Câmara de Água Grande e o município português de Gaia estão geminados

No quadro do protocolo de cooperação, assinado pelo Presidente da Câmara de Água Grande, Ekeneide Santos e Mário Fontemanha, vereador do Município português de Gaia, serão implementados projectos nos domínios da saúde, educação, desporto e promoção d investimento privado de empresários de Gaia em Água Grande.

No acto da assinatura do protocolo de geminação, na última semana, o vereador do Município de Gaia, garantiu que nada vai ficar apenas no papel. «Estes protocolos não são assinados apenas para ficar no papel», referiu, o vereador português para depois acrescentar que será nomeado um coordenador para cada sector de cooperação e assim fomentar a cooperação entre os dois municípios.

A parceria que tem como principais alvos, os sectores da Educação, Saúde, Infra-estruturas, Desporto, Ambiente, dá atenção especial ao desenvolvimento económico do distrito de Água Grande através da participação do sector privado da cidade nortenha de Portugal. «Estamos a pensar, com o senhor Cônsul António Schneider, encontrar empresas no tecido de Vila Nova de Gaia que possam ter interesse e apetência para o mercado são-tomense e, nomeadamente, para este município, ao nível da saúde e educação», declarou o vereador Mário Fontemanha.

Na nota enviada à redacção do Téla Nón, pelo Presidente da Autarquia de Água Grande, Ekeneide Santos, é dito que o município de Gaia, pretende também partilhar com Água Grande, a sua longa experiência no sector da protecção civil e bombeiros. Gaia que tem 6 corporações de bombeiros e uma companhia de sapadores, quer apoiar o poder local de Água Grande a criar tais serviços de apoio social.

Na sua intervenção, Ekeneide Santos, realçou a Educação e o investimento privado, como duas grandes prioridades para Água Grande. «Reconhecemos que Gaia é um município com muitas potencialidades, essencialmente no sector empresarial, mas também na educação. E hoje, São Tomé e Príncipe e o nosso distrito têm uma população muito jovem que precisa de formação, sendo, por isso, um dos pontos prioritários para nós neste acordo que acabámos de assinar», pontuou Ekeneide Santos.

O acordo de geminação entre Água Grande e Gaia, foi assinado na Casa da Presidência, do município português.

Abel Veiga

  1. img
    luisó Responder

    força kiney.
    Ai se não fossem os tugas…

  2. img
    Madalena Responder

    ha muita sobreposicao, muito cuidado com as accoes. Forca e muito respeito este povo ,merece mais.

  3. img
    Santola Responder

    muito bem sr , mostra a esse velhos como é que se trabalha. ainda não vim nenhum presidente de câmara em STP que trabalha-se com esse jovem . obrigado sr presidente

  4. img
    João Bosco Menezes de Pinho Responder

    Guada quaá scabi! Nom na mêcê aua uê fa ê. Dissulpa sou Liban^^es não sei escrever bem a lingua de São tomé

  5. img
    BRUNO DAS NEVES Responder

    As pessoas so veem aquilo que os seus olhos enchergam, o ao contrario seria melhor, uma vez que nao basta so ver o que os nossos olhos observam. Isto seria uma mais valia pra todos dirigentes em particular,e nos santomenses em geral!!!!.(…)

  6. img
    Robalo Responder

    O melhor Presidente de Câmara que Água Grande ja teve sem dúvida!!!

Deixe um comentario

*