Sociedade

Começou a 5ª quinzena da cidadania sob o lema “Cultura e direitos humanos”

A tortura e morte de quatro cidadãos no quartel do exército e outros homicídios por esclarecer estão na base da eleição dos direitos humanos como um dos principais temas da quinta quinzena da cidadania que começou esta segunda-feira em São Tomé e Príncipe.

«Estamos ainda a viver o rescaldo dos atos de 25 de Novembro de 2022 no Quartel de Morro que o poder actual, na minha perspectiva, através de malabarismos pouco convincentes com cumplicidade de certas estruturas internas e conivência de alguns parceiros está a procurar branquear esta nódoa que foi despejada no nosso país. Há uma coisa que não se fala muito, mas este ensaio já começou há anos, curiosamente com o mesmo partido no poder, o assassinato do economista dr. Jorge Santos no início de Junho de 2018» – disse, Juvenal Rodrigues, presidente da Associação dos Jornalistas Santomenses.

Crimes que continuam por esclarecer. Para a FONG-STP, a federação das organizações não-governamentais de S. Tomé e Príncipe, o país vive um clima de medo.

«Depois de 25 de Novembro, parece que houve uma espécie de introdução da cultura de medo. As pessoas temem a sua vida» – disse, Eduardo Elba, director-executivo da FONG-STP.

Para a presidente da ACEP, a Associação para a Cooperação entre os Povos, Fátima Proença «estamos a sentir que é chegado o momento de pensar esta questão dos direitos humanos de uma forma mais estruturada com instâncias de monitoria, com redes de colaboração entre os diversos sectores da sociedade».

O director-executivo da FONG-STP avançou, por isso, que a 5ª quinzena da cidadania deve ser aproveitada para debater todas essas questões.

A cultura, por ser considerada parente pobre do estado, será também analisada ao longo da quinzena que procura contribuir para o reforço da participação da sociedade civil na vida democrática no arquipélago.

A apresentação da 2ª edição do índice de corrupção e governação em S.Tomé e Príncipe será também um dos momentos altos da quinzena que é uma iniciativa conjunta da FONG-STP, das associações de cooperação entre os povos, dos jornalistas santomenses e das mulheres juristas, com apoio da União europeia e da cooperação portuguesa.

José Bouças

4 Comments

4 Comments

  1. Tchiloli Annobón

    16 de Janeiro de 2024 at 7:43

    No que toca à corrupção e violação de direitos humanos, Patrice Trovoada é o nosso Marquês de Mântua e Imperador Carlos Magno.
    Ele, Patrice, não se abstem das complicações e das polémicas com os crimes e com o dinheiro do Estado que Patrice rouba com outros corruptos aqui na banda Santóla enquanto praticam os Autos da Floripes com o tal dinheiro do País e anarquia pública.

    Os bandidos que “mandam” em São Tomé e Príncipe tratam o povo São-Tomense como se fossem trabalhadores contratados escravos humíldes, incapazes de montar um desafio de guerrilha politico-social para acabar com a exploração e a corrupção desenfreada. Apesar do declínio económico e da insatisfação popular, o povo se deixou abusar ficando cada vez mais empobrecido.

    O dinheiro dos rendimentos das concessões petrolíferas o povo não os conhece! O povo não sabe quando e quanto o dinheiro do povo entra e sai do País. Pacíficos ao esquecimento. Quando o povo sentir-se irreversivelmente saturado, prevê-se “Massacre de Batepá – Via WWW Parte Dois.”
    “Eu tenho um sonho” que se chama “pôr a casa em ordem.” Isto é que falta!

    Agora, responda na ONU.

  2. Rei Amador

    16 de Janeiro de 2024 at 9:09

    Marque o seu nome na história de São Tomé e Príncipe porque os seus filhos(as), netas(os), sobrinhos e sobrinhas irão vos julgar um dia. Silêncio é consentimento. A história dos que nos têm feito mal, ao nosso povo e ao nosso país, essa história será escrita, e a justiça será feita. As almas repousadas dos nossos heróis africanos e das nossas heroínas africanas, a priori, vangloriar-se-ão os seus espíritos.
    Nós devemos superar! E, certamente iremos juntos vencer a batalha.

  3. Armando Santos

    16 de Janeiro de 2024 at 12:14

    Concordo plenamente com o sr Juvenal Rodrigues ao afirmar que os eventos de assassinatos de nossos conterrâneos é uma nódoa permanente que não pode ser apagada sem a justiça no nosso pais STP. Matam os nossos irmãos, pais, filhos e primos sem que justiça faça nada a não ser uma palhaçada de julgamento. No meu caso mataram o meu irmão Jorge Santos e o governo no poder nada fez senão denigrir o nome do malogrado. Escrevi ao sr Presidente Carlos Vila Nova, escrevi ao Procurador da República gritando que a justiça seja feita, mas não obtive respostas. Tudo continuou com se nada tivesse passado. Onde está o direito a justiça????No caso de 25 novembro 2022 voltaram a assassinar impunemente. Onde está o ministério de direitos humanos em STP. Que palhaçada o julgamento!
    Como irmão de Jorge Santos e compatriota dos a demais barbaramente assassinados reitero o meu pedido de justiça. Um pais corrupto e sem justiça não é viável. Os bandidos que orquestraram os tais crimes serão um dia julgados. Será só uma questão de tempo

  4. País de Brincadeira

    17 de Janeiro de 2024 at 15:49

    Congratulo com tudo que disse o Sr.Juvenal Rodrigues, já quanto ao director-executivo da FONG-STP, Sr. Eduardo Elba, demonstrou ser um grande cobarde, está no lugar errado e se ele é homem que se preze, que valoriza a vida humana acima de qualquer coisa e bajulação, deve pôr o seu cargo a disposição! Está no lugar totalmente errado! E mais não digo!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top