PR cancelou presença na ONU e convoca reunião com os partidos políticos e confissões religiosas

O Téla Nón sabe que na quarta – feira o Presidente da República Manuel Pinto da Costa, teve assentimento da Assembleia Nacional para se ausentar do país, no sentido de representar e falar em nome do povo são-tomense na Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque.

Mas, Pinto da Costa, acabou por cancelar a viagem aos Estados Unidos de América, apurou o Téla Nón. O Chefe de Estado São-tomense deveria chegar aos Estados Unidos de América no dia 28 de Setembro e o discurso na Assembleia Geral da ONU estava marcado para 30 de Setembro.

O Téla Nón sabe que tudo foi cancelado, mas as razões não foram explicadas ao jornal. Certo porém, é que logo de imediato o Presidente da República, agendou encontros com todos os partidos políticos de São Tomé e Príncipe, incluindo a sociedade civil, com destaque para as confissões religiosas.

O Téla Nón sabe que os encontros com as forças vivas da nação iniciam-se ainda este semana.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Jerónimo Xavier de Sousa Pontes Responder

    Estaremos perante uma nova crise política? Espero que o Sr. Presidente tenha muita paciência com «os rapazinhos» e segure fortemente no leme da NAÇÃO. Sei que não é fácil «gente grande» lidar com certos «meninos fastosu»! Tantas notícias sobre fraudes, desvios, crimes por julgar, inércia, nepotismo – é preciso mesmo muita paciência! Esperemos que não seja nada disso!

    • img
      Ben ni wê mali ni tlachi Responder

      Gostei muito do seu comentário…

    • img
      Miss Mundo Responder

      Excelente comentário! Adiro à sua reflexão,simplemente JUSTISSIMA.
      Um grande Thanks.

  2. img
    humbelina santos Responder

    Normalmente quando se vê fumo de longe,é porque em baixo ha fogo.cancelar e marcar encontro com todos,,,,algo

  3. img
    Justiça e Estabilidade Responder

    O país está a funcionar com regras que já não se usam em quase nenhum outro país no mundo. Cada instituição funciona de forma autónoma como coisa que aquilo que representam fosse uma propriedade privada dos seus representantes. Temos um primeiro-ministro que se recusa a conviver com o presidente da república, não fazendo esforço nenhum para uma coabitação entre os dois órgãos de soberania. O caricato chegou ao ponto de, quando o presidente vai viajar, por exemplo, o senhor primeiro-ministro, para não se prestar a qualquer ato protocolar que tenha a intervenção sua e do próprio presidente da república, inventa uma viagem de trabalho rápida para fugir a este expediente. O primeiro-ministro não presta qualquer informação ao presidente da república sobre os assuntos da governação. Há um claro clima de hostilização e humilhação pública entre estes dois órgãos de soberania.
    Se o país fosse rico ou tivesse recursos, estes problemas poderiam ser minimizados, muito embora este não é uma situação ou caminho que nenhum país deve seguir.
    Os assuntos do estado são tratados como se de coisas privadas se tratasse. Não se compreende que havendo uma mesa redonda para atração de investimento estrangeiro para o país tudo que esteja relacionada com a sua organização não se conheça. Até alguns órgão de soberania não estão informados desta iniciativa. Isto não pode ser.
    Veja-se o caso do guarda-costa do senhor primeiro-ministro que o roubou tendo sido posteriormente espancado pelos capangas do senhor primeiro-ministro. Eu não posso tolerar que o primeiro-ministro do meu país participe, direta ou indiretamente, num exercício de justiça com as próprias mãos substituindo-se aos tribunais. Isto é muito grave para ser banalizado. Ainda por cima existe a necessidade de explicação da origem de tando dinheiro por parte do primeiro-ministro porque pode estar associado a este caso crimes graves. Ninguém compreende que o primeiro-ministro do país sendo ameaçado pelo referido guarda-costa não dê uma explicação ao país sobre este caso.
    Veja-se o caso da exportação de chocolate do Claudio Corralo. Não se pode utilizar as instituições do estado para perseguir um cidadão estrangeiro que é simplesmente um dos maiores exportadores que temos cá no país. Mais uma vez utiliza-se as instituições do estado, um órgão de soberania, como instrumento ao serviço de uma causa pessoal ou privada contra um cidadão.
    Dito isto , só posso concluir que o país não está bem. Nada bem.

    • img
      Marta Costa Responder

      Justiça e Estabilidade, concordo plenamente com tudo aquilo que falaste, enfim é uma brincadeira com esse país.

  4. img
    Martelo da Justiça Responder

    Há gente que não quer ver este Pais a desenvolver. Inventam constantemente crises justamente para resolverem os seus problemas. É muito triste!!!! Espero que não esteja a vista mais uma crise fabricada.

  5. img
    Maria silva Responder

    Senhor ( a ) jusctiça e estabilidade, eu concordo com tudo oqui disse no seu comentario acima, é muita falta de respeito e atrevimento da parte deste Patrice Trovoada ( nós nao estamos enteressados que o mesmo seja best friend do Presidente da Republica, mas sim que haja boas relaçoes de respeito e cordialidade entre ambos em nome de stp ) !
    Nós nunca tivemos tao mal representados em toda nossa historia!
    Uma pessoa que esta acima da Lei
    Um fora da Lei
    Uma pessoa que ” acha ” que sabe tudo
    Uma pessoa propetente
    Uma pessoas duvidosa!!!!!
    Que Sao Tome poderoso e Santo Antonio ajuda-nos a livrar desta Pessoa chamado Patrice Emery Trovoada ( que esta mais para praga de que outra coisa qualquer )

  6. img
    A nossa terra Responder

    Meus irmão, existem quatro órgãos de soberania.
    O Presidente da Republica pede permissão para ausentar do pais Assembleia nacional. certo.
    O primeiro Ministro pede a que órgão?
    O Tribunal pede a que órgão ?
    E o Presidente de Assembleia ?

    Viva a Democracia!!!
    Viva.

  7. img
    Ricarte de Armandinha Responder

    Peço ao povo de STP mil desculpas pelo facto de ter votado no ADI, pensei que objectivo era outro mais infelizmente enganei me! Só resta me pedir a Deus perdão e igualmente pedir a todos os santos para proteger o nosso País , porque aquilo eu tenho visto e assistido!!!

    • img
      MJ Responder

      O Senhor teve a humildade de o reconhecer e seria bom que os outros que deram o seu voto a quem não merece o reconhecessem para o bem de toda a nação. Que Deus o abençoe!

  8. img
    mazochi Responder

    Espero que o Senhor Presidente da República seja maduro suficiente para não embarcar nessa d Patrice Trovoada, porque este é um truque para sair de vitima, e depois para ver caminho para candidatar a Presidencial. Espero meu carro Presidente, que o Senhor não faça as jogadas do Primeiro Ministro.

  9. img
    Ricarte de Armandinha Responder

    Não tenho simpatias pelo Pinto da Costa , mais tenho que reconhecer que ainda bem que temos um presidente com maturidade , si não isso já dava morte em STP. Vento que trouxe PT para nos confundir e colocar nos uns contra outro em STP , o mesmo vento tem que leva lo para sete fundura… estou desiludido com PT!

  10. img
    Batepá Responder

    A notícia deve merecer preocupação de todos, independentemente do “lado da política” que constitui o seu habitat.

    Especulando um pouco, enquanto aguarda-se informação adicional, atrevo-me a listar, como hipóteses, as seguintes :
    1 – Por razões diversas o PR não esteja disponível para continuar a “dançar o tango” como prometido nas campanhas eleitorais pelo Patrice Trovoada e pretende antecipar a sua saída.

    2 – Depois de longo período de silêncio, o PR foi anotando os atropelos, diga-se de passagem que alguns são muito grosseiros, é chegada a hora de expô-los, demitir o Governo, porque certamente encontra amparo legal e devolver a palavra para o ADI para propor novo nome para Primeiro Ministro.
    Claro que este cenário tornaria a vida facilitada para o Patrice Trovoada, na medida em que assim ele terá toda a legitimidade para concorrer, e não seria acusado de incumprir com a promessa de eleitoral de transformar STP no Dubai.

    3 – O PR, pretende dar um puxão de orelhas as “forças vivas da nação” alertando para a necessidade de serem repostas as variáveis chaves que devem nortear o funcionamento de um país democrático, como exemplo, a oposição a comentar criticamente – de forma construtiva – as constantes acções isoladas, para não falar políticas, que o XVI Governo tem levado a cabo, com muitas mentiras pelo meio – a última foi a peça do último telejornal sobre o Financiamento do Banco Mundial.

    4 – A semelhança do que aconteceu com o Miguel Trovoada – Governo de Posser e o Governo de Norberto Costa Alegre – e o Fradique de Menezes – Governo de Tomé Vera Cruz -, o PR vai demitir o XVI Governo e nomear um de iniciativa presidencial.

    Enfim….. são alguns 500 que pretendo trazer para reflexão.

    Continuaremos atentos, em prol do desenvolvimento do nosso lindo País, amado por poucos, contestado por alguns e invejado por outros.

    Bem haja.
    Batepá

  11. img
    Mateus Mendes Responder

    Ainda não se sabe a razão que leva Sua Excelencia a ter semelhante atitude. Entretanto se se tratar de assuntos que joga com o País e enquanto garante da constituição e chefe do Estado, só a ele cabe tomar decisões em salvaguarda da nação Santomense. Relativamente as ditas provocações do 1º Ministro (Gabonês) de coração, e Santomense (sem coração) acho por bem ter-se em atenção e consequentemente dar um tratamento próprio e adequado pois se encontra a frente de um dos órgãos de soberania. Se for preciso desvendar ao povo que lhe escolheu que faça Sua Excelência e sem medo.

  12. img
    Cundú Muâlá Vé Responder

    Já não era sem tempo…

  13. img
    Vexado Responder

    Temos que ser coerentes e sereno. O Presidente da Republica convocou as personalidades para as auscultar. Há que ter paciência e perseverança para que o staff do Presidente da republica diga o porquê da convocatoria.
    Também pode estar em vista a marcação da data da eleição presidencial.

  14. img
    Leves Castro Responder

    Meu senhores investiguem agências estrangeiras de informação on-line. