Opinião

Os próximos 4 anos do Partido ADI

O Partido ADI ganhou as eleições legislativas com maioria absoluta. E depois?

O povo confiou os seus votos ao ADI e cabe agora ao partido fazer o bom uso do “poder” que lhe é confiado. Os desafios serão muitos. Mas o anterior governo também os teve. Por isso, para os próximos 4 anos, sugiro ao ADI o seguinte:

1º – Não fazer “Tábua Rasa” de tudo o que o anterior governo fez. Entendo que um País em “eterno recomeçar” perde oportunidades para se desenvolver e para oferecer melhores condições de vida ao seu povo.

2º – Dialogar mais e mais e mais. O governo de ADI já foi anteriormente criticado por não dialogar com outras forças políticas o que levou á sua queda. Agora que ADI tem maioria absoluta, mesmo assim, é salutar para a democracia que ADI promova compromisso político quer com os outros partidos com assento parlamentar quer com as organizações da sociedade civil naquilo que pode ser útil para o futuro de São Tomé e Príncipe, como por exemplo: a reforma da justiça, o estímulo á criação do próprio emprego; a capacitação dos professores, a formação de adultos e a proteção social dos mais desfavorecidos.

3º – Sabe-se que o Orçamento de Estado é financiado em 90% por doações externas. Eu não sou economista, desconheço a experiencia profissional e a formação académica dos nossos futuros dirigentes e desconheço o programa do futuro governo. Mas, parece-me que, um País nestas condições deveria apostar mais no estímulo á economia, no combate a fraude fiscal e no apoio aos nossos empresários.

4º – Apostar mais na nossa comunicação social. É público que o partido ADI tem um canal de televisão “privado”. Que tal aproveitar essa experiência para organizar e melhorar as capacidades técnicas da TVS? Não é honroso para o País o que aconteceu durante as eleições legislativas em que, segundo consta, a TVS não estava a acompanhar as atividades de campanha dos partidos políticos – http://www.telanon.info/sociedade/2014/10/06/17603/tvs-a-margem-da-campanha-eleitoral/ .

5º – Governar com e para o Povo. Que tal a TVS e a Rádio Nacional acompanhar e transmitir o debate na Assembleia da República dos temas mais importantes para o País, como por exemplo, o Orçamento de Estado? Que tal promover debates francos e abertos sobre temas fraturante na sociedade santomense, como por exemplo, a corrupção, a má governação, a pobreza, o destino das verbas e doações que o país recebe e, porque não, as verbas do petróleo?

6º – Agora que I.S.P é Universidade importa apostar na qualidade formativa e promover investigação científica naquela Instituição de Ensino Superior. Aliás, supõe-se que um dos propósitos da Universidade é a Investigação Cientifica e a colocação do resultado da mesma ao serviço da comunidade. Ora, o País conta hoje com um conjunto de cidadãos Doutorados, Mestres e alguns com experiencias de investigação científica dentro e fora de país. Que tal, através de políticas claras, promover o regresso daqueles que assim o desejam?

7º – Continuar com o processo de combate à infoexclusão que o país atravessa começando, por exemplo, por atualizar os “sites oficiais” do Estado.

Verónico Neves

48 Comments

48 Comments

  1. Bruno F.

    3 de Novembro de 2014 at 12:18

    Um artigo com ideias excelentes.

    • Nem burro e nem fraco

      3 de Novembro de 2014 at 14:41

      Pois, o País agradece pelo seu contributo.
      De facto, já temos muitas situações diagnosticadas, agora precisamos de maior capacidade interventiva, pautando pela continuidade do Estado e desafiando o cenário de mãos estendidas.
      O povo mandou nas urnas, confiando o poder legislativo e executivo ao ADI para que nos próximos 4 anos o bendito STP possa se erguer.
      Ou agora ou nunca!!!

  2. BintouDjallo

    3 de Novembro de 2014 at 12:24

    ADI é a ditadura completa.
    Sinceramente, é mesmo proprio da personalidade de CULTO que o Patrice Trovoada tem, na pessoa dele…quer ser idolotrado.
    Num pais pobre,STP, com uma enorme % de desemprêgo, com muitas necessidades primeiras (educaçao/ensino, saùde…), o partido ADI e o sr. P.T. vai sustentar uma TV privada( tal como fez o Silvio Berluscconi,na Itàlia)? O P.T. viu como està terminando o magalomano que ele imita? Este vadio do P.T.imita apenas maus exemplos, vê-se à ILHO NU que este individuo tem tendência MARGINAL, de vagabundo (que ele é).

