De 18 a 21 de março de 2024, a 18ª Equipa Médica Chinesa deslocou-se ao Príncipe para realizar consultas clínicas de graça e durante 4 dias. O Hospital Dr. Manuel Quaresma Dias Da Graça, recebeu um donativo em medicamentos essenciais, nomeadamente anti-hipertensivos, anti-hiperglicémicos antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, enzimas digestivas, pomadas para hemorroidas e outros medicamentos e suprimentos médicos.
«Devido a falta de médicos especialistas, as condições médicas no Príncipe são mais atrasadas», afirmou Zhang Ming, médico especialista e chefe da 18ª missão médica da China em São Tomé e Príncipe.
Representada por 5 especialidades nomeadamente cirurgia, obstetrícia e ginecologia, medicina cardiovascular, acupuntura e estomatologia, a missão médica chinesa realizou consultas gratuitas a população do Príncipe.
A população acorreu ao hospital Manuel Quaresma Dias da Graça. «Depois da consulta aos pacientes que tinham marcação feita, muitos outros que não conseguiram marcar pediram aos médicos chineses que fizessem horas extras para os atender», revelou o chefe da missão médica chinesa.
O espírito de solidariedade e de fraternidade que caracteriza a missão médica chinesa falou mais alto. «Os médicos especialistas chineses insistem em tratar todos os pacientes que chegam ao hospital. E assim foi. Mesmo assim, depois de terminar o trabalho diário, alguns pacientes foram aos hotéis onde a equipa médica estava hospedada em busca de ajuda clínica», detalhou Zhang Ming.
Durante quatro dias de consulta gratuita a equipa médica chinesa atendeu e tratou de mais de 530 pacientes.
O trabalho de diagnóstico e tratamento permitiu a criação de materiais de informação pública para saúde, principalmente a prevenção e tratamento de doenças comuns em São Tomé e Príncipe. Os materiais informativos foram afixados nas paredes do hospital Manuel Quaresma Dias da Graça.
«A pedido do delegado de saúde da região autónoma do Príncipe, o cardiologista, Dr. Luo Shixi realizou treinamento especial em exame de eletrocardiograma, padrões de reanimação cardiopulmonar e uso de desfibriladores para a equipe médica local», acrescentou o chefe da missão médica chinesa.
Formação do pessoal clínico do Príncipe foi uma das prioridades da missão médica chinesa, bem como a promoção da amizade entre os dois povos.
A população da Região Autónoma já convidou a missão médica chinesa a agendar, o mais breve possível, a próxima consulta gratuita.
Abel Veiga