Sociedade

FAMA lança bases para reforço da cooperação com o Estado brasileiro da Bahia

aurelio-martins-bahia.JPGO Presidente da Fundação Aurélio Martins (FAMA) e deputado a Assembleia Nacional, Aurélio Martins, defendeu segunda – feira em Alagoinhas (Estado da Bahia) um maior impulso nas relações de cooperação e de parceria entre São Tomé e Príncipe e o Brasil, ao nível da sociedade civil.

Informações recolhidas pelo Téla Nón a partir do Brasil, indicam que a visita do Presidente da FAMA, começou no último sábado. Aurélio Martins falou a imprensa local após uma conversa com o Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, com quem abordou questões inerentes ao intercâmbio cultural, turístico e empresarial entre os dois países.

Em Alagoinhas, a delegação da FAMA, manteve igualmente, contactos com o Prefeito da Cidade, Paulo César, o Vereador Radiovaldo Santos, e já visitou empreendimentos culturais, turísticos e empresariais, com o objectivo de trocar experiências e consolidar parcerias para a FAMA.

Para o deputado Aurélio Martins, eleito em 2009 pela terceira vez consecutiva como a “melhor figura do ano”, a sua visita responde ao convite que lhe foi formulado pelo Presidente do Atlético Clube de Alagoinhas, Albino Leite, equipa com a qual a sua fundação mantém um protocolo de cooperação par ao intercâmbio de jovens jogadores. «Vim consolidar a nossa parceria com o Atlético, mas a visão que tenho em relação ao Brasil enquadra-se na abertura que vem sendo impulsionada pelo Presidente Lula da Silva», afirmou.

aurelio-martins-no-brasil.JPGMartins recordou que o estadista brasileiro defende uma maior aproximação entre o Brasil e a África, e São Tomé e Príncipe como o local onde funcionou (na época colonial) o entreposto de escravos para a América e principalmente a cidade de Salvador, deve tirar todos os dividendos desta abertura política que merece particular reconhecimento.

O Presidente do Atlético de Alagoinhas, Albino Leite, anfitrião do deputado Aurélio Martins na Bahia, considera que «a parceria estabelecida com a FAMA é seria e abre várias perspectivas de cooperação em outros domínios, para além do futebol». A este propósito, realçou a vinda que viajarão brevemente para Alagoinhas cinco jogadores são-tomenses, seleccionados para os escalões de juniores e profissionais. «Nós já enviamos alguns documentos, a FAMA está em contacto com a nossa Embaixada em São Tomé e aguardamos a todo momento a concessão dos vistos para que os jovens possam vir ao Brasil», explicou.

Para além de assistir ao jogo de abertura do campeonato baiano, entre a equipa do Atlético de Alagoinhas e de Itabuna, Aurélio Martins foi igualmente recebido pelo deputado federal do Partido Trabalhista (PT), Luiz Alberto, e tem marcadas reuniões com importantes empresários, sindicalistas e políticos da cidade.

O deputado Luiz Alberto considerou que a visita de Aurélio Martins à Bahia constituiu um acontecimento importante para a cidade, já que representa um acto de aproximação que deve ser acarinhado no quadro das boas relações de amizade, cooperação e irmandade existente entre os dois povos e países.

O Presidente da FAMA aproveitou a ocasião para manifestar a sua solidariedade para com o povo do Haiti, considerando que a comunidade internacional deve reforçar as iniciativas de solidariedade para com as vítimas deste acidente natural.

Téla Nón

To Top