    • l

      3 de Novembro de 2014 at 18:14

      Toma juízo oh homem. Vc teve 22 meses para fazer algo e não fez, agora cale-se.

    • Eterno Madiba

      4 de Novembro de 2014 at 7:46

      O senhor BINTODJALLO, o senhor é Gabriel Costa. Dizem por aí que o senhor privou muitas vezes com o Patrice Trovoada. Mas porquê que nutre por ele tanto ódio e rancor. O senhor até faz transprecer nas suas escritas que morre de inveja por aquele homem. Mas porquê?

    • fala bem

      5 de Novembro de 2014 at 8:08

      vc é um bom palerma

    • Coronel TGA

      5 de Novembro de 2014 at 17:11

      Caríssimo Sr. Bintoudjallo,
      Após uma análise exaustiva e pormenorizada de todos os seus comentários resta-me dizer-lhe o seguinte:
      Num estado do direito democrático a liberdade de expressão está ao alcance de todos, mas deverá sempre ser usada com exactidão, pertinência e sobre tudo alguma cautela. O jornal digital “Tela Non” e os seus artigos publicados têm como principal objectivo encontrar ideias, opiniões e sugestões que possam inequivocamente contribuir para o bem-estar político, social e cultural dessas maravilhosas ilhas que nos viu nascer (Santo Tomé & Santo António). As críticas também são aceites, mas quando forem construtivas. O Sr. sabe o que significa críticas construtivas? Se calhar a resposta é negativa, caso contrário já o teria feito. Pelo seu comentário, ideologia e termos utilizados, o Sr. parece-me ser alguém muito inteligente mas com escassez da essência de inteligência “humildade”. Os seus comentários patéticos e insultuosos reflectem arrogância, ira, insolência, repúdio e falta de educação moral e cívica. Eu não acredito e nem admito a mínima hipótese de o Sr. ser, ou ter sido alguma vez dirigente político de STP. O que mais me impressionou é ver o Sr. a apontar o dedo a apenas 1 e único cidadão político de STP chamando-lhe de todo e mais algum nome enquanto que à mais de 3 décadas da história de governação que STP carece de políticos / dirigentes honestos com boas intenções para dirigir o destino do país. Caso contrário hoje teríamos um STP diferente daquilo que é. Por culpa de pessoas como Sr. que associa assuntos pessoais (zelotipia, orgulho e inveja) a política de um país / estado, por isso é que as coisas não avançam.
      Com os melhores cumprimentos / Best regards
      Coronel TGA – Sempre a considerar

    • Bintoudjallo

      6 de Novembro de 2014 at 18:47

      De facto, você “COLONEL”, tem uma ideologia de ditador militar. Reprova-me pelo que digo “soit disant” e acaba cometendo aquilo que me crítica, entre linhas. Curioso!
      No entanto confirmo, com muito prazer o que você disse…nunca fui dirigente em STP. Quanto à arrogância que me é atribuída, posso desmentir, porque os meus comentarios podem ser “denúncia” sobre a realidade politica actual de STP, assim como de certos homens politicos…mas creio nao ultrapassar os limites legais .
      Quanto a má educacao, é realmente um êrro de apreciação da sua parte. Penso saber porque avanca esta ideia, é porque falo com apoio nas provas sobre o seu deus P.T. e ADI. Compreendo bem a sua posicao.
      Eu diria que a sua posição é de boa guerra…ataca-me, atribui-me “gatos e sapatos”, para défender e proteger os seus.
      Mas se quer falar de gente mal educada, você tem muitos que pode citar, começando por si, e continuando com os seus pares ADI (é o que nao falta no seio desta pretendida formação política): militantes, graudos, e o vosso mal educado célèbre na pessoa do Lévy Nazaré.
      Reflita bem e melhor, antes de dizer BOBAGENS.
      Boa sorte!

  3. BintouDjallo

    3 de Novembro de 2014 at 12:38

    Para terminar, gostaria de levantar alguns pontos sobre o que penso
    dos 4 anos da direçao do ADI, tendo na cabeça o Patrice Trovoada.
    Serà :
    – DITADURA com o partido ùnico no poder ADI , senhor P.T. e os seus CIPAIOS,
    – ABUSOS no que é dos bens de STP(dos – aos + poderosos)
    – DESORDEM TOTAL no dominio da justiça,
    – VIAGENS “à tout va”, cada vai-se servir
    – TRANFERENCIAS de dinheiro para o estrangeiro (STP hipotecada)
    -AQUISICOES de Bens (+++ casas no setrangeiro, CASCAIS etc…bifanas sobe e desce!!!)
    – NEGOCIOS sujos (barcos, drogas…)a instalaçao da MAFIA, dos MERCENARIOS (jà deu um “cheirinho”, durante a campanha eleitoral, vindo acompanhado com a MAFIA…)
    ETC, ETC,ETC!
    Enfim, vai ser o HORROR!Mas o povo escolheu, é assim!!!
    Quando STP ficar nuzinho, ele parte , e vai gozar do FURTO dele, sozinho, sem os KAPANGAS …depois, é aquele coitado que lhe substuitira que pagarà as consequências, porque o povo nao vê o P.T. como GATUNO…ele é que rouba, mas sao os outros é que pagam por ele.

    • pichotada

      3 de Novembro de 2014 at 13:19

      Só tenho uma perguntar a fazer-te com todos esses anos de independência e com mesmas caras politicas qual é teu ponto de vista positivo em relação á todos outros antigos governo?

      Respeito o teu ponto de vista mais em cada observação tua faz-me pensar que vc parecia quem beneficiava das mas governação dos nossos corruptos.

    • Eterno Madiba

      4 de Novembro de 2014 at 8:01

      O senhor Gabriel Costa ou melhor BINTOUDJALLO, ainda não respondeu?

    • Bintoudjallo

      8 de Novembro de 2014 at 23:42

      Quantas queixas tem o Patrice Trovoada, junto da justiça são-tomense?
      Como pode ele pretender apresentar-se como pm, tendo casos pendentes (delito grave + crime …)de STP? Não é possivel expor o país mal visto.
      Como poderá o P.T. viajar à França (por exemplo), se convidado, como pm são-tomense, ora que tem dívidas em França, com empresários, com quem ele fez negócios em nome de STP ( conheço estas pessoas em questao), quando esteve no governo. Onde se encontra este investimento…dinheiro? Em STP?
      A coragem não é a primeira virtude do Patrice Trovoada…anda a fugir à justiça de STP, país onde ele quer ser o MAIS ALTO responsável.
      Mas terá antes de tudo, de enfrentar e responder pelos cometidos durante os seus mandatos (todos interrompidos por razões obscures).
      Um HOMEM responsável, deve assumir os seus actos bons e maus, senão é impossível de confia-lo uma tarefa de GUIA, digo, de dirigente. Não é COMPATÍVEL!
      ADI, escolham Outro indivíduo como pm, porque com o P.T., o país não será credível, tão pouco respeitado no exterior.
      Os portugueses serão os primeiros a deixá-Lo cair.
      AFIRMATIVO !

    • Realista

      3 de Novembro de 2014 at 17:08

      Sr. BintouDjallo,
      Para se conseguir 33 mandatos na assembleia, é sem duvida devido uma revolta e/ou uma reflexão muito aturada do povo São-Tomense. Embora muitos acham que quem votou no ADI são os menos esclarecidos, no meu entender a realidade é oposta. Se houvesse mais esclarecidos em STP, acredito que o ADI conseguiria muito mais do que conseguiu. Eu creio que existe muita gente lesada com a vitória do ADI, mas, apraz-me saber que essa franja não constitui a maioria dos São-Tomenses. Eu também estaria revoltado se perdesse cargo ou mesmo emprego, se fosse despromovido ou marginalizado na minha função por um determinado Governo. Por isso penso que o seu comentário tem razão de ser mas infelizmente não terá lugar na cabeça dos São-Tomenses. Por causa de pessoas que só pensam em si e esquece do povo, hoje temos um país na rota do partido único (o que não é saudável para nenhum País). E para o seu conhecimento, de acordo ao que tem sido a organização política mundial, não haverá lugar para a dita ditadura que se fala. Pode sim existir uma governação rígida, que no meu entender, é o que STP estar a precisar.

    • Sebedô

      3 de Novembro de 2014 at 21:13

      Meu caro BintouDjallo,

      Por favor, não manche o artigo do nosso co-cidadão Verónico Neves com esses tipos de comentários
      Acorda e tome consciência de que a ADI ganhou a eleição em São Tomé e que a famosa “TROIKA”, passou a oposição, e que faça uma oposição limpa e competente, de forma a conquistar o povo. Simples!
      Até agora não consigo entender como é que todos os apoiantes da TROIKA converteram em videntes e já fazem todos os diagnósticos da Governação da ADI, mas nunca conseguiram ter qualquer previsão de que iriam perder as eleições, da forma como perderam. Lamento que seja assim.

      Parabéns meu caro Verónico Neves pelo seu artigo. Grande advertência ao Partido vencedor e aos derrotados.
      Um bem haja a todos.

    • BintouDjallo

      4 de Novembro de 2014 at 9:18

      Você faz parte daquela franja da sociedade que é NOJENTA .
      Fale por si, e pare de estar com os palavreados de cipaio do tempo colonial “por favor nao manche o artigo do Veronico…”.
      Gente como você Sebedô, que era o BUFO da PIDE, aquele que ia denunciar o vizinho, a escoria da sociedade, o lixo, o engraxador, oportunista.
      O seu argumento, a proposito do artigo, nao louva em nada ao autor, que penso nao precisar dos seus enganadores elogios, para brilhar.
      IMBECIL….

    • Manuel Vicente Sousa

      4 de Novembro de 2014 at 19:49

      Caro
      Djaló

      O sr. tem que aprender a ser honesto e pautar pela decência. A sua linguagem é suja, boçal. Com esse tipo de boca, o sr só demonstra que tem muita falta de higiene mental e fisionomia moral. Não vou rebater a sua aleivosia, porque não é do meu costume responder aos órfãos das ideias e ainda por cima literalmente boçal.

    • BintouDjallo

      5 de Novembro de 2014 at 9:57

      NO COMMENT…

    • Edmilbe Ramos

      11 de Novembro de 2014 at 17:24

      😀 Essa foi boa doeu a todos que votram no ADI…parece que ja se arrependeram hahahaha vão ver braza 😀 esse Bom qualquer coisa e mesmo bom gajo. Povo n presta é esse meu…Relogio sem cabeça

  4. Dor de Coutuvelo

    3 de Novembro de 2014 at 20:45

    Este senhor BntouDjallo com o seu mau perder vem aqui insultar o Patrice Trovoada chamando gatuno e tudo e eu ja vi o Jornal Tela Non a bloquiar comentarios por menos.
    Mas enfim o povo escolheu e esta escolhido e bem escolhido deixa os invejosos e ex mamador do estado falar para boneco.

    • Eterno Madiba

      4 de Novembro de 2014 at 7:54

      Senhor. Está mais que identificado que esse tal de BINTOUDJALLO é mesmo Gabriel Costa disfarçado. Como é possível um individuo destes ser 1ºministro de um país. E já foi demitido por incompetência! Tenho muita pena de S.T.P.

    • BintouDjallo

      4 de Novembro de 2014 at 9:24

      O téla non, nao é um sitio criado pelos ditadores, idiotas…é um sitio democràtico, que nunca censura os argumentos solidos, feitos com base na vericidade.
      Creio que o site ganha mais, em nao publicar comentàrios vazios, pobres e sem sentido, vindo de ignorantes como você”Dor de Cotovelo”.
      Sabe, os meus comentàrios, em nada chocam, quando sao comparados com a atitude de certos militantes e dirigentes do ADI, como por exemplo o vosso Lévy Nazaré, o brutumas, que nao respeita a assembleia e que insulta a todos…

  5. Justino Matos

    4 de Novembro de 2014 at 0:41

    Nós os leitores do Tela Non deviamos todos protestar contra o Tela Non por deixar passar comentários injuriosos deste sr Bintoudjallo. Tudo tem limites e este sr ja ultrapassou dos limites. Este sr Bintoudjallo foi cabo no exercito português e o sr Gabriel Costa promoveu ao cargo de vice-comandante na UNDP mas os teus dias estão contados.

    • BintouDjallo

      10 de Novembro de 2014 at 12:28

      Matos e Matos, devia começar o seu comentàrio assim : ” nos os ditadores -fascizantes, militantes do ADI, temos como principio, opôr-nos e obrigar com tortura e outros meios, de impedir de abrir a boca, todos aqueles que nao pensam como nos, sobretudo quando sao determinados e firmes nas suas posiçoes….por esta e mais razoes, vamos eliminar e até mesmo se preciso fôr, de prender e de mandar EXECUTAR aqueles que nao têm as mesmas ideias politicas que o nosso chefe, patrao e ALLAH Patrice Trovoada, etc, etc”.
      Você e os seus amigos simpatizantes e militantes do ADI, têm lido tudo que se tem escrito contra a politica e a atitude “IGNOBLE” do vosso ALLH P.T. !
      Espero que construam uma MESQUITA para lhe atribuir e ir là ADORA-LO, às 6as feira, como é da vossa tradiçao, vocês os novos BOKO HARAM de STP.
      Você enganou-se em designar-me como tropa da época colonial…quem tem estado a fazer pacto com os inimigos de ontem, os “TUGAS” é o vosso lider PT, que se saiba.Nao é segrado para ninguém, inclusive levou uns tantos, à STP,mesmo mercenàrios, durante as eleiçoes.
      Serà que tendo um pai que bebe e que faz escândalos, pode-se fazer a MORAL aos que nao têm este fenomeno na familia? Quem sao vocês, militantes do ADI para fazerem moral a seja qual fôr o partido em STP, sabendo que na vossa ALA existem todos os caso PATOLOGICOS da sociedade. Procurem, mas é de encontrar uma soluçao, para limitar a catàstrofe em STP, devido aos vossos atos levianos, durante as eleiçoes.
      Dou-lhe assunto para fazer uns bons argumentos, com exemplos (ilustraçao).Esperemos!!!

  6. BintouDjallo

    4 de Novembro de 2014 at 9:11

    Nao, meu caro, nunca usufrui de algum governo que seja.
    Mas o seu argumento tem fundamento, porque em STP apoiam-se os homens politicos apenas quando se tem beneficio, digo , quando se tira lucro…BANHO etc, como é sistemàticamente a tradiçao do ADI e do seu lider P.T. que compra todos os seus “votantes”, com o dinheiro que ele desvia à direita e à esquerda…trata-se de STPé normal, o povo é CORRUPTO à brava!
    Nada recebi, recebo ou receberei de alguém. Eis por que razao escrevo e comento à vontade, porque nao tenho compromisso com nenhum dos corruptos, que seja do passado como do presente e mesmo do futuro. Je ne mange pas de ce pain!
    Os meus argumentos nao têm nenhuma influência, eu faço -os porque conheço a politica , o caracter, a personalidade de todos estes individuos.

  7. Souba

    4 de Novembro de 2014 at 9:24

    Eu penso que a ira que Lévy névés tem para com o antigo p m jà acabou .o meu pai sempre me dizia que quem da,espéra para receber

  8. Verdade Seja Dita

    4 de Novembro de 2014 at 10:09

    Não é admissível aceitar o comportamento censurável do internauta BintouDjallo neste espaço de reflexão e de crítica construtiva.
    Devemos dignificar o espaço reservado aos internautas, excluindo pessoas que não tragam algo positivo para o referido estado.
    Abaixo críticas destrutivas e viva intervenções plausíveis!

    • BintouDjallo

      5 de Novembro de 2014 at 10:21

      Mentiroso que lhe digam…sei que o ADI, o Patrice Trovoada, o Lévy Nazaré and company, sao ditadores, assim como vocês os militantes. Mas estao enganados, porque nunca farao calar uma boca que denuncia o que nao vai bem na sociedade e que chama atençao aos menos esclarecidos, que precisam ter vàrias informaçoes e todos (mesmo das vossas … gente tacanha, que tendes mostrado ser), devem ter a sua posiçao , livremente.
      A minha linguagem é considerada , soit disant boçal, porque nao tenho a mesma posicçao que vocês, militantes e admiradores do ADI e P.T. . Como podemos chamar a este tipo de posiçao em relaçao a mim, quando manifestam o vosso mediocre desejo de me ver desaparecer do site? Chama-se simplesmente DITADURA-FASCIZANTE, porque é como no ESTADO NOVO do Salazar “quem nao està comigo é contra mim, é meu inimigo e devo encontrar todos os meios para lhe fazer desaparecer…). Nesta época metia-se nas prisoes do CAXIAS, TARRAFAL etc, que graças à Deus, os sao-tomenses, nao conhecem.µ
      Vocês militantes do ADI, eu BintouDjallo, comparo-vos com os bufos da PIDE e com os CIPAIOS (aqueles que maltrataram a minha familia , que prenderam os meus tios, o meu pai, o meu irmao, com idade de 13 anos). Aliàs, estou a perder o meu precioso tempo convosco…mas se hoje, vocês podem abrir as vossas bocas livremente, devem a muitos membros da minha familia, pela LIBERDADE de hoje, da independência.
      Nao preciso de passar pela Téla Non (embora seja um excelente SITE o melhor de STP), para exprimir a minha opiniao…tenho outros meios e até mais escutados. Eu sou “CORTA NASCE”,nenhum HOMEM neste baixo mundo pode derrubar-se, muito menos Homens-ZINHO, como vocês que andam a mandar bocas contra BINTOUDJALLO…é porque realmente, ponho-vos em frante da realidade, que vocês querem que seja enganadora, quando se trata do ADIe do PT que estao no PODER.
      Porque razao é que vocês nao me atacarm antes, ora que sempre fiz comentàrios com o mesmo fundo, no site Téla Non? Porque nao se tratava ainda da maioria absoluta: ADI,P.T….
      Em vez de ficarem FURIOSOS,argumentem sobre o que escrevo, ponto por ponto. Vocês podem opôr-se à minha opiniao, aos meus comentàrios, com argumentos (mesmo de mà fé, eu admito a vossa posiçao….é assim a vida, a sociedade, o mundo é feito com deuses, e diabos…., com bons e com maus e serà sempre assim).

    • Tchibi Tchibi

      9 de Novembro de 2014 at 22:44

      Caro Bintoudjallo
      Perdoe os meus compatriotas que nao sabem quao grande foram os teus familiares! Todos os santomenses respeitam e reconhecem aquele que foi o maior lider e que deu a sua vida para a libertacao dos povos da Guine, Cabo Verde, Angola, Mocambique e Sao Tome e Principe do jugo colonial. Nao percas tempo nestes debates inoperantes e esperemos os 4 anos de governacao do PT para julgar. Laissons le benefice du doute et qui vivra verra! Courage

    • BintouDjallo

      10 de Novembro de 2014 at 12:42

      Estimado Tchibi Tchibi, apraz-me ler um comentàrio “si raisonnable”. Agradeço-lhe pelo seu inestimàvel apoio e compreensao, quanto aos comentàrios que me têm sido dirigidos, pela minha firme opiniao, quanto a pessoa do lider ADI, que nao é outro senao CORRUPTO arrogante, que aproveita da ignorância e da fragilidade de um povo vivendo em dificuldades e guiados pela imensa ilusao , deste HIPNITIZADOR do P.T. e dos seus kapangas imbecis e oportunistas!
      De facto, acho que é bem mais inteligente ” de ne pas accorder d’importance à ces idiots”.
      Permita-me que lhe dê um grande “kandando”.

    • Bintoudjallo

      6 de Novembro de 2014 at 19:28

      Qual crítica construtiva? Desde que leio os comentários dos internautos, ainda não Li nenhum comentário que fale ou propunha algo de Bom, de positivo.
      Aliás, penso que o princípio do site Téla Non é de dar opinions de toda a ordem, respeitando os princípios legais. Não creio ser insolento o facto de expor a verdade , de denunciar alguém ou 1 situação , sem faltar o respeito. Mas creio que muitos confundem a “verdade”, “idéias diferentes”, etc, como sendo agressivos …..
      É pena! Precisam de formação, para aceitarem as críticas e saberem reagir com inteligência, sem agressividade e insultos patéticos !

  9. Verdade Seja Dita

    4 de Novembro de 2014 at 10:13

    Quis dizer para o referido espaço.

  10. Zé Faneca

    4 de Novembro de 2014 at 11:59

    Sun Neves,
    Assim, não. Há muito mais. Primeiro que tudo serás necessário pensar em DEMOCRACIA, como ela deve ser: um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente – diretamente ou através de representantes eleitos – na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política. Mas é preciso não esquecer que em praticamente todos os governos democráticos em toda a história antiga e moderna, a cidadania democrática valia apenas para uma elite de pessoas, até que a emancipação completa foi conquistada para todos os cidadãos adultos. Para começar, lembre-se que o santomense, e não as elites santomenses, nem democracia sabem o que é e vivendo nesta espécie de terceiro-mundo nem muito preocupados estão com os aspectos sociais, de saúde ou de educação. Não se afligem por não ter saneamento, por não terem água potável, por não ter habitações minimamente condignas, por não terem serviços de saúde à altura, por não terem emprego, ou por uma grande maioria ser analfabeta. Os santomenses têm até agora sido vitimas de elites que deles abusam e nem disso se dão conta.
    Sun Neves, queira antes que o próximo Governo comece pelo princípio, com prioridades corretas e com o verdadeiro sentido de tirar São Tomé e Príncipe da miséria em que vive em todos os aspectos.

  11. Bintoudjallo

    4 de Novembro de 2014 at 19:30

    Matos e Matos, tenha calma , não se embale…vá pra frente porque atras vem gente! Deu para você compreender a mensagem, senhor Takanho. Quem vai-me impedir de expor as minhas idéias no site? O criador do site é inteligente , démocrata e não besta.
    Quando me descobrirem, seus cobardolas, vão correr com as calças nas mãos, como o vosso líder P.,T., quando fugiu de STP.
    Um dia vœu é desafiar-vos ,ridicularizar-vos, para debatermos no público na TV e na Radio. Veremos a vossa coragem,…

    • Zaglimá

      5 de Novembro de 2014 at 14:33

      Bintoudjallo disse a data altura “Quando me descobrirem, seus cobardolas, vão correr com as calças nas mãos, como o vosso líder P.,T., quando fugiu de STP”.

      Meu caro, nem me queiras conhecer, porque vais correr e deixar ficar as calças seu saloio…

      Tenho dito.

    • Bintoudjallo

      6 de Novembro de 2014 at 18:55

      VEREMOS! Apraz-me este desafio. Espero que o Zgla mantenha o que disse.

    • Manuel Vicente Sousa

      8 de Novembro de 2014 at 7:17

      Tu refugias-te no pseudónimo,só dizes balelas,agora vens para aí tanger laivos de que, vás querer debater na TVS?
      E bagagem cultural para o efeito? Achas que vás para um confronto oral com esse teu linguarejar de cafres? Tenha lá juízo pobre homem.

    • BintouDjallo

      10 de Novembro de 2014 at 12:48

      Và aprender a exprimir correctamente.

  12. pascoal de carvalho

    4 de Novembro de 2014 at 23:01

    haverá sempre esse risco a correr, entretanto seria muita burrice da parte da ADI. enfim resta esperar.

  13. SantosN

    4 de Novembro de 2014 at 23:49

    Caros concidadão;
    Debrucemos apenas sobre o artigo em si.
    Num momento tão importante para a história de São Tomé e Príncipe e tendo em conta essa mudança política, essas recomendações fazem ou não sentido?
    Sabe-se que, com as eleições legislativas há sempre mudanças. Isso é normal e faz parte das regras da democracia. Mas, faz sentido STP continuar na “corda bamba ” , ou pelo contrario, é um dever de todos os são-tomenses contribuir com debates, ideias e opiniões que podem ser útil ao País?

    É sobre isso que aqui se pretende.

  14. fala bem

    5 de Novembro de 2014 at 8:11

    BintouDjallo és mais um vez um bom palerma

  15. BintouDjallo

    5 de Novembro de 2014 at 10:26

    Afinal quem insulta?Fala Bem, você fala muito MAL.
    Mas deve ser a sua linguagem…é muito fraquente de ver gente como você, que é incapaz de falar com argumentos vàlidos, para além da bruatlidade.
    Normalmente, é quando apessoa nao tem a cabeça recheada , mas sim OCA, as ideias entram em conflito e nao sai nada de BOM….

  16. Nitócris Silva

    5 de Novembro de 2014 at 10:32

    Bom dia povo,
    Por mais que me custe engolir os comentários do nosso compatriota fanático do MLSTP, como leitor prefiro ignora-lo do que perder o meu latim com alguém que nunca vai aceitar que a oposição podia ter feito melhor. No entanto não consigo deslumbrar qual é o problema em P.T. ser acionista ou dono de uma estação de televisão, se ela for imparcial e prestar um serviço de qualidade para o país. Como todos sabem a TVS nos últimos anos não tem prestado um serviço a altura, umas vezes por falta de meios técnico, outras vezes por não terem as instalações em condições, outras vezes por faltar vencimentos, outras vezes por influências políticas e outras vezes por falta de segurança. Num país democrático a nossa televisão deve informar ao país e ao povo o que se passa nas assembleias das duas ilhas, bem como as decisões tomadas em nome do povo independentemente dos custos.
    Espero que o novo governo venha a implementar o que se faz em quase toda a europa, cobrar um porcento do valor da fatura de eletricidade para as telecomunicações.
    Espero que tenha ajudado em alguma coisa Verónico Neves.
    Um abraço

  17. acredito

    5 de Novembro de 2014 at 17:22

    BintouDjallo:Mas o seu argumento tem fundamento, porque em STP apoiam-se os homens politicos apenas quando se tem beneficio, digo , quando se tira lucro…BANHO etc, como é sistemàticamente a tradiçao do ADI e do seu lider P.T. que compra todos os seus “votantes”, com o dinheiro que ele desvia à direita e à esquerda…trata-se de STPé normal, o povo é CORRUPTO à brava!
    Nada recebi, recebo ou receberei de alguém. Eis por que razao escrevo e comento à vontade, porque nao tenho compromisso com nenhum dos corruptos, que seja do passado como do presente e mesmo do futuro. Je ne mange pas de ce pain!
    Os meus argumentos nao têm nenhuma influência, eu faço -os porque conheço a politica , o caracter, a personalidade de todos estes individuos.,

    acredito
    Eu respondendo

    Meu irmão tens que ser mais produtivo, tens que dar soluções não fale atoa antes de escrever, fui buscar teu artigo para tu veres falas nada, fica calado, olha entendo-te, mas agora o povo escolheu ADI hoje, ou das duas uma, ou és um estrangeiro atrevido, ou és esse povo burro,currupto tambem , por favor não fales mais palhas, isso não é liberdade é libertinagem.

