Destaques

Pedradas provocam feridos no comício da ADI

Dois feridos, ambos cidadãos portugueses que estão a prestar serviço na campanha da ADI, é o balanço da acção violenta contra uma concentração do partido ADI, na localidade de Vigoso, arredores da capital São Tomé.

Quem denunciou o caso, é o Secretário-geral da ADI, Levy Nazaré numa comunicação aos jornalistas esta terça-feira.

Segundo Levy Nazaré tudo aconteceu na segunda – feira. «Já no final deste convívio com os militantes, fomos surpreendidos com pedradas contra os artistas que estavam a actuar, e contra os portugueses que estão a dar formação aos jovens na área de som e luz», declarou o Secretário-geral da ADI.

Levy Nazaré, acrescentou que os portugueses alvejados são os que tinham sido alvo de um processo administrativo de expulsão, que acabou por fracassar. «Os portugueses são os mesmos que o Governo tentou expulsar, e não conseguiu de forma administrativa, e pensamos nós, que são formas de intimidação que estão a perpetuar contra a Adi e contra os senhores», precisou, Levy Nazaré.

O Secretário-geral da ADI, fez o balanço de dois feridos. «Um levou uma pedrada na cabeça e felizmente está fora de perigo, e outro uma pedrada no braço que deixou marca visível, já foram acompanhados pelo médico e felizmente está tudo sob controlo», explicou.

ADI já entregou o caso a Polícia de Investigação Criminal, e também fez participação a comissão eleitoral nacional. Levy Nazaré garantiu que os jovens que perpetraram o ataque com pedras, já foram identificados, assim como o mandante.

No entanto, preferiu não dizer o nome do mandante, apesar da solicitação feita pelo Téla Nón. «Segundo informações já estão identificados os rapazes que atiraram as pedras ontem, e também o mandante. Já demos instruções ao nosso mandatário para na justiça entregar o caso, e depois serem chamados a justiça se a justiça fizer o seu trabalho», sublinhou.

ADI aproveitou para exigir que seja mantido o clima de paz que sempre caracterizou as eleições no país. «As coisas começaram bem, muito bem e é bom que as coisas acabem bem como está. Gostaríamos de pedir os militantes e simpatizantes da ADI para não responderem a essa provocação de ontem para estarem calmos e continuar a fazer a festa como vimos fazendo», concluiu.

É o primeiro caso oficial de agressão na campanha eleitoral em São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

 

    31 comentários

31 comentários

  1. Victor Ceita

    7 de Outubro de 2014 as 14:52

    Isto é altamente lamentável e tomara que os responsáveis sejam de facto identificados e exemplarmente responsabilizados. Nada justifica este tresloucado acto. As diferenças de opiniões políticas não podem justificar actitudes de violência, que podem manchar, desnecessariamente, um acto tão importante para a vida democrática como este. O ADI deve levar isso às últimas consequências e bater-se para o esclarecimento cabal da situação.

  2. Docente realista

    7 de Outubro de 2014 as 15:14

    «As coisas começaram bem, muito bem e é bom que as coisas acabem bem como está», senão….. pode haver sangue!

  3. alice

    7 de Outubro de 2014 as 15:16

    Patrice vc vio o q vc fes no comucado de LIVE NANZARE na acembleia a insita violecia,vc perdeu meu voto vota MLSTP/PSD

  4. cuidado com o que diz

    7 de Outubro de 2014 as 15:30

    Para mim isso é mentira do senhor Levy, são bode espiatório, o senhor Levy quer criar instabilidade nessas eleições mas o mesmo não vai conseguir, já conhecemos as caracteristicas desse senhor (mau, personhento, atrevido, ladrão, mentirozo,dentre outra)sãotomenses não acreditem nessa mentira, eu estava todo tempo nesta localidade quando a caravana do partido ADI estava passando e não detetei esse caso nem houvi alguma pessoa a comentar isso. deixa de mentira senhor Levy.

