
O novo Barco construído em Espanha, mais concretamente em Catalunha, zarpou de Arenys do Mar, uma vila próxima da cidade de Barcelona, em direcção a São Tomé e Príncipe. Segundo o relato de um cidadão espanhol Xavier Munoz, que tem acompanhado o processo o novo barco cuja tripulação foi formada em Espanha nos últimos 2 meses, percorrer as 3850 milhas que separam Arenys do mar e o porto de São Tomé em apenas 15 dias.
O novo barco vai fazer duas escalas, uma em Gibraltar e a segunda e última no Senegal. O novo barco que tem capacidade para garantir a evacuação de doentes da ilha do Príncipe para São Tomé, fez-se ao mar no mesmo dia em que o país recorda o mergulho profundo que a embarcação Tereze fez ao largo da ilha de São Tomé no dia 16 de Setembro de 2008, quando transportava grande quantidade de carga, incluindo combustíveis, e dezenas de pessoas em direcção a ilha do Príncipe.
Toda carga foi para o fundo o mar, a embarcação foi engolida e junto com ela 18 vidas humanas, a maior parte crianças que regressavam a ilha do Príncipe para o recomeço das aulas após o período de férias. O mar entre as duas ilhas, já matou muita gente sobretudo habitantes do Príncipe, por causa da utilização de embarcações impróprias para o transporte de pessoas e mercadorias.
Desde a independência nacional a 12 de Julho de 1975, é a primeira vez que o estado são-tomense compra uma embarcação para ligar as duas ilhas. Espera-se que o navio Príncipe, chegue a tempo, e sirva de facto os interesses das populações de São Tomé e do Príncipe, que tantas lágrimas já verteram por causa de tantos naufrágios ocorridos na travessia entre as duas ilhas.
Abel Veiga
vai
v