    • Bintoudjallo

      6 de Novembro de 2014 at 19:09

      Acredito, o ESTRANGEIRO é aquele que vocês têm como líder ADI, o vosso deusinho Patrice Trovoada e os seus capangas de deputados e m ercenários portugueses, romenos e os homens taiwaneses que leva a STP e que por atrevimento, apoiado pelos militantes ignorantes e imorais como você, vêm imiscuir nos assuntos nacionais, sem respeito pelo PR e para STP e o seu povo. Eis os estrangeiros em questão, que vocês impõem aos são-tomenses.
      Qual é a sua moral ? Você tem alguma moral para si, antes de fazer aos outros. ? Francamente!

  18. arelitex

    6 de Novembro de 2014 at 15:57

    nâo sou filiado no ADI nem em nenhum partido . mas estou a acreditar neste ADI pela seguinte razão .o PT além de um verdadeiro politico é um líder cheio de iniciativas .e têm um caminho marcado para o país .concordo que no seu ultimo mandato o senário politico era complicado por nâo ter a maioria .e nâo foi fácil lidar com essa situação . mas tudo o ele possa ter feito de errado foi uma gota de água ,em comparação com o que fizeram MLSTP E MDFM . estes dois partidos roubaram , destruíram o país e impediram o seu desenvolvimento ,com actores políticos a ficarem com grandes riquezas e vidas de grande luxo e o povo a ficar completamente na miséria . essa é que é a verdade . em relação ao ADI ,acredito que tenha como prioridade a economia do país . identificar e por ordem em todas as fontes de rendimento do estado . incluindo a historia do petróleo e baixar o salário de toda essa gente ligada a essa matéria .o estado nâo está em condições de pagar salários altos a ninguém . acredito que vá mexer em todos os contratos de empresários estrangeiros e se estiver tudo em ordem .dar-lhes iniciativas para empregarem mais trabalhadores . acredito que vá controlar muito as entradas e saídas de dinheiro do estado incluindo as ajudas . também acredito que vá pedir tudo o que foi roubado ao estado durante estes 40 anos . nâo vai ser nada agradável para quem enriqueceu á custa do estado . mas a economia é a prioridade deste país .depois da economia controlada é possível irmos atacar outras prioridades . penso que este ADI vai fazer algo de excelente em 4 anos . acredito que o país vai sofrer grandes alterações para beneficio do povo .

    • Fernando

      13 de Novembro de 2014 at 9:40

      Ora essa Senhor Arelitex

      Por mais que eu queira te falar, mas prefiro só lhe dizer o seguinte: Se o MLSTP por acaso é entidade institucional ou pessoal?
      O P.T. Roubar o dinheiro do povo a nossa barba e não ser Julgado sim é que deve ser? Fugir da Justiça e esconder-se de baixo daquilo que ele dizia que os Deputados do MLSTP e do PCD faziam que é debaixo do ESCUDO PARLAMENTAR pra não ouvido pela justiça, é que é a inovação SINCERAMENTE….

      vAMOS LIMPAR A NOSSA CASA, E LIMPAR A NOSSA IMAGEM E DEIXAR DE DEFENDER A MÁFIA, DROGA, E CORRUPÇÃO DE COLARINHO BRANCO..

      OBGD

      SODOMA

  19. SantosN

    7 de Novembro de 2014 at 19:58

    Só por isso valeu escrever este artigo de opnião.

  20. Fernando

    13 de Novembro de 2014 at 9:29

    Meu caro,
    Nitócris Silva

    É uma pena ver São Tomé ser roubado de novo como de 2010-2012.
    Pois o que acho é que devemos ser um pouco sérios e ente entender primeiro o que a palavra politica e saber que desde 1975 até a data de hoje todos que estão no ADI tiveram a sua responsabilidade no estado da nossa terra verde que querem ver transformada de “VÉU E BATINA E REDES CA CARA DA SENHORAS…
    por isso acho que o Ministério Publico deve ouvir todos que são alvos de queixa de CORRUPÇÃO e o Tribunal julgar de acordo a Lei e não de Sr P.T. estar foragido desde 2012 e vir agora como quem tivesse a imagem limpa e como se não bastasse ESPERAR PRA VERTIR A BATINA E COLARINHOI BRANCO DOS DEPUTADOS para não ser Julgado nem ouvido pela Justiça..

    Convenhamos devemos estar limpos so depois para chamar outro de sujo,,

    SODOMA
    OBGD

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top