00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

FMI  - “São Tomé e Príncipe tem dívida bastante elevada”´

O alerta do FMI, quanto ao elevado endividamento do país, foi lançado pelo chefe da equipa que veio analisar a situação macroeconómica do país.

O FMI considera que o país já atingiu o limite em termos de endividamento. «São Tomé e Príncipe tem uma dívida bastante elevada. O que implica que deve haver muito controlo no tipo de empréstimos que tenta obter», afirmou o chefe da delegação do FMI, que veio a São Tomé.

FMI pede cautela às autoridades nacionais, no endividamento público, para não comprometer as metas do défice. «Foi constatado que no primeiro semestre, a despesa aumentou muito mais do que estava previsto, é preciso controlar muito bem esta despesa de forma a atingir a meta do défice», alertou.

O chefe da delegação do FMI que se reuniu com as autoridades nacionais, não adiantou o valor da dívida considerada bastante elevada, mas reforçou a ideia de que o país está em risco de comprometer as metas do défice.   «Sabemos que a dívida é bastante elevada, São Tomé e Príncipe, é um país que está em risco de incumprimento. Pelo que é necessário manter os limites e controlo de forma a evitar o incumprimento», reforçou.

No que concerne ao andamento da economia nacional, o FMI garantiu que está “razoavelmente sólida”.  Contenção das despesas, é a maior recomendação deixada pela delegação do FMI.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    cacau Responder

    Infelizmente a dívida do STP com o atual governo não terminará tão já, duas ilhas tão pequenas com pouco menos de 200 mil habitantes com um governo cuju o primeiro ministro faz viagns internacional em todas as a semanas….
    Onde o próprio usa o dinheiro emprestado para usufruir em grande estilo no exterior.

    Onde o mesmo usa o dinheiro emprestado para comprar os seus falsos apoiantes “PST, PGR, CGP, militantes dos outros partidos, sociedade civil…..

    Meus senhores e minhas sonhoras o dito Messias irá levar Stp ao abismo.
    Quem viver verá, o pior cego é aquele que não quer ver.

  2. img
    Paulo Andrade Responder

    Muito contrária a noticia que está a ser veiculada pela STP Press, sinal de que essa imprensa estatal só sabe elogiar o Governo e PT. ….

  3. img
    Antonio Passos Responder

    Não irão parar por aqui o poder está a saber bem a muita gente incompetente nomeadas pelo ADI, directores executivos que recebem subsídios chorudos para viajarem em missão e não viajam e comem o dinheiro todo quando deviam devolver. Alguém sabe me explicar sem complicar quantas viagens já fez o primeiro ministro este ano e qual foi o beneficio que trouxe para o país?

  4. img
    Vexado Responder

    Até ao momento o governo não apresentou na assembleia o relatorio de contas do ano 2015.

    Primeiro ministro não presta conta, nem diz quanto o pais já arrecadou nesses dois anos do seu mandato.

    Ministro DVD

  5. img
    vicente Responder

    Não era necessário o FMI alertar o governo, pois todos os membros deste elenco tem este conhecimento.
    - O que foi feito dos 30 000 000,00 de Euros depositado na conta do primeiro Ministro?
    - Quanto custa cada viagem do primeiro ministro com a sua vaidade e megalomania ?
    - Quanto custa cada voo do jeet privado do Primeiro ministro?
    - Quanto custa a corrupção dos membros imfluentes dos outros partidos?

    Façam as contas e tirem as vossas conclusões.

  6. img
    Geoges Spall Neto Responder

    Este gajos do FMI têm que começar a lavar a cara com Zaua para verem bem.
    Não vêm que este gajo do PT só anda a gastar dinheiro dos contribuintes e dos empréstimos contraidos com viagens?

    Em tempos indos, quando o país esta´de rastos, como hoje nunca visto em 41 anos , quando não se tem dinheiro não se viaja como se fosse estar a mudar de cuecas.
    Ele e a sua delegação foi a Nova York fazer o quê? Porquê não incubir a Representação Diplomatica de STP para representar o Estado como tem sido feito em muitas ocasiões?

    Mas o tipo não quer saber. Doa a quem doer, eu gasto este pouco que existe. Que maldade. Tal Pai Tal filho.

    Quem viver verá STP.

  7. img
    Rainha da Koloka Responder

    Realmente estamos a beira do abismo..mas agora sem forcas de bloqueio, um presidente que fala a mesma linguagem que o governo, apesar de ser ” surdo e mudo”, o pais vai dar o passo em frente.
    O presidente ainda esta sem carro? Estamos em crise, nao há dinheiro sr primeiro ministro.. Arranja um motoqueiro particular para o presidente..

  8. img
    Virgilio das Neves Responder

    Triste muito triste. STP já era. todas as conquistas conseguidas por STP nos últimos 41 anos foi por aguas de bacalhau. O povo e o seu país vai-se empobrecendo. O custo de vida vai-se aumentando.
    A EMAE vai mansinhamente atualizando as tarifas e expremendo cada vez mais os santomenses, não admitindo mais que duas facturas, mesmo quando se sabe que o Estado só paga o salario do mês anterior 15 a 20 dias depois. Vamos ver finalmente que a EMAE vai ficar sozinha com a sua merd de energia por vender, uma vez que já não haverá mais compradores.

    Mesmo assim o psicopata do PT vai entretendo e mentindo as pessoas, particularmente os menos lúcidos com o seu projecto de DUBAI que ainda não vi a descolar.

    Quem viver verá. E que Deus abençoe STP

  9. img
    Rui Raposo Marques Responder

    Caros compatriotas.
    Muito sinceramente. Acho que alguém de direito, não sei se é do ADI ou de uma instituição do Estado devia exigir ao PT uma certidão de sanidade mental. Até mesmo para o seu bem.
    Pode ser que o cidadão tenha alguma perturbação mental? É muito normal. Ainda quando se sabe que ele é um bom sonhador?

    Caso contario poderemos ter inúmeros problemas no país por causa de um só homem.
    Tenham isto em conta. O senhor PT, meu primeiro Ministro têm comportamentos as vezes desviados. Pode ser que o homem precise de um acompanhamento e se for o caso ele deixa o lugar para o Varela por forma a se tratar.
    Pensem nisto, meus correligionários do ADI.

  10. img
    tchonzu Responder

    Ha solucao para tudo.
    Podemos começar com o modelo de crescimento endogeno para estimular o crescimento interno e reduzir a importacao, equilibrar a POB e reduzir a procura de divisas.

  11. img
    luisó Responder

    Ontem á noite na RTP- ÁFRICA passou a tal entrevista em que o representante do FMI muito nervoso e instável dizia que não se recordava dos números ao certo ????? mas que STP estava com uma dívida bastante elevada , o que podia comprometer seriamente futuros empréstimos ao País. Recordava esse senhor que em 2004 STP tinha sido alvo de um perdão de dívida, que na altura rondava os 300 milhões de dólares.
    Logo a seguir este jornal mudou para CV e segundo o FMI este País está no bom caminho para a execução orçamental, está a sair da crise esperando-se um crescimento anual de 3,5 % e consolidado.
    Assim vamos.

  12. img
    Júdice Neto Responder

    Que remédio. Meus irmãos apostaram no Colapso Total. Então pagaremos todos.
    É pena os que estão no país. Eu por exemplo estou em Libreville, embora com problemas, mas vou-me virando.

  13. img
    STPalerta Responder

    Meus caros,
    Alguém sabe me explicar porque que desde 2013 que não subimos no ranking da transparência. Continuamos no lugar 66 com 42 pontos. Isto quero dizer que com a entrada do famoso 16°Governo constitucional, liderado por dr. Patrice Trovoada, não fez nada para melhorar a nossa situação e no meu entender está piorando. Na avaliação de 2017 tiraremos as nossas ilações. Haver vamos.

  14. img
    Inadelcio Freitas Responder

    Nenhum, governo irá mudar este País pequeno em dimensão. Somos poucos em comparação a outros países, e desde a independência até o tempo presente o governo não consegue levar este País para rumo de desenvolvimento.Porquê?, o que está passando? temos grandes economista, administradores, contabilista e outros porquê? Só sei que quem passou ali vão dar conta a Deus pela má governação.

Deixe um comentario

*