  5. eu sou português

    7 de Outubro de 2014 as 15:32

    Voces santomenses são todos idiotas.
    Por isso continuamos a afirmar que naquela porcaria de terra não existe democracia.
    Vamos torcer para que Patrice Trovoada seja poder para vos meter em ordem.
    C.V.M

    • bintoudjalo

      7 de Outubro de 2014 as 22:59

      Voce quer dizer q o P.T. nao é sãotomense?É verdade, por isto ele será um dirigente fantasma, ao serviço dos portugueses+outros vagabundos…e para encher o bolso dele. Você diz com desprezo e arrogância q os sãotomensos São idiotas por isso conta com a chefia do vosso “larban” P.T.! Força. Quanto ao incidente na dita comitiva ADI, foi pelo mandato do próprio ADI, no seu líder e + dirigentes q foram os mandatários desta agressão voluntária de pedradas sobre os “torcidas” portugueses, para que o Patrice Trovoada possa encontrar provas sobre a ESTÓRIAS que ele “a monté de toutes pièces”sobre a ivitimizacao da pessoa dele, da perseguição (q desapareceu mágicamente com as eleições),etc, podendo passar junto desta malta por alguém de credível.
      Este individuo do P.T. é capaz de tudo, pela ganância do dinheiro e do poder…diga-se de passagem que ele está disposto a pôr uma bomba para destruir STP : má reputação, calúnia sobre os homens políticos, negócios sujos i tutti.cuanti. Eis o objectivo do corrupto numero 1 da téle nón. Não

    • pingodoche@stp.povo.st

      8 de Outubro de 2014 as 10:02

      Se és Português ou não tens que ter alguma contenção como falas.
      1º – não se deve chamar um pais que tanto queres que o PT ganhe as eleições de porcaria, pois neste caso estas a incluir o titulo de porcaria ao P. Trovada e todos os seus fandangos.
      Não sabes o que dizes….

  6. joão

    7 de Outubro de 2014 as 16:16

    Essa pedrada deveria bater na cabeça do Levy Nazaré! É um palhaço, mal educado e parvo. Tens é que tomar juízo. Deixa de lamber as botas do Patrice…

  7. Mutembú

    7 de Outubro de 2014 as 16:23

    Mas com tantos seguranças que vocês trouxeram para proteger o vosso chefe mesmo assim vocês deixaram pedra bater gente? Oh, isto perece mentira, minha gente?

  8. É pá Sabê

    7 de Outubro de 2014 as 16:29

    Onde é que estavam os guardacostas do Patrice?

  9. malebobo

    7 de Outubro de 2014 as 17:40

    mas porque tudo isso, sabendo que a campanha é uma festa

  10. Casaco

    7 de Outubro de 2014 as 18:44

    Sao bons atiradores. As pedras so’ apanharam mangas/safus maduros numa multidao. Inventem outras, porque essa nao cola. Lamento!!!!

  11. filipe Muhongo

    7 de Outubro de 2014 as 19:35

    Mais uma especulação politica, onde anda a tropa especial de intervenção rapida, para injectar um bom antidoto nos agentes estrangeiros e seus fianciadores.Eles devem esclarecer quais os seus objectivos em STP
    Uma coisa é certa, todos estrangeiros que vivem fora da sua patria sabem o regulamento fundamental, para sua tranquilidade pessoal; é não ingerencia nos assuntos Nacionais, porque está bem lavrado na constituição, de cada País, o preto no branco, O Direito e obrigação dos estrangeiros.
    Outrossim Senhor Abel, recolha e compile os materias que comprovam o grau de agressividade, fotos.

    Agora, pergunto que são os deliquentes os agentes estrangeiros ou os herois nacionais, poruqe nas letras do Hino Nacional está bem escrito Na luta nacional,
    Juramento eterno
    No país soberano de São Tomé e Príncipe.

    Guerrilheiro da guerra sem armas na mão, mas com pedras nas mãos

    • luisó

      7 de Outubro de 2014 as 20:28

      Senhor Filipe, por amor de Deus deixe-se de coisas e seja sério.
      Essa história dos heróis nacionais e de armas na mão??????
      O QUE É QUE UMA COISA TEM A VER COM OUTRA?
      Enfim….

    • Amoroso de STP

      8 de Outubro de 2014 as 9:42

      Não esquecem que para atirar pedras, todos somos capazes. E pedra é o que ha mais em STP.

      Não são as pedradas que vão mudar o sentido de voto do povo santomense, Muito pelo contrário.

      Pois é assim que começa e depois ninguém sabe como terminará. A campanha eleitoral estava até então a decorrer muito bem. Não vem estragar esta festa.

      MLSTP não vale apena tentar levantar o povo contra o ADI e o seu Líder, vocês viram na sexta-feira passada. Não entrem em panico, isso vai ser pior para vocês. Esse discurso que o PT não é santomense não faz adeptos se não for nesta minoria de pessoas estupidas, sem ideias, vazias por dentro. Ainda não perceberam isso?

      Essa história só vai criar crivagem e não vai ajudar.

      Podem dizer tudo o que quiserem, só estão a demonstrar o medo que sentem deste senhor, pois ele põe em causa o vosso reino, vocês ladrões, incompetentes preguiçosos.

      Tentam vencer as eleições com ideias, projetos e não incitando ódio, terror nas pessoas. STP é de todos nos. Se não não é absurdo considerar o Victor Monteiro de STP e dizer que o PT, filho de pai e mãe santomense, o pai que participou activamente na luta pela nossa independência!!!!!

      Santomenses não são racistas, não fazem descriminação.
      Santomense é um povo muito humilde e hospitaleiro.
      Não destroem essa nossa marca que sem nos diferenciou dos outros povos e que é muito apreciado internacionalmente.

      Um dos elogios que sempre fizeram a STP, uma das poucas coisas em que só falam bem deste país é está característica do nosso povo. Acolhedor, Humilde.

      Por amor de Deus MLSTP, não veem nos tirar até isso.

      Jovens que se deixam levar por estes ratos da politica. Não contribuem juntamente com esses gajos na destruição dos vossos propores futuros. Vocês só estão a ser utilizados. Abram vista. Não se deixam enganar.

  12. mentira

    7 de Outubro de 2014 as 19:36

    Patrice trovoada olha resultada da declaraçao deleve nanzanre na assembleia q ensita violensia q vergonha . vota mlstp/psd.adi fas companha junto com colono

    • INOCENTE

      7 de Outubro de 2014 as 23:24

      Pergunte ao seu pai ou avô se nao era melhor o tempo de colono que o actual.

    • Dia

      8 de Outubro de 2014 as 7:36

      Oh Sr. Mentira :Vê se consegues ler o que escreveste. Escreve num papel corrige e depois trás ao público. Que vergonha.

  13. tugas

    7 de Outubro de 2014 as 20:59

    S.Tomé e Príncipe deixou de ser colónia de Portugal desde 12 de julho de 1975.

    Pelo visto os Portugueses querem voltar para s.tomé e pr´´incipe para colonizxar-nos.
    A maneira que viram é por uma Bala de Canhão: Patrice Trovoada,
    Depois para virem atrás.
    Mas vamos defender STP com garras e unhas. Com catanas,machins e…
    se for necessário.

  14. sama Bobô

    7 de Outubro de 2014 as 22:13

    Viva ADI. Continuem! Estão no caminho certo. Por isso estão sendo atacados. Viva PTrovoada.

  15. TROTE

    7 de Outubro de 2014 as 23:43

    O que é preciso é uma boa pedrada na corrupção, no lixo do mercado, no saneamento básico que não há, nos buracos das ruas, nos motoqueiros que tomaram conta de São Tomé, na Agricultura que não existe. Uma pedrada boa em tudo isso sim!!! É preciso!!! Não gastem energias a mandar pedradas ao Levy, que ele até gosta que falem dele!!

