Política

MLSTP/PSD está de visita à Venezuela a convite do partido de Hugo Chavez

Na mesma semana em que o Primeiro-ministro Patrice Trovoada viu cancelada a sua primeira visita a Venezuela, o Partido Socialista Unido no poder na Venezuela, convidou o Presidente do MLSTP/PSD Aurélio Martins(na foto), para visita de dois dias. Antes da Venezuela o Presidente do MLSTP/PSD esteve em Cuba onde foi recebido por altos dirigentes do Partido Comunista Cubano.

A imprensa Cubana dá conta que Aurélio Martins Presidente do MLSTP/PSD, chegou a Cuba no passado dia 17 de Novembro, tendo efectuado uma visita de 3 dias a Cuba. Carlos Barreto e Adalberto Catambe são dois membros da Comissão Política do MLSTP/PSD, que integram a delegação chefiada por Aurélio Martins.

A delegação do MLSTP/PSD foi recebida por José Ramón Balaguer Cabrera, chefe das relações internacionais do Partido Comunista Cubano. A imprensa Cubana explica que a delegação do MLSTP/PSD, visitou Cuba a convite do Partido Comunista Cubano.

Aurélio Martins e a sua delegação foram recebidos mais tarde pelo Vice-Presidente da Assembleia Popular de Cuba, assim como pelo Chefe do Departamento de Política de quadros do Comité Central do Partido Comunista Cubano. Reforço das relações de amizade e solidariedade, é segundo Aurélio Martins, o grande objectivo da visita.

No último domingo a delegação do MLSTP/PSD deixou Havana com destino a Caracas, capital da Venezuela, para dar resposta a um convite do Partido Socialista Unido da Venezuela. O partido no poder na Venezuela e liderado por Hugo Chavez, pretende reforçar as relações com o MLSTP/PSD de São Tomé e Príncipe. Segundo Aurélio Martins, o MLSTP/PSD pretende intensificar a cooperação e intercâmbio com o partido de Hugo Chavez.

Note-se que na última semana, o Primeiro-ministro Patrice Trovoada não conseguiu visitar Venezuela como tinha sido programado. O Chefe do Governo são-tomense teve que fazer marcha atrás, depois da visita a Cuba.

Abel Veiga

    43 comentários

43 comentários

  1. luisó

    21 de Novembro de 2011 as 16:58

    Como é isto possível?
    É claro que um foi em visita de estado e o outro em convite partidário, mas dá para tirar ilações ou não dá?
    ou não será que o PCC e o PSU são os partidos que fazem governo em Cuba e na Venezuela?
    afinal o que será que cuba e a venuzuela quizeram dizer com isto?

    • Patricio Cabra

      22 de Novembro de 2011 as 1:50

      “…o Primeiro-ministro Patrice Trovoada não conseguiu visitar Venezuela como tinha sido programado…”

      Porquê? Porquê que não conseguiste visitar Venezuela, Patrice? Eu odeio esse Patrice Trovoada, o homem não explica coisas com claridade, ele talvez pensa que o povo Santomense deve ser parvo. Presumivelmente Patrice Trovoada calculou muito mal. O povo Santomense não é ignorante! O povo de STP quer ter boas amizade com o povo Iraniano, o povo da China, e o povo da Correia do Norte. Eu não gosto nada desse Primeiro Ministro Patrice Trovoada. Nada! Esses gajos; Trovoada pai e filho, continuam a destruir a nossa terra…

    • Patricio Cabra

      22 de Novembro de 2011 as 23:22

      Patrice Emery Trovoada deve ter, se calhar, um plano muito diabolico contra Sao Tome e Principe e contra os Santomenses!

  2. rapaz de riboque

    21 de Novembro de 2011 as 17:51

    uma ditadura a vista

  3. Paracetamol 500mg

    21 de Novembro de 2011 as 18:13

    Que jogada suja do MLSTP. Parece que stp tem dois Governos. O MLSTP, deveria ter anunciado desde stp o dito convite. Alias esta noticia não é explicativa, mas sim uma propaganda.
    Reforço de relações com caracas??

  4. ESMERALDA

    21 de Novembro de 2011 as 19:07

    ISTO NÃO É NADA DE ESPECIAL

  5. Miss Janes

    22 de Novembro de 2011 as 1:09

    Força ai Aurélio Martins, queremos pessoas k tem garra…

    • Paracetamol 500mg

      22 de Novembro de 2011 as 23:04

      So se for para te arranhaaaarrrrr…….

