Primeiro Ministro exige que o ministério público investigue com urgência as denúncias feitas por Teotónio Torres

Numa declaração pública, o Primeiro-ministro Rafael Branco, desvalorizou as denúncias feitas pelo economista Teotónio Torres. Rafael Branco aproveitou para culpabilizar a RTP-África e a RDP-África pelo facto de o economista ter proferido tais denúncias.

Rafael Branco disse que reage a tais declarações de Teotónio Torres apenas e só, porque nomes de presidentes de países importantes para a cooperação são-tomense foram citados. «Costuma-se dizer que a idade é sinal de maturidade. Mas nós conhecemos a natureza humana. Nem sempre os cabelos brancos significam maturidade, Nalguns casos podem ser sinais de alguns problemas mais graves», declarou Rafael Branco, pondo indirectamente em causa a saúde mental de Teotónio Torres.

«Sobre a questão do petróleo, o governo de São Tomé e Príncipe não assinou nenhum acordo, nenhum entendimento com a Galp em relação a exploração de petróleo. Em relação a Angola este governo chefiado por mim, não assinou nenhum acordo nem entendimento. É verdade que no governo do MDFM-PCD foi assinado com um protocolo de assistência técnica com São Tomé, para formação de quadros e para aproveitar a longa experiência de Angola neste domínio», defendeu o Primeiro Ministro.

A RTP e RDP-África foram visados na reacção do Chefe do Governo. «É pena que essas declarações tenham sido feitas através da RTP-África e reproduzidas selectivamente pela RDP. Esses dois órgãos deveriam ser um veículo para aproximação de todos os povos de língua portuguesa. Não podem ser utilizados de maneira tão irresponsáveis, para fazer declarações gratuitas, insultuosas, desprovidas de qualquer sentido», sublinhou.

Rafael Branco foi mais longe. «A RTP – África, sobretudo a RDP-África utiliza os seus canais para semear o ódio a discórdia, o insulto», frisou.

Rafael Branco disse ainda que tais declarações de Teotónio Torres, demonstram «que existe muito ódio e falta de ideais».

Abel Veiga

  1. img
    Manuel Jorge Responder

    Rafa, Rafa, Rafa, o cerco se está apertando. O Senhor Torres está muito bem mentalmente. Cínico

    • img
      SN-FS Responder

      Senhor Rafael Nós vivemos num estado democratico, contudo deverá existir liberdade imprensa o reação do senhor rafael apresenta algum sinal de disnorte,o senhor anda aflito, O MP deveria pedir excepcionalmente para investigação fim do sigilo bancario deste senhor e não só porque decerteza ele não será unico envolvido nesta situação….para não haver oportunidade de eliminar provas…..aperta o cerco ao senhor rafael…

      • img
        Manuel F. Responder

        Meu caro, o facto de vivermos num estado democratico onde tem que haver liberdade de imprenssa não nos dá o direito de despejar as nossas frustações pessoais de forma leviana sobre os outros. E o pior é que basta alguém fazer uma acusação contra um dirigente, para virmos todos fazer barulho e criticar, sem antes tentar verificar se as acusações são verdadeiras ou falsas, mas quando é uma noticia sobre alguma conquista ou algo positivo para o nosso País, duvidamos sempre, dizendo que temos que ver primeiro para depois acreditar.Em que ficamos afinal?!
        Quanto a tal liberdade de imprenssa, todos sabemos que na pratica, em São Tomé, quase todos Jornalistas estão politizados e dão-nos as noticias por encomenda dos seus Bosses. Não acham estranho por exemplo, o Oscar Medeiros dar sempre enfase as noticias negativas sobre o MLSTP ou PCD e por outro lado falar sempre bem do ADI? O mesmo se passa com o jornal ” O parvo”, sempre submisso ao ADI, sempre contra todos os outros.POrque será?! E é esse senhor Patrice Trovoada, que os São-Tomenses querem que governe São Tomé. Alguém que, até nos seus cartazes eleitorais tem fotografias do Dubai e pessoas d9o Gabão. Nenhumn Sãotomense, mesmo os seus candidatos autarticos aparecem nos cartazes do ADI.Isso sim, são factos sobre os quais temos que reflectir.

    • img
      Santola Responder

      Acho o MLSTP dos partidos mais organizados e com estrutura forte em STP, mas os principais politicos que la estao nao expiram confiança, aponto principalmente ao Rafael Branco. Eu nao tenho um partido a favor, mas as minhas duvidas sao muitas em relação ao partido que deverá dirigir esse pais. Acho que o MLSTP esta esgotado e muito queimado. Ultimamente têm falado muito do MLSTP e dos seus politicos. Se as minhas duvidas existem nessas eleições, o que será das eleições presidenciais do proximo ano? Não vejo uma figura politica com capacidade para ser presidente, existia sim o Dr Francisco Silva que era a figura ideal sem margem de dúvida para esse cargo, mas infelizmente ja nao o temos. Então fica a minha questão: Que figura politica poderá ser o proximo presidente de STP?

      • img
        Povo Sofredor Responder

        Meu caro, não precisa ser figura politica. De maneira que as coisas andam, o proximo poderá ser Cocolala, Juvem, Daimone-Joni, ou seja, qualquer um. Mas tudo depende de nos, o povo que vota, mas infelizmente, entre eles, temos que escolher um. Coitado de nos, o povo que fica na miseria vendo o pais andar para tras, na esperança de uma vida melhor para os seus filhos e netos.

        “Povo Sofredor”

    • img
      Paulo S. Responder

      Compatriotas, é por estas e outras que o nosso País está na situação actual. As pessoas não podem utilizar os canais de informação para fazerem todo o tipo de acusações gratuitas e irresponsaveis contra todos e depois não apresentarem provas. A isto chama-se difamação, e difamação é crime. Espero que a nossa justiça actue rapidamente e se o Sr. Teotonio tiver provas, que as apresente, mas se não tiver, que seja punido exemplarmente e sem piedade pelo seu estado de saude fisica e mental, para ver se acabamos de uma vez por todas com esse mau feitio São-tomense de dizer todo o disparate sobre toda gente e nada acontecer.

  2. img
    luisó Responder

    o que voçê tem sr. primeiro ministro ou melhor não tem é cultura democrática e é por isso que a TVS é a pasmaçeira que se vê, sem debates politicos, sociais ou culturais. a rtp áfrica e a rdp estão habituadas ao diálogo e á confrontação politica e nos debates os seus convidados podem exprimir-se como quizerem porque a responsabilidade das declarações são dos próprios , não são das estações de TV ou rádio.
    tal como tudo nos politicos de STP, muito mal habituados á discussão, ao debate e á contradição.
    disse…

  3. img
    A VOZ DO CEITA Responder

    Dr Joaquim Rafael Branco” Quim Rafero ” Quem nao te conhece que te compra bom Preço …… Não duvido das Declaraões do Dr Teotonio Torres tudo o que ele disse encaro e povo santomense deve encarar como realidade …

    Retrocedendo tempo atras como era Ministro de Comercio Industria do Governo de Carlos Graça, Rafael Branco “Quim Rafero” nao lembras do negociação mediucre feita privatização da ROSEMA prejudicando assim STP com compartida na Bonus ou Comissão Pessoal aquiriste na tal negociação ?

    que vergonha Rafael Branco es a nossa vergonha no exterior do Pais

  4. img
    ctiny Responder

    O senhor Torres também juntamente com Rafael branco é um bom ladrão.
    talvés não envolveram ele nesse negócio é por isso o ódio.
    Só agora é que proferre tais acusações?
    Deveriam prende-lo já até k a prova aparece-se.

  5. img
    moreno Responder

    Nao creio que o senhor Teotonio Torres tenha inventado o que disse.Ele naturalmente sabe de algo senao nao iria dizer o que disse .. algo se passa.

  6. img
    maiker Responder

    O DR Teotónio Torres tem toda razão.
    o rafael Branco éum Reles.não tem moral nem etica para ser primeiro ministro.
    é um grande currupto até um dos melhores advogados de S.tomé DR.Adelino Isidro mostrou provas que de currupção praticada por Rafael Branco.
    rua Rafael branco.
    sinico.

  7. img
    Democratico 1 Responder

    Quando o Senhor culpabiliza A RTP e RDP-África, eu não concordo e de que maneira…Por isso que a TVS é o que é, só passam noticias que vcs querem e a vosso favor…é assim que é democracia? é dessa forma que se implanta cidadania? pela mor de Deus, deixem essas estações fazerem o seu pape. Estamos num Estado de direito democratico, onde o Estado não pode concomitante mente através de uso de poder manipular tudo em quanto…chega rafael, aproveita que o teu dia está chegando!!!!
    Viva STP!

  8. img
    Davila Dote Maduque Responder

    Meu caro, as suas declarações são muito serias, veja-la onde se mete…
    Eu indago com a seguinte questão: Onde andava o Sr. Torres que só agora aparece com vontade de fazer tudo?

    • img
      JACADOXI Responder

      É POR STP AINDA TER PESSOAS TÃO CEGAS QUANTO TU QUE AINDA TEMOS O PAÍS QUE TEMOS.

      ROGO A DEUS QUE A MIOPIA , O ESTIGMATISMO E A SURDEZ QUE TE CONSUME E DEVORA POSSA ENFIM SE SARAR , COM A MUDANÇA QUE VEM POR AI.
      OBRIGADO , CARO , RAFA, NÃO TENS CULPA O SISTEMO TE FEZ ASSIM

      • img
        bijeca Responder

        tu!deves,ser um grande feticeiro,meu…e grande tapado

    • img
      Lima Responder

      Davila desculpe; foste triste nos teus comentários. Será que não entendeste que o Rafael ao invés de entregar o caso para averiguação no Ministério público, culpabiliza a RTP e a RDP? não entendeste que de qualquer modo alguma coisa passa…o Rafa pode tudo, embora o Adelino Izidro ser mais um, mas uma coisa é certa o negócio da ENCO faltava 900.000 usd. Achas que Rafa não sabia disso. Ja viste alguem a pôr mão no fogo para outro? Mas o Rafa publicamente diz q punha mão no fogo para Ministra de finanças. Cuidado com malandrice das pessoas. O Rafa aparenta ser boa pessoa. Mas está envolvido em varios casos de currupção neste país. E todos nós sabemos disso.

  9. img
    Zovirax Responder

    O Dr. Teotónio Torres é uma pessoa com muita experiencia da vida e muito bem qualificada. Ele conhece bem o senhor Rafael Branco. Creio que suas acusações são um sinal de verdade, pois não há fumo sem fogo. Realmente, interroga-se; onde é que o MLSTP e outros partidos conseguem arranjar tanto dinheiro para esbanjarem na campanha eleitoral? Trata-se de uma situação que deve ser investigada, mas certamente a culpa morrerá solteira como consequência da promiscuidade entre os partidos políticos e poder judicial. Todo o povo de STP deve estar atento as manobras do senhor Rafael Branco.

  10. img
    tagarela Responder

    Investigação séria, é o mínimo que deve pedir e ser levado a cabo.

    Espero, no entanto que a tão grave denúncia seja acompanhada de algum suporte indiciário, de modo a que o MP possa iniciar a devida investigação com base em algo mais que simples palavra, ainda que venha de alguém idóneo, como é o caso deste Sr. Viva STP!!!

  11. img
    Leve-leve Responder

    A declaracao do Rafael Branco(PM) mostra tao quanto ditador ele eh. O Quintas Aguiar tem toda razao. Se sr. PM quer matar a democracia de STP, quer impedir a liberdade de expressao com ameacas a RTP-RDP Africa, o sr. esta enganado. Ve-se que os teus argumentos de defesa nao sao convincentes. Quem sao os Presidentes de Angola, de Brasil e de Portugal quem nao se pode referir os seus nome? O sr. quero censurar a RTP-RTP AFRICA que deixe de ser PM e va la tralhar. Espero tb que a procuradoria nao coloque essas defamacoes na gaveta, e que eles da Procuradoria que mostrem que sao de facto os advogados do POVO. O Povo esta contigo sr. Teotonio.
    Viva Democracia! Viva! Viva liberdade de expressao! Viva! Abaixo ditadura! Abaixo! Abaixo Rafael Branco, cinico!Abaixo! Abaixo todos aqueles que estiverem com Rafael Branco nesta hora da verdade do destino de STP! Abaixo!

  12. img
    Abel Martins Responder

    Rafael e muita pena que ate agora nao sabes que o tempo que o PCD te deu ja chegou o fim a ver vamos

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Por falar em PCD: a STP Trading, juntamente com membro da Câmara de Comércio está retirando os produtos da Linha de Crédito do Brasil que estão no armazém do porto e levando para serem usados como comida de porcos.
      Vergonha, vergonha vergonha!

      Sr. Teotonio inclua nesse bolo o Delfim, o Nino Monteiro e o Bano dos Prazeres.

  13. img
    FC Responder

    Pergunto ao Senhor primeiro-ministro, onde mais poderiam estas declarações serem proferidas? A TVS esteve em greve, a RN sobrevive com esmolas…
    Quem senão a RTP ou a RDP para nos poder aclarar sobre o que se passa no pais, mesmo que sejam apenas simples demonstrações de ódio.
    Pelas palavras do sr. primeiro-ministro, só tenho receio que este seja o início de uma campanha de cerceamento das vozes dos jornalistas da RTP/RDP – África. Caro Abel Veiga, tenha muito cuidado.

  14. img
    Zé Cangôlo Responder

    NÃO VALE A PENA FAZER-SE PASSAR POR UM CORDEIRINHO E ESCONDER-SE ATRÁS DAS RELAÇÕES COM ANGOLA E PORTUGAL.
    TODO O MUNDO SABE QUE NESTAS ELEIÇÕES O ESBANJAMENTO DE DINHEIRO AUMENTOU PORQUE COM BASE NA NOVA LEI DE LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO PÚBLICA VÃO ENRIQUECER-SE QUANDO ESTIVEREM NO PODER PORQUE OS NEGÓCIOS SERÃO FEITOS SEM A FISCALIZAÇÃO PRÉVIDA DO TRIBUNAL DE CONTAS. NÃO É SÓ O RAFA É DE TODOS OS BASTARDOS QUE COMPRAM A VONTADE DO POVO NESTA TERRA.

  15. img
    Carpe Diem Responder

    Se essas acusações forem verdadeiras, estamos perante um forte problema nacional…aguardado, como também todo o povo são-tomense pelas conclusões dessa investigação que é de véras importante para esclarecermos as dúvidas..são acusações muito graves..Um bem haja à todos os são-tomenses espalhados por esse mundo fora e em especial a aqueles que vivem tudo isso de perto..força e coragem..VIVA STP

  16. img
    JACADOXI Responder

    Rafa, seu tempo esta se esgotando,a justiça tarda , mas ela nunca falha, podes ter certeza disso, .ALIAS PERGUNTA-SE , SE BEM ME LEMBRO ATRAVES DETE MESMO CANAL,FICAMOS TODOS SABENDO QUE DIAS DEPOIS DE TERES REGRESSADO DE LUANDA ,UM DOS TEUS FUNCIONARIOS HAVIA TE ROUBADO, FALOU DE TEREM ENCONTRADO MAIS DE 500 MILHOES DE DOLARES ,MAS ATE HOJE NADA FIOU ESCLARECIDO.TOMARÁ DEUS AJUDE A DESCORTINAR ESTE CHAILE PRETO QUE HA MUITO TE COBRE. TOMARA.
    VIVA A DEMOCRACIA , E UMA DEMOCRACIA RESPONSAVEL.

  17. img
    Caquenha Responder

    Se ñ for a RDP ou a RTP África, qual é o canal de rádio ou televisão que tem autonomia de divulgar notícias sem ser chumbada(impidida de ir para o ar) em são Tomé? A Rádio Nacional? Eu acho que a rádio ou televisão está para fazer o seu trabalho e quem ñ deve ñ teme! Prove a sua inocência para que o povo que ja esta cansado dessas falcatruas comesse a acreditar no futuro desse país!

  18. img
    Abreu Responder

    Sr. Rafael Branco é o sr. quem tem problema metal…
    Todos nós sabemos que o sr tem vício de querer veder o que não é seu.
    Por exemplo ENCO que o sr vendeu…

    Sr é mesmo um reles.

  19. img
    JACADOXI Responder

    O Sr DEVERIA TER VERGONHA , QD PENSA EM CRITICAR A RDP E RTP AFRICA, DEVIA PENSAR EM DEIXAR A IMPRENSA TOTALMENTE LIVRE SEM SENSURA, AINDA ME LEMBRO EM 2005 UM JORNALISTA DA TVS , LIGAR E PERGUNTAR PRA UM MINISTRO DA EDUCAÇÃO SE ELE PODERIA DEIXAR A MATERIA IR POR AR. ISSO É DANTESCO. VERGONHOSO NUM ESTADO DE DIREITO DEMOCRATICO, VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO CLARO ESTA COM RESPONSABILIDADE.
    SEU DITADOR.

  20. img
    "Nós por cá e a nossa maneira" Responder

    ………isto é conversa de quem andou durante muito tempo a delapidar o patrimonio do país, e encontra-se a viver sei-la a onde a custa dos outros……………………pertencem todos ao mesmo…..andou também no MLSTP………ussurpou também do bem do povo e os nos deixou na miseria……..

    …por onde tem andada durante o tempo que deixou de ser ministro em STP?????

    …..foi ministro durante muito tempo o que fez para o país???? Que beneficio trouxe para o país?????…………

    ……são todos farinha do mesmo tacho……..estão todos misturados….

  21. img
    Democratico 1 Responder

    Dessa vez Rafa, só teus familhares irão votar no MLSTP/PSD…

  22. img
    Mané Petema Responder

    hoje temos meios de comunicação de sobra, alternativa suficientes pra colhermos informações e filtra-las. Devemos ficar atendo a tudo sobre denuncias. Temos pessoas idôneas em STP. Se RAFA pudesse,fecharia RDP e todos escapes de vazamento de informação. So que RAFA, estamos no Século Vinte e dois. Difícil. Tudo tem prazo de validade, menos nossa Nação.

    PS:São Tomé e Príncipe é o melhor país do Mundo pra nós São-Tomense. Não Devemos Confundir Política com Nação.

  23. img
    FS Responder

    Mais uma brincadeira para divertir e desviar a atenção do Zé-Povinho. Como cidadão, gostaria muito sinceramente de conhecer as provas que sustentam as graves acusações do Dr. Teotónio Torres. Sou defensor da luta contra a corrupção, mas tambem, não é justo as pessoas virem a praça pública, aproveitando o periodo eleitoral, para fazer graves acusações a outras, sem poder provar.Senão, tudo isso torna-se uma brincadeira e não ajuda a promover a paz que pretendemos para tratar de assuntos sério para o desenvolvimento do Pais. Isto não tem nada a ver com liberdade de expressão.Tem que haver consequencias para quem denuciou e não conseguiu provar ou quem foi denunciado e não conseguiu provar a sua inocência.Já ouvi tantas vezes o PGR a dizer que vai averiguar situações anteriores e nunca foi tornado público o resultado dessas averiguações. Esperemos que não seja mais uma vez.

  24. img
    Analista Santomense Responder

    Infelizmente os meios de comunicação santomense sempre estiveram sob controle completo do governo, ou seja, sempre e somente só são transmitidas informações por eles conferidas, modificadas e com aval dado.
    Agradeço aos meios de comunicação internacional (RTP-Africa, RDP- África, etc) de fazerem a vós do povo ser difundida a nível internacional.
    Todos nós sabemos o quanto ao longo desses 35 anos a classe política são-tomense tem utilizado o poder para montarem instituições de negócios pessoais e sujos em detrimento do desenvolvimento de STP.
    Viva STP!

    • img
      Faustão Responder

      Só para informação, todos os meios de comunicação estão ao serviço de alguem.O problema da nossa comunicação social é muito mais grave. Que alguem me diga ao contrário e me comprove.

  25. img
    cesarjesus Responder

    E uma acusacao muito seria e que exige o veredito mais rapito possivel…cabe ao Ministerio Puplico tomar iniciativa neste sentido de forma a apurar as verdades destas acusacoes…pois onde ha fumaca, tem que haver fogo…pois nunca vi fumo sem fogo, algo se passou!!!

    Forca Povo STP…

  26. img
    Saotomense Responder

    Mr.Rafael Branco.
    Deixei o meu Pais amado, por causa de pessoas como vc,e a “gang” do MLSTP. Voce ja ocupou quase todas posicoes no Governo, excepto a do Presidente. Nos faca um Ultimo favor antes de morrer, se retire da vida publica antes q.o povo saotomense seja forcado a faze-lo por ti.
    Rafael vc ja deve ter o suficiente guardado ($$$$) para se aposentar.
    O Pinto da Costa e Maria Amorin mandam te saudacoes cordiais

  27. img
    Moreno Responder

    Como ja escrevi num comentario nao acredito que seja invencao do sr.Torres o que disse.No que diz respeito a investigacao que o Ministerio Publica possa fazer nao ira dar em nada.A politica em STP anda de maos dadas em STP.E nunca nunca veremos o sr.Rafael Branco sentado no banco dos reus.A nivel nacional dentro de um par de semanas passa se uma esponja e tudo fica limpo.Agora a nivel internacional ou melhor as instituicoes – Sonangol e Galp poderao reagir.Ja estamos habituados a esse tipo de coisas.Esperemos para ver a seguinte fase.

  28. img
    Moreno Responder

    “a politica em STP anda de maos dadas a justica”

  29. img
    AmigoSTP Responder

    O senhor Teotónio Torres quando falo do outro tem que falar de si, o senhor Teotónio Torres foi i ministro de Plano e finanças também tem responsabilidade no que toca o atraso do desenvolvimento de STP e qunando esteve lá não fez nada do que tratar as pessoas como escravo espresando os funcionários de palavrões de facista que ele é, e não deu prova como um bom gestor foi a Empresa do filho SOCOP levou a essa mesma empresa a falencia total e refugio-se em Angola porque que ele não ficou para contribuir com as suas falsa ideia do seu amigo Agostinho Rita um outro que também não deu prova e levou o banco a falencia o banco comercial equador,Teotónio Torres serviu de porta-voz do seu querido amigo isso não é do seu próprio pensamento. O povo de São Tomé o senhor Teotónio Torres é muito mau, ditador, facista ele não tem moral para falar do outro.

  30. img
    Moreno Responder

    Em relacao a culpa que o sr.Rafael Branco atribui a RDP Africa em relacao as acusacoes,feitas pelo sr.Torres sao ridiculas e a mim me surpreende como um chefe do governo de um pais democratico possa pensar assim.A comunicacao social num pais democratico,nao pode ter partidarismos,tem que ser insenta,e sobretudo sem sensuras.o interveniente diz o que sabe e o que pensa,dentro de normas civilizadas e de respeito e sobretudo de responsabilidade.Portanto o que este senhor atribui a RDP Africa e infundado.

  31. img
    Jojó Responder

    Se os Tribunais e Procudadoria tivessem getão independente dos seus orçamentos anuais, vocês iriam ver onde é que isto iria parar. É isto que deviamos exigir para estes orgãos. Não critiquemos estes orgãos simplesmente, eles têm dificuldades, e é prepositado para que não possam agir de conformidade. Força STP.

  32. img
    rochinha Responder

    o sr PM deveria ma é fazer 1 campanha apresentado a sua demissão não criticando alguêm k quer fazer alguma cs pra s. tomé como o PT. o PM nas suas campanhas só critica o PT esquecendo ele k quem esta n poder é ele.tenha vergonha sr PM, são tomé j esta cansado das suas mentiras………

  33. img
    Boca de mundo Responder

    Rafa está na Boca de Mundo.
    Rafael, Albertino e Delfim: Quem vai pagar a dívida da STP-Trading?

    • img
      António Veiga Costa Responder

      E os produtos que já estão sendo jogados para os porcos???

  34. img
    DLima Responder

    STP precisa de mais movimento de libertação para nos tirar das mãos destes colonos negros.

  35. img
    MOÇU GLAVI Responder

    sim senhor teotóneo muito bem.ha que haver pssoas com corragem para enfrentar esses senhores que estão no poder e pensam que podem levar o país para além do posso em que está. O senhor Rafael deveria era ter a vergonha de querer culpar a RTP e RDP de fazerem o seu trabalho e preocupar em aproveitar com essas declarações ganhar consciencia e trabalhar de forma leal em beneficio e apoio ao povo,que é para isso que o snhor la esta. meus parabens ao senhor teotóneo pela coragem e determinação

  36. img
    Rafael preto Responder

    Como o sr falael branco existem mtos em stome, pessoas que perderam o amor pela terra e pelos os seus irmao que passao fome nas rocas e mesmo na capital.

    Pessoas que como o hitler pessou um dia conquistar o mundo, e acabou num bunquer, escondido, fugindo com medo dos seus persiguidores e acabou se suicidando.

    Pois a justica tarda mais ela chega, assim sonho com o dia que todos os hitler de stome sejam julgados, condenados a 10000 anos de prisao.

    Walthamstow-london

  37. img
    Só visto!!!! Responder

    Mais uma denúncia que se vai ficar por isso mesmo. A semelhanças das outras feitas contra Sr. Rato(Rafael Branco), os tribunais e toda a estrutura do Estado assobiam pro lado.O País perdeu toda a credibilidade por causa de uns ratos e baratas que infestam o Estado. A Assembleia Nacional com Deputados analfabrutos, Presidente da República é o que se vê e se ouve, Juízes de faz de conta, enfim…vergonha, vergonha…Hão-de pagar tudo o que andam a fazer ao País e ao Povo…
    A luta continua, a vitória é certa!

  38. img
    e essa éee Responder

    Bom dia meus caros,

    Só uma questão: O sr Rafeiro não foi secretário geral da CPLP?

    Vem agora por em causa o jornalismo da CPLP?

    É mesmo muita cara pau.

  39. img
    Filho de Deus Responder

    BEM Sr. PROCURADOR PEGAS NOVELHOTE E LEVA PARA O PRUCURADORIA APERTALHE O CALU PARA ELA APRESENTARA AS PROVAS UMA VEZ QUE O PM DIZ QUE O SEU GOVERNO NÃO ASSINOU NENHUM DOCUMENTO COM TAIS EMPRESAS E CASO ELE NÃO APRESENTA TAS PROVAS AGORA PARTE-SE PARA OUTRA FASE, OU SEJA, CRIME DE CALUNIA E DIFAMAÇÃO.
    PORQUE NESTE PERIODO ELEITORAL TODA GENTE FALA TUDO SEM CONTROLO.

  40. img
    Mé-Zochi Responder

    Sr Rafael, a comunicação social não é responsável pelo que os outros vão lá falar, o que eu o aconselho é provar que este senhor está clinicamente mal, como o sr referiu.

    Sábias são as suas palavras quando diz que nem sempre os cabelos brancos são sinónomos de maturidade, pois isto é o que estamos vendo em S.Tomé diversos governos com cabelos brancos, a brincarem de ser jovem e acabando com o país.

    • img
      Frederico Responder

      A pois, Sr. Rafael Branco esqueceu-se de olhar para o espelho para o seu sobrenome! Dedu ná cá pontá ubuê dê fá!

  41. img
    Eugénio Silva Responder

    SOU DE OPINIÃO DE QUE SE APURE AS RESPONSABILIDADES E QUE O BEM PÚBLICO DELAPIDADO DEVA SER REPOSTO NOS COFRES DO ESTADO. FAÇA-SE A JUSTIÇA. AS PESSOAS QUE PREVARICARAM NÃO TÊM NECESSÁRIAMENTE QUE IR PARA CADEIA. SE HOUVER MEIOS PARA INVESTIGAR OS CASOS DE CORRUPÇÃO, AS CONTAS BANCÁRIAS DOS PREVARICADORES DEVEM SER CONGELADAS POR INICIATIVA DOS TRIBUNAIS, SEJA EM QUE PARAGEM FOR (NO INTERIOR OU NO EXTERIOR DO PAÍS). QUE OS BENS ILICITAMENTE ADQUIRIDOS REVERTAM A FAVOR DO TESOURO PÚBLICO (FINANÇAS PÚBLICAS).

    HAJA DENÚNCIAS RESPONSÁVEIS, HAJA LIBERDADE DE IMPRENSA COM RESPONSABILIDADE.

    NÃO ESTÁ EM CAUSA O ÓDIO, MAS SIM O INTERESSE PÚBLICO OU COLECTIVO. “QUANDO O SOL NASCE É SUPOSTO ILUMINAR À TODOS!”

    BEM HAJA! VIVA STP!

  42. img
    VÓS DE CUBA... Responder

    Sr. Primeiro Ministro, com o todo respeito antes de mais, creio que o seu tempo de fazer ja esta terminando…
    O que o Sr. tinha nas bagagens para fazer em prol do povo, ja se esgotou… Somos uma naçaõ democratica, com uma liberdade
    de expresaõ. Existe aquele medo de dizer” Se eu falo a verdade, posso ser castigado”. Senhores chegou o memento
    de tirarmos com o medo dos que se creêm leões, que dizem ser: salvador da patria. Mas estas expresões naõ condizem
    com as suas pesoas na practica… Expreso que se realmente houve denucias, é porque ha provas, mas como o circulo da nossa naçaõ, cuanto a guvernação nos
    orgaos centrais do estado estaõ sujos, nanhuma verdade vira a tona, simplesmente seraõ ocultasdas.
    Nesta ordem de ideias creio que chegou o momento da verdadeira limpaza e deicharem os que realmente querem guvernar e fazer de Saõ Tomé um
    paraizo na linha do equador.
    Sem mais espero que muitos tenhaõ este ponto de vista. Porque até cuando o subdezenvolvimento mediucri e o enrequecimento privado.
    O povo necessita de viver cómodo nas suas sociedades, estar alegre todos os dias, levantar e pensar o que comer e ter como resolver esta comida diaria.
    A sociedade necesita de uma luz brilhante, jovens necesitaõ de lugares de diversões, e possibilidade de se desenvolverem, ao corto medio e lomgo prazo.
    Izorto em nome da lei democratica que façaõ uma enorme refleçaõ, porque ha muita coisa por fazer neste pais.

    Eu.

  43. img
    Dr.Amado(Vulgo Saca Papo) Responder

    OH RAFAEL DEVIAS É MANDAR PRENDER ESTE HOMEM ATE O MP TER PROVAS…APESAR DE AMBOS TEREM CARREGADO OS SACOS E TEREM OS SEUS DEFEITOS JA BASTA DE CALUNIAS,FANTASIA DE XURURU PORQUE ISTO FICA MUITO FEIO EM ESPECIAL NO ESTRANGEIRO, ATE SENTE-SE VERGONHA EM DIZER SOU SANTOMENSE ESTE HOMEM VEIO É DAR CABO DA IDENTIDADE DO PAÍS NUM MOMENTO EM QUE PAÍS ESTA PRECISAR E POR CIMA NUMA CAMPANHA, ESTES TERMOS JA NÃO SE USAM,JA ESTA FORA DE MODA, ANTIGAMENTE É QUE OS HOMENS USAVAM CALÇA DE BOCA DE SINO, AGORA USAM YEYÉ PA…ACUSAÇÕES PESSOAS PUBLICAMENTE JA NÃO SE USAM TAMBEM COMO KIMONE OK FAZES A TUA CAMPANHA TRANQUILAMENTE APESAR DE TERES CARREGADO TAMBEM O SACO…

    • img
      Mantchin Molado Responder

      Sou santomense e resido no estrangeiro. Assumi sempre a minha identidade e origem. E isso me tem custado a face. Sou muitas vezes confrontado com comentários muitos desagradáveis e quase insultuosos sobre tudo de estrangeiros que já estiveram em stp e se interessaram pelas ilhas. É da incompetência que somos quase sempre acusados e a nossa imagem posta em causa e não por andar um ou outro filho da terá frustrado com a situação e dizer, com a liberdade de que tem direito, o que pensa. Pensar que os outros não sabem dos nossos erros é sermos gato escondido com rabo de fora. Graças a Deus as tecnologias evoluíram de forma que as nossas responsabilidades pelos actos praticados são cada vez maiores. Hoje um arroto em STP sente-se na China. Quem não perceber isso está perdido.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      “Mandar prender até o MP ter provas”.

      Tenho vergonha da corrupção em STP e de pessoas que pensam como você.

      Sao vocês que mancham e envergonham nosso país lá fora.

      Me dá vergonha ver que entre nós existe muitos com grande atraso mental.

  44. img
    certeza Responder

    Sr Torres, quantos dolares recebeu para falar sem mostrar prova alguma, pelo menos uma, durante a campanha eleitoral?
    Não conseguiu ganhar enquanto jovem, está a procurar dinheiro para deixar para a sua mulher, se é que é sua, e filhos angolanos?
    Se for verdade o que disse, porque não o fez antes da campanha? Porque não fez quixa no PGR? È isto que distingue gente séria de gente boateira!

  45. img
    h da silva Responder

    Uma coisa e certa…voces tds sao uma vergonha para o meu pais.onde andava esse senhor a mais tempo pra fazer essas denuncias?e digo mais axo k nem adelino,vc e outros deveriam parar com essas fofocas e comecarem a dar provas dessas malandragem ao ministerio publicos.mas nao ficam ai a mandar vir mas sao tds do msm barco.tu nao apresentas as provas pk alguem iria apresentar as tuas.Vcs ainda vao pagar td de mal k fazem a esse pobre povo.

  46. img
    oliveira e castro Responder

    davial meu irmao economista. eheheehheehe.

    nao digas isso pa!

  47. img
    Mané Petema Responder

    Como parte da norma de conduta, não devemos desviar atenções do assunto em causa com Xingamento e falatórios alheios da vida pessoal de certo político ou Cidadão. Devemos respeito a pessoa enquanto ser Humano, diferencia-lo do Político enquanto Canalha! Pois ao momento disso, estaremos desrespeitando parentes e familiares de certos Políticos. Elas não merecem isso! Podemos muito bem provar a culpa ou inocência sem perdermos tempo com falácias.

    PS: São Tomé e Príncipe é uma nação Rica em cultura, pessoas e Flora-Fauna. Disso devemos nos orgulhar. Não façamos da Imagem de certos Políticos caracterizarem o País como um Todo. Existem alternativas, mudanças que queremos pro país começando com nossas atitudes em tirar méritos companheiros e companheiras de Luta. Ser melhor não é a Questão, sim fazer mesmo que pouco, bem feito!

  48. img
    José Silva Responder

    o senhor tem tantas ideias, com capacidade moral de governação que por isso ao longo de varios anos onde o seu ganha-pão sempre foi na politica com cargos em quase todo o Ministerio e hoje temos um “S.TOMÉ E PRINCIPE POBRE E SEM HORIZONTES” e senhor a enriquecer a cada dia que passa. Havias de dizer aos Santomenses quém lhe deixou as heranças, porque para quém conhece o seu passado, o seu presente e futuro devia ser vivido na casa do passarinho. DEUS NÃO DORME “AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA” E SANTOMÉ-PODEROSO HA-DE TRAZER JUSTIÇA.

  49. img
    nelson lima Responder

    Sr Rafael, a comunicação social não é responsável pelo que os outros vão lá falar, o que eu o aconselho é provar que o senhor Tiotonio torres disse. deixa de dar volta chega de rodeio explique se por favor.. os STP esta espera.

  50. img
    cobocone Responder

    tbm sei ke rafa é muito esperto mas um dia vai abaixar a cabeça e vamos pegalo e por no lugar certo. isto ñ vai comtinuar assim pra sempre

  51. img
    Mario Pinto Responder

    que nao deve nao teme
    fui

  52. img
    Mario Pinto Responder

    Mais uma denúncia que se vai ficar por isso mesmo. A semelhanças das outras feitas contra Sr. Rato(Rafael Branco), os tribunais e toda a estrutura do Estado assobiam pro lado.O País perdeu toda a credibilidade por causa de uns ratos e baratas que infestam o Estado. A Assembleia Nacional com Deputados analfabrutos, Presidente da República é o que se vê e se ouve, Juízes de faz de conta, enfim…vergonha, vergonha…Hão-de pagar tudo o que andam a fazer ao País e ao Povo…
    A luta continua, a vitória é certa!

    fui

Deixe um comentario

*