Sporting Club do Principe é campeão Nacional 2012/ 2013

A equipa de futebol  do Sporting  Clube do Príncipe  é o vencedor  do campeonato nacional 2012/ 2013. Campeão por duas vezes consecutivas, a equipa da ilha do Príncipe, derrotou o Sporting da Praia  Cruz de São Tomé por três bolas a uma.

O desportivo Sporting Clube de Príncipe  sagrou-se campeão nacional  da primeira divisão no último sábado. A  conquista do titulo faz o clube da ilha do Príncipe ser bi-campeão nacional.« Eu sinto muito feliz por ter realizado o meu sonho de mais uma vez ganhar o campeonato nacional por duas vezes consecutivas, o Príncipe esta de parabéns» Manifestou Valdir Veiga  Treinador do Sporting Clube de Príncipe.

O Presidente do Sporting Clube do Príncipe estava em euforia. « É um sucesso muito grande, é o segundo ano consecutivo campeão nacional não tenho palavras é muita felicidade» manifestou Jorge Costa  Presidente do Clube do Príncipe.

O Sporting do Príncipe, coloca a ilha do mesmo nome no pódio do futebol a nível nacional.

Sónia Lopes

  1. img
    Cobra Responder

    È mais uma lição a S.Tomé! O Prìncipe só mão é “maior” por causa dos “obstaculos” impostos por S.Tomé. Parabens Príncipe!

  2. img
    lucio Responder

    É bom q.as coisas aconteça como tem acontecido,para mostrar valores fora da capital!mas é triste quando a pouca ou ñ a divulgação do nosso próprio desporto!é de conta gota q.se vé publicações do nosso desporto em seu todo!Estando no pais ouvi-se mais do desporto internacional do q.nacinal!!

  3. img
    ZE PEDRO Responder

    Sinal de que as coisas vão mesmo mal pelos lados de S. Tomé até no futebol já não conseguem bater o Principe, enquanto que no Principe o Tozé vai dando cada vez mais esperança aos Cidadãos

    • img
      ComoNunca Responder

      Claro que é só mesmo esperança que o Toze da a Ilha pois do resto não da nada!!!! um dia ainda vais perceber que o que se esta a passar no Príncipe é muita PUBLICIDADE.

      • img
        Trindadense Responder

        Esperança como senhor como Nunca? Vocês não ganharam o campeonato??? Isto é esperança ou é um facto ou realidade? Eu não vos compreendo. Se ganharam o campeonato isto é uma realidade e não é esperança. Ou não é assim? Ganharam ou não??? Se ganharam é porque ganharam mesmo. Até ai vocês metem política???? Credo!!! Deixem disto, por favor. A terra é de todos e quando for para criticar critiquem mas quando for para elogiar também elogiam. Até parece perseguição. Como é que o país pode avançar assim???

        • img
          Kidalêo Responder

          Subscrevo. Onde é que está publicidade se ganharam o campeonato? Sinceramente… Deixem de política barata e perseguições. Deus não vos ajudará assim. Seria publicidade se não tivessem ganho.
          Fui

  4. img
    PS Responder

    Fico muito feliz, congratulation a todos que estão a volta deste sucesso e em paticular ao treinador VADY CAMBUTA. Estou confiante que um dia viras ser o treinador da nossa Selecção, porque ja demonstraste que tens qualidade, és competente e muito reponsavel. Por outro lado, é de salientar que apesar das dificuldades que tive a oportunidade de acompanhar por perto, a equipa conseguiu dar a volta e sendo novamente o Campeão Nacional, fico radiante de tanta felicidade e espero que os nossos dirigentes DESPORTIVOS DE SÃO TOMÉ tenha amabilidade de reconhecer que alem da melhor equipa de São Tomé e Principe também devem ajuntar mais um premio (trofeu) do MELHOR treinador do Pais. VIVA NÓS, VIVA SÃO TOMÉ E PRINCIPE

  5. img
    malebobo Responder

    com todo gosto fiquei muito satisfeito por saber que a equipa do sporting club do principe, ser campeão nacionl, isto segnifica grande honra para desporto nacional, porque a nivel de desporto nacional,têm esquecido dos ateletas da ilha do principe quando se forma selecção.

  6. img
    Zé Pedro Responder

    Mesmo debaixo das dificuldades com que os Clubes do Principe enfrentam, semp Empresas para patrocinarem, escaços apoios da FSF, o SPORTING CLUBE DO PRINCIPE, pela 2ª. vez sagrou-se Campeã Nacional de Futebol de 11.
    Peço ao Senhor Abel Veiga para solicitar a Direcção do SCP uma foto colectiva dos seus atletas, porque a foto que exibiram não tem absolutamente nada a ver com o SCP.
    Uma chamada de atenção a FSF, para não se esquecerem que o Campeão Nacional está na Região Autónoma do Principe.

  7. img
    João Responder

    Esses miúdos merecem ser reconhecido, são bons de bola e espero que no dia 17 voltemos a mostrar os nosso “primos” quem somos, porque de irmão não tem nada…

  8. img
    Carlos Tiny Responder

    Eu não tenho nada contra nem a favor do Príncipe! Mas é bom sejamos claros a condição do recinto do jogo não favorce a pra´tica de um bom futebol. É verdade que as duas equipas jogaram na lama, mas uma coisa é certa quem esta habituado parte em larga vantagem, temos um estadio em óptimas condições até com relva sintéctica.

    • img
      Malé Responder

      Desculpa de mau pagador. Se o estádio estava nestas condições estava para as duas equipas. E no ano passado??? O estádio também estava nas mesmas condições??? E as equipas europeias que jogam de vez em quando em campos com neve?? O senhor sabe em que condições o futebol clube do Porto ganhaou a sua primeira liga dos campeões com o tal golo de calcanhar de Madjer? Sabem em condições estava o tal campo??? Cheio de neve e lama. Eu vi cá em S.Tomé pela televisão e o futebol clube do Porto não era a equipa mais habituada a este tipo de terreno.
      Isto é desculpa porque a sua equipa perdeu. São deculpas dos fracos. Eu sou natural de S.Tomé e não entre nestas desculpas. O Praia Cruz que jogasse melhor para ganhar.

    • img
      Do Príncipe Responder

      Posso lhe adiantar de que o campo não estava em tão péssimas condições conforme dizes, o campo estava bom, apenas um pouco de água acumulado na área do guarda-redes de ambas as equipa o que contribui para que a equipa dos nossos primos não fossem detonados. Pois agora pôde perceber que vocês são nossos inimigos número um, fingem que São Tomé e Príncipe é um País, vivem na mentira e pensa que também somos obrigado a viver na mentira igual a vós. Nem pensar, não podemos de forma alguma permanecer com este romantismo sem procedência. Confesso ser da ilha do Príncipe e não gosto de vocês, se dependesse de mim, seriamos independente. Vocês lá na capital só sabem atrapalhar. Aqui no príncipe nos gostamos do nosso Presidente e do nosso Governo, nem todos estão a dar conta do recado, mas na próxima eleição haverá acertos de conta. Aqui na ilha é expressamente proibido fazer o Governo cair.
      Portanto deixem-nos avançar, São Tomé está a pagar o mal que fez a Ilha do príncipe, agora vamos avançar e deixar-vos com a vossa culpa, malvados…
      Deus abençoe o Governo Regional e o Príncipe em geral.
      Nos estamos contigo Senhor Presidente do Governo Regional.
      Viva a Região Autónoma do Príncipe, viva a população da ilha do Príncipe, viva HBD.
      Viva a Democracia….

  9. img
    Duro de matar Responder

    Pois é, Carlos Tiny .
    Isso só mostra a vossa ignorância e perseguição para com as pessoas do Príncipe.

    S. Tomé sempre gozou do bom e do melhor, com estádio com relva sintética, centro de treino com relva sintética, mas muito pelo contrario o Príncipe nunca obteve tal beneficio.

    Pois, mas nem sempre quem tem tudo de mão beijada faz o melhor, eis o problema, que nós com o pouco que temos, sabemos bem aproveitar e fazer bem as coisas.

    • img
      José Vale Responder

      Sr. Duro de Matar.
      De facto, é tão duro de que n/ vês os condicionalismos atinentes ao jogo. De facto, as informações divulgadas pelo Telanon n/ apontam as circunstancias em que o jogo foi realizado. E fazendo recurso complementar a http://www.stp-press.st percebe – se que era, de facto, dificil senão impossivel jogar num terreno onde animais como porcos se sentiriam alegres e satisfeitos, é complicado. Nos últimos anos, este campo tornou – se numa armadilha talves propositado para os Clubes da Ilha de S.Tomé. só que, assim, estaremos a pôr em causa muita coisa, nomeadamente a verdade desportiva. E jogar um campeonato e n/ uma final da taça a uma só mão, isso só pode acontecer num país de 4º Mundo como São Tomé e Príncipe. E agora, pois, estamos perante factos concretos, sim:

      1. Ganhou, tirou Praia Cruz o direito por merito de tomar parte na Liga dos campeões de África em Futebol, que, havia feito, à pedido da FSF;

      2. Direito, é do Sporting do Príncipe que caso tiver que tomar parte na citada prova, facto que eu duvido, o jogo será aonde? De certeza que n/ será no 13 de Junho a FSF permitiu Praia Cruz jogar e a CAF ou a FIFA não vão permitir o Sporting Clube do Príncipe jogar lá;

      3. Na Liga dos campões, é o Sporting a pagar tudo, inclusive a deslocação da equipa adversaria da cidade de São Tomé para ilha do Príncipe. E meus amigos, bom talves com HBD – Vida Boa influenciado pelo Eng. Tozé Cassandra o Sportin lá irá. Mas a ver vamos…. e n/ acredito que o Sporting do príncipe apenas com 4 ou 5 craques , incluindo remy e lasset vai dignificar STP na prova internacional. repito, á ver vamos… boa sorte Sporting do Príncipe.

      4. O Praia Cruz deslocou – se no mesmo dia para jogar horas depois e voltar para S.Tomé e agora, com a disputada da Taça, o Sporting prepara – se para ficar pausadamente dois pou três dias em S.Tomé para depois jogar contra Guadalupe;

      5. Pode – se chegar a uma só conclusão, o Praia Cruz foi, de facto, vítima do sistema tam e qual o Benfica aqui em Portugal, onde eu resido a favor do F.C. Porto, do norte de Portugal.

      • img
        Cristovão Responder

        Desculpa de mau pagador. Estão a tentar esconder incompetência utilizando desculpas de mau pagador. Todos os incompetentes recorrem a este tipo de desculpas.
        Senão vejamos. O Príncipe não tem um relvado sintético. Todos os jogos são realizados no relvado natural, mal tratado ou em pelados.
        Quando as equipas do Príncipe vão para S.Tomé, no entanto, jogam, em sintéticos que durante o ano inteiro nunca utilizaram. Neste caso quando as equipas do Príncipe perdem em S.Tomé também deveriam utilizar esta desculpa de que não tem sintético no Príncipe para treinarem. Mas felizmente não é este o caso. Nunca viram uma equipa do Príncipe a reclamar que perderam com equipas de S.Tomé pelo facto de jogarem em sintético. Portando tudo isto são desculpas para esconderem incompetências próprias.
        Recentemente, isto deu na televisão, a seleção portuguesa foi jogar à Rússia contra a seleção daquele país. Utilizaram o relvado sintético, coisa que os jogadores portugueses não estão habituados. Qual foi o resultado? A seleção portuguesa perdeu. Eu não vi nem jogadores, nem técnicos, nem responsáveis da seleção portuguesa a reclamarem que perderam por causa do relvado sintético.
        Grande treta de desculpa. Este ano o Príncipe ganhou porque foi mais competente. Pode ser que para o próximo ano o Príncipe perca e Praia Cruz ganhe por ser mais competente. Neste caso não verão o Sporting do Príncipe a reclamar que foi por causa do relvado e de outras coisas.
        Fui

      • img
        Duro de matar Responder

        Caro, eu não tenho culpa de serem fraquinhos, e ganhamos tanto em S. Tomé e no Príncipe, ou seja, será que também em S. tomé o estádio está assim? bem, resumindo, não só ganham com chamadas a Selecção e mais nada, porque futebol, jogam, mas é da areia.

      • img
        João Responder

        Sr. José Vale, nós aqui no Príncipe somos humilde, mas muito humilde, porque sabemos que somente com muita humildade se pode tornar numa pessoa elegante. A vossa arrogância, tem contribuído bastante para o vosso fracasso, mas ainda sim quero lhe dizer que nós aqui no Príncipe estamos solidário com a vossa incompetência e podemos passar-vos a receita da humildade para que amanha vocês possam ser melhor. Aqui no príncipe nos lutamos para ser melhor, nos trabalhamos para que isso aconteça, sem ódio ou rancor, porque somos compreensível e com um coração muito flexível…
        Nos do Príncipe sabemos que não somos amado por vos de S.Tomé, mas nos compreendemos tudo isso, somos um povo extremamente diferente, com nosso próprio sentimento e valores. O que nos cá no Príncipe não aceitamos é quando nos faltam respeito, o que o senhor tem feito, mas ainda sim, nos te compreendemos senhor “idiota”…
        João

      • img
        Revolucionario Responder

        bom dia!
        Axo q o Sr. está a querer inferiorizar a equipa do Sporting do Príncipe. Somos uma equipa jovem, ñ temos os grandes empresários q Praia Cruz tem, mas sabemos que para colocar e ajudar a Região Autónoma do Príncipe, todos os minu yé contribuirão. Pode o Sr. ficar descansado de que o Sporting do Príncipe irá participar na Liga dos Campeões Africanos.

      • img
        S.Antonio Responder

        Sporting Clube do Príncipe jogou no mesmo campo que a equipa de praia cruz o Sr José Vale e se o Sr não tem informação na Época passada o Sporting Ganhou a Equipa de Vitoria do Reboque no estádio
        12 de Julho, o relvado era sintético, deixa de ser idiota, da mérito a quem tem o Sporting jogou no mesmo relvado e se a Equipa de Praia Cruz fosse tudo isso que o Sr diz teria ganho n Ganhou porque o Sporting foi e é superior que a equipa da praia cruz. Se o Sr quiser marca um jogo no Relvado Sintético com o Sporting e o Sr vê o que fazemos a equipa de Praia cruz ou a selecção que o Sr quiser apresentar de jogadores de S.Tomé.
        Lhe digo mais S.Tomé e Príncipe vai estar muito bem Representado na Liga dos Campeões Africano. Nós inscrevemos e vamos conseguir la Chegar só têm que nos Respeitar. Sr Idiota. Viva o Sportig

      • img
        S.Antonio Responder

        Sporting Clube do Príncipe jogou no mesmo campo que a equipa de praia cruz o Sr José Vale e se o Sr não tem informação na Época passada o Sporting Ganhou a Equipa de Vitoria do Reboque no estádio
        12 de Julho, o relvado era sintético, deixa de ser idiota, da mérito a quem tem o Sporting jogou no mesmo relvado e se a Equipa de Praia Cruz fosse tudo isso que o Sr diz teria ganho n Ganhou porque o Sporting foi e é superior que a equipa da praia cruz. Se o Sr quiser marca um jogo no Relvado Sintético com o Sporting e o Sr vê o que fazemos a equipa de Praia cruz ou a selecção que o Sr quiser apresentar de jogadores de S.Tomé.
        Lhe digo mais S.Tomé e Príncipe vai estar muito bem Representado na Liga dos Campeões Africano. Nós inscrevemos e vamos conseguir la Chegar só têm que nos Respeitar. Sr Idiota. Viva o Sporting

      • img
        Somos Todos Santomenses Responder

        Se o Governo Central tivesse preocupação com alguma coisa k diz respeito ao príncipe nós tb teriamos campo com relva sintetica k nem estadio nacional mais como é assim k vcs querem ver o nosso Príncipe então, se sintão como porcos na pusilga pk é assim k sentimos durante todo o campionato regional por isso ñ teêm k se queixar se vcs ñ fazem melhor é vosso problema se esforcem para taça k o capião nacional ja temos doa a quem doer. e ñ so Remy e Lasset ja se informou melhor Sr José Vale para alem deles temos mui bons jogadores no sporting pk ñ foi so o Remy e Lasset k deu vitoria ao Sporting a vossa ira é pk somos melhores k vcs em tudo o k vos fala é reconhecer k o principe tb tem la o seu potencial.

        • img
          José Vale Responder

          Caríssimo STP.

          Tens razão em alguns aspectos. mas é bom frisar, se calhar esclarecer algumas coisas. se continuarmos a esperar pelo Governo central, nunca mais é sábado. Este ainda meteu a pista de tartam n/ estádio 12 de Julho. Eu estava , na altura, em S.Tomé. meu caro eu ainda me lembro tanta campanha que fizeram contra o Sr. antigo presidente da FSF quando lutava para pôr a relva sintética n/ Estádio nacional ”12 de Julho”. É preciso dar césar o que é de césar. Iniciativa privada, as vezes é mais agil k publica. o Sr. Dênde pôs relva, construiu também um centro de estágio e deixou – vos na Ilha do Príncipe com o projecto de um Centro de Estágio em construção. Tudo isso p/ dizer o quê. meus amigos, n/ desanimem lá em S.Tomé as pessoas n/ valorizam nada e o V/ Sporting que, reafirmo, embora c/ más condições do terreno fez este brilharete eles não dão importãncia. Lutem, Estou ao vosso lado,porque neste país ninguem quer fazer e quem faz é amordaçada e perseguida, inclusive violentada. Foi preciso o homem deixar a Federação para ver o que ele fez, incluindo a sede da federação que ele adquiriu há rumores de que já querem vende-lá. Não deixem esses malandros de S.Tomé vos enganar. Lutem tenazmente e eu estou a vosso lado. Viva Sporting Clube do Príncipe. Este centro de estágio vai seguramente melhorar ainda mais o V/futebol.

          um abraço

      • img
        É do Príncipe Responder

        Sr. José Vale: É lamentavel a forma como escreve e como vê as coisas. Isto resume-se em ignorancia. falou muitas verdades, e tem razão quando diz que a condição do relvado não favoreçia um bom futbol. Mas o Prejuizo da má fé está a sair para fora. Não é o Sporting do Príncipe nem o Governo Regional que contruiu o estádio 13 de Junho com falhas incorregiveis.
        O sr. vem me falar de jogar no relvado onde cães e porcos se sentem satisfeitos! é uma lástima ter interpretado isto na minha pobre visão está a chamar os jogadores nacionais de cães e porcos e aos dirigentes desportivos de criadores e pastores destes mesmos animais.
        O Sr. me fala de tirar direitos a competição internacional?
        A 37 anos que nos tiram o direito de viver em igualdade!Até na forma de expressão esquecem do nome Príncipe.
        Ora os insultos ao Príncipe e a sua gente recai sobre O Povo de São Tome e Príncipe!

        Quero lhe garantir que não foi em vão ganhar no ano passado ao Riboque por 2-1 no estádio Nacional, de relva Sintética.
        E neste 3-1 no estádio 13 de Junho, conforme o Sr. discreveu é facto de mérito Nacional de saber que não é só na capital do País onde existem craques. O sr. é um daqueles que não confia, só sabe empatar as coisas, é um ignorante,esuqeceu que no Mezochi, Lembá, Caué, Lobata, Cantagalo também existem talentos prestáveis como sai em jornais incluindo a Região Autónoma do Príncipe, pois todo o São Tomé e Príncipe tem talentos escondidos que merecem ser revelados. ìsto é que se chama progredir. com vitórias e vitorias e não protagonismos.
        Viva Príncipe
        Viva São Tome e Principe

  10. img
    cabujura Responder

    Isso é um abuso será ki esta foto é da equipa que conquistou o compionato nacional Sr Abel Viegas Senhor tem que fazer as coisas como é devido isso é por ser o a Ilha Príncipe então Sr vai usar muitas dessas fotos porque essa taça já tem uma nova vivenda e perpetuamente vai ser do Príncipe e por favor trocar essa foto emidiatamente.

  11. img
    josé vale de vale não tennho nada Responder

    ó meu senhor josé vale,queres buscar os culpados,peça aos teus ditos diregentes la da capital que andaram e ainda andam a esquecer desta parcela do território nacional.pelos vistos vc é daqueles que não gosta do príncipe independente de ter mérito nas coisas que conseguem ou não,um bom cristão que se prese também consegue ver o mérito neste sporting clube de príncipe,que mesmo vindo de uma ilha aonde até o banbaqueré quer falar mal e colocar em baixo consegue mostrar a sua supremacia,porque nós do príncipe também somos filhos de Deus,não somos o dono mais somos o filho do dono.

    • img
      AIVECASCRAVID Responder

      gostei que o principe levou o seu premei eles jogarem e marcaram o seu gol fez o esforço teve o seu enpenho estao de parabens que o desporto de s.t.p contenua no seu caminho de desenvolvimento pra o pais

  12. img
    NON ESTA A VER Responder

    é abuso príncipe é que ganha vêm colocar cara de foro,senhor abel veiga cuidado.mas o que vem a ser isto?também fazes parte dos maus,daqueles que têm ira nossa,senão então mude isso ou dê uma explicação pra isso.

  13. img
    VOZ DO POVO Responder

    Sonia Lopes é cega ela não ve que a imagem que foi publicada não é da equipa da ilha do principe, vc gosta mesmo de por Principe para traz S.C.P ganha vc põe a imaguem do jogadores da S.Tomé isso é uma falta de respeito para com S.C.P.

  14. img
    william Barbosa Responder

    Antes de tudo um abraço bem grande pra todos os atletas que fazem parte deste time SPORTING DA ILHA DO PRÍNCIPE e meus parabens por conquistar o segundo ano consecutivo o titulo de campeão nacional.

    VADÍ CAMBUTA AI VAI UM RECADO MEU: não é envão que as coisas acontecem na vida da gente .
    com todo o respeito aos outros técnicos de futebol la em são tomé fica sabendo que vc na minha opinião ja faz parte de um dos melhor técnico de futebol ao nivel de futebol santomense mesmo com pouco tempo no ramo vc ja mostrou que tem potencial parabens boa sorte continua trabalhando forte e muita humildade e que Deus te proteja e possa te dar muita sabedoria nesse ramo como tecnico te futebol vc é CARA DE MOMENTO.

  15. img
    jose Responder

    a minha maior raiva e contra o sr brassana santos o tal dito comentador desportivo ja por duas vezes que faz o seu discurso inferiorizando a equipa do principe, digo um dia havemos de lhe responder, como o sr dise que a praia cruz deveria nao jogar nestas condiçoes o sr nem parece quem esta habituado a ver jogos. ja viste os jogos na madeira no ano passado, ou a liga de campeos zenite vs slb do ano passado, ora vejamos a praia cruz veio com um derigente tinha o seu treinador e se por acaso o terreno n estivesse em boas condiçoes que jogassem sob protesto, nao o fez porque e agora vem com descupas, vao mas e tomar renee pra passar azia….

  16. img
    Elnis Responder

    Antes de mais, gostaria em primeiro lugar felicitar o Sporting Club o Principe por esta brelhante vitoria frente a um grande que é o Sporting Club de Praia Cruz, para dizer que as duas equipas foram vencedora porque são muito tempos de compitição e os jogadores tambem ficam cansado, tambem da os meus parabens a equipa da Federação Santomense de Futebol por trabalho que tem estado a demostrar para o bem estar do nosso futebol.
    fico triste como que nos santomense quando escrevemos qualquer tipo de comentario faz na base de critica isto é feio, temos que passar uma boa imagem daquilo que é nosso, se a equipa do Sporting do Principe se ganho é bom para o nosso país, não podemos cultivar o esperito de divisão na nossa mente.
    Somos todos Santomense, muito obrigado

  17. img
    FCTUC Responder

    Procuro descrever a verdade e ñ avejo! Príncipe tem mostrado várias e número vezes a sua significativa em geral. A população regional, tbm tem dado e demostrado as suas atitudes e seus poderes políticos, profissionais, culturais e poder adjudicativo.
    Demostramos pela 27°vez q temos gara e grandes jogadores profissionais. sejam eles garotos ou ñ, ms têm gara desportivas…
    Ganhamos campionatos nacional 2 vezes seguidas e taça uma vez..
    Pergunto eu n primeira pessoa! por onde anda os grandes jogadores de s.Tomé? Onde de sair os melhores atletas para seleção?

    Pretendo orgainar n Príncipe um torneio de futebol entre seleção do Príncipe e seleção de s.Tomé.

    Príncipe têm pessoas capaz e é uma cidade de conhecimentos.

  18. img
    Henry Responder

    Os meus Parabéns ao Sporting de Príncipe! Mas necessário se tornar, referir de que a imagem apresentada não tem nada a haver com a Equipa do Sporting de Príncipe. TÉLA NÓN deve saber conciliar a foto (imagem) com a informação (noticia, mensagem)

  19. img
    mendes Responder

    mas isso é equipa do sporting de principe . nunca foi e nem sera para k stp desenvolva temos k fazer as coisas na consciencia moral temos que fazer as coisas atraves da nossa tabua de valores

Deixe um comentario

*