Ministro da Juventude e Desporto faz promessas de grande envergadura

Em nome do Governo, o Ministro Albertino Francisco, apresentou 5 grandes acções a favor dos jovens, e que vão ser implementadas até 2014. Mais de 400 habitações para juventude, que vai ter mais oportunidade de emprego. O Governo diz que vai criar mais de 1000 empregos.

As 5 políticas orientadas para os jovens, estão, segundo o Ministro da Juventude e Desporto, inscritas no OGE para 2013, que deverá ser aprovado pela Assembleia Nacional no início da próxima semana. Habitação para os jovens, reformulação da política para o sector dos desportos, e criação de postos de trabalho para combater o desemprego, são os eixos fundamentais da política que o ministro Albertino Francisco, apresentou ao país. «Vamos criar mais de 1000 postos de trabalho directos para os jovens até 2014. Vamos criar outros tantos postos de trabalho indirectos», assegurou.

Emprego prometido, o Ministro saltou para o domínio da formação. «Vamos formar milhares de jovens dos 15 aos 35 anos em diversos domínios técnico – profissionais, e uma atenção especial será dada aos jovens com formação superior, ou aqueles que pretendem seguir uma formação avançada», precisou Albertino Francisco.

Formação é promessa assegurada, mas não é tudo. O Ministro avançou com promessas mais arrojadas no capítulo da habitação, que muita falta faz aos jovens. «Vamos construir mais de 400 novas habitações», garantiu.

O ministro da Juventude e Desporto, não indicou o valor do investimento a ser feito para realizar tais promessas, que segundo as suas palavras estão agendadas no OGE para 2013. Apenas referiu que as negociações já realizadas com parceiros internacionais, dão toda garantia quanto a realização de tais acções.

O jovem ministro da Juventude e desporto, antigo jornalista da TVS, que depois foi chamado para cumprir o serviço militar obrigatório, fez questão de avisar que não pode avançar números por respeito aos deputados a Assembleia Nacional, que nesta altura analisam e debatem o projecto do OGE para 2013.

Albertino Francisco, fez formação superior no estrangeiro, e conheceu também as técnicas para exorcizar demónios. Participou na elaboração de um livro, que se referia ao exorcismo de demónios na política são-tomense.

Abel Veiga

  1. img
    João Kibonda Responder

    Espero que as promessas mencionadas não fiquem no papel, como muitas outras. Já fui alvo de uma promessa idêntica, ainda na primeira república, de que fariam casas a baixo preço para quem precisasse. Até hoje, passados cerca de trinta e poucos anos, nem casa, nem casinha, nem casota. Na altura até pediram as pessoas que fizessem a planta e remetessem nas finanças. Portanto, caros amigos, estou cá para ver. Espero que dessa vez Deus ilumine este projeto. Já estou incrédula com tudo isso. Esperemos! Enquanto existir egocêntrismo, o nosso Eu individual falar mais alto, nada se consegue para o bem do povo.

    • img
      mezochi sa gi non tembeten! Responder

      ben faladuh pah! apoiaduh!!!

    • img
      Polvo Responder

      Meu caro, não precisa esperar porque nunca irá acontecer. Faz parte da campanha Política. Aprenderam com MPLA.

  2. img
    Desgraçado Responder

    Será q demonio subio ministro pra cabeça? por favor não vêm com mesma loucura do pratce. quero coisas feitas e não conversas doidas…

    • img
      manuel Responder

      Se um dia alguem encontrar com esse ministro, digam-lhe que eu gostaria de:
      1º ir a lua
      2º acabar com fome em Africa
      3º desenvolver energias limpas
      O problema é que esse é só meu sonho. Enquanto eu não elaborar planos
      para conseguir isso e mostrar a todos a viabilidade disso esses sonhos
      não passaram de sonhos/loucura.

      Senhores jornalista façam jornalismo como deve ser e não fofoca. Porque essa
      conversa de ministro todos tiveram, têm e terão. A diferença é mostrar como
      consegui-lo, isso jornalista é vosso trabalho ja que ministrinho nao mostrou.

  3. img
    Mamadou Trindade Responder

    Projecto de matriz ambiciosa mas pouco credivel,ate porque no meu entender muito pessoal o governo tem prioridades que nao podem ser desnorteadas,um estudante de matematica nao pode resolver uma integral se nao consegue dar passos na resolucao de uma simples equacao,o mesmo acontece no pais;o governo nao pode axpirar um projecto tao ambisioso e relevante quando na verdade nos Hospitais nao existem medicamentos,ate entao o problema da luz eletrica e uma realidade sem fim a vista,a agua potavel e um privelegio -entre muitos outros problemas que ensistem em afliger a populacao,sendo assim eu prefiro ser cetico em relacao a tudo isto preferindo desta forma fazer parte da plateia”ver pra crer”

  4. img
    Lindona Responder

    Por acaso estive lá a ouvir estas promessas. Ele também prometeu que iria construir uma ponte no Bairro do Hospital. Mas depois de alguém o ter soprado no ouvido que não havia rio naquela zona, ele corrigiu dizendo que antes de construir a ponte iria também construir um rio no bairro.

  5. img
    Strogonof Responder

    O meu deus!O consumo de droga está mesmo esta mesmo a atingir proporções alarmantes.

  6. img
    Cultura Responder

    Só não chamo o ministro de hipócrita porque hipócrita os não sabem o que fazem a seu senhor.

  7. img
    Jose Rocha Responder

    Tecnicas para exorcizar demonios que granda noticia.

  8. img
    zeme Almeida Responder

    Será,estamos ca pra ver.Falar e com discursos bonitos é facil.Materializar é que é dificil.Um PAIS tao pobre que vive de maos estendidas para subriviver vém promessas?Só em STP é que se acredita isto.

  9. img
    São Tomé Poderoso Responder

    Verdade mesmo??

  10. img
    Boyo Responder

    Essas sao noticias que o povo quer escutar, sò espero que nao seja somente falar barrato que è uma area que os politicos corruptos no nosso paìs dominam e muito. Vamos esperar para ver ou melhor vamos sentar e esperar.

  11. img
    TAYSON Responder

    Já começou éeeeeeeeeeeeeeee, depois dizem que os vendedores de sonho é o Patrice TROVOADA e o ADI.
    Ministro sem noçao,nem sei como é que o Gabriel deixou-te abrir a boca pra falar tamanha besteira.

  12. img
    osvaldo pereira Responder

    vamos ver pra crer,se forem emplementados certamente que vamos estar aqui para aplaudir e se não for estaremos tambem aqui para reclamar.

  13. img
    Wilson Responder

    nao sei donde vira todo esse dinheiro? Esse governo e o seu ministro andam a brincar coma a nossa paciencia. Vai la resolver o problema dos medicamentos e pessoal da saude…Depois quando se fala a verdade vem ameaçar as pessoas. Sera que ainda estamos no carnaval?

    • img
      mezochi sa gi non tembeten! Responder

      mas medicamentuh e hospita nan eh aria deste minstro ou é???????? sa ca da cua! so pa nan fica caladuh e fala atoua… home falo de aria dele de governaçan e ponto finah!

  14. img
    Calu nostempo Responder

    Devemos exigir ao governo mas não que ele faça o impossível, vamos colaborar, por as mãos, cada um faça o melhor, dá o melhor de si onde quer que esteja, vamos nos unir, empreender e antes, fazer para o país e o Estado depois solicitar.Nem sempre é fácil porém, arregacemos as mangas e vamos a luta mesmo sem ferramenta que ela com perseverança aparecerá, fé em Deus e amor ao trabalho, o Senhor porá as mãos.

    • img
      Telavive Responder

      Meu senhor! Quem neste país exigiu o que quer que seja à algum governate? Talvés por isso andam eternamente adormecidos! Se não fazem nada como podem fazer o impossível? O senhor, por favor, pense nisto!

  15. img
    Telavive Responder

    Vamos lá ver. É um governo de 1 ano. Estámos em Março e o orçamento ainda não foi aprovado. Quando começar a sua execução estámos na gravana. Associando à demora na chegada dos fundos externos estámos no Natal. Acontece que 2014 é o ano das eleições e daí só podemos esperar todos as desculpas esfarrapadas deste planeta. Portanto meus compatriotas estámos perante um descurso para adormecer bois.

  16. img
    buffalo Responder

    mais um bla dos blabla, se os hospitais nao tem medicamentos coisa mais facil pra resolver voces vao construir casas? talvez para as vossas namoradas nao para os jovens, mais uma bandidagen

  17. img
    tchuna baby Responder

    400 habitações para juventude, oportunidade de emprego. vai criar mais de 1000 empregos.outros tantos indiretos
    formar milhares de jovens dos 15 aos 35 anos , precisou Albertino Francisco.
    ISTO É ABERRAÇÃO, OPS DESCULPE PODE SER VERDADE SIM POR ISSO JOGOS JUVENIS NÃO SERÃO REALIZADOS EM S.TOMÉ…ESTAMOS A GUARDAR DINHEIRO PARA TODOS ESSES PROJETOS(NOSSO DINHEIRO NOSSO PROJETO)donde virá esse valor que não havia para jogos juvenis…Haver vamos…

  18. img
    C.Semedo Responder

    Melhor forma de dizer é fazer, vamos esperar para ver, é bem possível que ele tenha uma varinha mágica.Nessas promessas todas, o sr não disse nada com relação a melhoria das condições do único hospital central nem dos postos de saúde, onde diariámente centenas de jovens lá vão a procura de socorro.

  19. img
    Preta de santomé Responder

    Epa o cara é mesmo sem noção…….

  20. img
    AMOR A SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE Responder

    CALU NOSTEMPO,
    Eu não pertenço partido nenhum. Sou pelo trabalho e muito trabalho, acompanhado de e um pouco de retidão. Por isso as suas palavras, são para ter elogios. Na verdade, temos todos sem exceção, mudar a nossa mentalidade. Temos que trabalhar muito, a fim de sairmos dessa pobreza e pararmos de ser pedintes. Não é justo que ficamos toda vida a pedir e a pedir tudo. Creio, com uma mudança de mentalidade, seriamos um País próspero a nossa medida. Sim senhor, dizem que não há emprego! Mas, o número de jovem que se encontram na rua, é porque querem apenas uma vida fácil. Há muita coisa que se pode fazer para mudar a nossa situação de pobreza. Repara só; porquê que quando um Sâo Tomense, vai ao estrangeiro, sujeita-se a fazer qualquer coisa? Deixo portanto, acho que no nosso próprio País, não devemos ter complexo em arregaçar as mangas, para crescermos e poder viver condignamente. Deixo essa reflexão, entregues aos outros s leitores e sobretudo aos comentadores. VAMOS TODOS A LUTA, PORQUE ISSO É NOSSO.

  21. img
    Preocupado com STP Responder

    Peço as altas competencias perdão porque mal sei ler pelas deficiencias que os meus versos possam ter: Hoje pela segunda vez na conferença de imprensa dada pelo MINISTRO DA JUVENTUDE E DESPORTO DE S.Tomé e Principo o senhor Albertino Boa Morte, citando varios pontos estrategicos para a juventude de S.Tomé e Principe minha gente o pé canda uê ca bé cua di da boca fla, vcs e eu nós os santomenses vamos começar a pesquisar, enfrentar conhecimentos, adquirir conhecimentos senão adeua congo. como é possivel ter um Ministro da JUVENTUDE E DESPORTO que ignora conhecimentos, aprvando atitudes suas que de nada caracteriza o seu estafe auto publicando “COMO SABEM EU SOU POLITICO E NÂO UM TECNICO”, minha gente isso é linguagem pra lá e não pra cá isto é para 007 e não pra nós quebra gelo, somos santomenses, hoje a juventude esta atenta, aos demais problemas tanto nacional como internacional, acabou o amanha mas vivemos o ontem o hoje a pensar em cada segundo pro um novo amanha, é inaceitavel crer em 3000 mil Atletas formados, é absurdo crer em STP 1.000 postos de empregos, é triste gozar em dizer que 400 habitações virão estar na posse da Juventude tudo isto em tempo ate 2014, estamos num Pais STP serio ou alhei temos que começar a deixar de sonhos xi pata cu ba aua na xi bi fa, cuantu maxi issé cu sa i liba é na te bé fá, isto explica o gozo que vivem os nossos politicos com a nossa juventude, nunca nos consultaram acerca do ormento que todos os anos existem JUVENTUDE, por amor de Deus falaram de Ministro Jovens um Conta cu isse maji és ca fen vlegonha. tanta promessa ainda por cima deu baxa na alguma pessoa que tentava o questionar de uma forma sabia e educada sr. Ministro quem não sabe apoia em quem um pouco sabe e nunca ignora quem tem pra dar, pois fin fin ca fe cliston piquina piquina ca fe montxi, ainda por exagero diz ” EU SOU UM POLITICO SERIO” desde de quando a seriedade é atribuida ao homem pecador quem define a seriedade é o ser envolvente em vivencias activias na correspodencias de ser e estar(invertiga a filosofia), meus caros amigos não sou politico mas sou um dos analistas de fora que sinto santomense e que quero que o nosso STP ande temos exemplos eu quando ouço o Jovem Ministro das Finanças sinto activo ele sabe agradar e convidar a desperta atenção ainda temos o Ministro das E«Infraestruturas e outros mas, fico por aqui cua muntu…

  22. img
    ôssobó1 Responder

    Meus caros.~
    O senhor Ministro é um brincalhão, pouco serio, e nao sabe uque é 400 habitaçoes. ele proprio esta a procura de uma abitação pa ele, o PCD tem problemas com figuras para exercer mandatos. Todos do PCD têm problemas com tribunais, tem imagem suja. Uns têm problemas com 5,000.000 USD do brasil, outros roubaram no projecto zona franca, levande dinheiro para dolares, depois traz o memo dinheiro pa euros, por fim leva o mesmo dinheiro pa dobras. comprando bons carros, contruindo quintas, e outras.Temos um prrimeiro Ministro que nao manda em nada,so fala em branquiamento, quando em Portugal recebe somas em dinheiro de estrageiros sem ´saber provenienbcia,o País precisa de todo tipo de dinheiro, para fomentar o poder de compra e fazer crecer economia.
    Bem Hajá. São Tomé.

  23. img
    Fernando Castanheira Responder

    Deixem o RAPAZ trabalhar e evitemos o pessimismo. Nao se preocupem tanto no que pode acontecer, mas no que se pode fazer com profundo sentimento de gratidao a DEUS para que melhor venha a acontecer.

  24. img
    Zedo Responder

    Com todo este dinheiro, não seria possivel realizar os jogos da CPLP?
    Pois todos os países, ae a Guiné Bissau já o realizou, não seria bom também cumprir com a nossa parte?
    Possivelmente o Gabriel irá utilizar todo o dinheiro sujo que ele disse existir no país.
    Mas se for para fazer, não importa que seja sujo ou limpo, o que interessa é que faça algo. Estamos aqui para apoiar se na realidade for feita.
    Não se esqueça de saúde, pois a juventude para praticar desporto e ter uma casa, necessita antes de tudo de ter uma boa saúde. Invista neste sector
    Obrigado

  25. img
    Caiu na net Responder

    esta deve ter aderido a SERVIÇO FLÂ SÓÓÓ DA CST

  26. img
    Barão de Água Ize Responder

    Vamos, vamos e vamos, tanta promessa.
    Deve competir ao Estado criar empregos e construir habitações? Onde está a sociedade civil, as empresas privadas, que devem ser a ossatura da Economia?
    Com que dinheiro essas promessas vão ser cumpridas? Nem uma palavra para o papel da empresas Sãotommenses que estão a atravessar uma forte crise. Não deve competir ao Estado ter ação principal no desenvolvimento. A este deve competir apenas um papel informador e orientador.
    Por este caminho STP estará a criar um Estado “social”, que só irá agravar mais a pobreza, porque, tenham sempre presente o Estado não produz riqueza.

  27. img
    Barão de Água Ize Responder

    Sr. Albertino Francisco, ponha antes o clube naútico a funcionar para os jovens aprenderem a nadar!
    Tenha bom senso sr. Albertino e faça coisas concretas.

    • img
      mezochi sa gi non tembeten! Responder

      com bué de praia que país tem, nautico é que vai aprender a nadar? e so nautico? cada ideia pa! atacar o ministro tanto assim para quê?

  28. img
    NACIONAL_TB_É_BOM Responder

    Pouca vergonha!Nem tem vergonha de ficar marcado por tamanha barbaridade! Gozar com os jovens Santomenses. Descobriram que fazer politica agora é abrir boca e dizer tudo sem serem responsabilizados. Um país, que se debate com sérios problemas orçamentais vem com esta piada toda, que até pode comprometer o apoio dos países parceiro em ajudar no OGE. Já que revelaram ter tanto dinheiro…nem hospital em condições temos…sinceramente!

  29. img
    Cantagalense Responder

    Então, nem o PCD nem o Gabriel Costa deram conta que esse Ministro é maluco? O Gajo disse a Embaixada do Brasil e pessoas da CPLP que o Projecto de capoeira é para criar delinquentes. Isso é gravíssimo.

    O gajo chamou os jovens sãotomenses de bêbados.

    Por favor, vanmos fazer um abaixo assinado para expulsar esse senhor do Governo e impedir que ele suba avião e vá falar agineiras lá fora.

    Somos um povo com dignidade e não merecemos ser dirigidos por malucos.

    Fui

  30. img
    Tiberio Responder

    E a ameaça a um jornalista, teu colega? Isso nao é notícia?

    • img
      Tiberio Responder

      Abel, Abel, Abel como é triste ver um jornalista sem convicção profissional.

  31. img
    congratulation Responder

    Esta agora na moda assistirmos a grandes missas na TVS, com apóstolos e megaoradores de lavagem cerebral, faltando apenas a hóstia e agua benta para ficarmos todos Santos.

  32. img
    Cantagalense Responder

    Povo,

    Gabriel Costa enlouqueceu, está maluco já não diz coisa com coisa.

    Então Gabbriel não sabe quem assambarcou arroz? Então Gabriel não vê a bicha de arroz? Então Gabriel não sabe que arroz está a ser vendido casado?

    Isso não é aproveitamento político da ADI. Isso é realidade que Ganbriel tem que assumir. E não vem com acusações porque estamos cansados das suas acusações.

    Vieste para fazer melhor que Patrice Trovoada. Queremos que o faça e deixa de lamantações e acusações.

    Fui

  33. img
    Cantagalense Responder

    O MInistro da Juventude e Desporto ameaçou um jornalista em pleno exercício da função. Caos, Caos, Caos.

    • img
      mezochi sa gi non tembeten! Responder

      ~mas ameaçou mesmo ou é so invenção? é so invenção pa! também nao seria à toa que um ministro ameaça não é? algo se passou e está muito mal explicado isto!

  34. img
    Cassuma-sofredor Responder

    Força Ministro a plataforma juvenil é de maior percentagem no país Subdesenvolvido e procura emprego com muita luta

  35. img
    Malapê_Tema Responder

    Kikikikiki Kikikikiki Kikikikiki Kikikikiki Kikikikiki Kikikikiki Kikikikiki Kikikikiki Kikikikiki Kikikikiki Kikikikiki Kikikikiki

    Ché vocês vai ter ponte nu hospitali?
    Vai constriri 400 casas??
    Vocegi vai criar imprego parra 1000 jovem??

    Kidalêooo,

    Vocegi é bommm,

    Magi dizimo sho um coisa é:

    Hospital já tem medicamento?
    Energia já esta estável?
    Já taparam as covas todas nas estradas?
    Os terrenos distribuídos para os jovens construírem (madalena, satón, palmar, Almeirim, entre outros) já estão criadas as condições para essas construções?(responsabilidades do estado “estradas de acessos, redes de aguas e esgotos, eletricidades, etc”)
    Tudo os funcionários públicos já receberam o salario do mês de fevereiro?
    Já tem dinheiro no cofre de estado?
    Ainda a quem diga ter esperança nesse pais?
    Sinceramente…………

    Mas Srº Abel Viega a intimidação do seu colega Jornalista não é noticia?

    • img
      Téla Nón Responder

      Intimidação? Téla Nón desconhece qualquer história de intimidação contra jornalista. Aconteceu na conferência de imprensa do ministros da juventude e desporto? Intimidação? Pelo menos o que o Téla Nón sabe é que finalmente os jornalistas são-tomenses voltaram a ter hipóteses de marcar presença numa conferência de imprensa, solicitada por um ministro do Governo, coisa que há muito tempo não acontecia, para se questionar o ministro livremente sobre os mais variados assuntos, “CONFERÊNCIA DE IMPRENSA”.

      • img
        Malapê_Tema Responder

        Meu caro,
        De que adianta estar presente sabendo que não podem fazer pergunta?
        A resposta do ministro em relação as perguntas é triste.
        Com todo o respeito ao seu trabalho vejo a sua notícia como um comunicado do Srº Ministro, o que mostra que nada serviu a sua presença na sala e isso leva-me a lhe fazer uma pergunta: É esse o trabalho de um jornalista?
        Ouvir sem questionar, o senhor já publicou varias noticias que nos dão conta da situação degradante do pais, a falta de verbas no cofre de estado, obras paradas e com muitos atrasos, salários atrasados, hospital sem condições básicas, etc, etc, mesmo assim ñ foi possível de esclarecer seus eleitores quais são as políticas a adotar para conseguir esses sucessos.
        O srº faz um bom trabalho em informar os São-tomenses nas diásporas, mas faz de forma honrosa com a sua pessoa, com os princípios que julgo ter, faz um jornal de referencias, acredite no futuro o bem vence sempre……..
        Tenho pena é do povo de STP,

        • img
          Téla Nón Responder

          Infelizmente o Téla Nón não esteve presente na tal conferência de imprensa, por razões alheias a sua vontade, apesar de ter sido convidado formalmente pelo Ministério da Juventude e Desportos. Essa é a nota interessante, ter sido convidado formalmente para a conferência de imprensa, coisa que deixou de acontecer nos últimos 2 anos de grande muito grande liberdade de imprensa em São Tomé e Príncipe.

          • img
            Fernando Espirito Santo

            Tela Non/ Abel Viegas. Fica assim claro que voces sao simplesmente um veiculo retransmissore do governo do Gabriel Costa sem nenhum espirito critico e sem nenhuma responsabilidade. Se nao estavam presentes como poderam ter opiniao do que se passou ai. Se o governo anterior nao vos convidava a estar presente estava muito errado. Mas isso nao pode servir-vos de justificacao para vendarem os olhos perante as atrocidades e as ameacas que foram desferidas pelo Sr Ministro contra um colega vosso de profissao, que eu mesmo estando muito longe tive oportunidade de ouvir nas redes sociais. Jornalista deve exercer as suas nobres funcoes com verdade e so verdade e infelizmente o Abel deixou de ser um profissional da verdade nos ultimos dois meses, passando a agir com rancor e espirito de vinganca o que e muito mau. Fernando Espirito Santo vancouver Canada 08/03/13

          • img
            Téla Nón

            “Rancor, e espírito de vingança”, será sem dúvidas o carácter de muita gente com quem o Fernando Espírito Santo vive ou convive, não do Abel. Quem Abel vingou nos últimos 2 meses e como? Rancor de quem, o Abel tem? Porquê? Tela Nón retransmissor do Governo de Gabriel Costa? Como? Acho que o Fernando, sim é que anda muito chateado com o trabalho do Abel e do Téla Nón. Mas isso é normal. Quem sabe não seja o Fernando que carrega um grande rancor contra o Abel, pela forma com ele trata os assuntos? Tudo isso é normal, e bom é que o Téla Nón permite ao Fernando e à outros destilarem o fel de ira que nutrem contra o Abel, através deste espaço. Mas é assim a democracia e é normal. Toda fúria e ira enviadas como comentários são aprovados pelo próprio Abel.

  36. img
    Porta dos fundos, nunca batas com a porta, porque poderás querer regressar... Responder

    REFFLEXÃO:

    As 3 promessas mais lindas dos políticos:

    1º Reduzir o número de impostos. O cidadão sofre ao se aperceber que com o tempo os seus impostos passam apenas a engordar as bochechas dos políticos.

    2ºResolver todos os problemas do Povo. O eleitor acredita, vota… e desanima, ao ver que, mais uma vez, foi enganado.

    3º Uma estratégia comum entre os políticos: dizer que o governo anterior aumentou os impostos, que os índices actuais são inadmissíveis e que uma de suas prioridades será reduzir as taxas cobradas da população e fazer o dinheiro do trabalhador render. Com o tempo o cidadão se apercebe que virou-se o disco e toca sempre a mesma musica…

  37. img
    Porta dos fundos, nunca batas com a porta, porque poderás querer regressar... Responder

    Sejamos honestos e sérios, para a construção de cerca de 400 casas para os jovens, não é tarefa fácil e se calhar o anuncio ao País dessa intenção deveria ser efectuado com alguma prudência e contenção, porque estamos a falar de um projecto que envolve muito dinheiro e competências, e todos conhecemos as fraquezas estruturais que temos e o ano 2014 já está quase a espreita.

    Criar + de 2.0000 postos de trabalho, se calhar seria bom anunciar a criação de mais empregos directos e indirectos/Mês, até 2014.

    Estas promessas numéricas, são complicadas e colocarão o governo sobre uma pressão stressante, e poderá inclusive contribuir para que seja desacreditado num horizonte de tempo muito curto, se calhar muito antes de 2014.

    É muito bom falar de projectos com números, mas nem sempre 2+2 = 4

  38. img
    andre Responder

    Viva PM Gabriel Costa

  39. img
    Cassuma-sofredor Responder

    Na verdade é boa iniciativa caso seja superada da falácia empreendedorismo ADI.
    Tanto que nada resultou e com a estrategia do Albertino Francisco para desenvolvimento da plataforma juvenil de acabar ou diminuir o desemprego jovem na qualidade de fazer justiça com o titular da pasta de juventude seria bom em 2014. Mesmo que não seja total empregados mas diferenciando o numero do desempregados que houve no governo do ADI e fazendo a comparação com Governo de Gabriel Costa em particular Ministro da Juventude. Mas ainda eu sou de Cassuma e vivo na escuridão em pleno séc XXI, diante da luz eléctrica sem estar informado pela TVS, Rádio Nacional e Internet mas a minha mente é iluminada com visão do conhecimento. Sei que louvar é na Igreja e não louvar um presidente de autarquia local quando ele tem ou devia ter conhecimento da Constituição no artigo 143º que um das competência é “promover e satisfazer as necessidades básicas que garante o desenvolvimento da comunidade” Porquê louvar o presidente dorme quando louvamos a ele, que é ilegal. Tanto é que o campo futebol de Batepá merece uma atenção do Ministro da Juventude e Desporto contrariamente da Autarquia Local que fez do seu beiral lixeira matando a plena atividade do conforto dos jovens de Batepá e arredores tanto é que em Cassuma precisa de um Centro Recreativo, uma água potável e como prioridade Energia que brilhara o rosto meu e os moradores da mesma zona. Eu não sou Deputado, vereador, membro do partido políticos mas lamento e defendo a minha comunidade “Cassuma”. Para aqueles que me quer odiar vos digo “Quem odeia sofre mais do que odiado”

  40. img
    STP Responder

    Que barbaridade, não sabia que o consumo de drogas é legal entre os governantes.
    Só falta dizerem que vão construir uma ponte entre São Tomé e Santo Antonio.

  41. img
    Addon Tiny Responder

    Meus caros leitores cuidado com supresa,este individou que pediu conferência de impressa para falar de projecto dessa natureza e num futuro tão proximo, é porque ele deve esta seguro daquilo que falou e certamente isto não partiu somente dele acho eu ser uma política concertada com o governo que se calhar ate ja encontrou qualquer financiamento garantido, se não vejamos ele até não poderia determinar o tempo,poderia falar e não indicar o prazo limete para cumprir com o projecto ou parte dele.
    Por isso não vamos criticar atoa, vamos esperar para ver,repara que o lema usado por este governo é ambicioso«vamos fazer agora e Ja» Mas tambem sei que existe algum receio por parte dos santomenses em agreditar nisso facilmente visto que ja foram vítima deveras vezes com estes tipos de promossas. Toda via vamos acreditar neste governo que certamente querem fazer diferença e mostrar serviço ao povo.

  42. img
    madalena Responder

    É que a forma como a noticia foi dada, qualquer pessoa sabe que não pode ser verdade. 400 habitações para juventude?
    O que é isto?
    Habitação é casa? Apartamento?
    Juventude? O que é 400 juventude?
    Quererá dizer jovens?
    O homem caiu de madeira.

  43. img
    supresa Responder

    isto é mesmo muito caricato este ministro é mesmo um doido não seI quem escolheu este individuo mais que não tem perfil para tal ele mesmo não tem deveria ser tirado do cargo, tem perfil de arrogante e acima de todo não sabe falar aos órgão de comunicação então senhor Pinto da Costa e Senhor Gabriel Costa retira-me este senhor dai, antes que o mesmo volte a juventude contra vocês ok.

  44. img
    A.L Responder

    sr Gabriel Costa ta mesmo com problema mental depois de ter escutado ele hoje tenho a certeza disso, resolve o problema do pais e deixe de falar constantimente no partido ADI ditador parvalhão e advogado corrupto desse jeito gabriel costa vai ter que ser internado na psiquiatria pensei k voçes reunirão hoje para tratar da falta do arroz,«gasolina energia estável etc,

  45. img
    Independente Responder

    Meus senhores, aprendam a ler e a interpretar notícias antes de emitirem quaisquer opiniões. Ora vejamos o texto começa por dizer…”o Ministro Albertino Francisco, apresentou 5 grandes acções a favor dos jovens, e que vão ser implementadas até 2014. Mais de 400 habitações para juventude, que vai ter mais oportunidade de emprego. O Governo diz que vai criar mais de 1000 empregos”. Isto significa que até 2014 o governo irá por em prática essas medidas, sendo que os efeitos não serão observado até ao final de 2014. Até porque todos sabemos que o país não tem capacidade para dentro de menos de dois anos entregar 400 chaves de casa…É nenhum momento é dito que se vai construir 400 casas até 2014. Mas sim, irá criar mais de 1000 postos de trabalho, e isso pode ser possível na óptica do Governo. Para mim, como disse outro prefiro esperar para ver.
    Todavia, penso que falta na notícia indicar claramente o horizonte temporal para cumprir às medidas então anunciadas, principalmente a construção de 400 habitações, ou o sr. Ministro não disse quanto tempo levaria para às concretizar.

    Sejamos mais construtivos
    Menos partidários e
    Santomenses a cima de tudo,
    Porque só assim conseguiremos ter
    Um país melhor.

    Bom fds a todos

  46. img
    ZE MACULÚ Responder

    Isto que esse Homem acabou de afirmar chama-se de GAFFE… Olha: PORQUÊ NÃO TE CALLAS, em vez de falar asneiras, por amor a santa!!!..

  47. img
    murder true Responder

    Eu espero que essa construcao nao seja casa de madeira para estar a ocupar espaco no pais tem que ser casas sociais tipo predios de medio porte urbanisticamente organizado para dar uma boa visao para o pais e nao casas tradicionais culturais que ocupam um grande espaco verde do pais sem organizacao urbanistico

  48. img
    fé viva Responder

    Com tanta praga nos.comentarios só com Cristo isso se realiza. ha q ter fé minha gente, e rezar para q isso se concretize. . . Deus manda rezar para os governates de um pais. . .o q o povo faz? rogar pragas falando mal dos q estao a mandar? como queres que eles fazem algo de bom se somos os primeiros a Ser negativos. nao sabem ?…… o q sai da boca é q faz mal ao homem. lêm a biblia, por favor

  49. img
    Mé Pó Feladu Responder

    nen sunguê
    xi mim lentlá òdô a dumué selá a fofoé punda é ná kã bã panela ku paiá fá

  50. img
    conceituoso Responder

    como diz a musica de pai banana “o novo maluco” kikkkkkkkkkkkk
    O governo está chamando claramente o povo de otário.
    Agora virou moda cada governo diga o que lhe vem a cabeça, caso não cumprir com a promessa inventam desculpas.
    Se coisa mais simples vocês n são capazes de resolver imagina esse empreendimento que exige grande quantidade de dinheiro?!
    Fala sério

    • img
      Janete Responder

      pois é, se o (pre)conceituoso não consegue abrir a sua mente para ver o que deve ser visto, como é que ele poderá acreditar?

      Ou, por outra, se um preconceituoso apressa-se a intitular-se conceituoso, como é que poderá a sua impaciência poderá fazê-lo esperar?

      Nós não só inventamos um país, mas também inventamos um bando de otários que, sem sequer terem a capacidade de aprender o básico da humanidade e da sociedade, se envaidecem a querer compreender coisas que só podem ser compreendidas com essa capacidade.

      Realmente, chamar de doido a um ministro deve ser coisa de doidos mesmo ou de atrasados mentais que só cumprem a função mínima de sobrevivência: comer, beber, foder…e cagar!

      • img
        conceituoso Responder

        Sra. Janete; no sentido figurante mais um daqueles que vem convencer o povo com mais uma ladainha e que nada faz. E vc provavelmente está um tanto sem sanidade mental, provavelmente é uma daquela, que aceita tudo sem fazer diagnóstico real das situações.
        Vou te detalhar como n seria possível a realização desse projeto por esse governo:
        1- Este é um governo de 18 meses
        2- Orçamento de Estado ainda não foi aprovado.
        3- Não temos o recurso para sustentar majoritariamente o orçamento de Estado.
        4- Com Orçamento aprovado temos que priorizar área estratégica.
        5- Para que tudo isso aconteça já estamos quase no natal.
        6- No início de próximo ano já estão dando banho indiscretamente nos santomenses, talvez vc seja uma dessas;
        Eu como o grande conceituoso que sou fiz um diagnóstico profundo sobre a situação política de STP, e cheguei conclusão que no seio da política de STP possui uma doença grave e contagiosa, e precisa desenvolver o novo tipo de vacina não para tratar mas sim para erradicar a mesma.
        Se queres ser independente não deixe que os outros pensem por te, use a sua mente(O Conceituoso)

  51. img
    Flho da terra Responder

    E so conversa para fazer boi dormir,haver vamos.

  52. img
    Flho da terra Responder

    Eu nunca vi tanta mentira,so em Sao Tome,faz para povo crer e depois anucia,ja estamos fartos de promessas nao compridas.

  53. img
    ze maria gomes Responder

    Não sei o que anda esse ministro a fumar mas a verdade é que o homem tava a delirar. Têm certeza que esse homem não é o doido que fugiu de hospital ha dias?

  54. img
    mata real Responder

    “Albertino Francisco, fez formação superior no estrangeiro, e conheceu também as técnicas para exorcizar demónios. Participou na elaboração de um livro, que se referia ao exorcismo de demónios na política são-tomense.” Isso explica tudo…

  55. img
    CT Responder

    O mesmo sol que endurrece a terra amolece a vela!!! bandos de incopetentes

  56. img
    zanguzagu espantado Responder

    O Ministro ja começou a fazer campanha sem a mesma ter iniciado.

  57. img
    Corvo Negro Responder

    o Mnistro deveia aprender com Rafael Branco, para atingir a Presidência do MLSTP,e cair na graça dos 50 e tal porcento dos eleitores que são mulheres, consegue-se atingindo estrategicamente o coração frageis das mesmas, oferecendo flores, e não propagandas e promessas politicas na assembleia.

  58. img
    E. Santos Responder

    Então têm de ser rápidos, porque 2014 é logo alí.

  59. img
    Bêtôdo Responder

    Xê, Minha Gente, Alguém que diga a este Ministro que Carnaval é no mês de Fevereiro!!!!!!! Se Ele quiser ganhar o baile de mascarados que candidate-se no próximo ano, alias pelo tamanho dos seus lábios ele ganharia prémio revelação das asneiras.

  60. img
    é para ganhar eleições Responder

    não é ser pessimista mas sim realista,o mundo é de Deus so acredito é na vinda dele para mudar as coisas,esses aqui so são funcionários do diabo……

  61. img
    Preocupado com STP Responder

    hahhahahha, Esse Ministro tem que tomar cabeça…e aprender muito com os Jovens, e ser mais humilde…um jovem que nunca participou na Associação é Ministro da Juventude…esse Ministro acha que ele é Ministro de Objecto, ele é Ministro dos Jovens, ainda por cima o iguinorante zanga jovens jornalistas…acham que isso é normal? há cada coisa mesmo que dece só mesmo esse ministro de centura…estou indiguinado, nunca vi conferencia de emprensa com spoot publicitário, com convidados e sem permissão de falar…o Patife fez duas conferenças dizastre…depois vem dizer ki é ministro da juventude????? acha a min ele não é….hummm bé mu ÊÊÊÊEÊÊÊÊ^

    • img
      Cassuma-sofredor Responder

      Deixa-o o porco enquanto come o coroço àgua esta no fogo a ferver para o raspar.

  62. img
    Cassuma-sofredor Responder

    Olha sua exª Ministro da Juventude e Desporto não alimenta a esperança com toda garrantia na Comunicação Social.Porque contar com ovo no rabo da galinha não é bom, e o futuro da nação Santomense em maior taxa etária, os jovens que esta em jogo. Eu sou particularmente de Mé-Zochi tanto é que falo directamente ao presidente de Autarquia local sua Exª Nelson Carvalho o Trasporte Público tem novo significado que é Transporte Turistico. Porquê??? Sera que somos um Estado protocratico na base do dinheiro?? O campo de futebol de Batepá agora tem novo nome que é Lixeira por colocação do lixo que a camara coloca lá. Porquê assim Nelson Carvalho? a situação de Emergencia processa em socorrer mais lento que tudo. Porquê?? O Nelson Carvalho ainda não colocou luz no mercado de Batepá. Porquê? O Posto Samitário.Porquê?

  63. img
    Isto está a piorar diz Responder

    Este Ministro não merece o lugar que ocupa. Não tem capacidade para ocupar este cargo e vem aí com promessas falsas. Há muita coisa para fazer como prioridade, bolsa de estudos aos jovens,apoio a formação profissional, os jovens precisam sair do país para descubrir o seu talento, conhecer outras realidades, a política de migração deve conhecer novas mudanças, emprego para jovens, apoio a educação dos jovens, os jovens precisam muito. Não vem aí com falácias e promessas que sabemos que um governo que assaltou o poder não vai conseguir resolver e cada vez pior estes senhores continuam a desgraçar este país. Sá com cristo.

  64. img
    mina di Célivi Responder

    gente(ADI) pagou esse ministro pra falar! porque pra falar isso só com Patricio.

    • img
      Preta de santomé Responder

      vcs deixaam o gaverno cair, e só agora apercebem-se do erro e tudo errado agora é culpa do ADI, xê xeio de mordomia, cada coisa que desce, sem noção vcs todos penas sou eu que tb vivo aqui ………….

  65. img
    Negro de STP Responder

    E melhor contar com ovo no rabo da galinha!

  66. img
    Stlijon Responder

    Com esta atitude de cima para baixo este Ministro não vai para muito longe, pena STP mereceria mais! A responsabilidade è tambem dos partidos que propoem de forma leviana pessoas para ocupar o lugar de ministro.

  67. img
    Preta de Principe Responder

    Esse ministro aprendeu com os ADIstas! Tentou “EXPLICAR SEM COMPLICAR” Mas, “COMPLICOU ABUSIVAMENTE”

  68. img
    Sou Deus Responder

    Amém, assim seja.

Deixe um comentario

*