Sociedade

“Covid-19 já está instalado na ilha de São Tomé” – 3 casos confirmados

A garantia foi dada ao país esta terça feira, pelo Ministro da Saúde Edgar Neves. O Ministro que anunciou a realização no último fim de semana de testes rápidos a pacientes com sintomas de infecções respiratórias no hospital Central Ayres de Menezes.

Dos testes feitos segundo o Ministro, foram registados 3 casos positivos. Todos de sexo masculino, e com idades compreendidas entre 20 e 40 anos, os três cidadãos santomenses são residentes no país, e segundo o ministro da saúde não se ausentaram do país, nos últimos anos. 2 residem no distrito de Água Grande, o mais populoso e que envolve a capital São Tomé, e 1 dos doentes reside no distrito de Mé-Zochi, o segundo mais populoso do país.

As três pessoas estão internadas no espaço criado pelo Governo para albergar os doentes infectados pela Covid-19.

Os testes rápidos importados recentemente pelo Governo, começam a desvendar os segredos do novo coronavírus no território da ilha de São Tomé. «O coronavirus está instalado na ilha de São Tomé, e isto é um caso sério», afirmou o ministro da saúde, tendo alertado a população a encarar com seriedade as medidas de prevenção anunciadas pelo Governo.

Edgar Neves, garantiu que o Governo vai reforçar as medidas de prevenção, nas próximas horas.

Abel Veiga

    21 comentários

21 comentários

  1. Pedro Costa

    21 de Abril de 2020 as 21:18

    E agora?
    O problema sério e muito grave para este país. Nestas alturas temos de ter a consciência de dizer que o país não está preparado para esta pandemia. Quando temos um país infestado de pessoas ignorantes, pessoas sem civismo, pessoas sem educação, pessoas desordeiras, pessoas que acham que podem fazer de tudo um pouco, sem saneamento básico e sem um sistema de saúde forte para fazer frente a esta pandemia.
    Espero estar enganado.
    Talvez o que poderá fornecer alguma resistência a este vírus possa ser a influência de alguns medicamentos que se toma para paludismo, segundo se diz que certos medicamentos para este também têm estado a ser testado para combater os efeitos do covid-19.

  2. David Santiago

    21 de Abril de 2020 as 21:46

    Há um mês atraz, um internauta postou neste fórum, a sugestão para que o Governo hipotecas se ou vendesse 3 ou 4 carroes do Governo, da Assembleia da Presidência e do Ministério Público, a fim de comprar os equipamentos e reagentes para se fazer testes o mais rapidamente possível a todas almas de STP. Nós sempre no nosso leve-leve, todos fizeram ouvidos de mercador. Há semanas atraz, um internauta teve a brilhante ideia de sugerir ao Governo, o uso ds verbas do Fundo Arroz do Japão para mesmo efeito. Todos assobiamos para o lado. E agora? Só estavamos sentados na sombra da bananeira a espera das doações caridosas. Apenas estavamos a espera dos sintomas do COVID. Agora já e tarde e ma hora. Vamos morrer e deixar esses carroes, essas mansões, essas mordomias, essas boquitas, etc? Na hora do Bem Bom, os senhores Primeiro Ministro e Presidente da Assembleia deram a cara. Agora, nesta hora de luto e dor, mandaram o coitado do Ministro avançar. Até em desgraça de todos nós, eles são relés. Sr. Cassandra, o visionário: o nosso próximo Presidente, por sempre agir na antecipação enquanto os nossos boelos e ladroes, sempre na reacção. Cassandra já ganhou! Cassandra já ganhou! Cassandra! Cassandra! Cassandra!

    • Paulo Almeida

      22 de Abril de 2020 as 10:40

      Há verba do fundo do Kuwait para requalificação/modernização com todos os apetrechos para o Hospital central. O mesmo valor que fez correr muita tinta em STP, ainda continuam lá a espera dos iluminados. Não há projeto comum para o bem de STP, existe sim, um grupo de SABUJOS egocêntricos e mal paridos a governar. Neste circo não há Leões ou Elefantes são todos uma corja de hipócritas enfraquecidos. Rezemos para que o Hospital não entre em colapso.

