Política

Forte suspeita de lavagem de dinheiro recai sobre o ex-Primeiro Ministro Patrice Trovoada

O ex-Primeiro Ministro Patrice Trovoada, poderá ser alvo de um processo crime por alegada lavagem de dinheiro na ordem de 624 mil e 600 euros.  Face a persistente denúncia por parte do actual governo de que a lavagem de dinheiro cresceu no pais, o Téla Nón investigou e encontrou indícios que alegadamente envolvem o ex-Primeiro Ministro.

Num recibo emitido no dia 28 de Março de 2012, e assinado pelo ex-chefe do Governo, de acordo ao que se pode ver no documento, 624 mil e 600 euros em espécie foram entregues em São Tomé, ao senhor Henry Claude Oyma do BGFI Bank de Libreville – Gabão.

A pessoa em causa também assina o recibo confirmando a recepção do montante em cash. Levou o dinheiro para o Gabão, para ser depositado na conta número 81011146011-03, devidamente especificada no recibo.

A fonte que mostrou ao Téla Nón o recibo, chamou a atenção pelo facto do documento ter a insígnia do gabinete do Primeiro Ministro, e também para o facto da assinatura do então chefe do Governo em 28 de Março de 2012, estar sobre o selo branco utilizado no Palácio do Governo.

O texto do recibo escrito em francês diz o seguinte: «Entrega em espécie de 400 mil euros, e trezentos mil dólares americanos, ou seja, duzentos e vinte e quatro mil e seiscentos euros, equivalentes ao cambio do dia, totalizando assim – Seiscentos e vinte e quatro mil e seiscentos euros».

Desde Fevereiro de 2013, quando o actual Primeiro Ministro Gabriel Costa começou a denunciar de forma persistente que a lavagem de dinheiro, aumentou no país, que o Téla Nón tem procurado dados e informações que pudessem sustentar tais denúncias. Só em Abril último, o Jornal encontrou algumas pistas, que conduziram o Téla Nón para a fonte, que mostrou o recibo timbrado pelo Gabinete do XIV Governo Constitucional, como um dos exemplos do fenómeno crescente.

Segundo a fonte do Téla Nón, é duvidosa a origem dos 624 mil e 600 euros em dinheiro vivo, que foram entregues ao senhor Henry Claude Oyma para ir depositar na conta do BGFI em Libreville-Gabão. A fonte desconfia que a lei do sistema financeiro nacional foi violada. «Não é possível viajar com tanto dinheiro assim. Não é legal», referiu a fonte.

A fonte que concedeu ao Téla Nón, um exemplar do recibo, considerou que estamos perante uma situação de lavagem de dinheiro.

A fonte que sempre pediu anonimato, garantiu que as autoridades judiciais competentes deverão estar a par do caso. O recibo de transacção de 624 mil e 600 euros em cash  estará já sob a alçada da justiça, e ao que tudo indica aguarda pelo regresso um dia, do ex-Primeiro Ministro que se ausentou do país desde Dezembro de 2012,  para que a investigação alegadamente em curso atinja o seu climax.

Segundo a fonte do Téla Nón, o recibo que mostra lavagem de dinheiro, é apenas uma pequena parte do dossier, sobre transacções e negócios obscuros realizados nos últimos dois anos, que poderão vir a praça pública. «Boa parte deste dossier já estará nas mãos da justiça», concluiu a fonte.

O LEITOR DEVE CONSULTAR O RECIBO QUE INDICIA LAVAGEM DE DINHEIRO CLIQUE – RECIBO DA TRANSACÇÃO

Abel Veiga

    232 comentários

232 comentários

  1. Male

    7 de Junho de 2013 as 7:29

    No comments !Quando eu digo que este individuo ja deveria sofrer uma busca de manadto detencao Internacional,pelo abuso de poder e corrupcao, pessoas mal intecionadas da laia deste sujeito aparecem ca com comentario,demonstrando a sua posicao irracinal de oponentes,aver-vamos dentro de seis meses quantos processos criminais nao apareceram incriminando este sujeito.

    • Joca

      7 de Junho de 2013 as 8:31

      É surpreendente que esse jornal ,que se diz se a voz do povo, não caia encima, não noticia com firmeza e profissionalismo o do atual Governo liderado pelo Gabriel Costa, com todas essas provas de corrupção no ministério da Agricultura e no assunto 900 toneladas de arroz da Empresa Delfim Neves e fique atacando a pessoa de ex-primeiro ministro. Porquê que não questionam o silencio do primeiro ministro; Gabriel Costa e do Pinto da Costa perante esse concreta ato de corrupção? Está mesmo claro que esse jornal é do MLSTP/PSD, PCD e o MDFM/PL. Abel Veiga, seja imparcial e deixa de inveja para com as pessoa do ADI, partido que o povo escolheu. Quando eu era simpatizante do MLSTP/PSD, assumo que era apaixonado por esse partido, eu te via com grande margem de crescimento na área jornalística, mas agora, eu só vejo a má intenção nas tuas noticia, mesmo que ela queira ser informativa, sempre vem embriagada de um odio venenoso que não consigo entender porquê … e como o nosso país tem tido varias pessoas que alto nível de conhecimento, e capacidade de analise critica, a luz das verdades visíveis, já conseguimos notar isso em ti, que se tornou bem notável , por exemplo, no programa CARTA NA MESA da tvs e da São Deus lima que não consegue disfarçar. Infelizmente meu irmão! Não sou perfeito, mas por culpa de pessoa como o senhor é que o odio não vai minguar em São Tome e Príncipe

      • FARANDULA

        7 de Junho de 2013 as 9:36

        Carta em baixo da mesa, isto porque as intenções dos mentores deste programa é apagar a imagem do A.D.I…

      • Paracetamol 500mg

        7 de Junho de 2013 as 9:54

        Desde quando a politica tem haver com inveja. Ou é ou não é. Cada um faz a oposição que deve ser feita. Cabe ao ADI ou melhor, o Patrice Trovoada provar o contrario. Vamos esperar pelas replicas inflamadas do sr. Dr. Levy Nazareno.
        Sou imparcial, nesta senda de jogo politico. Só tenho algo a desejar: Cadeia com todos eles…são todos da mesma espécie.

        • João Carlos

          7 de Junho de 2013 as 10:50

          Nota-se a sua imparcialidade. Posso fazer uma pergunta? O senhor(a) é residente em São Tomé e Príncipe? O seu comentário seria compreensível caso vivesse na diaspora, uma vez que também via as coisas da forma como vê. Em São Tomé e Príncipe a politica faz-se de ódio, inveja, intrigas e tudo mais alguma coisa. Repara que a as acções do actual do actual governos e os partidos que os sustentam é discutir pessoas e não idéias. Isso é suficiente para provar a inveja e o ódio.

      • kwatela

        7 de Junho de 2013 as 14:06

        amigo calma,
        quem não deve não teme.
        a verdade é como azeite,mais cedo ou mais tarde há-de vir ao de cima!!!
        ao tela non solicito o direito de contraditório.
        procure o ex primeiro ministro e confronte-o com o que têm na mão. boa sorte!!

      • blagapena

        7 de Junho de 2013 as 14:39

        Cadeia já e agora ao sr. Gabones Patrice!

    • João Carlos

      7 de Junho de 2013 as 10:20

      A leitura que faço disso tudo etenho quase a certeza que muitos concordaram comigo.

      1. Ve-se logo que não existe este modelo do cabeçario no Ministerios e nem em alguma instituição do Estado (todos aqueles que trabalham na função pública e não só sabe muito bem)

      2. Telanom, que vá para lugar da Assembleia Nacional, partidos politicos como (PCD, MDFM e MLSTP), PIC, Ministerio Público e até mesmo Supremo Tribunal de Justiça, porque ninguem entende como essas acusações, nunca chegam a ter prova concretas?

      3. Que provém que este documento é verdadeiro. Que provém que este dinheiro foi entregue a quem, quando e aonde foi colocado?

      4. Mais uma vez pergunto, porquê existe a justiça? Com tantas denuncias feitas contra ADI, principalmente contra Patrice Trovoada, porquê que ninguem faz nada, se têm assim tantas provas?

      5. Acredito que querem fazer de tudo para intimidar o homem a regressar a STP, baixar a imagem do Partido ADI, e continuarem em frente a roubar, criar STP Trading 2 (árroz do porco e cão), infelizmente a fome faz com que muitos consomem este arroz, mas deus um dia irá fazer justiça nesta terra.

      É dimais…

      • Blabu

        18 de Setembro de 2014 as 19:00

        Muito bem. É o que eu digo: O problema não é o roubo feito pelo antigo P.Ministro. O problema é o medo de perder para o partido do povo. Aqui não se quer fazer nada. Pensou-se que acabariam com Os Criativos, tirando-os de Nós por Cá. dizia-se que haveria outros grupos que também poderiam ocupar o espaço. Falar afinal é fácil né. E os criativos continuam a dar Show mas o Nós por Cá acabou. E é assim que é o nosso país. Quem faz é barrado para dar lugar a nada.

    • João Carlos

      7 de Junho de 2013 as 10:37

      Porque que não falam sobre:

      1. Bloco 2 do Petroleo que foi adjudicado aos Angolanos?

      2. Adjudicação direta a empresa de Delfim Neves com mais de 45 mil milhões de dobras, para compra do arroz que não serve pra nada?

      Enfim.

      • Deodato

        7 de Junho de 2013 as 18:06

        Meu amigo,
        Fale de coisas copncretas.
        Estamos a falar de um caso “valores entregues em mãos do PT, para depositar na sua conta no GABÃO” e o sr. refugia-se no stp trading (assunto ja arrumado pelos Tribunais) e mentiras da adjudicação directa do arroz. O sr. não leu os documentos que foram publicados? não viu a acta do concurso realizado para comprado arroz? Demonstre provas de que foi entregue os 45 mil milhões para compra do arroz! Afinal as 3000 toneladas do arroz ja chegou ao país? Quando? Veio no seu navio oui do seu pai? Seja pelo menos uima vez honesto. Só os dirigentes do ADI têm o arroz sujo. Não será a vossa própria importação? Ja que as autoridades competentes visitaram todos os armazens e nas firmas comerciais que efectivamente estão a comercializar o arroz vindo dos camarões não foram enconratados um único saco de arroz com caracteristicas publicadas pelos dirigentes do ADI. Tenha vergonha. Queres criticar é o seu direito, mas antes faça uma lavagem de celebro e apresente provas das suas acusações.

      • Rui Castro

        7 de Junho de 2013 as 18:30

        Meus caros,
        Acho que todos nós devemos um grande favor ao Abel, por nos dar esta grande oportunidade de manifestar a nossa opinião.Não compreendo como é que há pessoas queremm que seja publicado artigos que vão ao seu favor ou do seu amigo. O ADI tem adoptado uma postura de ataque a todos que não sejam deste partido. Ora bem! deve esperar as reações dos outros. “Quem não quer ser Lobo não vista a pele” Estamos a falar de um caso concreto e anguns lambesbota do Patrice vêem logo com caso que em nada tem haver e mentiras na tentativa de atirar areia aos olhos do outros fazendo-se de advogados de “causas perdidas” acho que Patrice Trovoada que eu conhenço não está nada satisfeito com estes seus grachadores, porque não têm comentários convencentes. Ora venda das acções de Enco, ora, Venda de bloco de petróleo, Ora, STP Trading ( caso ja resolvido pelos Tribunais) ora arroz do Delfim ( só os dirigentes do ADI sabem aonde est) por as autoridades santomenses visitaram todos os armazens onde foi depositado o arroz vindo dos camarões e nas firmas comerciais que estão a comercializar este produto com toda mormalidade, não foram encontradas nenhum saco de arroz com carateristicas publicads pelos dirigentes do ADI, então o arroz improprio para consumo humano. Então os dirigentes do ADI se quizerem mesmo ajudar o povo, diga as autoridades em que sítio estão este arroz! Que a excepção dos dirigentes do ADI que entregam alguns dos seus militantes a calada da noite um ou outro saco para fazer sua propaganda maléfica, mas ningém sabe da origem do produto. Não será tal artroz que voçês importaram aquando do naufragio das lanchas da ENAPORT? tarde ou sedo a justiça divina será feita contra os malfeitores. Os senhores do ADI dizem estar na posse de muitos documentos sobre o processo de 3000 toneladas do arroz, então poque não apresentam provas do pagamento dos 45 mil milhões de dobras? Senhores mentirosos!

      • Neima Cassandra

        8 de Junho de 2013 as 10:03

        Senhor deve ser um pouco inteligente! Não vê que está chovendo no molhado caindo cada vez mais no redículo? repare:
        1. Ral como dizia alguém no seu comentário o ADI diz ter varios documentos sobre o negócio do arroz. Porque não publicar os justificativoas do pagamento dos supostos 45 mil milhões de dobras? O ADI insiste dizendo que o produto é má qualidade e só serve para os aminais. No entanto, pelo que sabemos o Produto foi autorizado pelas autoridades aduaneiras, portuárias e sanitária a ser desalfandegado. Sendo produto de má qualidade seria de todo impossível todas as autoridade darem a sua anuência para a comecialização. Mesmo se por lapso houve tal autorizaçãoe se vossa denúncia tevesse alguma credibilidade a polícia económica, saude pública,CIAT e mesmo a polícia de investuigação teriam agidos em conformidade com a lei em defesa dos consumidores! O que não é o caso.Sendo assim só se pode concluir que a vossa denúncia tem apenas o proposito político para denegrir a imagem do vosso principal adversário, mesmo que seja necessário os dirigentes do ADI cairem no redículo! Na minha opinião o ADI deve arranjar outros argumentos para defender o seu patrono. Desta meneira não irão trilhar ja que o povo consumidor tem estado a valorizar a qualidade do produto contrariamnte aos dirigentes do ADI.Refletam!

    • Negro de STP

      7 de Junho de 2013 as 15:51

      Meu caro Male a Justiça não pode valer só quando convem
      Os sucessivos escandalos de corrupção que houve em S.Tomé nunca forão julgados porquê?
      Não conseguem ganhar nas Urnas então estão com jogadas das denucias não é?

    • Cabrao Traidor

      8 de Junho de 2013 as 18:58

      Sera que existe algum mandato de captura a busca do Sr. Patrice Emery Trovoada? Telanon, existe alguma coordenacao entre a PIC, Interpol, CIA, FBI, Mossad, e Policias a nivel dos paises Africanos a procura deste criminoso? Sera que ele ira aparecer no Tribunal Criminal para ser ouvido, existe evidencia suficiente para prende-lo e sentencia-lo a prisao perpetua?

      • A.L

        11 de Junho de 2013 as 10:14

        sera que só ele é o pior o povo precisa também da cabeça do Delfim Neves,Rafael Branco,etc…bandos de preguiçosos e ladroes .

        • mandja

          13 de Julho de 2014 as 23:12

          De facto, é preciso eliminar “as ervas daninhas” que já fizeram lucro servindo-se de STP para obter bens pessoais, não devem nunca mais fazer parte de uma equipa dirigente de STP: P.Trovoada,Fradique Menezes, Miguel Trovoada,Pinto da Costa,Posser, Lévy Nazareno, D.Daio,etc…

    • Oparvo

      9 de Junho de 2013 as 18:32

      TELA NON, É UM JORNAL DOS PARVOS E FEITO PARA OS PARVOS…. ANTES DE INDICAR O DEDO AO EX-PRIMEIRO MINISTRO,ANTES VEJA NO SEIO SÃO TOMENSE QUANTOS LABROES DITADORES,ROUBARAM E CONTINUAM A ROUBAR O PAIS E CONTINUA NOS ALTOS CARGOS DA NAÇÃO. DEIXEM O HOMEM EM PAZ.ONDE ESTÃO O DINHEIRO DO BRASIL,ENCO,GGA,STPTRADING,ENTRE OUTROS.
      TELA NOM É UM JORNAL DE PARTIDO QUE ESTÁ NO PODER. EXISTE CORRUPÇÃO EM TODOS OS SECTORES PÚBLICOS DO PAÍS E VOCES SABEM DISSO E NÃO DIZEM NADA.DEIXEM PATRICE EM PAZ. E COLABORA PARA DESENVOLVIMENTO DO PAIS. VIVA PATRICE TROVOADA!!!!!!!!!!!!!!

