Desde o ano de 2010 que o grupo de cidadãos denominados os “BACANOS”, residentes em Luanda, Angola, vinha realizando algumas ações de caracter filantrópicas, para apoio a diferentes causas nacionais, tendo adotado como foco principal, o patrocínio para a realização anual do concurso “Paço FíaGlêza”, uma manifestação de elevado valor cultural para a sociedade santomense.
O referido grupo teve também no ano de 2015 a participação em ajuda financeira à ONG “Terra Verde”, da cidadã Elsa Garrido, para a transportação de camião bombeiro de marca IVECO, de França para São Tomé e Príncipe, como ajuda humanitária para o país, bem como na entrega de donativo composto por equipamentos de cozinha para a garantia de refeições aos alunos da Escola Primária Dona Maria de Jesus, na capital são-tomense.
Por ironia do destino, os “BACANOS” sofreram na noite de ontem, 29 de Março, um inesperado e duro golpe, ficando a partir de agora desfalcados e com um vazio que jamais será preenchido, com o passamento físico do seu membro, Osvaldo d’ Alva (na foto),conhecido entre os familiares e amigos por Vavá, vítima de doença. O “Bacano” Vavá, pessoa de fácil trato e sempre preocupado com o próximo, esteve sempre envolvido nas iniciativas de solidariedade do grupo, emprestando o seu espírito humano e caloroso àqueles que mais precisam.
Nesta hora de grande dor e consternação, os membros do grupo curvam-se perante a honra que tiveram de ser amigos do “Bacano” Vavá e com ele partilhado muitos bons e inesquecíveis momentos.
À família enlutada, ficam aqui expressas as mais sentidas condolências dos “BACANOS”!
Que a tua Alma descanse em paz, “Bacano”Vavá!
Até um dia!
Luanda, aos 30 de Março de 2021
Os Bacanos,
Victorino Baptista
Aires Trindade
Eusébio Pinto
Victor Ceita
Luís Bragança
Josias de Brito
31 de Março de 2021 at 9:11
As minhas condolências à Sua Família, Amigos e a Todos os Membros do Grupo. Que a Sua Alma Descanse em Paz!