    • Generosa

      22 de Abril de 2020 as 19:40

      Minha gente eu nao tenho cargo no governo mas quero dizer-vos que esta intervensao nao passa de uma inveja. É de alguem que orgulha estar nesta posiçao e que talvez por competencia nao conseguiu. Diga-me sou hipocrita quais sao os paises que estavam preparados para o que está a acontecer? Ainda hoje vi na tv grande descarga vindo de china para Angola para nao falar de Portugal. Hoje toda gente sabe tudo, toda gente é mais inteligente, toda gente critica tudo mas critica nao construtiva. A palavra de ordem é que o governo quer é comer dinheiro. Até os anda pligos ja sao tao inteligentes que vêm a publico exibir as suas grandes inteligencias. Em fim é o país que temos

  3. Andorinha

    21 de Abril de 2020 as 23:07

    Pois é no espaço de pouco tempo o governo de Jorge bom Jesus tem dado dito por não dito primeiro foi o testes que foram para o Gabão que os camaradas vieram dizer que os testes foram adulterados a mando de Patrice Trovoada depois mandaram para Guiné Equatorial e o Primeiro Ministro veio dizer que eram todos negativos de repente vêm anunciar que temos 3 casos de Covid-19 quero perguntar.
    Temos três casos quem foi a fonte de contaminação veio de vento de outro país? Estamos perante um governo muito incompetente e o povo de S.Tomé Esta entregue a bicharada.

  4. Fuba cu bixo

    21 de Abril de 2020 as 23:39

    Gostaria que mim informassem com chuva forte de ontem como é que ficaram hospital de campanha que montaram no campo de bola de terra batida.
    Eu aconselharia o governo de Jorge bom Jesus pedir concelhos a presidente da Guiné-Bissau o Sissoco como gerir e combater a pandemia do Covid-19 agora os camaradas ja não podem culpar o Patrice por estes 3 resultados de Covid-19 tenho pena dos profissionais de saúde do Hospital Ayres de Menezes e o povo de S.Tomé e Príncipe tenho pena.

  5. Crisotemos Café

    22 de Abril de 2020 as 8:15

    Muita Mda. Os passageiros dos voos da TAP e da TAAG, que não foram a Quarentena institucional, dvem estar atras disto tudo.

  6. Maria Alberta

    22 de Abril de 2020 as 8:33

    Será de novo o Patricio Trovoada que mandou alterar os resultados?
    A nossa ignorância vai nos matar.
    Até os dirigentes que deviam ter bom senso e capacidade para lidar com casos sérios, transformaram-se em incompetentes, fala barato e aqui está o resultado.
    Não confiaram nos resultados vindos do laboratório de franceville e foram acompanhar amigos da Guiné Equatorial para obterem os resultados que queriam.
    Agora a verdade veio a tuna.
    Que Deus Abençoe S.Tomé e Príncipe

    • Cumbo

      22 de Abril de 2020 as 14:09

      Caro Leitor, na volta foi sim, tente se informar antes de qualquer comentario, os novos resultados destas 3 pessoas nada tem a ver com os resultados vindo do Gabão.

  7. Smash

    22 de Abril de 2020 as 9:45

    Os “nossos” lideres Políticos são uns autênticos ENERGÚMENOS.

    • Sotavento

      22 de Abril de 2020 as 10:44

      Agora é momento para unir forças de todos os santomenses e combater a pandemia.É sério é perigoso e é letal.Isto pode ser fatal para STP.Os julgamentos, os juizos se farão depois.Agora união.

  8. AUGUSTA QUARESMA

    22 de Abril de 2020 as 12:00

    Os nossos dirigentes são assassinos desgraçados, inimigos do povo. Aonde está o Sr.1ºMinistro que foi fazer campanha na libertação dos que estavam na quarentena sem antes saber o resultado dos testes feitos aos mesmos? Os grandes responsáveis da disseminação desta doença no nosso S.Tomé é o Governo, incompetente e irresponsável.

  9. POVOS DAS ILHAS

    22 de Abril de 2020 as 12:45

    Caro DAVID SANTIAGO,
    Quando o Cassandra, através do seu Governo submeteu ao Governo Central uma proposta para ISOLAMENTO do Príncipe, muitos interpretaram Cassandra como divisionista, hoje Cassandra está coberto de razão, porque já não se sabe quem é quem em S.Tomé e até mesmo no Príncipe, é tal VISIONÁRIO que chamaste o Cassandra.
    Os mais velhos da minha terra dizem “VIGIN MATA POCÔ MÉ Ê TCHÃ NA ROVUÉ MATCHINA”

  10. Cumbo

    22 de Abril de 2020 as 14:26

    Caros Leitores, Governo nenhum, de parte nenhuma do mundo tem a culpa desta pandemia, por mas cuidados que possa ou podesse haver não seria o suficiente para evitar qualquer caso em Sao Tomé, deixemos de ser ignorantes, e paremos de confundir a liberdade de expressao com abusos, faltas de respeitos a qualquer dirigente. O que é Sao Tomé em comparacao a Paìses super desemvolvidos, com muito dinheiro que até agora não conseguem controlar esta pandemia, os sinhores e senharas leitoras têm a noção do que é isto? Caso nao tenham por favor despessem os vossos comentarios.

    • A Verdade

      22 de Abril de 2020 as 15:40

      Bom, dizer que nenhum governo do mundo tem a culpa disto, NÃO é verdade.
      A China foi o pais onde surgiu o Virus e É resultado da alimentação de animais selvagens.
      Se não sabe disto, o melhor é informar-se.
      Os ditos nossos amigos amarelos têm a responsabilidade desta pandemia.
      Esta é a VERDADE.

    • Como será

      22 de Abril de 2020 as 19:14

      Ok. Talves o senhor deve fazer parte dos ciclos que governam stome; é so para lhe dizer que os leitores desta edicao nao esta culpar os nossos celebres dirigentes sobre surgimento desta pandemia que esta mantando milhares e milhares de pessoas; nos os leitores deste jornal apenas manifestamos os nossos descontentamento da forma como anda sistema nacional de saude; é triste meu caro, nao existe um laboratorio de referencia; achas justo stome colher as amostras e andar a pedir favor nos paises vizinhos na realizacao dos testes; agora eu lhe pergunto como cidadao santomense isto nao comove? S.tome se faz passar pelo pais pobre sem recurso, mas tem sempre doacoes de milhoes e milhoes de dolares para melhoria da situacao em qur o pais vive. Onde vai estas ajudas? Meu caro ate cidade esta velha, estradas esboracadas, cidade de stome tem uma imagem vergonhosa.Isto sim sao situacoes de deixa nos triste.Um pais que tem apenas 200mil habitantes, meu caro o tem que tem boa governação que trabalha para dar dignidade aos seus cidadãos. Por favor nao pensa que nos leitores somos igorantes como referes; muito de nos somos letrados razao pela teremos a capacodade de fazer analise da pesdima governao que se vive em stome.

  11. Matrusso

    22 de Abril de 2020 as 17:07

    Se nenhum dos viajantes levaram para STP a covide19, como pode do nada surgir a covide19 em STP?

    Só pode ser algo contaminada.até mesmo encomenda mais simples.

    Covide19 é muito veloz, dado a facilidade de contaminação e vasto tempo de incubação.
    Resta agora seguir os rastos da fonte e prevenir mais contaminação.

    Mas mais agora que nunca, pode-se sustentar a possibilidade de ter sido uma encomenda, embora pouco importa se foi ou não PT.

    Os defensores desse sujeito e do adi acham que são imunes a essa pandemia.

    Meus caros, essa é a hora de deixar de lado a política, especialmente essa suja que têm demonstrado a nação que é STP.

  12. Vanglega

    23 de Abril de 2020 as 5:57

    Agora vai

  13. Ex

    23 de Abril de 2020 as 7:59

    Ficam em casa lavam as mãos, tomam banho,praticam higiene pessoal. O pais nao tem condiçoes todos sabemos, o esperar acontecer e depois agir é a cultura do pais, o tal leve leve o vê pra crê. Isso é COVID 19 andam a culpar esse e aquele, o melhor a fazer é se proteger praticando higiene, porque distanciamento em STP é mesmo que nada. Se cuidem ficam em casa lavam as mãos com agua e sabao

  14. António cunha dos santos

    23 de Abril de 2020 as 8:42

    Oh Matrusso, não vês que antes da Quarentena institucional, dos passageiros do voo da STP Airways, houve 2 voos, um da TAP e outro da TAAG, e que vieram uns miudos de Londres, e que tiveram cá pouco mais de uma semana, e ao regressarem 2 deles foram testados já no regresso Positivamente?

    Foram estes gajos que o Governo não meteu nem na Quarentena institucional nem domiciliar em bom rigor que nos trouxeram esta Mda.

  15. Zagaia

    23 de Abril de 2020 as 18:59

    Amigo,ANTÓNIO, agora não é hora para achar culpados, mas sim hora para agir,cumprir e fazer cumprir. Um bem haja para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo