Desporto

Ju valor são-tomense nos campeonatos jovens de Portugal – Em entrevista

Leonildo Ceita, mais conhecido por Ju, é um dos jovens valores de São Tomé e Príncipe a parecer nos campeonatos jovens de Portugal. O atleta alinha na formação júnior do Vitoria de Setubal um dos históricos de Portugal. O Tela Non foi ouvir os anseios e aspirações deste jovem são tomense.

Fala-me do teu percurso desportivo desde que começaste até agora?

Eu comecei por jogar futsal, na altura, eu tinha nove anos e ainda era guarda-redes. Passados três anos, e um grande amigou levou-me a mim e a mais alguns amigos para realizar mos treinos de captações no Seixal F. C. Eu  quando lá cheguei vi as balizas muito grandes e não quis ser mais guarda-redes, porque eu estava habituado ás balizas do futsal que são muito menores. Foi a partir dai que comecei a jogar como avançado.

Estiveste quanto tempo no Seixal?
Estive no Seixal durante 4 anos e fui 3 vezes campeão pelo Seixal, subimos duas vezes seguidas de divisão no escalão de iniciados, e com 15 anos fui chamado aos juniores para fazer um jogo por eles e assim fui campeão com eles, eu era ainda juvenil de 1º ano. Cheguei ao clube com 12 anos e sai com 16. Sai porque eu estava a ver que aquele clube não tinha grande visibilidade e eu não iria evoluir ali. Decidi sair e ir para o Amora, que tinha subido para a 1ª divisão de Portugal de juvenis. Eles falaram comigo para ir para lá jogar.
Eu não tive outra opção, se eu quisesse sonhar ainda em ter um futuro no futebol, tinha mesmo de ir pra o Amora. Fiquei no clube, apenas uma época,
Nessa temporada marquei 17 golos e fiz 8 assistências, depois do nosso campeonato ter terminado fui chamado aos juniores do Amora pra fazer os últimos jogos com eles. O Amora estava a beira de ser campeão; Eu fui dar mais uma ajudinha, com 3 golos e duas assistências em 4 jogos, no total durante a época toda marquei 20 golos e fiz 10 assistências em 23 jogos.

Esta excelente prestação levou te a seres pretendido por outros clubes?

Houve o interesse de vários clubes como o Sporting, Benfica, Vitoria de Guimarães, Estrela de Amadora, Sporting de Braga, Nacional da Madeira e Vitoria de Setúbal. Ainda realizei treinos de observação no Sporting e no Vitoria de Guimarães, não consegui ficar no Sporting, porque tinham muitos e bons jogadores, no entanto em Guimarães não fiquei devido as motivos financeiros, não chegamos a um acordo. Acabei por ir para o Setúbal e não me arrependo nada de ter ido para lá.
Jogaste em algum clube em São Tomé e Príncipe?

Não, quando eu sai do meu pais, eu tinha ainda 6 anos, não dava muita importância ainda ao futebol.

Estás a representar o Vitoria de Setúbal em Portugal. Quais objectivos do clube na 1ª divisão de juniores?

No nosso campeonato as primeiras 4 equipas passam a segunda fase, 4 do norte e 4 do sul, para depois disputarem o título entre as 8 equipas, o nosso objectivo é o 4ºlugar para podermos passar a segunda fase, mas neste momento esta difícil, porque estamos no 8º lugar a 7 pontos do 4º classificado e faltam 5 jornadas. As coisas não estão fáceis, mas não vamos desistir.

O teu clube é um dos históricos do futebol português? Como te sentes no Vitoria?
Sinto me muito bem, quando cheguei ao Vitoria fui bem recebido, dou-me bem com os colegas e com a direcção do clube também, por isso sinto me muito bem.

Como analisas a 1ª divisão de Portugal de Juniores?

O campeonato de Portugal de juniores é muito equilibrado, não há jogos fáceis, todas as equipas dão tudo em campo, é um campeonato muito competitivo.

Sempre jogaste a avançado ou tem gosto por outras posições?

Quando comecei a jogar no Seixal, eu era médio centro, joguei nessa posição durante quatro anos, mas ouvi um mister chamado Jaime Margarido que me disse que eu não era médio, mas sim avançado, comecei a jogar como avançado no Amora, e ate hoje tenho jogado sempre nessa posição, mas não é a posição que mais me agrada, eu gosto mais de jogar a extremo, jogar nas alas bem aberto, mas os treinadores é que fazem as escolha e os atletas só têm de respeitar e trabalhar.

Tens sido utilizado frequentemente na equipa?

Sim , tenho realizado a maioria dos jogos a titular.

Aonde pretendes chegar no futebol?

Neste momento, estou a lutar para ficar nos seniores do Vitoria, isso já seria um grande inicio, mas depois eu pretendo ir para Inglaterra,
ou Espanha ou ate mesmo Alemanha. Gostava muito de conseguir chegar a primeira divisão do campeonato de um destes países, é o meu objectivo
Sentes-te uma das grandes esperanças dos futebolistas de São Tomé e Príncipe?
Sinceramente, acho que não, há muitos jogadores santomenses bons por ai, eu sou só mais um, claro que vou fazer os possíveis para me destacar,
mas não será fácil.

Acompanhas te os campeonatos de São Tome e Príncipe que regressaram depois de paragem?

Não, infelizmente não costumo acompanhar o campeonatos de São Tome e Principe.

Em teu entender existe evolução dos jogadores de São Tome e Príncipe?

Eu acho que sim, mas não posso confirmar nada porque não acompanho muitos jogadores, só mesmo os que conheço, e eles têm tido uma boa evolução.

O que falta para termos mais atletas de São Tome Príncipe nos campeonatos portugueses?

Essa é uma pergunta que eu não lhe sei responder muito bem, mas os jogadores talvez precisem de mais visibilidade para darem nas vistas.

Alguém da Federação de Futebol de São Tome e Príncipe já te contactou para poderes representar o teu pais?
Eu bem gostava que me contactassem um dia, mas não, nunca me contactaram.

Estavas disponível para representar a tua selecção?

A 100%, é o meu pais e eu gostava muito de um dia poder representa-lo.

Tens acompanhado a evolução de São Tomé e Príncipe?

Infelizmente, não.

Já visitas – te a tua terra depois de teres vindo para Portugal?

Quando sai de lá tinha 6 anos, ate hoje ainda não tive a oportunidade de lá voltar, mas voltarei um dia com certeza.

Os teus pais nasceram aonde em São Tomé e Príncipe?
Ambos nasceram em Água Grande

DADOS DO ATLETA

NOME COMPLETO- Leonildo Soares Gonçalves De Ceita
DATA NASCIMENTO-  7/8/1992

NATURALIDADE –  Santomense
ALTURA– 1,76m
PESO- 77kg

CLUBES ONDE JOGOU:   Seixal F.C. , Amora F.C. , Vitoria de Setúbal

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top