Opinião

O Chefe do Estado e Chefe do Governo.

Em STP
Desde o ano de 2016 e durante o ano de 2017, a maioria ADI [33 deputados] tem “alterado” o quadro juridico do estado, e já tem “garantido” o quadro jurídico legal e constitucional, necessário ao seu golpe constitucional.
O povo dorme na forma, enquanto, por proposta do governo, o quadro legislativo foi e esta a ser desenhado e pintado por Patrice.
Os materiais desse quadro legislativo, pincel, tinta, tela, são apresentados sob forma de lei e decreto lei, que a oposição, não quer fiscalizar, deixa passar tudo.
O XVI governo tem “mexido” profundamente nas leis, criando uma cintura de força legal, que se destina a amordaçar toda a liberdade, de expressão de pensamento, e sobretudo de atuação social e política.
Aprova com a colaboração abstencionista da oposição parlamentar, leis, que lhe serao muito úteis para a sua governação perdurar no tempo.
As leis aprovadas “mexem”,

Na justiça e nos tribunais, no exército, e no reforço dos poderes do governo sobre as chefias militares, na educação, na saúde ( lei do imposto de saúde e taxa moderadora) mexe nos poderes dos organismos de estado, do governo e da administração publica, mexe com os poderes de investigação da policia e do MP, mexe na economia, nas finanças, reforça em todos sectores da sociedade os seus poderes de dominação sobre a sociedade e sobre os cidadãos,…
Esvazia de poderes próprios os órgãos de Estado, ocupa com os seus agentes, cargos e funções.
Tem juízes subservientes e magistrados dóceis.

Não tem oposição, e tem opositores sem credibilidade e sem orientação política, desnorteados.
Tem tudo preparado… para se perpetuar no poder. . .
Patrice sem que a sociedade se desse conta, ja tem todas as leis que quer ter e precisava ter prontas e aprovadas.
Esta agora a divulgar nas suas conferências…para as legitimar. (sabe que assim tranquiliza os observadores e parceiros internacionais)
Agora, faz o seu recenseamento.
Depois,vai melhorar os pagamentos em atraso..,,
Vai fazer “melhorias” … arranjar algumas estradas, por uns postes de luz e alguns fontanários…inaugurar obras de fachada.
Vai trazer arroz..
vai passear se sorridente..,
Vai ao banho eleitoral…
Vai ganhar os 4 deputafos que precisa, 37 deputados para fazer a revisão formal da constituição..,pous só precisa do seu grupo parlamentar e de 2/3 de deputados para fazer as alterações que precisa ao texto da constituição.
Vai eleger se Chefe do Estado e do Governo..

Carlos Semedo

5 Comments

5 Comments

  1. Nenhuma Ditadura Dura

    24 de Março de 2018 at 19:07

    E um cenário que já era previsível. Infelizmente, pelo andar das coisas pouco há a fazer. O mais revoltante,ainda, são estes Jagunços Levys, Varelas, Bandeiras e companhia vendedores da Pátria e das próprias esposas para servirem o Messias a troco de receberem a parte deles.

    • Falar Verdade

      26 de Março de 2018 at 8:22

      Na terra dos Cegos, quem tem um Olho é o REI!O Patrice é o Rei, doa a quem doer. Fui…

  2. mezedo

    25 de Março de 2018 at 16:55

    O alerta foi dado aos Santomenses a muito tempo, mas não aperceberam ou então andam cego. E passam vida a criticar MLSTP, esquecendo que o Líder do ADI, colocou o MLSTP a frente do povo para conseguir fazer suas manobras por trás enquanto povo preocupa com MLSTP.

    O mais triste são esses ditos inteligentes ( Levy, Varela, Arlindo Ramos, e outros que esqueceram que quando o Homem tiver poder absoluto na mão eles não vão servir pra nada.
    e esse povo que já foi chamado de bêbado, e preguiçoso, mesmo assim core atras do mais fiel PT, vão saber o que é bom pra tosse.

  3. C . Fonseca

    26 de Março de 2018 at 10:04

    Boa tarde,
    Sempre se disse que…” é tão responsável quem exerce o mal como quem permite que esse tenha lugar”. O que acontece em STP tem paralelo com o que se está a passar em Portugal em relação ao PSD – oposição.
    Enquanto a oposição não arrumar a sua casa, não valorizar o país e colocar os interesses nacionais…pelo menos, ao mesmo nível dos interesses partidários, o ADI e os seus responsáveis, podem estar descansados. Essa oposição não representa uma alternativa para o nosso país.
    Enquanto as instituições e a sociedade como um todo não se consciencializarem que só ações conjuntas poderão conduzir o país a melhores dias, tudo se manterá como está.
    Como já tenho referido, parece que STP só tem individualidades, onde todos confundem cargos ou função com os seus representantes.
    Fala-se muito na justiça…
    Veja-se o que se passa com o esse importante setor onde o atual presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que até mostrou algum decoro quando fez o que fez em relação ao seu assessor, agora pretende manter a cultura dos maus juízes, promovendo uma formação para o exercício de magistratura que vai permitir que haja novos magistrados sem preparação/formação para o exercício da função.
    Como já referi no passado, tudo isso tem subjacente a incapacidade dos principais atores de se sentar à mesa e dialogar. O ministério da justiça, que também é um importante ator na construção da justiça (uma vez que nem tudo é da responsabilidade do STJ), não pactua com a posição daquele órgão mas não pode fazer nada, uma vez que não dialogam. São todos muito importantes e estão todos acima dos interesses do país e das pessoas.
    Dizem as fontes, que o presidente do STJ está outra vez que estrangeiro, sendo que no último mês e meio ausentou-se do país 3 vezes. Eu exclamei … presidente do STJ ou Patrice Trovoada? Pois, afinal fazem todos o mesmo … nem mesmo nos países desenvolvidos, o presidente do STJ viaja tantas vezes… MESMO sabendo nós que todas essas saídas visam procurar dias melhores para o tribunal, só não sabemos como essa melhoria é expressa. Mas isso também não interessa nada, pelo menos, o Sr. é esforçado. New Public Management ainda não chegou ao nosso país. Também ninguém o vai questionar sobre o que andou a fazer…
    Viva São Tomé e Príncipe – menos heróis e mais instituições
    Cumprimentos
    C. Fonseca

  4. Bem de S.Tomé e Príncipe

    26 de Março de 2018 at 15:23

    Subscrevo o comentário do Mezedo.Digo mais,quando tiver todo o poder, PT é capaz de até maltratar os seus próprios militantes.Estes deveriam já começar a estar atentos, senão…
    Desde o príncipio da legislatura que o chefe do governo tem estado a violar a constituição, Decretos-Leis sem impacto,serviu da Justiça e tomou a fabrica de Rosema à força, qdo já estava tudo pronto para entregá-la ao verdadeiro dono, e hoje é essa justiça que não vale nada, ela é corrupta.
    Certamente qdo perder as eleiçoes vai viajar(fugir), se não viajar, vai ter que acertar conta com justiça.Sem dúvidas que vai dizer, que nada tem assinatura dele. Vai dizer que é Conselho de ministro que decidiu, Assembleia quem aprovou, ou, o presidente da República que promulgou, ou ainda, conselho nacional do ADI quem propõs.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top