Conselho de Estado, considerou por unanimidade que não há condições para realização das eleições autárquicas e regional em Julho próximo

Os conselheiros do Presidente da República Manuel Pinto da Costa, sugeriram que a Comissão Eleitoral Nacional, estabeleça uma agenda de trabalho, que permita a realização das eleições para o poder local em São Tomé e para o Governo Regional da Ilha do Príncipe.

O Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Victor Correia foi convidado a participar na reunião do Conselho de Estado, onde informou aos conselheiros, «da subsistência da ausência de condições técnicas, materiais e financeiras para a realização das eleições autárquicas e regional», declarou João Carlos Silva, porta-voz do Conselho de Estado.

Segundo ainda o porta-voz do Conselho de Estado «na sua análise o Conselho de Estado considerou por unanimidade, não haver condições objectivas para a marcação das eleições autárquicas e regional de 2013, nos termos legalmente previstos».

Como solução para a situação, o Presidente da República foi aconselhado, por unanimidade dos membros do seu órgão de consulta, «a exercer a sua magistratura de influência junto dos órgãos de Estado com competências sobre a Comissão Eleitoral Nacional, para que esta instituição estabeleça uma agenda de trabalhos tendo em vista a criação urgente das condições indispensáveis à realização das eleições autárquicas e regional credíveis, transparentes e pacíficas para todos, eleitores, eleitos, e a população em geral», concluiu o porta-voz do conselho de Estado.

A reunião do Conselho de Estado decorreu no Palácio do Povo. Dentre os Conselheiros presentes destaque para o ex-Presidente Miguel Trovoada, e a ausência de Fradique de Menezes também ex-Presidente da República.

Abel Veiga

  1. img
    alberto junior Responder

    Eu acho justo.
    Antes assim que trazer problemas.

  2. img
    para rir ou chorar Responder

    Esses BANDIDOS de ADI não estão contentes de certeza:
    Já começaram a dar banho e agora?
    Inclusive andando de portas em portas fazendo cartões de militante a troco de umas dobras.MISERÁVEIS.

    • img
      jose Responder

      Banho é o que Povo irá vos dar nas urnas. isso é que é banho!!!

    • img
      santa catarina Responder

      Quanto estão a dar. Já recebeste o teu? ou não fizeste o cartão?

      • img
        Estão Preparado ( Mé-zochi Responder

        Sou de Mé-zochi e Já me informaram para estar preparado porque vocês do MLSTP, PCD e outros estão a preparar 11 Bilhões de Dbs para injectar em Mé-zochi para compra de votos nas mãos dos Mé-zochiano. Por conseguinte, todos os Mé-zochiano estão preparados e informados para comer vossos dinheiro e vos dar banho nas urnas.
        Portanto meu amigo, o banho que tas a dizer que ADI está a dar, os Mé-zochiano ira vos dar nas Urnas.

    • img
      Razão Responder

      O Sr tem provas de que o ADI tem feito os cartões de militantes a troco de umas dobras? Cuidado! A não ser que tenha imunidade. É impressionante como as pessoas têm palha ne mente. Ainda existe pessoas assim em pleno secúlo XXI?

  3. img
    jose pedro Responder

    Tela Nón, Não precisava destacar o ex. Presidente Miguel Trovoada, pois é igual aos demais, é necessário acabar-se com essas comparações mesquinhas e que depois leva esses individuos a sentirem-se superiores aos demais cidadãos…..

    • img
      Leitão Responder

      Afinal de contas Liberato Moniz também é conselheiro de estado??? Isto é uma autêntica brincadeira de país. Este rapaz é inculto, além de ambicioso, o que é que ele vem trazer a este órgão de estado? Com tanta gente com mais currículo intelectual, político, ético e moral vão colocar Liberato Moniz como conselheiro de estado. Isto é uma brincadeira de país.

    • img
      Martelo da Justiça Responder

      Os ex- presidentes Miguel Trovoada e Fradique de Menezes foram os mais altos Magistrados do Pais pelo que faz todo sentido eles serem destacados. Temos que respeitar as nossas instituições quer gostemos deles ou não.

  4. img
    Frustrada Responder

    Estou vendo o filme…!Este País está de rastos, e precisamos de um Salvador da Pátria urgentemente. Caso contrário, estaremos (povo pequeno) no “inferno” da pobreza extrema.

    • img
      Martelo da Justiça Responder

      Cuidado com os salvadores da Pátria. Lembram-se do Salazar e o Estado Novo em Portugal???

    • img
      Martelo da Justiça Responder

      Meus caros, criticar construtivamente não significa insultar. Sejamos mais civilizados.

  5. img
    Negro de STP Responder

    Esta decisão já estava tomada antes mesmo da convocação do Concelho de Estado.
    Não há vontade politica deste governo nem do Presidente da Republica para realização destas ELEIÇÕES porque eles querem sim perpetuar no governo.
    Espero que as Eleições se realizem o mais breve possível para bem da nossa DEMOCRACIA.
    VIVA DEMOCRACIA..

  6. img
    DESABAFO SÉRIO Responder

    Sr. Pinto da Costa, a sua actitude a meu ver, tem sido politicamente: ” sujinha, sujinha”.

    É de lamentar como é que as coisas chegam a esse ponto. Depois da inoperancia e inercia que tem mostrado o Gabriel Costa e depois da necessidade que tem o país de que se cumpram os desideratos impostos por lei, os senhor, vem anunciar uma coisa dessas?!

    Uma coisa arquitectada por si e unica e submisamente aceitada pelos seus pares.

    Sim senhor, politica é coisa chata mesmo e onde as pessoas mais se perdem e menos cumprem suas promessas.

  7. img
    Negro de STP Responder

    Quero aqui denunciar que o JORNAL TELA NOM não publicou o comentário fiz sobre esta noticia quando era 19:04h.
    Isto e pura CENSURA.

  8. img
    Hélcio Viegas Responder

    Mas alguém contava por acaso com outra deliberação desse conselho de estado? Foi apenas uma formalidade para vir confirmar o que já sabiamos. A prorrogação dessas eleições implica a prorrogação do sofrimento do povo, sem terra a vista!…Há de certeza condições para eleição. Mas não é suficiente enquanto não houver simultaniamente condições para dar banhos…O problema reside aqui.

  9. img
    madalenas Responder

    Não sou jornalista mas este Titulo é muito grande. , Va la vai ate a barraca abana/(MALUCO DO RISO)
    lead, TITULO.
    podia SER MELHOR

  10. img
    madalenas Responder

    o POVO TEM SAUDADES DO BANHO, MAS Eleições PRA QUE. MAis do mesmo, deixa como esta.

    • img
      Razão Responder

      Lição nº99
      Sumário: Teste sobre o nível de cultura.

      1 – o que entende por democrácia?
      2 – o que entende por ditadura?

  11. img
    Barão de Água Izé Responder

    A nossa Terra praticamente não tem condições económicas para eleições nenhumas. Um País se quer ter e praticar as formalidades de países economicamente viáveis ou ricos, deve trabalhar arduamente para ter uma Economia a funcionar. Como pode um STP criar emprego, atraindo investimento se, por exemplo, a energia eléctrica que é uma condição, essencial não é estável e com qualidade? Terão falado disto no C. de Estado? A haver eleições que sejam todas (aut.,legis. e presid.) no mesmo dia.
    Terão falado na revisão da Constituição?
    O Povo de STP não merece continuar a viver na miséria.

  12. img
    Gente da Terra!!! Responder

    Unanimidade!!!
    Membros do conselho do Estado
    1. Pinto da Costa
    Fradique de Menezes
    Miguel Trovoada
    Evaristo de Carvalho
    José Fret Lau Chong
    Leonel Mario d´Alva
    Elsa Pinto
    João Carlos Silva
    Samba
    Bandeira
    Alcino Pinto

    Se houve unanimidade quer dizer que os dignos fundadores da ADI (Miguel, Evaristo e Fret) concordam não haver condições para realização das eleições. Então é a ADI deixar de bancar o otario e deixar deste discurso de que o Pinto não quer fazer eleições.
    Viva a sinceridade

    • img
      Lupuye Responder

      Sei que os politicos fazem das suas mas ha gente que nao quer ver a realidade economica e finaceira em que estamos. E pena.

  13. img
    Coisa Séria Responder

    Meu caro “Barão de Água Izé”,
    O senhor de facto AMA São Tomé e Principe. Também sou de opinião que deveriamos fazer uma só eleição (Aut.Regio e Legis.). As presidenciais poderiam ficar para depois, mas as outras só de uma vez para poupar o sofrimento do povo.
    AMAR SÃO TOMÉ E PRINCIPE. sem demagogias

  14. img
    verdadeiro Responder

    O Conselho de estado não tem competência para, responder pelo PNUD, A União Europeia, que são Parceiros para nos ajudar sempre neste sentido, o governo que o seu papel fundamental é Procurar financiamento, este Órgão cinge simplesmente em Aconselhar o Presidente, ou melhor adverti-lo sobre suas decisões,
    Fala-se tanto de Angola, para este Governo cade Angola para ajudar STP neste sentido?
    Meu Povo estejam alertas, repararam que até a Elsa Pinto esteve la! O Presidente da Republica quer levar estas eleições para 2016 não duvidem disso é esta a pretensão

  15. img
    para rir ou chorar Responder

    Miguel Trovoada e José Fret deram bofetada ao ADI e ao próprio filho.
    Chegaram a conclusão que não há condições para fazer eleições.Estes sim são verdadeiros ADI’stas.

  16. img
    mé pó feladu Responder

    este é o filme do livro terra sem firmeza

  17. img
    santa catarina Responder

    Este é mesmo uma país de bôbô. Diz a CR no seu artigo 88º alinea g “Três cidadãos de reconhecida idoneidade e merito,designado pelo Presidente da Republica….”
    Ora pergunto: Qual é a idoneidade e merito da sr.Elsa Pinto?
    Qual é a idoneidade e merito do sr.Liberato Moniz?
    Ambos têm a mesma idoneidade e merito como que os indicou.
    Sr. Presidente para e pensa o sr. já não tem idade para cometer erros deste tipo. Esta a brincar com a paciencia deste povo, tudo quando é demais faz mal.Não marcar as eleições que desde que tomou posse sabia da data e agora reuniu o CE para arranjar um justificativo e fugir as suas responsabilidades.
    E agora sr. Presidente não há eleições, não há dinheiro, não há trabalho o que fazer?

    • img
      Aurélio Responder

      Concordo que isto de colocar Liberato Moniz e Elsa Pinto no Conselho de Estado ´
      é uma autêntica brincadeira de mau gosto. Enfim… eles é que sabem o que estão a fazer.
      Fui

  18. img
    militante nº278 do adi Responder

    Gostei da posição de Miguel Trovoada e José Fret em apoiar a iniciativa do CE.
    Muita gente nossa pensavam que voces também são BÔBOS como alguns dos nossos.Fizeram bem Votar a favor do adiamento.
    Se não há condições,não há e ponto final. Porquê corrermos risco e arranjar confusão.Vamos com calma.

  19. img
    Budo dáuá Responder

    Sacanagem. Caos, caos, caos. Uma eleição orçamentada com um orçamento que foi tão elogiado pelos MLSTP e PCD!

    Esse é o preço de termos dirigentes que temos.

    MAs que fazer. Colheremos o fruto dessas ações maquiavélicas do Pinto da Costa.

  20. img
    Cassuma-Sofredor Responder

    Eu acho que se o Governo do Pinto da Costa referido Gabi-flá só vive de pensamento do salário para pagar os funcionários do Estado bem como melhor forma de comemorar 1ºde Junho, 25 de Maio, e arrancar o OGE, do Sanzaleiro Minist. de Agricultura António Dias e Director das Pescas.muitas dificuldades e o Gabi está sujo com cabeça olô olô da palhaçada dita por Ministro da Juventude numa garantia de 1000 posto de emprego até final de 2014 que não deu nenhum sinal ? 400 casas sócias que o António Dias está defender por engajamento nas comunidades rurais para salvar a falácia do actual Ministro da Juventude que pensa juventude uma brincadeira. Ainda refiro que o adiamento é para garantir e dar espaço ao Governo e Pinto da Costa ganhar terreno e confiança nos eleitores e comunidades sendo que António Dias vai fazendo propaganda aos agricultores rurais.

  21. img
    de longe Responder

    Bandos de preguiçosos, gastando dinheiro do Estado sem fazer nenhum.

  22. img
    Só com Cristo Responder

    O azarado e matreiro de Pinto só voltou depois de vinte anos em casa a dormir e a fazer exercícios físicos,que até o seu casaco já estava a criar mofo, para matar este país, este povo e a nossa democracia! Com este indivíduo jamais teremos eleições enquanto ele estiver vivo, podem crer. Ditador tem medo das urnas! Mas Deus é poderoso! E de certeza que muito breve fará justiça! O país está de rastos e quem conhece bem este homem sabe que ele prefere que morremos todos, mas ele é que não vai dar oportunidade a esse povo de escolher quem quer para o governar! Só com Cristo!

  23. img
    fd Responder

    minha gente coisa pior ta pra vir pinto da costa não é boa especie de Homem, quem foi sempre sera .corrigir erro ou piora isso sim

  24. img
    Filho da Terra Responder

    Lamentavelmente todos já sabiamos desse desição, e estamos numa onda de desgovernação isso não é nuvidades, aida tenho esperança que tempos melhores virão. Eu tenho um sonho e S.Tomé será melhor…..

  25. img
    joven de 90 anos Responder

    todos que comentarao aqui sao ipocritas , e esses comentaria nao vale nada ,e preciso sermos serios vamos la despir desses nomes falsos e apresentar nos de forma seria e aberta asim estariamos a dar o nosso contributo. vamosa faser valer a nossa democracia.

  26. img
    madalenas Responder

    Conselho de Estado, deve ser chamado, apenas em algumas matérias, e outras não
    Estatuto dos Membros do CS, Diário da Republica???

  27. img
    Honeste Responder

    MIguel
    é mesmo assim, mostra que vc é um Santomense, que quer bem para seu povo. Eu fiquei contente com a tua presença no Conselho do Estado, vc sabe dar exemplo, ñ é como muitos pensavam, continua assim com sua posição firme e digna para com seu povo e nós todos saremos a ganhar.

    Um bem haja a vc

    Viva Demócracia

  28. img
    Vitor Hugo Responder

    Este Liberato Moniz, será que tomou o juízo, antes eram um delinquente primário, enquanto professor de Liceu. Chegou ate a namorar com a sua própria aluna. Mas agora não.
    Qual e a opinião dele, em relação esta matéria* Será que professores podem namorar as suas alunas, responda, senhor Membro do CE.
    haverá gente a dizer que se trata de inveja, não conduta deste senhor, antes agora não sei,

  29. img
    carlos gomes Responder

    Se ha, de facto, vontade politica para eleiçoes autarquica e regional este ano por que motivo o Conselho de Estado, mesmo nao havendo condiçoes tecnicas para julho, nao propos um outro mês(como por exemplo o mes de setembro)? Acho que ate la a comissao eleitorial teria criado todas as condiçoes necessarias para o efeito. Será que ha mesmo vontade politica para tal? A ver vamos.

Deixe um comentario

*