      • seabra

        6 de Maio de 2014 as 12:17

        …quanto é que o Patrice Trovoada lhe pagou, pobre e misero lambedor de rabiosque TROVOADA .Gente como você é que tem causado o mal deste pais, porque politicos de BAIXARIA como o Patrice Trovoada, sao eleitos pela malta de mentalidade TACANHA, cujo o sr. Imbecil faz parte.
        Enfim, gostaria que vos isolassem numa îlha, todos vocês que apoiam o P. Trovoada, com ele , à vossa governância….seria LINDO de ver!!!!

  2. verdadeiro

    7 de Junho de 2013 as 7:53

    mais uma novela do telanon, quando tudo isso vai parar, querem de uma forma ou de outra denegrir a imagem do homem, depois de ele ter saído e deixou o lugar para o MLSTP e famílias..

    meus Sr. Rafael Branco quando Saiu do poder onde tinha ido 1 milhão de Euro da venda da ENCO VCS sabem nunca falam sobre isso, Este passeio que o Estado Gastou tanto dinheiro com eles e nada feito quem é o Mentor VCS sabem o Delfim, e o Memso levou o estado a lhe pagar tanto dinheiro e depois agora voltou de novo a fornecer o Arroz, isso ninguém fala nem telanon pode fazer isso, o Tribunal de Contas falou muito sobre este assunto telanon vai investiga que haverá muita matéria para os leitores, se o PT e Corrupto não sei o que aqueles que estão a lhe acusar são.

    • bem ni wê mali ni tlachi

      7 de Junho de 2013 as 9:33

      HÓ falso oquê que rafael branco tem haver com lavagem de dinheiro do Sr. Patrice…comenta aquilo que esta na notícia…pateta..

      • João Carlos

        7 de Junho de 2013 as 10:52

        Tem certeza que não sabe? Mande o Abel Investigar. Basta-lhe recuar uns dez anos atrás.
        Boa sorte na pesquisa.

    • João Carlos

      7 de Junho de 2013 as 10:31

      Não tenho nada contra ninguém, mas se for para fazer justiça vamos falar de:

      1. Venda de Enco, até hoje dinheiro que Rafael e seus compassas usaram, nunca mais apareceu.

      2. Passeios da Cidade Capital ” tanto dinheiro que foi roubado do passaeio, partiram tudo que havia na cidade, cortaram todas as arvores e ADI repôes todos os passeios e como fica o dinheiro que foi gasto e nada feito?

      3. Doca de pescas, por 5 milhões de dolares (Delfim e seus compassas), ninguem diz nada?

      4. Stp Trading, roubaram, abusaram do povo, deram porcarias para povo comer, e ainda sr. Gabriel vem dizer que tem que pagar indimizações aos gatunos, em cima dos 5 milhões que já foi roubado.

      5. Arroz do porco que acabou de chegar? Telanom não diz nada? Vai fazer sondagem na praça para saber…

      6. Caso do Barcos de Pesca que Empresa Equador pagou ao ministro para ir assinar, recebeu mais 361 mil euros e ainda por cima, vêm dar de vitima, com todas as provas a mesa, ninguem diz nada.

      7. Bloco número 02 do Petroleo foi adjudicado aos Angolanos, telanom não sabe disso? O povo sabe disso? Nada

      8. Morcegos que não parram de cortar os cabos de electricidade…lollllll, só mesmo pra rir…ninguem diz nada..

      9. Adjudicação direta de mais de 45 mil milhões de dobras, qualquer coisa como 1.9 milhões de euros, para compra do Arroz, do Ministro Demostine a Delfim Neves??? Também não têm provas?

      Tudo de mal é Patrice Trovoada.

      Enfim…

  3. JOAO ALMEIDA

    7 de Junho de 2013 as 7:56

    Meu caro Male. Nao é so ele. Claro q ele é a cabeça de cartaz. Porem se houver uma boa investigaçao, muitos mais serao chamados a justiça e como consequencia presos.Embora a justiça em sao tome seja fixao. Em dois anos de mandato desse «camarada», houve muita falcatrua. As pessoas roubam descaradamente e sabiam q nao seriam chamadas a responsabilidade. Os outros governos tb idem aspas. Estamos entregues a uma cambada de malandros q querem q o povo se dane. Vcs do tela non sabem q temos agentes da justiça corruptos. Quando a propria justiça nao funciona é uma desordem total. Mas um dia ha-de acabar. So espero q esse dia seja breve.

    • Male

      7 de Junho de 2013 as 8:57

      Sem sombras de duvida,Caro Almeida;o nosso maior problema e o medo dos”governates”em emplementar uma reforma no sector da justica porque sabem que todos nestes pais sem execao,que e sao e que foram governantes tem”rabo preso na estrada”.Uma boa reforma daria muito que falar.

  4. Bêtodo

    7 de Junho de 2013 as 7:58

    Ê ça nê zá êêê, Kuá bili. Olha, desculpem-me por estas redundâncias, más é o desabafo emocional de alguém que como Vocês se sentiram iludidos pela atuação fingida daquele Sr.º que se descreveu como “combatente das injustiças e da corrupção”. Ele usou tais protagonismos para se defender destas tristes atuações. Esperemos que a justiça faça o seu papel com dinamismo, isenção e imparcialidade. Que não haja receio em prosseguir com a investigação, a população agradece e STP de uma maneira em geral.Estamos cansados destas tretas todos anos. De certo mais tarde aquele seu cúmplice , o Levy Nazaré vai aparecer dizendo que o Tela non está fazendo propaganda anti-ADI, de forma a protegerem-se. Só sei que mais coisas ainda estão para aparecer. Nem esse puto, o Levy, nem aquele madié, o Patrice nem aquele tão pouco aquele vilão o Varela, todos estas gajos terão que ser responsabilizados pela “teia” mafiosa que estavam perpetrando contra este povo. Mais uma vez suplico a justiça que faça o seu papel e detêm aqueles Malandros.

  5. Filho da Terra

    7 de Junho de 2013 as 8:00

    Abel a tua perseguição ao P.TRovoada já é visivel ao olho nú, isso tem um nome é inveja. credo perseguição

    • SÊBÊ CÁ GANAN N'GUÉ

      7 de Junho de 2013 as 8:17

      Seus lacaios, por amor a São Tomé e Principe, por uma vez na vida ponderem as situações e veja para o País. Se a forte indícios de lavagem temos que investigar e apurar as verdades. eu tenho afirmado que este individuo do PATRICE TROVOADA É PERIGOSO. ESTADOS UNIDOS DA AMERICA DETÉM O RAPAZ.

    • bem ni wê mali ni tlachi

      7 de Junho de 2013 as 8:20

      Meu amigo não sou amigo de Abel Veiga, não é ele que esta falar mais sim o dosierque ele teve acesso… muito bem telanon vocês estão de parabens…

      • Inveja mata

        7 de Junho de 2013 as 8:29

        Que dossier? Se têm tantas provas assim, enviam um mandato de captura internacional e tragam o homem pra ser julgado. Santa investigação. Ele já investigou que projecto o Alcino Pinto tem de tão especial assim? Ele já investigou o caso do Ministro da Agricultura? Já investigou o caso do arroz? Ele já investigou sobre os autocarros que vieram no barco com as ditas mercadorias que vieram do brasil? Eu só falei dos actuais porque há muitos por aí?
        Isso é persiguição. Se ele fizesse o mesmo com os chefes deles cadeia estaria sem espaço.

        • bem ni wê mali ni tlachi

          7 de Junho de 2013 as 9:36

          Vamos deixar de ser politiquise e fazer coisa concretas, vamos de falar da notícia do dia…Lavagem de dinheiro do Sr. Patrice trovoada…só uma pergunta Porquê que sr Patrice Trovoada foi pra cabão de vez? Só burrrrruuus que aceita esse homem de volta…

          • João Carlos

            7 de Junho de 2013 as 10:41

            Quem conversou contigo que Patrice está no Gabão?

          • João Carlos

            7 de Junho de 2013 as 10:58

            Meu caro,
            Para chamar alguém de “burro” precisa de melhorar o seu português, naquilo que considero como básico. Erro de concordância. Diz-se “…Só os burros que aceitam…”

      • Que jornal é esse?

        7 de Junho de 2013 as 8:43

        Alguem consegue me dizer o que o senhor Patrice Trovoada fez ao Abel Veiga? Eu faço essa pergunta porque isso já parece pessoal. Se for porque ele é contra a corrrupção então ele tinha que odiar toda a classe politica. Lembram do caso do roubo de moedas? Caso do barco Pagué, caso GGA, caso Air São Tomé, caso STP Trading, caso do arroz que tinha ido a pic (não é policia de investigação criminal) pporque este nem passou perto de lá, antes sim, o arroz que ficou no fundo mar sem justificação nenhuma. Lembram-se do caso de desvio de fundo aquando da construção de essa coisa chamamos aeroporto internacional? Lembram-se do caso da casa de Beirão em pantufo? Lembram-se das dividas das campanhas presidênciais em 2011? Sr. Abel teria que odiar e perseguir muita gente.

        • Kuá flogá

          8 de Junho de 2013 as 9:42

          Nenhum desses actos abona ao país, porém, desculpa-me meu caro, o caso do dito cujo, é mais agressivo e lesivo para o país e o Povo. Quem rouba um alfinete é ladrão mas que rouba um boi, deixa muita gente com fome.

      • Quem sois vós pra falar em corrupção?

        7 de Junho de 2013 as 8:57

        Abel;
        Faça-me o favor! A noticia é sobre lavagem? HAHAHHAHAHAHA. Quantas pessoas não fizeram e construiram mansão com recurso a esse esquema no passado recente? Eu lanço um desafio ao Sr. Jornalista. Dê umasalto até ao campo de milho, bairo Satón, etc. Identifica os palacetes dos nossos (des)governantes, colha informação dos seus rendimentos anuais e com um simples calculo, veja em quanto tempo poderiam construi-la. Uns dizem que venderam cabra e pômbo, outros dizem que venderam gelado, e ainda há alguns que falam de pequenas economias dos negócios das suas mulheres.
        A mulher do Cesar não basta ser santa, tem que parecer também.

        • seabra

          6 de Maio de 2014 as 12:32

          O seu argumento é justo. Apreciei bastante!!!
          Certo, hà todas estas “magouilles”, é verdade, mas nao deixa de ser chocante, escandaloso e revoltante, uma atitude como a da familia TROVOADA, em ocurrência do filho GATUNO Patrice Trovoada, que fizeram de STP a galinha de ovos de ouro, depois de terem desqualificado STP e o seu povo , no asilio em França…viveram + tempo no estrangeiro do que em STP, sentem-se mais gabonêses e franceses (pela nacionalidade)do que saotomenses. Regressaram à STP para se vingarem , para humilharem o povo e tirarem lucro dests pobre pais. Nao sao patriotas, o Patrice é um gatuno, oportunista, que so quer é “frimer”, viver sem nada fazer (porque é BURRO e Preguiçoso, em França era segurança nas lojas), gastando o que é dos outros…sempre viveu assim assistido. Nada farà da vida dele, este vadio, para além de encontrar uma dùzia de ESCRAVOS como o Nazaré Lévy, para lhe servirem. De dacto, ele roubou em STP, eis porque fugiu…e foi lavar o dinheiro fora. Sabem, gente, a praga deste BATOTEIRO é que nunca vai ( a longo termo) aproveitar de tal dinheiro que tirou debaixo de um povo pobre que morre de fome.VEREMOS!!!

      • FARANDULA

        7 de Junho de 2013 as 9:40

        Abel esta sendo subornado para conspirar, não só ele, mas como muitos que le acompanha, depois dizem que há liberdade de expressão neste país, e te pergunto Abel, isto é fazer carreira jornalística?

    • bem ni wê mali ni tlachi

      7 de Junho de 2013 as 8:22

      Quem fala verdade não lugar pra sentar…

    • Non Molê

      7 de Junho de 2013 as 8:30

      Voçê é inimigo da pátria,só com Cristo. Mais uma vez Telá Non,os meus agradecimentos,e para que não sobeje duvidas sobre a lisura e imparcialidade, oriente essa conduta indiscriminadamente em todos os casos que revelem indícios de corrupção sem apelo nem agravo.

  6. toresdias

    7 de Junho de 2013 as 8:08

    Ai está uma das provas que indiciam crimes financeiros na linha, praticado por Patrice Trovoada e a razão que lhe leva a abandonar o País S.Tomé e Principe, terra que não lhe viu nascer, e ir se esconder no lugar incerto, e a partir de lá manobrar os eus lacaios, a fazerem barrulho de modo a garantir o seu incobrimento como politico que luta fingindo por um bem estar deste povo que mal conhece.
    A ver vamos. É preciso que seja dado passos celeres na justiça de modo e se pedir a INTERPOL para apanhar este gajo e o Tribunal proferir uma justiça publica,em nome deste povo humilde.

  7. desta terra

    7 de Junho de 2013 as 8:08

    Se emitir um recibo para efectuar um depósito num banco qualquer denota a lavagem de dinheiro, não sei o que se passa com vários políticos santomenses que têm contas na caixa geral de depósitos e vários outros bancos em Portugal?

    E vários outros políticos santomenses que compraram casa em Portugal?
    A onde é que encontraram esse dinheiro?

    Não seria lavagem de dinheiro?

    Investigue melhor e traga factos que incriminem efectivamente o homem.

    E não faça ataques baratos que não provam nada contra o tipo, apenas porque alguns políticos corruptos que estão a conta com a justiça e a sociedade civil o induzem a fazer.
    Para desviarem a atenção, em vários casos de corrupção.

    Meu caro Abel Veiga esse recibo juridicamente não prova coisa alguma, ou seja nada.

    Apresenta provas consistentes de forma a que, se o homem estiver mesmo a lavar dinheiro o mesmo seja criminalmente responsabilizado.
    O que prova alguma coisa é o arroz podre que está no país comprado pelo PCD que nem dá para porcos comerem.

    Comprado com dinheiro do Estado e vendido para o Estado através do ministro de comércio ilegalmente.

    E isto o Abel Veiga não diz uma palavra no seu jornal

    Também é o caso de investigação e caso grave de corrupção.

    Até porque toda a investigação já está feita.

    O Tela non não pia.
    A quem o Abel Veiga pretende proteger?
    Os corruptos de MLSTP e PCD?

    Eu sei que o Abel Veiga não vai passar esse comentário, porque não vai de acordo com aquilo que ele pretende.

    Mas, o tela non deve ser mais isento e não propenso a defender os CARRASCOS DA NÃÇÃO.
    É SEMPRE CORRUPÇÃO!

    Isso não prova nada!

    • FARANDULA

      7 de Junho de 2013 as 9:43

      Tens razão meu carro, olha os indivíduos que se apoderarão de patrimónios nacionais e vivendas históricas do povo ninguém fala nada…Entram no Google e verão o conceito lavagem ou são parvos estas gentes de pensamento retrogrado…

  8. zeme Almeida

    7 de Junho de 2013 as 8:11

    Deixe o Abel Veiga fazer das suas e quando as maos lhe cair em cima ele vai chorar e ninguem lhe vai defender como aconteceu com a Maria das Neves anos atraz.Estamos cá pra ver.

  9. bmw

    7 de Junho de 2013 as 8:12

    se depender do meu voto,Patrice Trovoada jamais será dirigente deste país.e que a justiça seja feita para bem da nação.

    • OLHOS ABERTOS

      10 de Junho de 2013 as 9:47

      Estou perfeitamente de acordo consigo. Esse Senhor é um ruminante.

  10. O Vacinado

    7 de Junho de 2013 as 8:12

    Sr. Abel;
    Eu nem sei porquê eu leio mas as “noticias” desse seu normal. Sei sim. É pelo facto de não termos um circo em São Tomé.
    Abel recorda a mas de dez anos atrás quando veio ao de cima a questão de lavagem e que muitos foram identificados, mas escaparam a justiça pela lacuna de lei? Eu ouvi um alto dirigente dizer que a lavagem não era crime. Outro até estava identificado com termo de identidade e residência como medida de coação mas viajou na mesma “fujiu”. Quem me garante que esse logotipo é verdadeiro?
    Eu quando entrei no seu jornal estava a espera de ler a noticia que dava conta que um grupo de jovens que tiveram a promessa de pagamento, para defenderem a qualidade do arroz na comunicação social, e assim o fizeram mas a outra parte não honrou o pagamento e esses foram lá para cobrar as dividas e dispostos a partir tudo e todos. Isto sim é noticia. Se têm provas porque razão não enviam um mandato de captura internacional? O povo de São Tomé não é o mesmo de a 30 anos.

  11. zeme Almeida

    7 de Junho de 2013 as 8:12

    Quando as maos lhe cair em cima o senhor Abel Veiga vai chorar.

  12. Faustino

    7 de Junho de 2013 as 8:14

    Tudo está a vir para a tona. Um país com este currículo no que se concerne aos seus mais altos magistrrados é preocupante. Vai ser muito difícil repor a normalidade depois de tanto mal feito ao país e às instituições num curto espaço de tempo.
    Aos atuais e futuros dirigentes só posso pedir muito trabalho e empenho em prol da dignificação da imagem das instituições do estado e do país. Continem a lutar porque o país merece, o futuro pode ser melhor para as gerações futuras.

    • FARANDULA

      7 de Junho de 2013 as 8:39

      Ja vimos que isto é querer apagar a imagem do homem na sociedade santomense, sejam inteligentes e usem linguagem limpa, um bom jogador, joga limpo para ser respeitado e manter a sua figura…Não sabíamos que Patrice tinha tantos inimigos, milhares de pessoas contra só uma pessoa, com causa de conhecimento se diz que isto é um ódio pessoal… Dr. Patrice ja viste? Trabalhaste com falsos profetas arrumados em izaias, agora estão usando arma suja contra sua pessoa… O sinismo hoje em São Tomé é a palavra de ordem…Sabíamos que usarão golpe sujo contra sua pessoa para saberem das suas vidas…Santomenses já não querem quem realmente quer fazer algo para o povo, querem uma uma ditadura dos anos 1975, cuidado, cuidado, cuidado…Despues no dicem que yo no les dije.

      • som

        7 de Junho de 2013 as 15:04

        Quem ñ deve ñ teme!porquê razão um politico de verdade,e q.tanto dizem,estar tanto tempo fora do q.diz seu pais??ñ vêem,isso como suspeito??Era bom para ser verdade!

    • FARANDULA

      7 de Junho de 2013 as 9:13

      Não entendo, o nível da falsidade que existe nesse país, até falando, indevidos contam palavras que te saem da boca. Isto é democracia? Outros loucos, que nunca forão a escola, hoje é deputado armado em doutror, disse o cantor Sbem: school man, school man, outro diz que é Magistrado sem ter carteira do mesmo. Queremos pessoas com papei para conduzir este país a dias melhores, para bem dizer, quadros qualificados…Seguindo a óptica de papeis, queremos que o Abel Viegas apresente provas de depósitos corrente efectuado, não este papel sem fundamento algum. Isto somente para desviar a atenção da questão: Arroz de Delfim: um homem com cadastro de corrupções constantes, como é possível… Querem mesmo que o país avance? Querem desviar a atenção da questão dinheiro que Patrice agilizou no seu mandato e hoje, Alcino vem dizer que ele, ele, ele, minha gente, que ele é que foi o mentor desta doação monetária. Se eu fosse vocês teria vergonha… Sabem que se o Patrice tivesse mas tempo de governação, este país iria ser uma maravilhas, mas por sua poca sorte existem pessoas maldosas neste país, que só pensão neles, seus filhos, familiares e adeus o povo zé pequeno… Deicho uma msn para toda nação santomense: nunca o A.D.I impedio ou houve quaiquer tentativa de bloqueo aos pedidos financeiros alem fronteiras. Analisem bem o estado de S.T.P depois dizem algo. Se crêem que a situação destas ilhas esta indo bem, felicidades para vos que não
      sentem na pele a dor e sofrimento.

  13. zeme Almeida

    7 de Junho de 2013 as 8:15

    O ainda ganhou mais votos com este titulo.Aproveite abusar e ousar deste homem.A sua agua está no fogo a ferver senhor Abel Veiga

  14. zeme Almeida

    7 de Junho de 2013 as 8:20

    Se fosse nos tempos da Maria das Neves este Abel Veiga já estaria a responder no tribunal.Deixem as coisas andar

  15. FARANDULA

    7 de Junho de 2013 as 8:26

    O ódio esta declarado e já o sabemos, assim que os fazedores destas mentiras, injurias e calunia que se preparem… Querem é desviar a a tensão do povo face o caso Alcino pinto em Timor… Meus senhores deixem de chantagem sujas e baratas, não virão nada para pegar o homem, tem que ser lavagem, os que lavam mesmo ninguém pega…Querem bem desta nação. vamos ser coerentes e sinceros, falsos profetas.

  16. Mé-zochi

    7 de Junho de 2013 as 8:28

    Pois é né..agora sabes onde vem o dinheiro que o antigo primeiro ministro comprou uma vivenda em Lisboa no valor de 5 milhões de Euros e esta la em grande enquanto o povo sofre…depois vem o sr. Levy ai com conversas…deveriam todos estar presos …haver vamos

    • FARANDULA

      7 de Junho de 2013 as 9:28

      Deixem de invejas baratas, meu carro…O homem tem visões de investimentos financeiros a nível mundial, muitos o estudarão ao melhor não sabem ou esquecerão o principio da matemática financeira. Ou quer que eu o diga. Com o pouco se cria riquezas, simplesmente investindo e os lucros provenientes se aplica em aquilo que bem entenderes. Então não cobiça bolsos alheios. Pensa como criar tua riqueza privada…Por mentes como estas, não avançamos nestas duas ilhas, tudo tem uma pergunta???????? Pense como ganhar teu dinheiro meu carro ta bem? O Levi defende a soberania e dias melhores para este País como Jovem que é, temos que apostar nos jovens, porque tivemos uma ditadura que ainda recordo… Para uma família ter 3 kg de arros muitas pessoas desta mesma, tinha que fazer varias bichas e Sr. Quebra-osso a mando do chefe, fazia com as pessoas o que ele queria fazer, recordo e doe, nossas avós a tomar buracha. Povo de São Tomé, vocês São mesmo masoquistas, fora alma que não merece.

  17. pirilampo

    7 de Junho de 2013 as 8:34

    pois a tela nom esta faser seu papel .. mas tbm tem q ver q isto ai esta sendo poblicado a mundo td ., pois isto ai de embranquiaento de capital nao mancha so o PATRICE TROVOADA se fr mesmo verdade ou nao nao estou a defende-lo mas sim aa stp pois nao produsimos nada mas nada mesmo , pois no meu ver a certas coisas q temos q ter cuidado pq q os envestidores internacionais assim podem sentir medo de inestir na terra , so produzimos 7% pra OGE se cortarem como iremos passar , pois temos q comessar a ser donos das nos bocas e escritas pra nao sermos escravos da nossa palavra falo em tds as questoes q se publica maldzendo stp . tirem ezemplo de outros paises como no caso de brasil, cabu verde a criminalidade de tds tipos acontecem ai mas nao publicam assim desta forma pra preservar o bom nome de pais nao pencemos q estamos a atingir um a duzia de gatos pingados de colarim branco a faser estas poblicaçoes ,, para um stp livre de td bem aja q deus nos acuda

    • Quem sois vós pra falar em corrupção?

      7 de Junho de 2013 as 9:02

      Meu caro,
      Diz-se Branqueamento de capital. Sem ofensas.

    • Cobló

      7 de Junho de 2013 as 20:13

      Até que enfim uma colocação sensata. Parece-me que o fato do senhor Trovoada ser possível corrupto deixou muitos de cabelo em pé e tentam adjudicar outros casos de corrupção, dando a este menor importância e, em alguns casos, alegando ser uma acusação falsa ou pretensa do jornalista que insiste em perseguir o probo Patrice Trovoada. É fato que existem casos de corrupção que vieram à tona anteriormente e que merecem repúdio e execração de todos que almejam um dia ver São Tomé e Príncipe com menos incidência de casos de corrupção porque erradicá-la é impossível. Menosprezar este caso e elevá-lo ao absurdo de ser simplesmente perseguição política ou ter o dever de falar de outros para que esse ganhe a sua relevância como mais uma sujeira nas nossas hostes, pode e deve ser considerado como falta de tato, oportunista e beneficiário de algum esquema lesa-pátria na gestão PT.

  18. alvaro lopes

    7 de Junho de 2013 as 8:36

    Bom dia leitores do tela non. Meus caros quero aqui dizer o seguinte, o que se passa? Se houver casos de justiça e que este ou aquele cidadão violou lei, é corrupto, criminoso de que espécie for, então a justiça que faça o seu papel,investigue, acusa, prende e julga, MAS JULGA TODOS OS CASOS EM STP, NINGUÉM DEVE ENCOSTAR OU PROTEGER-SE NA CAPA DE IMUNIDADE PARLAMENTAR OU OUTRA QUALQUER E VAMOS DEIXAR DESTAS COISAS BARATAS E DESTAS SUSPEITAS, CHEGA DESDE 1975 NESTA VIDA , CHEGA, PORRA!

  19. SÊBÊ CÁ GANAN N'GUÉ

    7 de Junho de 2013 as 8:38

    EU ME ARREPENDO POR TER VOTADO NESTE HOMEM EM 2010. DEUS HÁ DE ME CASTIGAR POR ISSO.

    • João Carlos

      7 de Junho de 2013 as 10:51

      Vc nunca votou no ADI, por isso, não vais morrer de arrependimento de certeza, fica calmo, porque aqui não enganas ninguem..

  20. zeme Almeida

    7 de Junho de 2013 as 8:40

    O que sao decisores nas urnas nem tem acesso a internet para tais noticias.Sao meias duzias pessoas que nas horas de servicos que tém acesso ao uso internet para falar atoa.Aproveitem

  21. inteligente

    7 de Junho de 2013 as 8:48

    Senhor Abel, os actuais governantes deste país…. atenção! o vosso tempo está a chegar ………………….
    Quando for!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • seabra

      6 de Maio de 2014 as 12:43

      ….lapso!!!!nao é inteligente, mas sim BURRRRRIIIISSSSSSIIIIIMMMMMOOOOOOOOOOO!

  22. Deus Mafoma

    7 de Junho de 2013 as 8:51

    Vocês têm medo do Patrice Trovoada, por isso, toda essa calunia e falcatrua. Mas ele será o Próximo presidente de STP. Vamos por o Pinto na rua. É apenas uma questão de tempo.

    Viva S.Tomé e Principe!

    • seabra

      6 de Maio de 2014 as 12:41

      …você é UM GRANDE FILHO DA P…como o seu lider!
      Nunca o seu mestre serà presidente em STP, ou entao (falo como vocês os simpatisantes do partido ADI, Nazaré Lévy e Cia…) vai haver um Banho de SANGUE!!!! Você serà o premeiro, se por acaso estiver em STP (…e nao na MELOIA). Và ba-zzzaaaaaaaaaaaa!

  23. zeme Almeida

    7 de Junho de 2013 as 8:56

    O mal que o Patrice fez,é quando afastou o Abel Veiga da TVS e alguns colegas seus,senhor que jornal é esse e tambem a RPA estas sao as reservas que este homem tem na alma.O Abel Veiga foi reporter da RDPA e jornalista da antiga TVE.Isto é que muita gente nao sabe

  24. zeme Almeida

    7 de Junho de 2013 as 9:04

    O Patrice Trovoada já deu provas,que nao está desposto a levar nenhum jornalista as barras da justica para depor.O Abel deve congratular-se com esta atitude do eis primeiro ministro Patrice Trovaoda.O Abel está a navegar em aguas turvas.

  25. João Carlos

    7 de Junho de 2013 as 9:19

    Abel;

    Voces não vêem que estão a publicitar o homem? Quanto mais falam do homem mais popularidade ele consegue. Pessoas estão cansadas de esse vosso disse que disse. Parecem cumadres fofoqueiras. Esse homem deve estar a se partir de risos ao ler essas “noticias”. Cresçam e apareçam.

  26. Advogado

    7 de Junho de 2013 as 9:19

    A perseguição tem um preço! Espero que sejas muito bem pago pela missão perigosa que tens estado a assumir! Que tenhas ainda vida longa para desfrutares dos lucros provenientes dos seus clientes! O senhor constitui uma das causas do ódio entre santomenses, pela falta de imparcialidade que tem caracterizado as suas notícias propagandistas e encomendadas, claramente de um subserviente! Cresçamos!!

  27. Chiquinho Cabral

    7 de Junho de 2013 as 9:38

    A Sociedade Civil deveria apresentar uma queixa crime contra todos os governantes e ex-governantes de São Tomé e Principe.
    Camaradas compatriotas, paremos de criticar o jornalista em questão, e passemos a exigir esclarecimentos por parte do ex-PM. Porquê é que o mesmo até então não reagiu.Se não tens nada a temer regressa ao país, caro Patrice, que a justiça seja feita.

    Muita água ainda vai correr devido ao enriquecimento ilícito.

  28. Descendente

    7 de Junho de 2013 as 9:48

    Os Curruptos devem ser fusilados todos, não quer saber da cor parttidaria e mais nada.

    • Pecador

      8 de Junho de 2013 as 15:41

      Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, …

      http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/15

  29. Alexandre

    7 de Junho de 2013 as 9:49

    Senhor Abel Viegas você tem que mudar, tirar esse rancor no seu coração. o facto de alguém fazer uma transacção bancaria num valor alto não significa lavagem de dinheiro, pronto o teu PR diz existem evidências e eu esperava algo realmente evidente e conclusivo. Agora vocês vêem com uma transação bancaria a dizer que isso é a vossa prova… Pelo Amor de Deus. Quando o senhor não tiver nem uma noticia para publicar não publica nada em vez de fazer as pessoas perderem o seu tempo a ler essas besteiras. Vocês querem falar de corupção vamos ver a situação que o pais vive agora, o arroz que a Modelo Alimentação Neves diz que não comprou, dinheiro do Brasil e Ministério das Pescas; hammm! me tinha esquecido único corrupto desse país é o Patrice Trovoada e o ADI. Os Bons são Sr. Delfim – STP-Traing, Mano Rafá com o dinheiro da Enco entre outros…

  30. Largatiça

    7 de Junho de 2013 as 9:50

    Sócio, fique quieto meu amigo já tens prova manda o teu chefe para tribunal. Pk meu amigo Ta neste momento a publicitar o Sr P T. Meu caro assim tu terás mais credibilidade . Ñ é bom tom, você ainda é jovem pense em te.

  31. Barão de Água Izé

    7 de Junho de 2013 as 9:57

    Qual a situação política do Sr. Patrice é deputado? É Presidente da ADI? É deputado?
    Por que está fora do País há 5 meses? Está doente? Em tratamento? Está a trabalhar em que País? Tantas suspeições e acusações, e ele não tem conhecimento de nada? Por que não se assume? Ninguém pode ou deve ser politico em nome e por STP, fazendo de conta que nada se passa, quando situações graves têm sido descritas no Tela Non.

  32. jose pedro

    7 de Junho de 2013 as 10:15

    Bem, não tenho nada a ver com a politica mas que o Patrice Trovoada é um grande bandido disso nunca tive dúvida, ora só penso que o Telá Nón só nos vem confirmar isso…. Força Telá vá em frente com essas informações pois o País precisa saber de tudo….

    • João Carlos

      7 de Junho de 2013 as 11:16

      Meu caro;

      Nós todos cá ficariamos gratos se nos brnda-se com as provas que o senhor tem contra o senhor Patrice Trovoada. Ou melhor que as apresente ao Ministério Público na forma de uma denúncia pública para o bem de todos nós? E contra os outros não tem? No caso do Delfin; Rafael; Alcino, etc. Eu até posso ter as minhas suspeitas mas certeza não tenho. Por isso espero pelas suas provas. Obrigado

  33. Kuá flogá

    7 de Junho de 2013 as 10:19

    Eu admiro como é que os comparsas desse homem ainda o defende, “mina piquina a cá nganá cu doshi”, a scá cô homè cu muala mansá”.Já não conseguem destinguir o bem e o mal, beberam água, é perigoso, agora é só dizer sim, “a pô bè otlô homè liba muala”, minha mulher é honesta.
    Abel, não come em qualquer sítio!

    • João Carlos

      7 de Junho de 2013 as 11:19

      Da mesma forma que tens defendido os teus nos ultimos 30 anos.
      Ainda há gente assim em São Tomé? Isso é grave.

  34. Kuá flogá

    7 de Junho de 2013 as 10:26

    Homem pensava que terra era dele, tentava desestabilizar todos os santomenses que não fosse do seu partido até já começou a tirar muita gente que não tinha cargo político no trabalho, ataque aos trabalhadores só para conseguir seus desideratos. ” Quassè cá pô sá?” nunca.

  35. malebobo

    7 de Junho de 2013 as 10:30

    este jornal é uma especie de virus de sida quando ataca um individo é fatal, obrigado abel veiga

  36. sinceridade

    7 de Junho de 2013 as 10:39

    o que não entendo é que um país tão pequeno como esse,não conseguem ter ao menos a compreensão e unir as mãos para poder levar o mesmo para frente..coitados são aqueles pobres e esperançoso que acreditam que as coisas irão mudar…mas em vez de preocuparem com a figura pessoal desse ou daquele tenta ao menos preocupar com o país porque ele precisa de ser tratado e controlado..hoje é ele amanhã será o outro ..

  37. terra a mão

    7 de Junho de 2013 as 10:46

    Caros leitores e seguidores do telanon!muito honestamente não entendo nem compreendo como é possivel fazerem tantos comentarios contra a pessoa do jornalista Abel?
    Digam – me pois qual é a culpa do mesmo? Em ter que publicar um artigo que lhe foi dado ,e que constitui materias de facto?
    Isto constitui a materia de informar,por isso ele apenas esta a exercer as suas funções informar com provas dos factos.
    Podem clicar no link e ler o que o antigo 1º ministro ordenou……carregamento de muitos pares de euros….. inclusive carregar ao vivo na mão…violando as leis e normas monitarias em vigor no pais,o que por si só ja constitui crime punível na lei financeira do pais.
    Pra mim já era de esperar que tanto o banco BGFI e o super mercado que também é dos gaboneses,só estavam cá pra servir de trampolim pra lavagem do dinheiro a mando do patrice trovada…Esta é que é a verdade.

    • verdadeiro

      7 de Junho de 2013 as 12:05

      Se é lavagem eu não sei, se é branqueamento eu não sei, o que eu sei e com prova é de ate ao mês passado no Banco Central os concursos públicos eram todos feito sem cumprir qualquer lei, envio de Proposta de uma empresa sediada em Portugal através de Fax e a mesma empresa sempre ganhou quase todos eles, isso é verdade e é matéria de facto para postar no telanon, os Mentores do MLSTP e MDFM

  38. pinta cabra

    7 de Junho de 2013 as 11:12

    senhores o patrice nunca afastou o abel veiga da tvs. abel simplesmente afastou da tvs porque sentiu que não vigorava um clima ideal de trabalho.
    os senhores deveriam saber qual é a principal função de um jornalista!!!????
    pelo que sei é de informar… se o patrice n tem nada a temer, porquê que se ausentou do pais? e os ficheiros do estado que ele apagou? o caso dos barcos? a vivenda de 5 milhões de euros que comprou em cascais? o abel n tem rabo na estradas como muitos de vós que vêm sempre a portugal receber mesada na mão do PT. SEGUE EM FRENTE ABEL- VERDADE SÓ NÓN MÉÇÊ.

    • o pensador?

      10 de Junho de 2013 as 11:05

      vcs santomenses são mesmo um bando de bestas,para fazerem aquilo que é correcto nada,ajudar quem precisa nada,pensar para bem do país nada,povo pequeno esta a padecer porque esses filhos da mãe arrumados em políticos que desde de 1975 que estão a nos maltratar a nos empobrecer,a nos colocar numa miséria extrema,porque nunca pensaram no nosso bem,povo pequeno abre olho vamos deixar disso,porque nem MLSTP,PCD,ADI OU O PARTIDO DO RAIOS QUE O PARTA nunca vai vir com intenções de fazer melhor para este povo,portanto é preciso que a socieadade civil se una e deixe de entrar neste jogo.ao senhor jornalista abel veiga ainda que entenda que o seu papel seje de informar,mas a informações que so trazem o mal,hoje a sociedade santomense esta dividida desde de questões de religião política e muito mais,vamos fazer um jornalismo isento e de verdade,no outro dia vi uma senhora na televisão amputada de dois pés cadê essas informções também aqui no tela non buscando a sensibilidade das pessoas por estes desvalidos.

  39. Joaquim d'Alva Teixeira

    7 de Junho de 2013 as 11:16

    Credo Abel? Deus que te dê vida para que possas ter tempo de ver o futuro deste país. Isso é um jornal independente ou um jornal da interparlamentar que assaltou o poder? Tela Nom está perdida tal como os ladrões de arroz, stp trading e restantes. Decidiu fazer ataque directo a Patrice Trovoada e ao ADI. Para quê Abel Veiga? Quanto ganhas com isso para limpar imagens dos ladrões de s.tomé e príncipe? Abel veiga, moura e barros sabem que o maior partido em s. tome e príncipe é o ADI, o líder do povo de s.tomé e príncipe é o ADI. Esses ataques é que são puro branqueamento político dos que derrubaram o governo de Patrice. Faça um jornalismo sério Abel? Qual será a tua vida amanhã? ADI vai ter que confiscar esses bens que estás a ganhar por trazer mentiras e intoxicar o povo. Espera o teu dia do julgamento. Tu fizeste jornalismo em que quiosque?

  40. Rectificador monofásico em Ponte

    7 de Junho de 2013 as 11:38

    Um sincero conselho para o Abel,

    Cuide mais de si, não ande a noite, nem na escuridão, ande sempre acompanhado. Tenho medo por ti, Os “Cartéis” e a “Máfia” são perigosos.

    Pelos comentários que vejo cá, fica o alerta de quem quer um São Tomé e Príncipe melhor.

    God Bless Us!
    Deus nos Abençoe e a São Tomé e Príncipe.

  41. malebobo

    7 de Junho de 2013 as 11:40

    francamente tela non, com tantos casos de corrupção para voces publicarem como noticias e darem vosso show,o coitado de pt, é ficou bem patente,fazem vosso papel e não a propaganda, abel podes acreditar, tu vais ter engolir ainda o sapo, o tempo dira

  42. Malditos Assaltantes do Poder diz

    7 de Junho de 2013 as 11:51

    Destruíram este país durante 37 anos. Tanta corrupção durante 37 anos, destruíram o povo de S. Tomé e Príncipe e agora vêm com conversas de fazer o boi dormir. O Patrice Trovoada é homem honesto e de responsabilidade, um homem que quer o bem do povo. Em 2 anos ele provou isto. Vocês assaltaram o poder para resolver a situação lastimosa em que o povo está a viver e não estar aí a indicar que este ou aquele é corrupto. Corrupto são vocês que continuam a criar problemas às pessoas de boa fé que querem muder este país. Gostaria que fizessem melhor do que Patrice, fazem que o povo agradece. Uma coisa eu vos digo, podem inventar tudo, Patrice irá ao Poder com o voto do povo.

  43. TRINDADE

    7 de Junho de 2013 as 11:54

    TENS QUE TER CUIDADO COM PT. ESTE PAIS VAI TER SANGUE ABEL

  44. SANTANA

    7 de Junho de 2013 as 11:58

    SÃO TOME POSDEROSO VAI TER QUE PROTEJER PT NA BOCA DO MUNDO E NAS MÃO DE ABEL ISTO NÃO PODE SER VEDADE VAI TER QUE AVER SANGUE DENTRO DE TEMPO ABUSO DE CONFIANÇA ABEL O STP NÃO E A SUA TERRA ABEL VOCE ESTA A DESTRUIR UM HOMEM ES UM JORNALISTA OU POLITICO DE MEIA TIGELA

  45. MéDOXI

    7 de Junho de 2013 as 12:00

    O SEU JORNAL É UM PANFLEITO DE GRANDE CATOGORIA GOSTA DE PINTO E GABRIEL HAVER VAMOS UM DIA VAI TER QUE COMER DE COCO E BEBER DE DAUA O SEU DIA ESTA BREVE VAI TER QUE CHORAR COMO UMA CRIANÇA

    • OLHOS ABERTOS

      10 de Junho de 2013 as 14:49

      Aqueles que andam a Idolatrar Patrice Trovoada, terão que arrumar as suas tralhas, ir ter com o patrão, onde o mesmo estiver. Por esse andar, aqueles que anda a venerar esse senhor, por causa de migalhas, está perdendo o seu tempo e seria bom que começassem a trabalhar para o bem da terra que é sua. “Dr.”Patrice Trovoada, nunca esteve interessado com São Tomé, se não estar no poleiro vivendo grande a francesa.

  46. Descendente

    7 de Junho de 2013 as 12:03

    João Carlos falaste e tocaste nos grandes pontos, até porque esqueceste da Compra de Barco”PRINCIPE” que nem durou 1ano de Funcionamento e que hoje está atracado no Cais de ST.Esse pais já não tem cura,sinceramente!!!

  47. Joao Batepa

    7 de Junho de 2013 as 12:06

    O Patrice comeu a mulher do Abel?

    • Sabedor de lá

      7 de Junho de 2013 as 14:27

      Granda pergunta, espero que o Abel ti responda, rsrsrsrsrsrsrsrs.

  48. Chefe de Estado

    7 de Junho de 2013 as 12:08

    Viva Telanon!!!Este Jornal é anti-ADI!Estás num bom caminho…depois terás a devida recompensa…

  49. Chiquinho Cabral

    7 de Junho de 2013 as 12:13

    Como é que podemos avançar num país onde existem pessoas que protegem corruptos e enganadores do Estado. O Gabinete do ex-PM, preparou ou não preparou uma nota de entrega de dinheiro liquido??’ O ex-PM assinou ou não assinou?? o nº da conta por acaso é do Tesouro?? Porquê o ex-PM utilizou o nome do Estado? Extradição imediata do Sr.Patrice para responder perante os tribunais. Que fique provado, se houve crime ou não. Dê a cara.

    • Sem medo

      7 de Junho de 2013 as 14:42

      Tenho uma idéia melhor. Porque não começar a investigar os casos de corrupção que já deram entrada no Ministério Público, e os outros que nem passaram por lá cometidos a cerca de trinta e tal anos? Pra quem não gosta de corrupção seria um bom ponto de partida. Não concorda comigo?

  50. TESOURO PUBLICO

    7 de Junho de 2013 as 12:17

    Oh “chefe do Estado”, afinal o que se passa?
    VAI MANDAR FECHAR O JORNAL, QUANDO VIER ADI? E SE VIER? COM TODAS ESSAS BOMBAS NO AR NÃO ME PARECE!!!!AH AH AH KI KI KI
    DANOU-SE!

  51. luisó

    7 de Junho de 2013 as 12:18

    …confirmando a recepção do montante em queche…
    queche??????????????

  52. Original

    7 de Junho de 2013 as 12:20

    Enquanto está-se a tratar de um assunto sério,algumas pessoas estão totalmente distraidas com comentários fora de contexto.Quer seja Patrice,Alcino, Pinto,se cometeram falhas em procedimentos mesmo que seja elemento daquele Partido ou Quebrado,temos que ser críticos a começar da nossa casa.Temos de deixar de dar cobertura ao elemento do nosso Partido e apertar do outro lado.Afinal a população vive à custa de algum Partido? Nestes moldes S.Tomé e Principe será sempre um País adiado.

  53. luisó

    7 de Junho de 2013 as 12:22

    Têm todos sem excepção “rabos de palha” e o mesmo é dizer que o País está como está por culpa de todos os governantes que por lá passaram sem excepção alguma, porque todos fizeram o mesmo, encheram-se, deram para os familiares e amigos e por isso estamos como estamos.
    País sem futuro…

  54. Criticar Por Criticar

    7 de Junho de 2013 as 12:39

    CADA DIA TEM UMA NOTICIA, TUDO PARA DAR CABO DA IMAGEM DO PT.

    ESSES ASSALTADORES DO PODER, ANDA A COMETER ” TRAPALHADA ATRAZ DE TRAPALHADAS””

    Desde quando é que um presidente de Assembleia está mandatado para substituir o ministro das finanças ou mesmo de negócios estrangeiro, ou mesmo o primeiro ministro?

    BRINCADEIRA!

    Então para onde foi a separação de poderes entre órgãos de soberania?

    Isso é uma granda trapalhada do Sr Alcino Pinto.

    Por outro lado, se a assembleia nacional é financiada pelo OGE, quem disse que pode ficar com 2 milhões de dólares? JÁ NÃO RECEBE DO OGE TODOS OS ANOS?

    Para quê precisa a assembleia desse valor, quando a execução do OGE está a reclamar pelo mínimo que seja de verbas?

    DESDE QUANDO ASSEMBLEIA NACIONAL VAI EM BUSCA DE AJUDA EXTERNA E RECEBE PERCENTAGEM. ESSE ALCINO PINTO É UM LADRÃO!! ISSO SIM, É UM LADRÃO!!

    AS ENTIDADES QUE METEM DINHEIRO NO TESOURO PUBLICO QUE DEVIAM SER COMPENSADOS POR TAL, PARA QUE NÃO SEJAM CORROMPIDOS,, O ESTADO NÃO OS COMPENSAM. ASSEMBLEIA NACIONAL NÃO TEM ESSA COMPETENCIA EM RECEBER PERCENTAGENS, SENHORES LADRÕES DO POVO!

    O país está parado porque não há verbas para investimento.

    Graças as receitas correntes (Impostos e taxas) que têm servido para pagar salários.

    O ministro das Finanças deve abrir os olhos com esses malandros de Alcino Pinto e a sua corja composta por alguns comedores de budo vestidos de capa de deputados.

    Até ja!!

  55. São Tomé Poderoso

    7 de Junho de 2013 as 13:05

    Credo país sempre queixa crime sempre queixa de um monte de coisa mais nada acontece, as pessoas que fazem queixam!Hó Abel Veiga Toma Juízo, só isso que ti digo!

  56. migo povo

    7 de Junho de 2013 as 13:17

    a verdade tem que estar nas maos do povo,povo precisa saber o que se passa no pais e é dever de jornalista informar com verdade e provas,o jornalista nao deve ser atacado por passar uma informaçao,quem tem informaçoes fas chegar as maos do jornalista e ele da o seu devido tratamento,ora vejamos se o jornalista nao esta a informar com verdade a pessoa que esta sendo alvo que venha provar a contrario,nao adianta esconder porque a verdade nao se esconde por tempo indefinido.
    nao tenho nada contra esse homen mas cinseramente nao esperava uma coisa dessas muita decepçao para esse povo que confiou na mudança,tinha que subir com retaguarda que tambem tem mt força,meus parabens

  57. Antagónico

    7 de Junho de 2013 as 13:23

    Patrice Trovoada é super- parasita e grande corrupto do golfo. Investiguem para se informarem melhor sobre diversas viagens que os ministros do elenco de Patrice Trovoada fizeram, usufruindo de subsídios de representação e de deslocação, lesando o OGE-Orçamento Geral do Estado para resolverem assuntos pontuais e de negócios sujos que lhes beneficiavam. O Povo de São Tomé e Príncipe precisa acordar para perceberem com quem se meteram. Um dia os aliados de Patrice Trovoada ainda vão trair uns aos outros no que concerne aos dividendos de corrupção que têm estado a receber, só assim, certificar-vos-ão a tamanha corrupção. Conheço a vida do Patrice Trovoada, outra coisa, perguntam ao “Bala” aonde se encontra o dinheiro que o Kadhafi “antes de morrer”, lhe entregou para o OGE-Orçamento Geral do Estado e que foi na mala, passando pela sala VIP do aeroporto de STP, diretamente para quarto do Patrice Trovoada. Bala você se lembra disso? Um dia o povo irá saber da verdade.
    O período mais difícil para aquisição de Imóvel pelos portugueses, o maior corrupto de São Tomé comprou a cash “pronto pagamento”. O povo sabe disso, investiguem.
    Estão a brincar com visão filosófica do Patrice Trovoada, ele é capaz de controlar as receitas do país para canalizar ao seu favor e dos aliados, colocando o povo na miséria.
    Não tenho cor partidária, mas conheço a vida do Patrice Trovoada.

    • Sem medo

      7 de Junho de 2013 as 16:52

      Meu caro,

      Se tiver prova que o Bala levou dinheiro, apresenta uma queixa-crime no Ministério Público em vez de estar aí a falar atoa. Quem tem provas de isso ou aquilo porquê que não se identifica e apresenta as provas. Santa ignorância!

  58. cadacoisa

    7 de Junho de 2013 as 13:48

    Caros leitores,
    Todos santomense sabem que o P. Trovoada é suspeito. Isso é uma tradição que vêem de muitos anos por parte dos Governantes. Repara, hoje estamos a falar do P. Trovoada, e os outros que já passarão pelo governo? Aonde é que estão os Magistrados e os responsáveis do Tribunal e Tribunal de conta? Agora em S.T.P. todo de mal tem a ver com antigo Governo, o povo depositou muita confiança e escolheu um chefe para governar esses país, no entanto sabemos que muitas governantes que já passaram no governo são todos corruptos. O pior é que o povo já analisou que o filho de peixe sai peixe e os amigos do peixe imita peixe. As coisas boas não aprendem. Os filhos dos sr. feudais têm estuda nas melhores Universidades no estrangeiro para concluir os estudos, que muitas vezes ficam ali anos e anos.
    Os nossos governantes devem preocupasse em resolver e não chantagear. Se bem que é típico dos Santomenses. Gentes rancorosos e maus para com outro. Se nos não formos humilde para com outros tivermos Espírito de entreajuda o pais ficará pior do que isto. Estou a viver aqui mais sofro muito com essas hipocrisias.
    É inadmissível um pais onde 30% da população têm formação de base no estrangeiro. Meus caros aplica pelo menos 30% de coisas boas que apreenderam.
    Essas noticias põe em causa a credibilidade do pais, põe em causa a situação de muitas família pobre.
    Vamos arranjar uma forma interna de lavar a roupa suja, por isso nos prejudica o país e o povo.

  59. PAU DUMO

    7 de Junho de 2013 as 13:57

    ABEL TU MERCE UM TIRO NA CABEÇA AINDA HOJE PORQUE MEXESTE COM MUITO INTERESSE DESTA REPUBLICA

  60. VAGI GRANDJE

    7 de Junho de 2013 as 13:58

    O MEU MUITA CORAGEM PELA SUA PUBLICAÇÃO

  61. KAUNDA SOMER

    7 de Junho de 2013 as 14:07

    ABEL ES O UM JORNALISTA MAIS CORRUPTO DA NOSSA PRAÇA FOSTE PEDIR UMA SOMA EM DINHEIRO PARA PUBLICAR ESTA NOTICIA DEVERIA TER VERGONHA A CARA.ES A VERGONHA DOS JORNALISTA SANTOMENSE. DIGA AOS SEUS COLEGAS QUANTO É QUE RECEBESTE PARA PUBLICAR ESTA NOTICIA ? O POVO QUER SABER . MAS EU K.S SEI EM BREVE VAMOS POR ESTA NOTICIA NO JORNABAGATELA. ES UM HOMEM BANDIDO.

  62. Negro de STP

    7 de Junho de 2013 as 14:20

    O bom disto tudo é que o povo de S.Tomé ja não é tapado ja consegue ver as coisas por seu proprios olhos.
    Sempre houve corrupção e S.Tomé nunca um politico foi acusado de nada.
    Agora querem fazêr crer que isto é o primeiro caso de corrupção em S.Tomé .julgão que o povo é burro ou quê?
    Justiça não pode valer so quando comvem.

  63. mimi

    7 de Junho de 2013 as 14:22

    Se tivessem sido transparentes na governacao nao haveriam de estar agora sob suspeita de tudo quanto pode ou nao ser. Porque nao passaram a pasta? Porque subtrairam documentos do estado? O que tinham para esconder? Porqu1ê tanto sigilo ao ponto de esconder factos e propriedades do estado? Nao seria mais digno para a equipa anterior de governacao passar dignamente informacoes do estado, evitando assim suposicoes e coisas mais que possam vir a surgir. O exercisio do dever do estado deve ser separado dda arrogancia e outors comportamentos impróprios do servidores públicos.

  64. Ngonça

    7 de Junho de 2013 as 14:32

    Nao sei se so eu reparei nisso. E que de repente, comecaram a surgir noticias ligadas ao ADI, umas atras das outras e todas negativas. lavagem de dinheiro, tentativa de mudanca de regime, tentativa de impedir financiamento e por ai fora. E comeco a pensar. Sera tudo coincidencia? ou estara isto ligado ao facto de se ter adiado as elecoes, numa tentativa clara de ganhar tempo? Independentemente de ser verdadeiro ou falso, e no minimo de deixar com a pulga atras da orelha…Se juntarmos a isso o facto do nosso ilustre primeiro ministro so falar no combate a corrupcao se referindo a lavagem de dinheiro, e nao ter falado nada sobre os elementos do seu governos que recentemente foram relacionados a situacoes irregulares, fica mais estranho ainda. Para todos os efeitos ate que se apurem responsabilidades, todos devem ser tratados da mesma forma. Ou todos culpados, ou todos inocentes. Nao pode ou melhor nao deve haver dois pesos e duas medidas

  65. HT

    7 de Junho de 2013 as 14:47

    Deixem de ameaçar os jornalistas que criticam… cada um deve fazer o seu papel e chega de sofrer calado para outros estarem boa vida e gozar a nós.
    Obrigado.

    • Sem medo

      7 de Junho de 2013 as 17:00

      Esse senhor é jornalista? Quando ele começar a fazer jornalismo (de verdade e dignificar essa profissão, daremos todo respeito e parabenizamos. Mas para isso ele tem que deixar de trabalhar para o palácio do povo, governo e assembleia.

      • kwatela

        8 de Junho de 2013 as 17:31

        se ele falasse bem do ADI aí sim seria bom jornalista!!! vcs são uns nojentos!!!
        eu nem sei se vale a pena ler e responder tanta falta cérebro!!!! senhores cresçam e apareçam por favor!!! haja paciência para vos aturar!!!!

  66. Malé

    7 de Junho de 2013 as 15:25

    OSVALDO ABREU E ABEL VEIGA QUE EXPLIQUEM: PARA QUEM OS 240 MIL HECTARES DO TERRENO DE GONGA? E PARA QUE FIM?
    QUEM SOUBER EM NOME DOS ASSALTANTES DO PODER E ABELVEIGA QUE REPONDA!

  67. E. Santos

    7 de Junho de 2013 as 15:28

    Bem a Abel, a estratégia do Delfim Neves e os Pcdistas do governo de desviar a atenção do POVO neles, está a ser forte.
    Não que esteja a pegar, mas pronto, inteligência para estas coisas não vos falta.
    Eu acho que o contra-ataque do Delfim e do Governo ala PCDistas contra as denúcias baseadas em provas concretas entregues ao MP pelo ADI deveria ser vocês tentarem limpar a vossa imagem, fazendo o bem para o POVO ver e não tão somente mostrar os podres dos outros.
    No fundo, com isso querem dizer “estão a me atacar…eu não sou o único, fulano, beltrano também devem ter feito, são suspeitos”. Isto só resume a vocês só tentarem avaliar os outros segundo a vossa imagem. E com isso vocês só conseguem consetir a vossa parte da culpa. Porque demonstrar que os outros também são culpados de facto está a demorar. O Próprio GC já desistiu desta estratégio e optou pelo silêncio, numa de Primeiro Ministro “Zen”.
    Eu não me considero pior do que ninguém, mas se Patrice Trovoada utilizou papel timbrado oficial do Gabinete do Primeiro Ministro para emitir recibo privado, então ele não seria só bandido “ele é burrro”. Nem Alcino Pinto faria isso.
    Mas pronto, se este recibo for verdadeiro, ainda assim, isto é uma mera suposição (nem chega a ser suspeita) e não conclui nada meus amigos.
    Mas seja como for, força Abel, continue com o jornalismo de investigação a tua maneira e mantem-nos informados.
    Mas olha, não selecciona o investigado. Investigue todos, senão cais no ridículo. As pessoas fazem o alarido de sempre mas não vos levam a sério.
    E viva o arroz amarelo e partido.

    • Ricardo Rita

      7 de Junho de 2013 as 18:30

      Levy, já se sabe que escondes por de trás do E. Santos…
      Tenha vergonha na cara e assuma que foste enganado pelo Patrice…pensavas que ias dar bem com o Patrice e o ADI, tinhas esperança em ser Primeiro Ministro…
      Patrice te prometeu que ele seria Presidente da República e vc 1º Ministro, por toda a guerra que andas e adaste a fazer…perdeste…Patrice é bandido e mais esperto que você…caia fora enquanto é tempo…ou já tás tão sujo que não consegues escapar…aliás as redes de drogas funcionam assim…quando se entra já não tem saída…tás fodido…o Patrice vai vos foder a vida a todos…esperem pra ver…

      • Non Molê

        8 de Junho de 2013 as 9:08

        Meu concidadão,é sério que o dito E.Santos é o Sr Levy?Peço-lhe encarecidamente que,nesta ou na próxima oportunidade me elucide,é de suma importância para mim,ao ser verdade recusarei terminantemente a ler e a comentar,alguns devaneios escrito por este pseudónimo…E infirmava a minha razão sobre muita coisa,daí que agradeço,e com favor lhe peço…com responsabilidade é Levy?

    • Pedro Soares

      7 de Junho de 2013 as 18:53

      Agora se sabe donde o Patrice tirava tanto dinheiro!
      Este sim é corrupto, gostaria de ver e ouvir o Elisio Teixeira e Levy falar da corrupção.
      Quem afinal é corrupto, olhem que existe documento original assinado pelo Patrice.
      Finalmente o Patrice assinou alguma coisa, também quando é demais Deus vira trás.
      Falem meus patricistas, falem da corrupção, façam denuncias.
      Isto é ou não é prova?

  68. Cafendeia

    7 de Junho de 2013 as 15:29

    queche, não significa cash, senhores!!
    Convenhamos!!
    Mas desviem do assunto principal, neste momento precisamos saber como vão as devastações, delapidações, mesmo o exaurir das florestas do SUL, que fazem parte da Bacia do Congo.
    Os prejuízos são incalculáveis, nada se compara com lavagem de capital, ou coisa parecida.
    Temos de agir agora. A corrupção em STP, deve parar, sob pena de haver uma manifestação!!!
    Abaixo corrupção!!

  69. explicar sem complicar

    7 de Junho de 2013 as 15:47

    MINISTERIO PUBLICO,
    Dê ao BGIF Bank 24h se não abrir o “BICO” e vai se esclarecer tudo.

  70. Revoltado

    7 de Junho de 2013 as 15:56

    Meus Senhores! Vocês podem escrever, criticar, comentar, falar tudo que vocês quizer contra Patrice Trovoada. O que Povo esta a espera é eleição para encher voto no ADI.

    • emiliano

      8 de Junho de 2013 as 13:26

      Com todo este dinheiro da corrupção o ADI tem dinheiro para comprar todo o povo de São Tomé Príncipe para encher as Urnas. Mas São Tomé Poderoso e Santo António vai nos defender quadrilha …..

  71. Maria Ricardo

    7 de Junho de 2013 as 16:21

    A pô pê zêtê baçu, pê auá liba, zêtê ká boiá. Pá a pô cebê kuma kuá di mundu ná tê kondê fá. Patrice Trovoada e seus lacaios não querem bem do povo de S. Tomé e P´ríncipe. Agora quero ver o que Abilio Neto vai dizer no debate Africano desta semana. Ele que é rancoroso tal e qual o Sr. Patrice Trovoada, tarde ou cedo havemos de saber quem são eles. São Tomé Poderoso é Santo vivo.

  72. Revoltado

    7 de Junho de 2013 as 16:35

    Não faz sentido estarem a criticar Patrice Trovoada porque vossas critica ainda faz povo votar no ADI, porque Critica não constitui a vida do Povo, o que constitui a vida do povo é desenvolver STP, criar emprego para os santomenses, trazer alimentos que todos possam conssumir e não Arroz podre que Delfim Neves trouxe.

  73. gualter almeida

    7 de Junho de 2013 as 16:42

    sem comentários este pais bateu no fundo poça precisou o homem sair do governo para o atacrem desta maneira? ou será armadilha do mlstp se for verdade ele tem que pagar

    • Cobló

      7 de Junho de 2013 as 20:31

      Achas que com ele no governo alguém tinha acesso às ações do governo?

  74. gualter almeida

    7 de Junho de 2013 as 16:57

    há muitos Patrice Trovoada ai ou pior

  75. mé pó feladu

    7 de Junho de 2013 as 17:11

    os politico são todos farinha do mesmo tacho, muito simples deus ha de nos dar vida e saude quando outro governo sair da eleições o actual governo tambem vai ficar debaixo de fogo cruzado, portanto as palavras dos politicos na minha modesta opinião estão gastas os discursos estao esvaziados é preciso carregar as palavras com gente nova, apresentem ideias para o desnvolvimento do pais deixem de estar a desviar atenções com coisas que não diz respeito ao progresso, acabar com miseria evitando q mãe venda filhos por bagatela portanto carissimos olhemos para coisa uteis

    • amigo

      8 de Junho de 2013 as 21:51

      Tinhamos um unico homem politico,honesto e nao corrupto,respeitado no estrangeiro: o Dr Carlos Graça. Apesar disso quando candidatou-se para as presidenciais sofreu pesada derrota. Temos os dirigentes que merecemos…

  76. LERTSAIS

    7 de Junho de 2013 as 17:17

    MESMO ASSIM VOU VOTAR NO DAI E NO PT.
    VIVA PT O POVO ESTA COM TIGO
    SOMOS FORTE

  77. esses gorverno

    7 de Junho de 2013 as 17:24

    ABEL VIEGAS É UM OTARIO TA SER PAGO DEIXA VÇ

  78. esses gorverno

    7 de Junho de 2013 as 17:27

    ABEL AINDA VAI PARA NA CADEIA ….

  79. Wilson Nazaré

    7 de Junho de 2013 as 17:34

    Meus Senhores, deixem de baixarias e incherguem a verdade.
    Diante de tanta prova documental, vocês têm coragem de vir defender este criminoso, bandido, ladrão, traficante internacional?
    Vocês não acham que é demais e que S. Tomé Poderoso é que fez ADI e Patrice cair?
    Nunca se viu um Primeiro Ministro metido em tanta sugeira e corrupção…
    Agora se percebe o dinheiro é arreia que ele dizia.
    O dinheiro que passava a vida a comprar as pessoas, chefias militares, policias, seguranças, etc…
    Mas Deus tá se encarregando de fazer a justiça com esse bandido arrumado de Patrice

  80. Deodato

    7 de Junho de 2013 as 17:44

    Patrice quidalêôoooooooooooooooooooooooooo
    Quê côlô tipo cu cá pô sá ladron de moda sé êêê
    Cuma tipo cá pô futá axiêê… bonjá s.tomé tê podê…
    tipo bi di bendê non loló…
    de cebê de vida, bendê non téla…
    Deçu só piá non

  81. Leonel Trindade

    7 de Junho de 2013 as 18:22

    Meu Deus!!!
    Que raio de Patrice Trovoada!!!
    Como é que o tipo conseguiu enganar tanta gente todo este tempo!!!
    E é o mesmo tipo que sempre dizia combater acorrupção!!!
    È o mesmo cabrão que sempre dizia que o governo dele não tinha corrupto, quando ele pr´prio é o maior CORRUPTO!!!
    Quanta hipocresia!!!
    Quanta mentira!!!
    Quanto sinismo!!!
    O filho saiu pior que o pai!!!
    S. Tomé é grande e é dos santomenses!!!

  82. Rei amador

    7 de Junho de 2013 as 19:49

    sinceramente isso so me faz sentir vergonha do meu pais minha pátria,NUNCA SABEMOS QUEM FALA VERDADE

  83. Chico Denda

    7 de Junho de 2013 as 20:51

    Finalmente. A prova que o Gabriel Costa sempre afirmou dispôr sobre a lavagem de capitais.
    Força Tela-Non, vocês estão no bom caminho.

  84. JOJO JOAO

    7 de Junho de 2013 as 20:56

    SUN DENTXI BETU, TUDO DJA DENTXI BETU SO TUDO DJA DENTXI FAÇU SO

  85. visao actual

    7 de Junho de 2013 as 22:06

    seu, atrevido, mal criado a gozar com a honestidade do povo santomense..

  86. sum jaca

    7 de Junho de 2013 as 23:39

    Gostaria de perguntar os senhores do ADI ,estao a reclamar o jornal tela nom mas sao voces que estao sempre a ler noticias publicada por coptente Abel Viega.

  87. jonas

    7 de Junho de 2013 as 23:56

    è dificil viver assim!

  88. ERC

    8 de Junho de 2013 as 7:30

    Afinal o Abel Veiga se tornou detetive? Bem, eu não vou muito com a cara do senhor Trovoada, mas eu detesto todo tipo de jornalismo que se baseia na suposição, empregando sistematicamente expressões como “ao que tudo indica”, “segundu a fonte”, “anonimato”, etc…Este artigo teria sentido se a tal fonte fosse revelada e se a tal suspeita fosse confirmada pelas autoridades competentes. Chega de suposições, queremos um jornalismo sério e transparente. Fui!!

  89. Barão de Água Izé

    8 de Junho de 2013 as 10:02

    Espanto dos espantos, em muitos comentários. Escrevem alguns, como há inúmeros casos de corrupção, lavagem de dinheiros e apropriação de bens públicos no passado, como nos preocupar agora com a origem e beneficiário de míseros 650 000 euros?!?!?. Abel Veiga poderá ser eventualmente tendencioso, mas o Tela Non deve continuar a ser um espaço de liberdade. Ninguém deve estar acima da Lei, e todas as situações que envolvam políticos e qualquer que seja o seu Partido, devem ser escrutinadas até à exaustão até que não restem dúvidas.

  90. fernado Pereira

    8 de Junho de 2013 as 11:08

    Quero solicitar os lamber bota de patrício trovoada, se o ouve branqueamento de dinheiro isso é crime é mais crime para uma pessoa que dizia que não vai ao parlamento discutir com deputado corruptos, porque ele não é corrupto,,, mais quero dizer de corrupção o patrício já está bater o Record ora vejamos:
    1- caso de super mercado cKado,,,a nossa lei permite fazer o que PT fez?
    2-Negocia bloco de petróleo a porta fechada… isso não foi corrupção
    3-ter uma embarcação no nosso mar mais 3 meses sem explicação ao povo não é corrupção.
    4- reconhecimento do kosovo ,,, não é corrupção
    5- insensato,,, não fez a entrega de pasta… danificou computador destroiu dossiês …
    6- Abanou o seus militante já a 7 meses…
    7- tem fazer com negocio obscuro que em breve virá a tona …

  91. CONTRA ERC

    8 de Junho de 2013 as 11:11

    Bom, meu caro e meus caros que me antecederam.
    Li a notícia, como todos vcs, mas a interpretação objectiva não pode ser divergente, para um cidadão santomense honensto, seja de que partido for. Porque hoje temos essa posição porque a pessoa acusada nos dá boleia, esquecemos que se a conduta em causa dessa pessoa for real e factível, algumas há que poderão prejudicar os nossos filhos, netos e bisnetos que nunca apanharam a boleia desse acusado. Portanto, fazem muito bem os jornais em denunciar todos os políticos e ex-políticos que têm e tiveram responsabilidade de estado, e que agiram de forma delitosa, em prejuízo da nação.Só que uma coisa está aí, estas denuncias de corrupção ou outros actos que são passíveis de penalização criminal, são os chamados NADOS MORTOS, porque o Código Penal vigente no nosso país não prevê punição criminal para os titulares de cargos públicos (ministros, ex-ministros, directores dentre outros). Sendo assim, estas acusações e outras que forem surgindo não darão simplesmente em nada.Enquanto a lei não preveja que esses senhores, quer sejam do partido A, B, ou C quando cometam actos considerados crimes que sejam punidos como O Zé povinho que desvia um cheque de 300.000.000 de dobras do seu sector de serviço, essas denúncias só servirão para “FAZER INGLÊS VER”.
    OBS #1: MAS COMO SÃO OS PRÓPRIOS DIRIGENTES QUE PROPÔEM, FAZEM E APROVAM AS LEIS, REFIRO-ME AOS DEPUTADOS E GOVERNO MAIS CONCRETAMENTE, JAMAIS ELES SERÃO PUNIDOS NESSE PAÍS, PORQUE ELES NÃO SÃO TOLOS, EM PREPARAR LEIS QUE LHES VÃO PENALIZAR QUANDO FALIAREM.
    OBS #2. Vêm exibir a introdução de queixa crime contra este ou aquele com imagens na TV para entreter o povo coitado:Enquanto dirigentes no Governo, não dão condições mínimas para a Justiça funcionar (tanto o Ministério Público como a PIC), querem exigir celeridade processual com que argumento, ah! porque a carapuça lhes serviu né, ahnnnnn.

  92. zeme Almeida

    8 de Junho de 2013 as 12:42

    Calma, senhor ERC o Partido ADI e o Patrice Trovoada, sempre ignoraram os panflhetos deste jornal e do seu director Abel Veiga.E só de nortar deste que o ADI que estive a frente da governacao, nunca vieram a praca publica chamar as responsabilidades a este jornal?O jornal Tela-Non anda a servico do palacio do povo e do governo, está mais que provado.Acho bem o homem ganhar o seu dinheiro.As coisas nao vao só qualquer dia este jornal vai me dar razao que estao errados,com esta forma de fazer o jornal.Os jornais estao ao servico do povo para nos informar com verdade e nao estar a servico de uma classe.O dia vai chegar é só termos calma.

    • Não se esqueça.

      12 de Junho de 2013 as 10:49

      Nós, não. Vocês.

  93. zeme Almeida

    8 de Junho de 2013 as 12:43

    Erro{esteve}

  94. pinta cabra

    8 de Junho de 2013 as 13:07

    senhor ERC QUEM É VC PARA FALAR DA ESCRITA JORNALÍSTICA? O SENHOR DE JORNALISMO SÓ SABE COMETER ATROCIDADES. VIM!!!!!

  95. Filho das Ilhas Maravilhosas

    8 de Junho de 2013 as 13:32

    Acho que o Telá-non devia ter mais cuidado ao fazer noticias, qualquer um pode muito bem manipular um recibo e alias a mim me parece nada fiável este documento que nem se quer tem um rodapé e para não falar na apresentação do documento… Façam jornalismo com isenção e a busca da verdade que todos nós agradecemos… Obrigado

  96. pedro

    8 de Junho de 2013 as 15:06

    viva dr Patrice viva viva viva muita forca

  97. Guada Nance( Mé-zochi

    8 de Junho de 2013 as 15:28

    Toda dessas mentira que Abel Veiga anda a publicar no Jornal é porque Tribunal só tem os gajos do MLSTP, PCD e MDFM… Se tivesse os gajos de ADI é que ele ia saber como é que se publica mentiras no jornal sem provas.

    • seabra

      6 de Maio de 2014 as 12:51

      IDIOTA, cala-se, em vez de dizer disparates!!!
      Quanto quer em dinheiro, para me calar esta BOCARRA de mau hàlito?

  98. zeme Almeida

    8 de Junho de 2013 as 16:00

    O Patrice Trovoada nao quer entrar nas baixechas de responder coisas sem nexo.Estas coisas dos jornais sao dos falas barato para agariar clientelas como é o caso deste jornal tela-non.A Maria das Neves baixou-se tanto a anos atras de levar este Abel Veigas a repondender a justica.Todos,mas todos teremos, que entender que sao coisas dos fazedores dos jornais para ganhar as suas clientelas.O Patrice Trovoada nunca deu confianca a este jornal e sempre o ignorou, é isto que lhes doi na alma.Falar de suspeitas sem ter provas é crime e esse Abel Veigas anda a misturar as coisas e meter no mesmo saco a confundir com liberdade de impressa.Ele deve estar enganado

  99. zeme Almeida

    8 de Junho de 2013 as 17:01

    Voces acham que o Patrice Trovoada vai dar confianca ao Abel Veiga e o seu jonal Tela-Non para esta tamanha besteira?

    • Xá kê kuá

      8 de Junho de 2013 as 22:04

      Ê burrice ou fé cega,aqui tem gato nem com documento,se estão convicto da inocência do chefe unam-se,e intendam uma queixa contra o Telá non,e pare de ofender a inteligência dos outros com idiotices…clupa nancê…é por gente como vós que isto jamais andará….ignorantes

  100. Jean Rossi Matman

    8 de Junho de 2013 as 20:22

    SEM JUSTIÇA EM STP NÃO INTERESSA AO POVO ESTAS HISTÓRIAS

  101. Ana trindandense

    8 de Junho de 2013 as 21:09

    Viva o líder Dr. Patrice Emery Trovoada, muitos gostarim de ser como ele. Forca nosso Líder.

  102. Tia Maria

    8 de Junho de 2013 as 21:42

    Rafael saiu Rafael entrou. Brincadeira nesta terra, afinal
    ESCANDALOS DE STP, mil vezes manobra de diversão.
    So os cantineiros, Diretor da transcolmar, ECOMIM, Militar irmão do Celestino foram a cadeia, no caso de desvio.
    os casos de 10 mil dólares, fundos do CLSTP, Libra no banco ultramarino, Devios de casas de ESTADO que eram pertences das roças grandes, Loja do povo, Empresas do Estado, agropecuárias, etc, Casas prefabricadas, desvio de cacau, trafico de droga dissimulado como exportação de coconote, projetos bovinos, leiteiros, caprinos, etc, desvio de barcos de arroz, fuga ao fisco, Apropriação das melhores terras e casas das rocas, desvio de 500 milhões e dólares, barcos de 30 de Setembro e Rei Amador, STP traiding, 30 Mil barris de petróleo, 100 mil dólares da Nigéria. ETC, ETC…
    Quem foi a cadeia, O crime compensa em STP. Vale a pena roubar do que esforçar no estudo. Para que`, tem deputado sem habilitação mínima exigida. Estamos a falar de O quê*

  103. esanto

    9 de Junho de 2013 as 0:42

    Tudo isso é muito engraçado…Digo isto porque estas denúncias nos jornais, nos sites, no Ministério Público, enfim, não dão em nada, porque lá em S. Tomé os tribunais não funcionam, os juízes são mercenários políticos ou defensores da lei do dinheiro, a esmagadora maioria da população não tem acesso à internet, não lê livros, jornais, não têm energia para assistirem telejornal (ou por falhas devido os morcegos, ou porque os políticos os fazem de cidadãos de segunda, de terceira, e não lhes concede energia da EMAE, etc. Resultado de tudo isso: Delfim Neves fica em terceiro lugar nas últimas eleições presidências, Pinto da Costa volta a ser Presidente da República depois de 15 anos de um regime fechado para não dizer ditatorial e depois de 20 anos sem nada fazer a não ser ginástica e musculação, e o ADI corre um grande risco de voltar ao poder com a maioria absoluta e ser instalada em STP uma dinastia: Trovoadista, porque Patrice será o próximo Presidente da República… Deus que me perdoe se estou errado, quem viver verá…

  104. Pedro

    9 de Junho de 2013 as 1:16

    Bom, penso que todos vão concordar comigo que tudo isso já chega: denúncias e mais denúncias, já nem quero relembrar os casos do passado recente como: casas pré-fabricadas, empresa água izé, os navios Rei amador e Paguê, GGA, estrada nacional n.º1 (norte), os passeios, Docas, barco príncipe, venda da ENCO, barco carregado de arroz que foi a pique, apenas para citar alguns, e mais recentemente os casos de: ministro das pescas, os navios gigantes, ministro do comércio com o arroz de Delfin Neves, e este último, lavagem de dinheiro. O que perguntamos é o que andam a fazer os nossos magistrados, quer do Ministério Público, quer Judiciais. Porquê e para quê o Estado anda a lhes pagar os salários que não são baixos para a nossa realidade, a lhes comprar os brutos jeeps de grandes cilindradas, a lhes pagar viagens e mais viagens nas classes executivas e os respetivos subsídios chorudos bem como outras regalias e andam por ai, uns de gravatas feito gentes, outros de bar em bar quando não é tasca, outros ainda de discotecas em discotecas a querer recuperar o tempo perdido ou a querer disputar com os filhos ou irmãos mais novos, outros ainda a andarem de saia em saia, quando não é de bata em bata (vestuário escolar das crianças)… na minha modesta opinião, uma das maiores desgraça deste país está nesta classe… Disse e FUIIIIIIIII….

  105. esanto

    9 de Junho de 2013 as 1:27

    Téla nón, gostaria de perguntar porquê que apostam o meu comentário, uma vez que apenas, penso eu, serve para fazer pensar as pessoas, meditar sobre os nossos reais problemas e não tomar partido de forma cega como alguns comentários que são apresentados….

  106. Sacode puera

    9 de Junho de 2013 as 9:08

    Ele sabe o que fez por isso que ele abandonou o pais e foi viver no estrangeiro assim que ele deixou de ser primeiro ministro fugiu do pais com medo para nao ser preso senhor bandido tem que vir prestar contas com tribunal

  107. Pv

    9 de Junho de 2013 as 10:57

    Com que então é tal recibo que serve como indícios de lavagem de dinheiro? É preciso ser pouco, mais muito pouco inteligente mesmo para se convencer que este recibo serve para indícios de lavagem de capital. Mais uma vez, o telanon não sua tentativa de lavagem cerebral. continuem que até pode resultar, estamos a mais de 1 ano das próximas eleições, até lá pode ser que consigam algo convincente.

    • Pv

      9 de Junho de 2013 as 13:00

      # na sua

  108. para rir ou chorar

    9 de Junho de 2013 as 11:01

    ESPERO QUE o ADI apresente QUEIXA-CRIME como tem sido de costume ao Ministério Público.
    OU NÃO FARÁ?

    AOS “Facebookeanos” :
    ARLINDO RAMOS
    OLINTO DAIO
    ABENILDO DE OLIVEIRA

    AOS “Comentadores” RDPÁfrica:
    ABILIO NETO
    CARLOS MENEZES
    OSCAR MEDERO
    JORGE GONÇALVES

    AOS “Parvos”:
    AMBRÓSIO QUARESMA
    MÁRIO BANDEIRA

    Os Santomenses aguardam o vosso posicionamneto sobre este “GRAAAAANDE ASSUNTO” que tem a ver com a “LAVAGEM DE DINHEIRO”.

    • Carlos Olimpio

      9 de Junho de 2013 as 13:09

      Este caso é bastante grave para ser tratado como uma brincadeira de criança ou ser pura e simplesmente ignorado. O país é de todos nós e não pode ser tratado desta forma por seus dirigentes. É inconcebível que um primeiro-ministro de um país faça uma coisa desta destruindo completamente a imegem do país. Não mje interessa se ele é do ADI, do MLSTP ou do PCD. Trata-se do primeiro-ministro do meu país. É esta a imagem que ele dá do meu país? É para isto que ele foi eleito? Se eu não posso confiar num primeiro-ministro do meu país, como exemplo de seriedade, honestidade e moralidade, vou confiar em quem? Se o próprio primeiro-ministro anda metido nestas confusões de transações financeiras de legalidade duvidosa como é que eu posso confiar nas insituições da República como os tribunais, a Assembleia Nacional e outras? É muito triste o que está a acontecer neste nosso país. Temos de dar volta a isto. Estou inteiramente desiludido com tudo isto.

    • seabra

      6 de Maio de 2014 as 12:49

      …e você, quanto é que o Patrice lhe pagou(entre as pernas ou em liquido)?

  109. Cúa Têla

    9 de Junho de 2013 as 13:05

    Pois senhor Abel Veiga,Já a tempos que venho analisando-te mas agora cheguei a uma conclusão. Você é mesmo Analfabeto,falta de Inteligência e um instigador para polémicas e não desenvolvimento desse Pais.
    O que é que interpretaste nesta carta?
    600 e pouco mil EUR valor a ser descontado é suficiente para indicies de lavagem para para um Pais?
    Como você explica desenvolvimento per capita de outro Países, é só com Trabalho?
    Você é mais um partido Politico ai sem acento parlamentar, mas o vosso dia vai chegar para pagar tudo aquilo que vocês estão a fazer ao POVO SANTOMENSE que parece ser um povo muito humilde e não merecia essa vossas SACANAGEM.

  110. Coisa Séria

    9 de Junho de 2013 as 14:55

    Hummmmm.

    Seiscentos e poucos mil euros. Preço que muitos Santomenses estão a negociar casas e terreno, isso não é nada para se dar tanta importância.
    Mas o problema de base é apagar Patrice Trovoada.
    Nunca vai entrar dinheiro nesse pais se a gente começa a fechar porta dessa natureza.
    vamos deixar o pais se organizar

  111. santola

    9 de Junho de 2013 as 17:56

    Abel veiga levanta cada tipo de argumento so quem nao entende que diz que isso é verdade .

  112. rui medeiros

    9 de Junho de 2013 as 18:25

    Porque sera que o Patricio nao esta em STP?seria uma boa oportunidade do contraditorio,[ sera que tem culpa no cartorio],por favor volte e ajude a nossa jovem democracia com mas transparencia.

    • biustp

      10 de Junho de 2013 as 9:46

      Este senhor só sabe ser Primeiro Ministro ou Presidente porque é a única forma que ele tem de ganhar dinheiro com vida fácil, enquanto nós temos que vergar a mola para arranjar dinheiro para o voador. Não estando no poder executivo oportunidade de negócios escuros acabou, portanto,o mesmo refugia-se.

  113. Joaquim d'Alva Teixeira

    9 de Junho de 2013 as 18:46

    Tela nom, Atenção analise desse teu documento cheira muita montagem e pode ser… cuidado – há o ir e o voltar. esse povo só está a espera para dizer o que quer …. deixa disso tela nom

  114. geri

    9 de Junho de 2013 as 19:04

    Meus Caros,

    É de facto uma violação da Lei sobre branqueamento de capital. O limite máximo que deve-se sair sem autorização do Banco Central é de Eur. 10.000. Para o montante de 600 mil euros deve passar pelo sistema bancário, se não foi efetuado desta forma ele sabe o k anda a esconder!! Lembram de acordo Kosovo, os Barcos Blusky???

    • védé

      10 de Junho de 2013 as 11:37

      Finalmente alguém lúcido, sereno, ponderado, objetivo, desapaixonado com conhecimento técnico neste fórum.
      Não importa os outros casos, escândalos, não importa a filiação política do autor do texto, facto é que mandar divisa para fora sem autorização e conhecimento do BC é ilegal e indicia crime de branqueamento de capitais, em valores superiores a €10.000.
      Se o PT fez, deve ser investigado (se é que já não está a ser) e é notícia sim.

      Viva STP!!!

  115. Eu também sou filho da terra

    10 de Junho de 2013 as 3:25

    O maior cego é aquele que não quer ver. Se na realidade o ex-Primeiro Ministro praticou esse acto, ele deve ser incriminado e julgado. Ninguém está acima da lei. Obrigado Tela Non por ter publicado essa notícia.

  116. trindadençe

    10 de Junho de 2013 as 5:25

    A linguagem política, destina-se a fazer com que a mentira soe como verdade e o crime se torne respeitável, bem como a imprimir ao vento uma aparência de solidez
    O diabo pode citar as Escrituras quando isso lhe convém.

    Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um.

    Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo.

    O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta.

    O Demónio não soube o que fez quando criou o homem político; enganou-se, por isso, a si próprio.Neutro é quem já se decidiu pelo mais forte.

    A luta contra a criminalidade organizada é muito difícil, porque a criminalidade é organizada, mas nós não.
    O doloroso na política é que, nela, ninguém procura se ampliar na direção do melhor do outro e, sim, reduzi-lo à dimensão menor de quem julga.

    Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são: riqueza sem trabalho; prazeres sem escrúpulos; conhecimento sem sabedoria; comércio sem moral; política sem idealismo; religião sem sacrifício e ciência sem humanismo.

    Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Essa minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e pôr-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana.

    Vote nulo, não sustente parasitas.

    Em política é preciso curar os males e nunca vingá-los.

    A política é uma praga tal que eu aconselho todos a não se meterem nela.

    A política é a condução dos negócios públicos para proveito dos particulares.
    O poder é uma ação, e o princípio eletivo é o da discussão. Não há política possível com uma discussão permanente.

    Agravo vulgar à política é confundi-la com a astúcia.A política, a guerra, o casamento, o crime, o adultério. Tudo o que existe no mundo tem algo a ver com dinheiro.
    Em política, tal como na moral, é um grande mal não fazer bem, e todo o cidadão inútil deve ser considerado um homem pernicioso.
    Em máteria de crença religiosa, política ou moral, toda contestação é inútil. Discutir racionalmente com outrém uma opinião de origem afetiva ou mística só terá como resultado exaltá-lo. Discuti-la consigo mesmo também não a abala, salvo quando ela chegou a um grau de enfraquecimento tal que a sua força inteiramente se dissiopou.

    Fica a dica

  117. trindadense

    10 de Junho de 2013 as 5:38

    Somente os tolos acreditam que politica e religião não se discute. Por isso os ladrões continuam no poder e os falsos profetas continuam a pregar

  118. trindadense

    10 de Junho de 2013 as 5:56

    Todos os segredos da política consistem em mentir a propósito.
    Errar é politica, culpar os outros é democracia.
    A palavra política significa elevação para a participação no poder ou para a influência na sua repartição, seja entre os Estados, seja no interior de um Estado ou entre os grupos humanos que nele existem
    ‎Quem dera um esforço de conscientização resolvesse o assunto: não gosto mais dele, não quero mais saber daquele prepotente, desapareça, um, dois e já.
    Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria,e, só um povo sábio pode mudar seu destino.

    A política e a prostituição são os únicos empregos que não exigem experiência anterior.

    Se política é uma arte, alguns artistas deveriam estar presos.

    Não posso dar-me ao luxo da política. Numa ocasião, fiquei cinco minutos a escutar um político e morreu-me um velhinho em Calcutá.

    Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura.

    O que falta é vontade política para mobilizar rA HONESTIDADE RENASCERÁ

    Honestidade, raridade deste país de espertezas,
    Onde política é escola para ficar rico da noite pro dia,
    Onde a miséria é inerente nesse país de riquezas,
    Onde se pune a verdade e glorifica a mentira.

    O que enobrece a nossa elite é a esperteza,
    Incentivando aos nossos jovens que roubar vale a pena.
    Honestidade neste país é sinal de pobreza,
    De quem não terá nada, de quem se apequena.

    País onde a esperteza nem pensa em ser sutil,
    Onde a justiça é cega e não vê esses matreiros.
    Onde o lixo vira comida nesse rico STP,
    Pois a miséria e a fome são do povo companheiro.

    Por que essa avareza de brigar pelo poder e riqueza?
    Por que não dividir as riquezas que a natureza nos dá?
    Pois pertence a todos e não a esses imbecis que usam de espertezas.
    A honestidade morta não tardará, ainda renascerá…e cursos a favor dos que têm fome

  119. IMPARCIAL

    10 de Junho de 2013 as 8:48

    É lamentável quando akeles k são na realidade “larápios” e apontam dedos a pessoas d boas intenções com objectivo d dinigrir a sua iimagem…Mas não vão com seguir sujar o ADI nem Patrice Trovoada.

  120. Binóculo Século XXI

    10 de Junho de 2013 as 9:49

    Um senhor de nome Alexandre disse neste palco que se alguém fazer uma transacção bancaria num valor alto não significa lavagem de dinheiro e que esperava realmente algo evidente e conclusivo. Sr Alexandre, convenhamos. As leis da república são claras. Transferências superiores ao equivalente a 20 000 euros só podem ser efetuadas com a autorização do banco Central e via bancária. Esta história de dinheiro na mala é cambalacho. desta vez o PT, deu-se muito mal, a prisão lhe aguarda e os seus fanáticos seguidores.

  121. Revoltado e indignado

    10 de Junho de 2013 as 10:34

    Todo esses comentários a favor e contra só poderão estar devidamente esclarecidos com a devida intervenção dos tribunais, Ministério Publico. Pelo que se tem ouvido nos famosos bares dos fofoqueiros este é um dos muitos assuntos/crimes que se encontra sob investigação. Contudo era bom que o BGFI BANK, tivesse uma reação, não só esta em causa o nome e a atitude do Patrice Trovoada como também leva de raspão uma instituição financeira. No meio de tudo isso, acho deplorável a constante ameaça ao Abel Veiga, se bem que somos assim, só sabemos fazer ameaça, pegar em armas/manchim defender o nosso país, a nossa pátria dos ladrões/dirigentes, não fazemos e se não nos calha dizemos: “se fosse eu, é que eu faria a,b,c,d” Vamos exigir que se esclareçam as coisas e que o país seja sempre engrandecido.

  122. Paulo

    10 de Junho de 2013 as 11:06

    Abel Veiga é um corno manço, eu ja comi a a mulher dele.Cuida da sua mulher e deixa Patrice eem paz,andas a tomar corno,xifrudo.

    • seabra

      6 de Maio de 2014 as 13:02

      …você é mesmo HOMEM de verdade? ou é homenzinho? Parece-me que é o segundo, HOMEM (ser masculino), mas sem os COLHOES…porque se fosse um HOMEM respeitoso e respeitàvel, nunca teria tido tal proposito, que é muito baixo, mesquinho e COBARDE!!! Pelo menos para a mulher que lhe deu alguns segundos de prazer “ejaculador precoce”, chifrudo, você mesmo. ( embora eu nao conheça nenhuma destas pessoas em questao), mas você é MESQUINHO até dier BASTA!!!

  123. zeme Almeida

    10 de Junho de 2013 as 11:28

    O Patrice Trovoada é um lider e sempre ignorou as baixejas e coisa sem nexo, como este jornal do pinto e o Gabriel tém vindo a fazer.Ele esteve em STP nunca veio a praca publica julgar ninguem e nem dos jornais que falavam dele.Os {JUDAS} nunca deixam o homem em PAZ.Nao tenha medo ele vai regressar em PESO.

  124. Carlos triste

    10 de Junho de 2013 as 11:51

    Viva Abel publicidade ao Homem

  125. alvaro lopes

    10 de Junho de 2013 as 12:16

    BOM DIA CIDADÃOS SÃO-TOMENSES , BOM DIA SR ABEL VEIGA,(TELA NON) SINCERAMENTE, QUE MODERAÇÃO É FEITA NESTE ESPAÇO COMENTÁRIO, SEJAMOS EDUCADOS, PODE-SE COMENTAR DANDO O NOSSO PONTO DE VISTA, TUDO BEM ESTAMOS NA DEMOCRACIA E EXISTE LIBERDADE DE IMPRENSA, DE EXPRESSÃO E DE INFORMAÇÃO MAS SR ABEL VEIGA, DEIXAR PESSOAS INSULTAREM UMA À OUTRA , PALAVRÕES, PALAVRAS OBCENAS, ASNEIRAS, MALCRIADAGEM, INDISCIPLINA, FALTA DE RESPEITO, DE DECORO, ISTO NÃO PODE SER , COM TODO RESPEITO MAS TEM SIDO DEMAIS NUNS CASOS , É BOM QUE SE RETIFICA ISTO PARA O BEM DO PRÓPRIO JORNAL. MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

  126. mimi

    10 de Junho de 2013 as 15:14

    Feita uma acusaçao, resta aos acusados e lesados provar o contrário, se assim o desejarem. Se for difamaçao, que ajam em conformidade. O que acho engraçado sao as defesas conclusivas, com garras e dentes e emoçoes exageradas, dos apoiantes (“Patricistas”), quando os visados nem sequer se pronunciaram. Parece irreal!…

  127. Democrata

    10 de Junho de 2013 as 16:08

    É deploravel o comentario do cidadao que apelidou de Paulo.Pois saibas que a roupa suja lava-se em casa. Este espaço julgo nao ser propício pra propelação que o fez.
    mas sim abordar or comentar em torno daquilo esposto no epigrafe.Deiche de coisas ou actos que nao nos leva a lado nenhum.

    • Paulo

      10 de Junho de 2013 as 18:49

      O Abel veiga sabe.tas a falar oquê.Queres que eu desponibilise o video?eu tenho gravação e tudo?vou desmascarar o Abel veiga.Corno manso.Ele deveria cuidar da mulher dele e deixaar Patrice em Paz.

      • Téla Nón

        10 de Junho de 2013 as 23:58

        Ô Paulo, ajuda-me a deixar de ser corno Manso. Disponibiliza-me o registo que tens, ou publique o mesmo. Ajuda-me por favor. Pode utilizar o endereço abel.veiga@telanon.info para mandar o registo sonoro ou video. Podes utilizar todas as outras vias a teu dispor………Abel Veiga

        • Paulo

          11 de Junho de 2013 as 9:47

          Brevemente vais ver.Chifrudo.Ja tenho o teu email mais a primeira pessoa a ver é o povo, vou só cortar a minha cara do vídeo.espera.guada,guadá,cua isca bi da ku bô

          • Téla Nón

            11 de Junho de 2013 as 10:50

            Em paz de Deus espero pelo que está a vir.

        • Ze

          12 de Junho de 2013 as 8:20

          Telanon , por favor não responda as provocações desse palerma porco do ” paulo” . Ele não tem nada contra ti, apenas quer distrair-te. Faça melhor aquilo que sabes fazer.

  128. sendoeu

    10 de Junho de 2013 as 17:26

    Abel pr favor faça o verdadeiro papel de um jornalista………

  129. explicar sem complicar

    10 de Junho de 2013 as 18:23

    PORQUÊ O ACUSADO (Patrice Tempestade),
    O ADI,A RDPAfrica,REVISTA “SOL”
    A COMISSÃO POLITICA DO ADI
    Esses palhaços de ADI:Levy,Agostinho,Elisio
    Não respodem nada? E coitados que nem tem onde cair morto andam ai a dar palpites para este LADRAO?

  130. rs10

    10 de Junho de 2013 as 20:50

    Se ignorância for motivo pra felicidade, esse “Paulo” deve ser a pessoa mai feliz do mundo! Parabens…És tão inteligente qto as pedras da Praça Yon Gato!

  131. Antagónico

    10 de Junho de 2013 as 22:15

    Temos que regozijar o trabalho jornalístico do Abel Veiga. Meu caro, segue sempre em frente, o seu trabalho é de louvar e não se sinta inibido pela atitude negativa de algum interventor. Em caso de jornalismo que implica denúncia pública para entidade de carisma politica, procure anexar sempre documentos comprovativos. Abraços
    Ps: Sou apartidário!

  132. Stwart Neto

    11 de Junho de 2013 as 6:12

    Oi , o Abel Veiga é um jornalista?
    Esse todos sabemos quem é. Só escreve aquilo que lhe serve. Deixe os amigos bandalhar os comentarios, e quando se faz uma coisa seria ele não deixa passar. Pode chamar o Ministro de morcego, enfim está fazendo op seu trabalho, brevemente será nomeado ministro de Comunicação Social e Educação Politica. Merece….

  133. malebobo

    11 de Junho de 2013 as 8:17

    analisando todos o comentários ai nessa paginas, para todas essas criticas na pessoa de p.t, eu acredito que ele estava no caminho certo

  134. Dlima

    11 de Junho de 2013 as 11:59

    Não há dúvidas da tentativa deste jornal juntamente com o actual poder em STP defamar, denegrir a imagem do ADI e do seu líder Patrice Trovoada.
    Oh Abel, reze todos os dias para que vocês consigam os vossos objectivos de erradicar o PT de vez de STP porque se um dia o homem volta ao país e ao poder estás feito ao bife…

    Que Deus te ajude e olhe por te

    • migo povo

      18 de Junho de 2013 as 13:36

      o pt enganou nos,votei nesse homem,muitas decepçºoes,eu nao esperava isso td desse pt,prometeu-nos mudansa segou mente das pessoas

  135. Ilha Nua

    11 de Junho de 2013 as 21:29

    É muito bom este jornal, só assim podemos partilhar as nossas ideias para um STP melhor

  136. Ilha Nua

    11 de Junho de 2013 as 22:10

    Eu acho que os governantes de STP têm que deixar dessa mentalidade que têm,deixar de corrupção e por na mesa do parlamento um interesse comum bem estar da nação e o desenvolvimento do país e não a vida privada dos mesmos. País só vive de ajudas internacionais, esta na hora para os Santolas, principalmente os governantes serem criativos, investem em Sector e algo que faça a nossa economia subir. E acaba com fenómeno banho na campanha e usa esse dinheiro para fazer algo de bom que país precisa. Porque não é justo João toma 20 milhões para votar porque ele é activista e Tia Maria não recebe nada. Agora pergunto quanto voto da o João e quanto da a Tia Maria, é apenas um voto que faz toda a deferência. Stp têm que deixa essa coisa de ” leve-leve” para país caminhar para frente. Tu vais tratar de registo criminal ou documento para autentica demora tempos e é uma luta para conseguir ,TVS mostra cara de ladrão que roupa um saco de mata-bala mas ladrão que assalto Banco roubo milhões eles não mostram, STP é assim lei só funciona para L mais fraco, mas isso é muito mal porque Lei esta a cima do Presidente. Espero que os governantes mudam dessa mentalidade e faça país sair desta miséria que aumenta cada dia, e que os jornalista mostrem quem são os corruptos.

  137. mana

    11 de Junho de 2013 as 22:18

    O documento publicado no telanom e verdadeiro. Patrice e um grande bandido. Ele e mais bandido que o proprio pai. Vai explicar no tribunal os crimes de peculato, de enrequecimento ilicito e de branqueamento de capital. So isso. Quem nao sabe que o homem e um dos maiores corruptos? Quem?

  138. vida de surpresa

    12 de Junho de 2013 as 9:49

    Meus caros,vamos ver se entendemos uma coisa…. realmente algo alvo de um processo crime por alegada de lavagem de dinheiro não é bom para uma Nação como nossa.
    Portanto,vamos tentar discutir algo para o desenvolvimento,o Sr Patrice trovoada não esta no poder nesta momento,
    Hora, porque estes comentários sem cabimentos.. vcs como veteranos do Pais… façam algo de bom para nos como jovem, possamos captar o bom rasto que vocês deixaram.

  139. convencido

    12 de Junho de 2013 as 10:20

    POVO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE.
    ALÁ FEZ JUSTIÇA. UM DOS FILHOS MAIS MALANDROS DO ALÁ ESQUECEU UM DOCUMENTO DE PROVA DAS SUAS PRATICAS ILICITAS NO GABINETE. O ORIGINAL DO DOCUMENTO SERÁ EXIBIDO PELO PCD NO DIA DO JULGAMENTO. PATRICE VOCE NÃO AQUENTA!!!! VAIS SER CONDENADO PELO CRIME DE CORRUPÇÃO, PECULATO, ENREQUICIMENTO ILICITO E BRANQUEAMENTO DE CAPITAL.

  140. hhj

    12 de Junho de 2013 as 10:26

    viva abel da veiga assange

  141. Pânico do Banho

    12 de Junho de 2013 as 10:43

    As 10 estratégias de manipulação mediática

    1. A estratégia da distracção.
    O elemento primordial do controle social é a estratégia da distracção, que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e económicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundação de contínuas distracções e de informações insignificantes. A estratégia da distracção é igualmente indispensável para impedir que o público se interesse pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado; sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja com outros animais (citação do texto “Armas silenciosas para guerras tranquilas”).

    2. Criar problemas e depois oferecer soluções.
    Esse método também é denominado “problema-ração-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” prevista para causar certa reacção no público a fim de que este seja o mandante das medidas que desejam sejam aceitas. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o demandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise económica para forçar a aceitação, como um mal menor, do retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços púbicos.

    3. A estratégia da gradualidade.
    Para fazer com que uma medida inaceitável passe a ser aceita basta aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, por anos consecutivos. Dessa maneira, condições socioeconómicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990. Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que teriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.

    4. A estratégia de diferir.
    Outra maneira de forçar a aceitação de uma decisão impopular é a de apresentá-la como “dolorosa e desnecessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Logo, porque o público, a massa tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “tudo irá melhorar amanhã” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isso dá mais tempo ao público para acostumar-se à ideia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.

    5. Dirigir-se ao público como se fossem menores de idade.
    A maior parte da publicidade dirigida ao grande público utiliza discursos, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade mental, como se o espectador fosse uma pessoa menor de idade ou portador de distúrbios mentais. Quanto mais tentem enganar o espectador, mais tendem a adoptar um tom infantilizante. Por quê? “Aí alguém se dirige a uma pessoa como se ela tivesse 12 anos ou menos, em razão da sugestionabilidade, então, provavelmente, ela terá uma resposta ou ração também desprovida de um sentido crítico (ver “Armas silenciosas para guerras tranquilas”)”.

    6. Utilizar o aspecto emocional mais do que a reflexão.
    Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto-circuito na análise racional e, finalmente, ao sentido crítico dos indivíduos. Por outro lado, a utilização do Registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar ideias, desejos, medos e temores, compulsões ou induzir comportamentos…

    7. Manter o público na ignorância e na mediocridade.
    Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. “A qualidade da educação dada às classes sociais menos favorecidas deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que planeja entre as classes menos favorecidas e as classes mais favorecidas seja e permaneça impossível de alcançar (ver “Armas silenciosas para guerras tranquilas”).

    8. Estimular o público a ser complacente com a mediocridade.
    Levar o público a crer que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto.

    9. Reforçar a autoculpabilidade.
    Fazer as pessoas acreditarem que são culpadas por sua própria desgraça, devido à pouca inteligência, por falta de capacidade ou de esforços. Assim, em vez de rebelar-se contra o sistema económico, o indivíduo se auto-desvalida e se culpa, o que gera um estado depressivo, cujo um dos efeitos é a inibição de sua acção. E sem acção, não há revolução!

    10. Conhecer os indivíduos melhor do que eles mesmos se conhecem.
    No transcurso dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência gerou uma brecha crescente entre os conhecimentos do público e os possuídos e utilizados pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o “sistema” tem disfrutado de um conhecimento e avançado do ser humano, tanto no aspecto físico quanto no psicológico. O sistema conseguiu conhecer melhor o indivíduo comum do que ele a si mesmo. Isso significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos, maior do que o dos indivíduos sobre si mesmos.

  142. afonso varela

    12 de Junho de 2013 as 11:52

    Apenas quisemos ajudar os santomenses.Mas por serem ingratos e pobres mal reconhecidos,pagarão fatura bem cara.
    E deixem de emitir opiniões alheias contra o nosso líder
    A.V

    • mandja

      22 de Junho de 2014 as 22:54

      Varela, por amor de Deus, é mesmo você? Como é possível, o Varela ter mudado tanto? Já tinha ouvido falar da sua “casaca virada”, duvidei…mas finalemente está a parecer verdade. Já ñ é mais aquele Varela da JOTA muito patriota! Que decepção…enfim!

  143. O ISOLADO

    12 de Junho de 2013 as 19:02

    Sr. Abel Veiga e outros integrantes do TELA NON, com todo respeito que tenho por todos que me antecederam, uns mais e outros menos, quero em meu nome e em prol da unidade e espírito patriótico, vos peço que nuca mais respondem baixeza nem provocações;por razões óbvias:Faça o seu trabalho com verdade rigor e perseverança porque nós precisamos mesmo as vezes sem poder tirar partido.Francamente que estou admirado com a postura de muitos comentários paternalistas e filialistas,até muitos esqueceram o conceito da democracia.Em vez de nós unirmos os esforços para darmos aos nossos filhos e netos um porto seguro, estamos aqui a dizer disparates.Força!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  144. de Ceita

    18 de Junho de 2013 as 10:04

    Politicamente, entrou-se em S.Tomé na fase do « mata-mata», como dizia o Filipão ex treinador da selecção de portuguesa de Futebol.

  145. é verdade a lavagem de dinheiro sim

    16 de Julho de 2013 as 13:20

    Boa Tarde

    Eu confirmo sim que é lavagem de dinheiro pois esse Sr. PM Trovoada quando vinha a Lisboa tinha muito que se lhe diga só negociatas mas também informo e ao mesmo tempo que me interrogo porque ele não está em São Tomé porque e com que dinheiro este Sr.comprou uma moradia na linha de Cascais acima dos 600.000€ ele já era rico vem de uma família abastarda ou em 2 anos de governo em São Tomé permitiu lhe ganhar tanto dinheiro tenho pena desse povo pois acredito muito na justiça de DEUS e tudo se paga nesta vida a humanidade ao logo dos anos perdeu todos os valores morais mas um dia a justiça divina será feita sobre estes malfeitores que foram elegidos para defender o povo e ele próprio pois o ladrão que assalta a sua própria casa .

    Estava a esquecer me tem lógica pois ele rouba os santomenses porque ele nem santomense ele é não é o vizinho que pode tomar conta da nossa casa pois ele pode até ter boas intenções mas como tempo o ego fala mais alto e ele cai na tentação sem hesitar.

    A vossa ilha é linda e maravilhosa tem o dedo de DEUS por isso é só saber esperar e acreditar que um dia a justiça será feita tudo de bom .

    • Blabu

      18 de Setembro de 2014 as 18:26

      Se não é São Tomense não fala. O mesmo se diria se fosse qualquer um a fazer o bem para o povo. Travar bandalha não é fácil. O problema é que muitos (mas não a maioria que nesse caso é o povo pequeno) estavam a sofrer com as acções do Sr. Patrice Trovoada. Muitos tiveram que abandonar metade das mulheres que apoderaram, por já não terem carro de estado para expedientes nem tão pouco dinheiro mal controlado para as sustentar. Se está fora do país, então vem pra cá viver e logo vai ver o porquê do povo votar na mudança.
      Repare: Na mudança e não em ADI ou Patrice Trovoada. A coencidência é que o partido forte da mudança era o ADI. O povo São Tomense não é de todo “Parvo”.

  146. Gendeterra

    28 de Abril de 2014 as 13:53

    Esse home ja devia estar na prisao ha muito tempo. Ele entra EUA ta lixado. Ate africa de sul, homem tem medo de ir, porque tem rabo bem preso…
    Homem cinico: e lavagem de dinheiro e droga.
    SAO TOME ABRE OLHO SOOO …

  147. seabra

    6 de Maio de 2014 as 13:10

    Saotomenses, Homens, Mulheres, Jovens, em nome dos paises dignos da CPLP, queremos vos apoiar e conselhar a nao votar na pessoa do Patrice Trovoada, do partido da ADI , dos Afonso Varela, Nazaré Lévy and so… sao os maiores gatunos politicos , é claro, com o Rafael Branco e alguns outros tantos, que se encontram em STP, ùnicamente para viverem na bôa Vai Ela, sem fazer grandes esforços…jà que nao sao HERDEIROSe pertencerem às familias pobres…mas eles sao “ARRIVISTES”, oportunistas, e muito viciados. Atençao para as proximas eleiçoes!!!

  148. Esperança de ver o país a crescer

    2 de Junho de 2014 as 6:50

    Sabemos que muito dificil na cabeça de muitos,não sou do partido ADI.
    Quem não sabe que o MLSTP/PSD QUER VER O O ADI PELAS AS COSTAS .
    UMA COISA É SERTA FAZ E SAI PARA OUTRO OCUPAR O LUGAR E TENTAR FAZER O MELHOR.
    SABEM QUE JA PERDERAM OU DESISTEM DAS ELEIÇÕES PORQUE VOCES SO VÃO PERDER VOSSO TEMPO EM SENSIBILIZAR A POPULAÇÃO COM MEIA DOZIA DE MENTIRAS UMA FEZ QUE A POPULAÇÃO QUER MUDANÇÃO NÃO VOS VÃO A CREDITAR NA VOSSA TEORIA NOVAMENTE.
    com o grande acrescimmo de desemprego que se encontra no país a população esta revoltadissima
    com esse salario base que se encontra não dá.
    Ja tiveram todas as chances que queriam o tempo ja se terminou.

  149. souba

    18 de Junho de 2014 as 9:00

    eu nao sou de adi nem sequer de um outro partido politico,o que eu quero è um são tomè para todos os santomenses,neste mundo não ninguém perfeito

  150. vida boa

    1 de Setembro de 2014 as 11:03

    quero uma explicação porquê que o recibo tem cabeçalho do gabinete o primeiro ministro? acho algo não está certo Administrativamente por favor quero uma explicação,,,

  151. Blabu

    18 de Setembro de 2014 as 18:09

    Viva ladrão. Assim estou dando viva a quase todos os políticos São Tomenses. Dos ladrões, que seja bem vindo o ladrão que pensa no povo e é apoiado pelo povo. Quem deve julgar os actos o Sr. Patrice? A estratégia foi desde sempre, arranjar maneira de o inibir de voltar para STP. Hoje vê-se políticos no Super Mercado CKdo com sorrisos rasgados. Acredito que se não fosse a mudança, aquilo até hoje seria Doca de Pesca em discussão no “Parelhamento” de quem “comeu mais dinheiro na sua construção”. Queremos acções a favor do povo e não de complicações à vida do povo.

  152. j.p

    19 de Fevereiro de 2016 as 8:44

    enfim

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo