Ciclismo são-tomense sobe ao pódio em Angola

«A seleção nacional de ciclismo de São Tomé e Príncipe conquista o 3º lugar no Grande Prémio Internacional município do Cuchi-Angola». Garantia da Federação de Ciclismo, que enviou para o Téla Nón a boa nova sob a prestação dos atletas nacionais na prova de ciclismo internacional em Angola.

Segundo a Federação Nacional de Ciclismo, a competição que terminou no último domingo, teve 3 etapas. Igor Silva, um nome angolano conhecido em São Tomé, pois arrebatou todas as edições da Volta do Cacau, foi o grande vencedor da prova, deixando para trás Dario Antonio e Mario de Carvalho, este último atleta são-tomense que subiu ao pódio pela conquista do terceiro lugar.
ciclismoOs primeiros 8 lugares da classificação geral individual foram ocupados por atletas do Benfica de Luanda. Os ciclistas são tomenses, que ocupavam o 8º, 9º, 10º e 16º lugares depois da primeira etapa, tiveram pouca sorte na segunda etapa, quando Mauro Silveira e Atemilson Pereira em fuga com cerca de 2´40´´ de vantagem sobre o pelotão, enganaram de caminho na entrada para a cidade de Menongue a poucos quilómetros da meta, explica a Federação de Ciclismo.

Uma situação que comprometeu o segundo lugar por equipas,  que fez a equipa nacional recuar na classificação geral  individual para o 11º lugar.  Edney Nascimento,  e Atemilson Pereira ambos de São Tomé e Príncipe, ficaram na décima segunda posição,e 13º lugar ficou para Mauro Silveira. Valdmir Cruz, que foi uma peça fundamental para o trabalho da equipa, terminou em 16º lugar da classificação geral individual.

O Benfica de Luanda conquistou o primeiro lugar na classificação por equipas frente ao Porcelana do Kwanza norte e a equipa de São Tomé e Principe no terceiro lugar. O Santos de Luanda ocupou o quarto lugar, o Hotel Luso de Benguela o quinto. Participaram na competição 9 equipas com um total de 60 ciclistas.

A caravana nacional regressa ao país nesta terça feira. Antes disso é convidada para uma jantar de Gala oferecido pela  Federação angolana de Ciclismo.

Note-se que a participação de São Tomé e Príncipe na prova internacional de ciclismo de Angola, foi possível graças ao apoio da embaixada de Angola no arquipélago. Apoio que permitiu a Federação Nacional de Ciclimos, responder o convite da sua congénere angolana. O ciclismo são-tomense já está convidado para mais uma competição internacional, que vai ter lugar em Angola no mês de Novembro próximo.

Abel Veiga

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Lioterio Carvalho Responder

    Prova de que nem tudo anda pra traz no meu país.
    Parabens aos que cotribuiram para que este resultado fosse possível.
    Abraços

  2. img
    QUE PENA Responder

    Força irmaos. Com pouco que temos para o ciclismo, estes jovens e o presidente do ciclismo têm conseguido muito. Parabéns. Espero que a nova governança não deixe de dar um mínimo apoio que fosse as nossas modalidades.

  3. img

    Na qualidade de um dos signatários do protocolo de Cooperação entre a Federação Angolana de Ciclismo e a sua congénere Santomense. Acho que cumprimos apenas uma etapa. E, honestamente, na minha modesta opinião a Seleção Nacional de São Tomé e Princípe de Ciclismo, foi a segunda melhor equipa presente neste I Grande Prémio Internacional do Cuchi , no Cuando Cubango. Nem sempre os melhores ganham. Mas, vai chegar um dia que isso acontece. Desporto é mesmo assim. Aproveito a oportunidade para parabenizar o Governo de São Tomé e Príncipe, representado sabiamente pelo Ministério da Juventude e Desporto, particularmente, a FSC e também o Embaixador Alfredo Mingas “Panda”, que foi de encontro aos nossos anseios ao apoiar o pedido feito pelos Dirigentes da FACI, no sentido de continuarmos a cimentar ainda mais a Cooperação entre Angola e São Tomé e Príncipe nos mais variados domínios. Estou bastante orgulhoso com os nossos garotos. Para o Tizi, o Meri, o Meu e outros meuis camaradas de route da Volta do Cacau aquele candando que a distância não nos separa. Até muito breve em Angola ou em São Tomé e Príncipe! Está a continuação da nossa luta!

  4. img
    pascoal de carvalho Responder

    com pouco mais de audácia e investimento, ainda daremos muito que falar. acreditem.

  5. img
    aivecas Responder

    desta vez os ciclista santomense vai dar alguma coisa em pais angolano eles estão no treino só que federação santomense deve ter mas coopetição nacional mesmo no pais nos dia do ciclista daladier coilho havia coisas desta deve fazer um programa das atividades para os ciclistas desta forma eles ficara mas afinado nas coopetição não deve espera quando há grande coopetição em s. tomé esta coisa esta muito mal deve ajeir antes os ciclista deve abri os olho já basta mostra o que vcs são capais ex: fotografo do ciclismo aivicas obg……………

Deixe um comentario

*