    • Paracetamol 500mg

      22 de Novembro de 2011 as 23:14

      Es um fala barato. Fazes muitas gincanas politicas neste forum. Deus deu cerebro para pensar e nao para enfeitar. Use o cerebro e reflita.

  6. ju

    22 de Novembro de 2011 as 1:19

    Meu caro isso sim tem um significado, demonstra apenas o sentido de estado que sua exc.Aurelio Martins possue e as boas relações quer a nivel partidario como a nivel pessoal! Na verdade, é de louvar e que o nosso povo tire ilaçoes!

  7. Kalyfa

    22 de Novembro de 2011 as 1:22

    Sim senhor, boa iniciativa do Lider do Mlstp/Psd, acredito se estivesse afrente dos destinos do País ate a essa altura ja começariamos a ter os primeiros sinais de desenvolvimento, quer a nível da Diolomacia como a nivel da cooperação para o investimento em STP! Força nosso Presidente.

  8. Lulas

    22 de Novembro de 2011 as 1:25

    Fantástico, sei que a esta hora uns nao devem estar a dormir! Força nosso Presidente.Sei que todas as clivagens internas serao ultrapassadas e tu ainda es a esperança do nosso Povo Sao tomense! Força!

  9. povo de santomé

    22 de Novembro de 2011 as 1:26

    Aurélio Martins tem bons projetos para S.T.P e para seu partido M.L.S.T.P/PSD… Os invejosos estão a fazer de tudo para bloqueá-los… Deus é todo poderoso e esta iluminando teu caminho… Força ai…

  10. Armando Costa

    22 de Novembro de 2011 as 1:28

    Fico feliz pelo a acontecimento pk demostra a boa relação internacional em que o partido tem sendo mas vantagem para futuros provecto com parceiros estratégicos que podem ser de mais valia para o o nosso paí.

  11. L.P

    22 de Novembro de 2011 as 1:29

    Animo Fé, força e coragem, estamos com tigo

  12. Da Paixao

    22 de Novembro de 2011 as 1:30

    Boa noticia, força Sr Presidente,sei que um dia teremos o Sr como o alto mandatario dos destinos do nosso povo. Acredito que so com o sr, talvez esse país pelo menos sairá da ecatombe em que se encontra! Povo, é hora de começarmos analizar o que queremos e que pais queremos! Boa iniciativa Sr, Aurelio, força na cooperação o teu dia ha de chegar para dirigir esse barco que esta afundando!

    • luisó

      22 de Novembro de 2011 as 17:37

      aurélio como presidente?
      deixa-me muito e já volto…

      • luisó

        24 de Novembro de 2011 as 10:27

        Correcção:
        “deixa-me rir muito e já volto…”

  13. Isidoro Porto

    22 de Novembro de 2011 as 6:24

    Este episódio de Gato (Patrice Trovoada) versus o Rato (Aurélio Martins) fez-me lembrar os varios episódios que tem travado o desenvolvimento de STP:

    1. O episódio Pinto da Costa versus Miguel Trovoada, nos finais da decada 70, numa demonstração de força, com prisão e exílio a mistura.

    2. O episódio do PCD versus MLSTP, (nos primórdios da decada 90), que para fragilizar o PCD no poder, este, encaminhou os dois barcos de pesca 30 de Setembro e Rei Amador para as águas de Angola, deixando o povo sem abastecimento do pescado. Dos altos dirigentes em STP, nenhum sabia oficialmente o paradeiro dos barcos. Mas os nossos marinheiros do SOLMAR 5 cruzavam com os mesmos no alto mar e com bandeira santomense. Nao importou o povo, importou sim, a fragilizaçãao do governo no poder e defesa dos interesses individuais.

    3. As várias crises políticas que nos arrastaram para 50 anos de atrasos económico, social, cultural, desportivo, etc, serviram apenas para os nossaos parceiros tirarem os seus dividendos.

    4. Recordo que enquanto durou a guerra em Angola, os aviões da AIR GEMINI que operavam em Angola, estavam matriculados em STP (matricula S9). Logo após a guerra, as matriculas transitaram para Angola (matricula D2). Porque razão? Reflitam.

    5. Temos este episódio em que o Primeiro Ministro explicou: “POR RAZOES ALHEIAS A STP e A VENEZUELA” não foi possível concretizar esta visita. Logo de seguida recebemos esta notícia em que o Sr. Aurélio Martins, (ponta de lança de quem?), visita exactamente CUBA e VENEZUELA. Tanto Aurélio Martins, quanto o Patrice Trovoada nunca visitaram VENEZUELA. Podemos concluir que HUGO CHAVES, tenha sido forçado a não receber PATRICE com o objective de fragiliza-lo internamente.

    Quem acreditou nas lengas lengas de UNIDADE e ESTABILIDADE, proferidas na passada campanha eleitoral perdeu o seu tempo. Este episódiu detapou uma grande verdade:
    O NOSSO ATRASO EM TODAS VERTENTES DEVE-SE A ESTA LUTA ENTRE OS NOSSOS GATOS E RATOS QUE TEIMA EM PERSISTIR EM STP.

    O pior disto tudo, é que as CLACKS de cada lado vão batendo palmas e delirando-se, sem medirem os consequências bastante negativas deste “puxa-puxa” para o país. COM ISTO SÓ O PAÍS FICARÁ A PERDER, ENQUANTO OS OUTROS VÃO CONSOLIDANDO AS SUAS POSIÇÕES NA REGIÃO.

    Alguém poderá me esclarecer porque razão o BUNKER de NEVES de apenas 30 milhões de dólares não arrancou ate hoje, pós 3 anos de sua adjudicação sem concurso público? Será por causa da crise internacional? Será por falta de dinheiro por parte do executor da obra? Eu reponderia que não. Não arrancou porque o que esta em causa não é o país, mas sim o “puxa-puxa” dos nossos GATOS e RATOS.

    Isidoro Porto
    22/NOV/2011

  14. maiker

    22 de Novembro de 2011 as 10:14

    Isso demonstra a incompetencia do governo liderado por Patrice Trovoada.
    O governo do ADI não tem credibilidade internacional, S.Tomé e Príncepe irá perder muito com o Patrice Trovoada no Governo.

    • Alegre

      22 de Novembro de 2011 as 18:25

      debmental

  15. Tluki Sun Deçu

    22 de Novembro de 2011 as 11:07

    É normal qualquer um partido visite um país a convite de outro partido. Portanto não vejo grande coisa nisso.Dizer também que é por causa disso é que faz de Aurélio Martins um homem de Estado e tem boas relações como diz o leitor Ju Também não é grande coisa. O que eu gostaria de saber e é importante é porquê o nosso primeiro ministro não consegui visitar Venezuela. Será que as autoridades venezuelanas não quizeram que o PM entrase no pais? Porque tanto a notícia de alguns dias atraz como de hoje não explica porquê que o PM fez marcha a tráz em relação a Caracas.

  16. A.G Brasil

    22 de Novembro de 2011 as 11:39

    Muito bem, o MLSTP liderado pelo camarada AURELIO MARTINS esta demostrando a sua superioridade.

  17. maiker

    22 de Novembro de 2011 as 13:01

    Esse govrno de Patrice Trovoada tem que ir para casa. o Patrice tem que pedir desculpa ao povo de S.Tomé e Principe, ele está a levar o país ao abisbo,esse governo vai entrar na história por desgraçar o nosso país e nos emprobrecer cada vez mais.

  18. frantz cassandra

    22 de Novembro de 2011 as 13:45

    porque que no momento das campanhas os ditos paises nao apoiaram o
    M
    L
    T
    P que com as mas difamaçao do lider ia ja ao inferno e so agora acham que e melhor negociar com o partido conhecido nos paises socialistas de que um 1 ministro ¨quem e do uso nao descusa¨cuidado gentes da terra estou longe mas tenho medo do nosso estado e do governo ninguem depois de vencido dorme mas sim procura a esofluir dos bens adquiridos o aurelho e figura do estilo do mlstp ele e muito leve este partido tem peso por isso tem que comandado por alguem que tem peso deus nao fez as pessoas por azar cada um tem o seu lugar rafael cabinda tinha dito a alguem que ele nasceu para ser chefe por isso a alguem que nasceu para ser presidente e lider de um partido nao esforcem as coisas esta claro …

  19. frantz cassandra

    22 de Novembro de 2011 as 13:52

    disculpem alguns erros estou navegando no telemovel (
    MLSTP e o a em baixo falta h para ser o verbo haver

  20. luisó

    22 de Novembro de 2011 as 13:58

    é assim que se faz oposição democrática?
    andar a seguir os passos do 1º ministro e mostrar que é recebido onde o outro não é?
    Não era mais salutar e interventivo se mostrasse na assembleia os erros do governo ou a não governação e mostrasse caminhos para o desenvolvimento do País através de acções, moções, propostas de leis, etc.
    Uma oposição democrática e positiva é assim que faz não é andar atrás dos erros dos outros, ou não será ?

  21. tribunal de conta

    22 de Novembro de 2011 as 15:04

    sao truques da politica agora responda mlstp o que que o pais vai ganhar com a esta visita nada mais pobre ta o povo neh

  22. tribunal de conta

    22 de Novembro de 2011 as 15:08

    voces e praestaraem no parlamento e no pais a vigiar o governo e defender o povo nao e nao estarem se gabar assim antes melhor da meu voto ao partido sem assento no parlamento kekkua punda dessu

  23. coblo

    22 de Novembro de 2011 as 15:46

    Interessante este imbroglio político que se desenha no País e os atos internacionais de seus dirigentes, tanto do governo quanto partidários. É verdade que Cuba e Venezuela não exemplos de democracia, mas as relações com Cuba são longas e a ausência de Kaddafi faz com que o governo procure novas fontes de recursos para o seu parco e deficiente orçamento e melhore sua capacidade de investimento em ações para que dê resposta à população na sua tão propalada “mudança”. Parece que o MLSTP, com melhor trânsito e identificação real com Cuba e Venezuela, conseguiu melhores resultados que o Governo, melhor, Patrice Trovoada, que prometera no passado vultosos recursos que teriam como origem a Venezuela, durante a campanha para governos. Será isso uma manobra para piora do orçamento para que a mudança se esvazie de uma vez por todas para que Aurélio Martins e C&A arremate o governo? Se for este maquiavélico plano, quem perde somos nós, de um jeito ou de outro porque a ajuda que possivelmente viria da Venezuela se esvai e a solução para as diferentes mazelas socioeconomicas que assolam o país se perpetuam em função de egos e disputas politicopartidaárias. Espero que publiquem este texto porque parece que a censura ou resistência aos meus comentários tem sido uma constante neste espaço que ainda acredito ser o mais democrático do país.

    Abs.

  24. S.T.P... lolll

    22 de Novembro de 2011 as 20:09

    Muito bem Aurélio Martins, esperamos que essa visita possa resultar em bons intercâmbios para S.T.P, sabemos que tens visão, tens muitos contatos internacionais. Muitas pessoas querem bloquear teus projetos, mas sei que vás conseguir concretiza-los, porque trabalhas para beneficio do povo. Força ai camarada Presidente.

  25. Patricio Cabra

    22 de Novembro de 2011 as 23:22

    Patrice Trovoada e’ um homem mais odiado em Sao Tome e Principe! Ele e’ estrangeiro e tambem nao sabe que o Ocidente nao da e nem dara. Temos que por os Trovoadas for a de Sao Tome e Principe! Como e’ possivel ele ter aviao privado num pais muito pobre como STP? Sera que Patrice robou muito? Patrice Trovoada quer ser Presidente da Republica de STP para que^? O povo Santomense ira odia-lo muito mais. Patrice nao da! Patrice, for a de Sao Tome e Principe! Patrice Trovoada e’ um traidor do povo!

  26. fidelito

    23 de Novembro de 2011 as 8:32

    MEUS SENHORES,
    A DIRECÇÃO DO JORNAL TELA-NON ESTÁ A SENSURAR OS COMENTÁRIOS, SIMPLESMENTE, POR ESSES DISCORDAREM EM PARTES, COM ALGUMAS NOTÍCIAS DESSE JORNAL.

    FIZ UM COMENTÁRIO ONTEM A PROPOSITO DESTA NOTICIA, E SIMPLESMENTE, NÃO APARECEU!

    ISSO É ABSURDO!

    QUANDO SABEMOS TODOS QUE ESTE JORNAL PAUTA PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

    AGINDO ASSIM, COMEÇO A DESCONFIAR DA SERIEDADE E IMPARCIALIDADE DESTE JORNAL!

    ESPERO QUE ESSA CONSTATAÇÃO TAMBÉM NÃO SEJA BANIDA DESSE FORUM!

    POR BEM DA SERIEDADE E IMPARCIALIDADE DA IMPRENSA!

    • Téla Nón

      23 de Novembro de 2011 as 8:57

      Senhor Fidelito, há um código de ética para os comentários disponível na págica ACERCA. Leia e compreenderá porque é que os seus comentários têm sido deletados. O Téla Nón deveria deletar este também. No entanto o publica para que o senhor entenda melhor. O código de ética, diz claramente que não são aceites comentários escritos com letras maísculas. É só por isso que os seus comentários têm sido rejeitados.

      • santome

        25 de Novembro de 2011 as 21:59

        e pena que esse codogo so e chamado quando vos convem. com esse jornalismo sensacionalista e transvestido que o Abel faz acha que ta a altura para falar da etica? E etico a insitacao a ODIO nos comentarios publicados nesses jornal? Se existe um criterio de censura entao que ele sege universal…Leia o comentario do sr Patricio Cabra e tire as vocas conclusoes.
        Ps nao precisa publicar, masde certeza que vao ler este comentario

  27. fidelito

    23 de Novembro de 2011 as 8:34

    ESPERO QUE ESSA MODERAÇÃO NÃO SIGNIFIQUE, BANIR O COMENTÁTIO!

    ATÉ JÁ.

  28. fidelito

    23 de Novembro de 2011 as 8:43

    HÁ QUE SE DIFERENCIAR VISITAS DO ESTADO de visitas do privado.

    A visita do Sr Aurélio Martins é privada.
    Portanto, qualquer um pode fazê-la para qualquer país em qualquer momento.

    A visita do 1º Ministro é do ESTADO! Depende de agenda do outro ESTADO.

    Faltou ao téla-nón fazer essa DIFERENCIAÇÃO!

    São máterias totalmente diferentes!

    Até já.

  29. fidelito

    23 de Novembro de 2011 as 9:15

    Obrigado à Direcção do Téla-Non pela explicação.

    Bem haja.

  30. garrido

    23 de Novembro de 2011 as 14:17

    Pois é isto é que faltava diferencia-lo, não se pode de maneira nenhuma confundir uma coisa da outra visita de Patrice Trovoada é de Estado como disse o (fidelito ) depende das agendas do Estado.
    Enquanto que Aurelio Martins é privada,
    Abraços a todos povo de Sao Tomé e Principe.
    Força camarada Presidente Aurelio Martins .

  31. inacio quaresma

    24 de Novembro de 2011 as 19:29

    uns santomense mesmo longe do pais, mesmo estudando não têm a capacidade de analizar as circunstâncias…está claro que é uma bófia do Sr lider do MLSTP…santomenses vocês acham um dia o Sr AURELIO MARTINS Presidente?… que má ideia…fuiiiiiiiiiiiii

  32. luisó

    25 de Novembro de 2011 as 14:09

    Este também em vez de andar a viajar e a dar show of de PM devia era olhar para dentro do partido e tomar uma posição sobre os negócios de alguns dos seus deputados que mancham o partido, a assembleia e não contribuem para o País ao deixarem de pagar os impostos devidos ao Estado, que representam e fiscalizam na assembleia, e que deveriam ser os primeiros a dar o exemplo como cidadaõs e representantes eleitos pelo povo que no fim de contas também lhes paga os ordenados e lhes dá imunidade pelos cargos que detêm.

  33. Barão de Água Izé

    26 de Novembro de 2011 as 0:57

    São Tomé e Principe deve procurar paises amigos que vivam a realidade e não sonhos ideológicos que só trouxeram atraso ao desenvolvimento dos seus povos.

  34. pierre

    7 de Março de 2012 as 15:24

    Eis que chega a minha vez, presidente Aurelho Martins o senhor que não consegue fazer pequenas coisas,exemplo quando PRAIA POMBA ja dava sinais de recoperar ele compra abandona veem em que estado está ,um senhor que veio mostrar tanto dinheiro que tem não conseguiu se quer assegurar uma empresa de segurança que grande PRESIDENTE!os idosos,as crianças e os jovens estão mal , falo porque presencio esses factos porque trabalho em duas ONG e presencio todos esses acontesimentos eu não aprovo quando PM assina um acordo só por se,sem dar a conhecer a opinião púlbica oque vai assinar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo