Sociedade

Palácio dos Pioneiros transformado em Palácio da Juventude e Desporto

Foi reinaugurado e baptizado esta terça-feira o ex-Palácio dos Pioneiros na Quinta de Santo António, que doravante passará a chamar de Palácio da Juventude e Desporto, e albergará quatro instituições nacionais estatal e privada que jogam um papel importante no sector da juventude e desporto. São a Direcção Geral do Desporto, o Comité Olímpico de São Tomé e Príncipe, o Instituto da Juventude e o Conselho Nacional da Juventude.

O acto da reinauguração e o baptismo da obra que custou ao cofre do Governo e o do Comité Olímpico de São Tomé e Príncipe, 357 mil dólares, foi presidido ao mais alto nível, pelo Chefe do Executivo, Jorge Bom Jesus, que no seu discurso, salientou a importância da infra-estrutura para a juventude e desporto santomense, enaltecendo o papel crucial que o Comité Olímpico santomense, em parceria com o seu executivo vem desenvolvendo em prol do desporto nacional, como actividade motora e de coesão nacional, reforçando a identidade nacional, sem esquecer do prestigio internacional, enfatizou Primeiro – ministro.

Já o titular da pasta da juventude e desporto, Vinício Pina, no seu discurso, aproveitou para fazer retrospectiva sobre o processo que culminou com a reabilitação da infra-estrutura, que servirá tanto à juventude como ao desporto.

Pina reiterou ainda que “mas que um investimento nas instalações e infra-estruturas, estamos determinados a investir em cada cidadão, jovens, homens e mulheres deste país, com determinação, visando construir um país cada vez melhor”

Por seu turno, o líder olímpico santomense, João Costa Alegre, que sempre defendeu a maior e melhor utilidadedo espaço, viu o acto como o momento de muita responsabilidade, atirando aos dirigentes políticos.

Nós os dirigentes políticos e desportivos temos uma responsabilidade acrescida que é a de fazer que esta ilha de Utopia, uma realidade para servir de exemplo para toda sociedade e as gerações futuras deste país”.

Costa Alegre acrescentou que o facto de coabitarem quatro instituições no novo espaço, vai permitir que haja maior partilha de responsabilidade e a influência positiva sobre os valores entre instituições que trabalham com a juventude e o desporto.

Por fim, o Director Geral do Desporto, Akadiry Ramos, na sua intervenção frisou que a Direcção Geral do Desporto ganhou um espaço que irá contribuir para uma melhor dignificação dos serviços do pessoal da instituição que diariamente trabalha e pensa no engrandecimento do desporto nacional.

De sublinhar que a obra foi executada pela empresa chinesa TOP Internacional, no âmbito da política de promoção da juventude e do desporto.

Gil Vaz

2 Comments

2 Comments

  1. Gentino Plama

    6 de Novembro de 2020 at 19:45

    O levantamento do edifício bem como o espaço envolvente, ter se-a mandado efectuar pelo presidente da Correia do Sul. É de recordar, que o mesmo Palácio foi mandado construir pelo anterior presidente da Correia de Sul, o Pai do actual presidente. Entendo que uma nota de agradecimento deveria ser a este endereçado.

    • Minuieeé

      7 de Novembro de 2020 at 7:39

      Kkkkkkkk. Correia do Norte e não Correia do Sul.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top