Opinião

12 de julho – Reflexão de um cidadão

12 de Julho de 1975, 12 de Julho de 2024, são 49 anos de vida de um País que alcançou a sua independência do jugo colonial português.

No momento em que vivemos, esta data não deveria ser comemorada com festas.

Os Órgãos de Soberania, a Sociedade Civil, os Deputados, todos os santomenses na diáspora e os que vivem cá na Terra, deveriam reunir-se num Fórum Nacional para analisar e refletir sobre os problemas candentes que nos assola e decidir que medidas a tomar para sanear todo o mal. Fazer uma observação sobre os ganhos da independência, as causas e os efeitos de má gestão da coisa pública e a corrupção, como lesam o país e a população. Analisar todos os porquê’s da regressão do País, a exclusão social, porquê que santomenses em plenos SEC. XXI, recorrem em massa à emigração como solução dos seus problemas, o porquê do aumento de criminalidade e mortes nos hospitais devido a falta de medicamentos.

Neste magno encontro (FÓRUM), sairia o Plano de Desenvolvimento de STP, que seria protegido pela Constituição, de modo que venha quem vier, deverá seguir à letra, tudo nele estatuído, sem poder para mexer numa cláusula. Este documento funcionaria como uma linha mestra de orientação para o desenvolvimento sustentável do País.

STP é de todos os santomenses e deve ser para todos os santomenses.

A presente situação em que se vive no país, o problema já não é deste ou daquele santomense, tornou-se problema de todos os filhos de STP, logo, todos juntos procuremos uma saída, sem qualquer exclusão, sem rancores, nem o indicar de dedo ao passado, porque todos somos culpados e ninguém é mais sério do que outro.

 É preciso haver abertura para a realização deste Fórum.

Em vez disto, planificaram uma comemoração na Ilha do Príncipe, numa festa de pompas, para continuar a esbanjar o pouco que ainda existe, em comeretes e beberetes, previsivelmente, num ambiente de luxo, em espaço em ruinas, com população morrendo nos hospitais por causa de medicamentos, para fazerem discursos de fazer “ bois dormirem”. Se São Tomé está em ruinas, imaginem a Ilha irmã do Príncipe como está!?

Deixemos de viver de aparência, deixemos de enganar as nossas populações.

Dizia um sábio: Coitadinho do País, cujos dirigentes são como crianças mimadas, detentoras de muitos brinquedos, pega num, larga, paga no outro e larga. Atrapalhadas e ingénuas que gostam mais de diversão do que trabalho. Gostam de viagens, passeios, banquetes, comeretes, beberetes e prazeres. Coitado deste País!

A saudosa Dona Alda dizia: STP Terra verde de esperança…infelizmente, perdemos esperança e ganhámos a vergonha. Se a matriarca Dona Alda voltasse a nascer, morreria, tão logo, em seguida, pois, não esperava ver STP, assim como está!

STP está totalmente desestruturado, vive-se de aparência, de incerteza e de medo, como no tempo de Barrocas em SEC.XII, enquanto isso, dirigentes vivem de luxo e a maioria da população tem o buzio e arroz como principais iguarias.

Viajam de jatos privados, semanalmente, andam de viaturas de alta gama em estradas esburacadas. Parece que não foram bons alunos, pois, mal sabem copiar daquilo que existem nos países que visitam frequentemente.

POLÍTICA EXTERNA

Na política externa, STP está do tipo: “ Maria vai com todos”!

  • Nos anos 80, STP ratificou um documento junto ao grupo de Países dos Não Aliados que condenava a invasão de Marrocos à Sahara Ocidental. Em 2020/21, STP abriu sua Embaixada em Marrocos e um Consulado numa cidade de Sahara ocupada por Marrocos, num claro apoio ao Marrocos, quebrando o Protocolo assinado com Comunidade Internacional.
  • Neste ano de 2024, assinou-se um acordo de Cooperação na área militar com a Rússia. Num mês depois, STP, participou no Fórum de paz, onde assinou e fez discurso condenando a invasão Russa! Comportamento mundano para um Estado!
  • Tempos idos, cortaram relações diplomáticas com a China, afirmando relações com Taiwan, depois em seguida, cortaram com o Taiwan e restabeleceram com a China.
  • Todos estes acordos rolaram milhões de dólares para cofres dos seus autores, STP, o que ganhou? NIET!
  • Usam STP para se enriquecerem. Todos eles sobem ao poder pobres e desgraçados, enriquecem-se, usando o País.

Desempenham uma política externa turva, vergonhosa e prejudicial, pois, parceiros nenhuns confiam em STP, nem nos santomenses!

POLÍTICA INTERNA

Os dirigentes praticam uma política de Terra queimada, arrogantes, dando sempre de vítimas, não reconhecendo os seus erros, passando todo o tempo a indicar dedos aos seus opositores e antecessores.

Enganam a população com frequentes festas semanais, que se realizam em todas as localidades, com comas e bebas, num olhar maquiavélico às eleições. Pois, a população ignóbil votará naquele que mais bebidas pagou durante os quatro anos. Os políticos mantêm a população na ignorância para atingirem os seus objectivos. Empobrecem a população, tornando-a pedinte e frágil para melhor reinarem.

A população entregou-se à cacharamba, num autêntico atentado à saúde pública, num País, onde assistência médica e medicamentosa é um “ Deus nos acuda”.

Os dirigentes não são sérios com o País, nem com a população que os elegeram. Pensam apenas nos seus umbigos. Usam o País para os seus negócios, servindo-se do País.

Ai de ti òh Terra Mãe que nasceu filhos oportunistas, orgulhosos capazes de te matar e aos outros seus filhos para ficarem com toda a herança!

É inconcebível e inaceitável o que se assiste em STP.

  • Plano macabro para acabar com os opositores!
  • Junto à Assembleia Nacional revisam leis que lhes permitam aprovar projectos  sem qualquer concurso público.
  • Criaram condições para receberem a Empresa Rosema com toda a liquidez e todas as infraestruturas para depois isentar aos novos inquilinos, de todo o imposto, num País, onde o imposto cobrado colmata as necessidades prioritárias da população. Os novos inquilinos usam a cerveja como arma para caçar votos. Se não fores de grupo, não podes receber, nem vender cerveja. Votamos para isso?!
  • Enquanto isso, os pequenos comerciantes, os chamados candongueiros, que põem suas vidas em risco nas compras em Gabão e Angola, são obrigados a pagar todos os impostos aduaneiros. No Aeroporto e no Porto estes batalhadores que sempre asseguraram o mercado interno, são passados ao pente fino. Os valores cobrados pelas autoridades aduaneiras à estes cidadãos são superiores ao custo de compra destas mesmas mercadorias, levando muitos deles à bancarrota.
  • Barris azul de comida que filhos na diáspora enviam para os seus pais, a fim de minimizar as dificuldades alimentar que se vive no País, são também cobrados os impostos.
  • Santomense na diáspora pagam viaturas e mercadorias diversas que enviam ao País, à um preço superior ao valor de compras.
  • Aplicam IVA, sobem IRS, aumentam combustível, aumentam a taxa de energia, aumentam, concomitantemente a inflação, e, empobrecem a população, numa prática de injustiça social, cavando o bolso das populações.

Saibam que governantes imprudentes são ruínas dos seus povos. Profecia escrita há anos, antes do nascimento do Senhor Jesus Cristo.

E, segundo a ilustre Senhora Margareth Thatcher: “ Nação jamais se tornou próspera por tributar seus cidadãos além de sua capacidade de pagar

Quo vadis STP?

  • Os Tribunais civis julgam os paramilitares, mas não podem julgar os militares por crimes hediondos praticados. “ O pau com que se bate o Chico, deve ser o mesmo a servir para o Francisco”
  • Com elevada saída de santomenses para exterior torna-se injustificável a aplicação de medidas de austeridades anunciadas. O povo já não aguenta isto, ademais, não pode estar mal para mim, e, bem para si. O País tem que estar bem ou mal para todos!
  • Acertam contas com diabos prejudicando pensionistas. Usam os dinheiros descontados aos cidadãos de anos e anos de trabalho para o saco azul dos governantes, o que leva há mortes precoce dos pensionistas, pois, quantos mais velhos morrerem, mais dinheiro sobra para as festas e viagens.
  • Cambistas, palaiês, pescadores, taxistas e motoqueiros também pagam impostos, por isso, todas as empresas que operam no nosso Pátrio deveriam pagar impostos.

Tudo isto acontece sob os olhares impávidos do Presidente da República, dos Tribunais, do Ministério Público, dos Deputados, da Sociedade Civil e da População. Não dá para entender tanta passividade!

Outro sábio dizia: Todo povo que não luta para sair da escravidão ou que não luta contra quem o oprime, não merece viver!

Santomense é muito estranho. Em vez de lutar para melhorar a sua situação socioeconómica, combater todo o mal causador da sua pobreza e miséria, prefere morrer como escravo no estrangeiro, do que lutar. Cobardia!

Não respeitam os sacrifícios dos nossos antepassados, também, na comemoração de 3 de Fevereiro, último (2024), S.Exª., PR, disse categoricamente, que tudo isso de luta dos antepassados, não passa de uma treta, pois, a mentira e calúnia dos santomenses foram causadores de toda a situação.

Para os políticos, melhor é mantê-los fora do país do que na Terra que os viu nascer e que muito amam!

Convido aos leitores para fazerem uma observação inteligente e isenta às Sedes de: MLSTP, ADI, e PCD. Depois dêem uma olhadela aos bens dos dirigentes destes Partidos no País, bem como, no estrangeiro. Façam uma comparação destes bens com as Sedes dos Partidos. Se eles não conseguem melhorar as condições das Sedes dos Partidos que os tornou ricos, não poderão melhorar as condições de STP e da população. Esta reflexão demonstra quem são os dirigentes que temos.

É preciso mudar urgentemente o paradigma de STP.

Tenho assistido várias manifestações organizadas pelos Partidos Políticos e pela Sociedade Civil. Os cartazes ostentados nos braços dos manifestantes, têm dizeres semelhantes: abaixo…acima…viva…rua…,etc…etc, nunca se vê um cartaz com o dizer; “ O HOMEM”!

O maior problema está no HOMEM santomense. A sua forma de ser e de estar é que tem que se mudar para depois mudar a sociedade.

Todo o povo deve acreditar em alguma coisa, e, é esta coisa que lhes une. Pergunto hoje: o que une a Nação santomense?

No passado, cheguei a pensar no nosso crioulo e na nossa independência, pensei também em 12 de Julho, mas, fiquei decepcionado! Isto também não interessa os governantes porque melhor é dividir para melhor reinar!

Desculpem-me a fraqueza! Estou a escrever com a lágrima nos cantos dos olhos! Triste a situação!

São Tomé, Junho de 2024

MODESTO CORREIA VELOSO

12 Comments

12 Comments

  1. ANCA

    27 de Junho de 2024 at 23:03

    Relativamente ainda a políticas do sul global

    Lembrem se quando aqui relatei que nao há paises, independentes, o tal sonho da independência total.

    Existe sim países e povos inter dependentes

    Hoje sabemos que ha possibilidade de exploração de hidrocarbonetos e gaz, na nossa zona económica esclusiva, que sejamos capazes de nos entendermos nesta matéria, muitos que dizem nossos amigos, vão nos querer pôr uns contra os outros, dividir para reinar, nossos irmãos, mossos conterrâneos, filhos desta terra, depois de tudo que já passamos, escravatura, exploração, saqueamento de recursos,….mortes dos nossos antepassados

    Que tenhamos juízo e nos entendamos nesta matéria, ja vimos este filme varias vezes nos territórios e irmãos africanos, Angola, Nigeria, Moçambique, Congo, dentre outros, genocidio de Ruanda, que tenhamos juízo.

    Ama o teu país, ama a tua terra, a tua gente, a tua cultura, protege o teu ambiente.

    Precisamos de preparar melhor os nossos jovens, fortalecer as nossas instituições, para que a exploração de hidrocarbonetos e gaz no nosso solo jamais seja uma maldição, mas uma bênção, sabendo da difildades que o nosso povo passou até, então.

    Já pouco tempo existe, a terra está a aquecer, a degelos, aumento do nivel do mar, alteração climáticas, aquecimento global das temperaturas, desaparecimento de espécies, insustentabilidade alimentar, escasseamento de lençóis freáticos(lembrem se de vos ter relatados sobre as guerras dos proximos tempos, a guerra pela água, fonte de vida), que estejamos atentos a estas mudanças e conjunturas globais, que nos preparemos melhor que sobermos para o futuro, pois que nos encontramos no centro do mundo.

    Existem lugar neste planeta em que a temperatura, ja ascende a mais de 50 °celsius, causando mortes, secas e desertificação.

    Ao mesmo tempo que se assiste a expansão exploração do universo, a procura dos novos planetas que sustentem vida, pela NASA, Agencia Euroespacial Europeia, pela Rússia, pela China, Índia,…

    E nós Africanos???

    Pois é pois é ai da estamos imbuídos nos sonhos das vaidades, enquanto nosso povo morre de miséria, fome, pobreza, falta de agua, falta de alimento

    Se se observamos o ceu, as nuvens, as estrelas, ainda que invisivel, acima da nossa cabeças, temos satélites, da NASA, da Europa, da Russia, da China, Índia, Correia, Japão há vef e controlar tudo que fazemos, a internet de que dispomos é isso mesmo, is carros de que os nossos dirigentes ostentam com vidros fechados, num acto de vaidade é isso mesmo,vêem e enumeram os nossos recursos, condicionam nossas acções, no fundo somente reagimos, quando eles ja sabem de antemão, os nossos propósitos.

    E nos Africanos???

    E nos São Tomenses, vamos ficar aqui na luta uns com os outros até quando???

    A nossa democracia é uma diversão para estes países, pa estas potências

    Nem agua, nem energia de qualidade dispomos

    Ama o teu país, território, população, administração, mar e rios

    Ajuda a desenvolver o teu país

    Abraca o teu conterrâneos, ajuda a desenvolver

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  2. Santo António

    28 de Junho de 2024 at 8:47

    Bem dito. O Próximo dia 12 de julho de 2024, deveria servir de reflexão para todos nós filhos desta terra, e não para festanças que o poder quer fazer.
    Não há motivos para tal. Aliás, não sei porque razão temos que convidar delegações estrangeiras para esta comemoração, e gastar ainda o pouco que nos resta.

    Sim, devias preparar para os 50 anos de independência, sem bem que ficamos mais atrasados e pobres, nestes últimos 34 anos do dito multipartidarismo.

  3. Celio Afonso

    28 de Junho de 2024 at 9:25

    Excelente artigo de opinião.
    A questão que se coloca é que o povo é tapado, cego, fanático e não consegue enxergar a realidade objectiva!
    E quando assim é, quid yuris????

  4. ANCA

    28 de Junho de 2024 at 9:49

    De recordar que qualquer projectos, planos que levamos a cabo, ou estejamos ou queiramos desenvolver, que tenhamos sempre presente o conceito de segurança, segurança e defesa, bem como o conceitos de justiça e formação

    Este é o tempo de todos

    E todos podemos devemos dar o nosso contributo a nossa nação

    Desde a oposição, as instituições, o Presdente da Região Autónoma do Príncipe, a sociedade civil organizada, os cidadãos, os cidadãos, os técnicos na disporá, todos podemos contribuir.

    O Presidente da República deve liderar esta visão, este projecto, esta acção.

    É chegada altura de ter uma comissão de serviço ad doc de trabalho, de acompanhamento e fiscalização, para desenvolvimento de planos sectoriais de desenvolvimento, independente das políticas e visões dos partidos, que a tempo certi de cada revisão destes planos podem ou poderão dar seus contributos para melhoria, o país tem tudo por fazer, e os governos querem resolver tudo sem dinheiro

    Precisamos de trabalho, de organização, de rigor, de segurança, de justiça.

    Temos instituições fracas, logo sociedade e comunidade fraca

    Nesta acepção precisamos de planos de desenvolvimento nacional, onde os governos devem ou deverão captar investimento para o efeito.

    Para a saúde, para cultura, para o desporto, para o turismo, para a educação, para a justiça, para agricultura, agropecuária, pescas, comércio, transformação, exportação etc,..

    Planos sectoriais de desenvolvimento, sector da segurança e defesa,sector social, sector da justiça, sector cultural, sector desportivo, sector da economia do mar e dos rios, sector da economia bem como de natureza primordial o sector das finanças o suporte.

    Temos que reformar, modernizar as instituições, as autarquias locais, o governo regional, nas suas atribuições e finanças, a sua sustentabilidade e para os objectivos que para que foram criadas

    O conceito das autarquias locais, suas atribuições(gestão, gabinetes e fins) e finanças evoluiram bastantes no mundo desde a sua criação no país, nós ficamos parados no tempo e no espaço, assim como o conceito da administração, gestão atribuições das regiões autonomas.

    Necessitamos de planos de ordenamento do território

    Planos regional de desenvolvimento, planos locais ou distritais de desenvolvimento, planos de pormenor

    Organização do território, mar e rios, para desenvolvimento das actividades humanas, socias e económicas, com regras de segurança de sustentabilidade, de protecção do ambiente, com rigor, com justiça.

    Tu es daqui, ajuda as crianças e idosos, protege-os

    Tu que cresceste aqui, muda de comportamento e visão

    Tu que és daqui ajuda a modernizar a tua terra, o local onde nasceste.

    Tu és daqui, tu és de São Tomé e do Príncipe

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  5. santomé cu plinxipe

    28 de Junho de 2024 at 10:19

    eu gostei….pena em são tomé essa via nenhum partido politico irá seguir porque a independência serviu para ser independente do dependente para saquear e depois depender…pergunta filinto costa alegre….e outros tantos…

  6. Paulo dos Ramos Santiago

    28 de Junho de 2024 at 14:03

    Para lembranças. Há um mês e meio, mais ou menos,se a memória não me falha, já um cidadão bem conhecido da nossa praça, grande intelectual, sem desprezo pelos outros, escreveu uma carta aberta ao Senhor Presidente da República. Nesta carta o cidadão Júlio Neto, pessoa a que tenho muito respeito, dizia que não existia, segundo ele, uma Nação igual a nossa. Descreveu tudo para que todos compreendessem o perigo que o País enfrenta. Aconselho todos os são-tomenses a lerem a carta. E fazerem também igual reflexão.
    Nós temos que aceitar que temos que mudar os paradigmas, senão estaremos juntos cavando a nossa sepultura. E já chega destes maus dirigentes que estamos continuamente a apoiar.

  7. ANCA

    29 de Junho de 2024 at 12:16

    E quanto a violação e abuso sexual das mulheres, jovens e crianças,….

    Necessitamos de mais centros de deteção, cadeias, que devem ser transformados em centros de recuperação, de formação profissional, reenquadramento social, de saídas profissionais, para agricultura, pescas, agropecuária, carpintarias, mecânica, eletricidade, assistência social, hotelaria, gastronomia, construção civil, pintura limpeza, jardinagem, serventes, a tanto para fazer na nossa terra, estamos a falar de pessoas, o ócio leva a prática de crimes, a nossa população é jovem se não houver boa gestão de expetativas, formação, qualificação, empregos, saídas profissionais,…

    Deve haver penas acessórias, trabalho comunitário, limpeza dos esgotos, requalificação da cidade, embelezamento, jardinagem, pintura e construção, trabalho agrícola nas cooperativas, seja do mar ou do campo, precisamos de educar, organizar mediante rigor e responsabilidade a nossa população, trabalho e formação para cidadania, autoridade do estado.

    Tu és daqui, estudaste para juiz, ajuda a desenvolver e modernizar o teu país

    Pertences ao sector da justiça, sabes que é o motor do ornamento e organização treino e melhoria duma sociedade comunidade, homens e mulheres, aplica a lei, responsabilize,..

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  8. WXYZ

    29 de Junho de 2024 at 18:26

    “STP, o que ganhou? NIET” STP, o que ganhou? NITCHEVÔ.
    Realmente. Quando maior parte dos dirigentes politicos, civiis e outros pensam apenas em encher os seus bolsos e fazem no impunemente o pais vai se empobrecendo de uma forma acelerada cada vez mais.

  9. WXYZ

    29 de Junho de 2024 at 19:25

    “Convido aos leitores para fazerem uma observação inteligente e isenta às Sedes de: MLSTP, ADI, e PCD. Depois dêem uma olhadela aos bens dos dirigentes destes Partidos no País, bem como, no estrangeiro. Façam uma comparação destes bens com as Sedes dos Partidos. Se eles não conseguem melhorar as condições das Sedes dos Partidos que os tornou ricos, não poderão melhorar as condições de STP e da população. Esta reflexão demonstra quem são os dirigentes que temos”.
    Esta reflexão tambem encaixa bem ao modo como gerem os bens publicos em geral. E se analizarmos mais profundamente veremos que as riquezas por eles criadas de nada serve ao pais. Se não vejamos! Para que servem os grandes armazens e casas construidos pelo DSN, posse de inumeras casas do Sr. RB e outras posses e bens desses outros antigos dirigentes politicos e malandros funcionarios publicos sabendo que o que se ve agora ee economia santomense se atrofiando cada vez mais, sem movimentacão de pessoas e bens, com exodo intensivo dos nativos das ilhas e pequenos negocios se diminuindo cada vez mais.

  10. kkkkk

    5 de Julho de 2024 at 10:41

    20/20

  11. Regino Inglês

    5 de Julho de 2024 at 17:35

    Bem dito de fato eles não valem nada

  12. Ze ninguem

    6 de Julho de 2024 at 21:44

    👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 muito bem. Só li o artigo depois de ter visto que esta a ser perseguido e teve uma ameaça de morte. Por norma os agentes dos serviços secretos ou policias nao deveriam interferir publicamente na política desta maneira. Como cidadão reconheço lhe a dor e frustração, concordando também em 100% com tudo o que disse. Assegure-se por favor que o seu alibi esteja bem protegido. Obrigado pela coragem e pelo seu patriotismo. Se necessário criamos/ fazemos uma campanha para ajudar lhe neste momento complicado. Precisamos de mais pessoas como si.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top