Sociedade

Estudantes de Cuba estão desanimados

estudantes-de-cuba.jpgPelo menos 9 estudantes são-tomenses em Cuba já terminaram o curso. Dizem que há mais de duas semanas que esperam pelo regresso a terra natal. O avião prometido pelo governo ainda não chegou a Havana. O mais grave é que já não podem ficar na residência dos estudantes. Não têm dinheiro para continuar a viver em Cuba. Um drama relatado pelos 9 estudantes.

Caros compatriotas:

É com muita satisfação e ao mesmo tempo com uma enorme tristeza que nós os estudantes em Cuba escrevemos esta missiva como a única saída para as nossas inquietudes e uma vez mais desta forma o fazemos.

No princípio do mês de Julho realizou-se a nossa graduação e já a duas semanas que estamos a espera do prometido avião no qual se efectuaria o nosso regresso, assim é que, em comunicação com S.Tomé e Príncipe informaram-nos que estariamos de regresso no dia 14 do corrente mês, infelizmente não sucedeu e se desconhece as razões que levaram a essa crítica situação. Como consequência da mesma, desesperados estamos, visto que muitos estudantes deslocaram-se das suas respectivas cidades longiquas, concentrando-se na capital acreditando que viajariamos na data acima mencionada, além disso, os nossos documentos perderão a sua validade neste mês e a partir desta semana teremos que abandonar o alojamento, dando lugar aos estudantes do novo ano lectivo, o que nos têm preocupado bastante, uma vez que desconhecemos a data da nossa ida.

Esta situação tem-se agravado a cada dia que passa e consigo a falta de dinheiro, consequência das dívidas que tivemos que pagar, fruto do atraso da bolsa, as legalizações dos documentos, a deslocação dos estudantes que vivem fora da capital bem como a alimentação.

Por tudo anteriormente narrado, vimos por esta via exortar a nação que nos ajudem a resolver o mais rápido possivel este marrasmo em que nos encontramos. A situação está insuportável, rogamos que intervenham junto aos nossos dirigentes para a nossa saida imediata e  definitiva de Cuba.

O governo alega que já tratou de tudo e que agora está nas mãos de Líbia, as perguntas são: Até quando teremos que esperar por este suposto avião? E se as negociações con Líbia fracassam? Já pensaram em alguma alternativa?

Queremos recordar ao governo que somos santomenses e que devem responsabilizar-se por nosso regresso.

Sem mais nada a tratar, recebam um caloroso abraço de cada filho e companheiro vosso, que vos quer muito.

Estudantes Santomenses em Cuba:

Abdelkader Ramos –Eng. Industrial

Abdulazis Bandeira – Lic. Sociologia

Elga Sousa –  Eng. Industrial

Epifanio Costa – Eng. Telecomunicação

Gilson Rita – Eng. Quimica

Igleniria Soares – Eng. Industrial

Isaqueo Batista – Eng. Civil

Jassy Petiza –  Eng. Industrial,especializada Organização Empresas

Valery Pinheiro – Lic. Direito

Cuba, 17 de Agosto de 2009

To Top