  16. Princepe

    8 de Outubro de 2014 as 0:41

    Quando coitados regem por aflição vocês sabem onde fica justiça, eu pergunto porquê que quando PT estava sendo procurado pela justiça ele não se apresentou? é esse o País que querem meus Irmãos?

  17. gente burra

    8 de Outubro de 2014 as 9:11

    O ADI deveria responder com a mesma. moeda. Olho por olho, dente por dente. STP não é propriedade de ninguém.

    • bintou

      8 de Outubro de 2014 as 12:04

      …ê você burrao, và defender ADI, que quer tomar STP para fazer a plataforma de tràfico de barcos, drogas…um estado onde quem mandarà serà a mafia TROVOADA e Kapangas dele. STP nao lhes pertence.Nenhum pais da Africa lusofona (e mesmo as outras Africas),mesmo tendo familias célebres, distintas e libertadoras dos ditos paises, nunca se viu um membro destas ilustres familias se armarem nos donos da TERRA, agindo como se fosse uma herança familiar…é lamentàvel que a mediocre familia TROVOADA, queira vir impôr este designio na Telé Non. O lugar deles nao é em STP.

  18. aledunha

    8 de Outubro de 2014 as 10:19

    Isto é uma farsa de ADI.
    São truques. Isto está tudo orquestrado com os Portugueses.
    Faz parte dos planos destes Deputados Portugueses que estão em campanha em S.Tomé e Príncipe.

  19. Casaco

    8 de Outubro de 2014 as 12:03

    Agradeceria que nos apresentassem os agradidos com adesivo hopitalar na cabeca ou gesso, senhor LV, com vista a sustentar a sua afirmacao.

  20. EX

    8 de Outubro de 2014 as 12:28

    Isso parece uma manobra somente para ludibriar a opinião publica.

    Porque que as pedradas só atingiram os tais Português e não atingiu mais ninguém. Os Portugueses até já levam pedradas para ganhar dinheiro? É muito triste o que a Crise esta fazendo com os Portugueses o PM de Portugal devia ver isso e acabar com as austeridade em Portugal.

    Mas uma observação que suponhamos que ADI ganhe as eleições e nada faz legalmente para o bem do Povo gostaria que alguém seriamente se encarregasse de liquidar o Sr. Levy Nazaré.

  21. gernio Graça

    8 de Outubro de 2014 as 15:55

    Estes seguranças do Patrice são grandes combatentes do Estado Islamico que estão a fazer levantamento do terreno para depois agirem.Já no livro dele ele fala mal dos cristãos olhem página a pagina. Alerta estamos em perigo

  22. Arroz Subistancia

    8 de Outubro de 2014 as 16:12

    Francamente a um partido a ser vitima de violencia ninguem faz nada e ainda angums frustrado a ver o taxo a escapar-lhe na mao vem aqui escrever babuseiras promovendo a disordem desejando morte a um candidato isto nao si faz deixem povo escolher o seu futuro S.Tome nao e so para meia duzia de pessoa viver bem como tem sido ate agora.

    Ha angum mal de carros de estado parar de ir a praia aos fims de semana com boquitas?
    Ha algum mal de arroz voltar a 13 contos?
    Eu nao vou votar mais estou ao lado do povo sofredor

  23. PETER

    9 de Outubro de 2014 as 6:31

    qual e a culpa desse meu povo que eu tambem sofro? limaos… somos todos saotomenses com um unico objective, ter um emprego, uma familia uma abitacao condigna, educacao para os filhos e acreditar em uma religiao e morrer, o importante e o pais estar bom para todos nao so para um grupode gente, esperemos os resultado final, quem ganhar precisa de dar as maos aos outros juntos governemos saotome e principe, ve o exemplo de cabo verdianos…

  24. António Daio

    9 de Outubro de 2014 as 14:17

    Pedra devia bater PRATICE TROVOADA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo