios  e alguma cooperação a nível empresarial tendo em conta a experiencia que a acumulam no distrito de Pombal”.

A Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal, dista pouco mais 150 quilómetros de Lisboa, e existe há 20 anos, sendo a mais antiga deste País do Velho Continente.

Actualmente a ETAP, conta com quatro dezenas de jovens estudantes santomenses a frequentarem vários cursos técnico-profissionais, e para o próximo ano lectivo 2009-10, espera-se cerca de 40 novos estudantes.

Na Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal, são ministrados cursos profissionais como: Animador Sócio cultural, Design Models, Construção Civil e Marking.

Jasí Ramos-Portugal

To Top