Vídeos

Responsabilidades na morte do Nelson Rita das Neves, vulgo “Lady”

 MANIFESTO SOCIAL Nº4/2021

Responsabilidades na morte do Nelson Rita das Neves, vulgo “Lady”

Após o falecimento do jovem Nelson Rita das Neves, vulgo “Lady”, suspeito de um ato condenável de desferimento de brutais golpes de catana a sua companheira e ter sido instaurado dois inquéritos, um disciplinar e outro criminal, para apurar as responsabilidades, o Observatório Transparência STP, tomou conhecimento que após o primeiro interrogatório sobre a morte do jovem, o Tribunal da Primeira Instância de São Tomé e Príncipe decretou a prisão preventiva de Olinto de Deus Lima, mais conhecido por “África”, Anderson Teixeira e Jakson Oliveira, todos agentes da Polícia Judiciária, acusados de homicídio.

Dada a extrema gravidade deste caso e para que a corda não se parta apenas no lado mais fraco, e porque as declarações feitas pelo Lázaro Afonso após a sua demissão não colheu até hoje qualquer reação do Governo, o Observatório Transparência STP exorta ao Ministério Público a prosseguir com as investigações necessárias, com vista a apurar todas as responsabilidades criminais de todos os envolvidos sem exceção até as últimas consequências, e ao Governo, a imediata demissão de todos os dirigentes envolvidos, incluindo a Ministra da Justiça e Administração Pública, e Direitos Humanos, Ivete Lima, até que sejam conhecidos os resultados dos inquéritos instaurados .

O Observatório Transparência STP reitera que o seu papel, enquanto iniciativa da Sociedade Civil é o de questionar, alertar e contribuir para a defesa da legalidade, dos direitos fundamentais dos cidadãos, da transparência e melhor comunicação por parte dos decisores públicos, cabendo a estes, no âmbito das suas responsabilidades e funções, tomar as decisões com vista a salvaguarda do interesse público e no estrito cumprimento das leis em vigor e das regras da democracia que fundamentam o nosso Estado.

São Tomé, 07 de Abril de 2021. Observatório Transparência STP + transparência > efectividade
9 Comments

9 Comments

  1. Povinho

    8 de Abril de 2021 at 10:29

    Se é que o shr Afonso esteja envolvido na morte do jovem (como dizem por aí), então prosseguem com as investigações porque de certeza que há mais pessoas envolvidas no processo, desde o diretor da PJ até a sha ministra da justiça. O primeiro ministro que tenha a cautela, porque a ministra para suspender o diretor prisional não a deve ter feito sozinha. Nós temos verificado graves violações dos direitos humanos nos últimos tempos pela PJ nas suas violentas investigações. O indivíduo como o África e mais alguns que lá conheço não deveriam estar nesta instituição. Qual é a qualificação ao nível de investigação essas pessoas têm para aí estarem? Para descobrir um crime são precisas brutalidade? A PJ precisa de uma profunda renovação.

  2. Povinho

    8 de Abril de 2021 at 10:57

    Para quem quer realmente entender no vídeo explica tudo. O jovem pede carecidamente a diretor prisional para não o entregar a PJ porque sabia que iam lhe matar. O diretor fazendo de tudo para o salvar. Há pessoas que não têm coração nesse mundo. Pessoas que só tem o prazer de matar. A sha ministra vem insistindo para o entregar sabendo que a referida entrega levou a morte do jovem. Shra ministra demita-se por favor. A sua competência está muito a quem e a sua conferência de imprensa é que a condenou.
    Uma vergonha.

  3. Vão para trampa

    8 de Abril de 2021 at 15:17

    Celiza de Deus Lima não tem nada a dizer? Pimenta nos olhos alheio é refresco?
    Senhora não fala nada? Aqui é mundo.

    • jfernandes

      8 de Abril de 2021 at 20:44

      MUda o tempo muda as vontade

      Agora e que e uma verdadeira ditadura !
      Andavam a clamar pela liberdade ! Ai esta .

      Liberdadeeeeee ;Liberdadeooooo
      Ja sabem… Se piarem perdem o emprego .

      So demonstra a maturidade democratica

      do MLSTP como partido da desgraca
      Quem viver vera

  4. Seabra

    8 de Abril de 2021 at 17:21

    A PJ de STP é o serviço mais CRIMINOSO que existe no país…está cheiinho de vagabundos, de vadios, de bandidos, de DELINQUENTES protegidos pela farda de agentes mas que são a cobertura dos CRIMINOSOS. Esperemos que com este assassinato do LADY cometido pelos agentes, no local mesmo da PJ,se descubra mais e mais CAMBALACHOS cujo o do assassinato de economista Jorge Pereira dos Santos” Barboy”….

  5. Sem assunto

    8 de Abril de 2021 at 17:51

    Este caso só terá um desfecho a altura quando: a senhora Ivete Lima for demitida do cargo de ministra da justiça;
    Quando o senhor Lázaro Afonso for reconduzido ao caro de Diretor de Serviços Prisionais;
    Quando todos os implicados isto é, os agentes da PJ, forem sumariamente demetidos;
    Quando coordenador da PJ for afastado do cargo.

  6. WXYZ

    8 de Abril de 2021 at 18:59

    Não é só Celiza de Deus Lima que deva pronunciar sobre esse assunto, esses marmanjos de candidatos a presidência também deviam falar sobre isso.

  7. SANTOMÉ CU PLIXIMPE

    9 de Abril de 2021 at 7:13

    E a vítima que esta morta pedaço?…

  8. SEMPRE AMIGO

    20 de Abril de 2021 at 9:39

    Concordo consigo senhor(a)POVINHO quando escreve,eu cito”Há pessoas que não têm coração nesse mundo.Pessoas que só tem o prazer de matar”.O senhor acaba de classificar o Nelson Rita das Neves.A Justiça dos homens……!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top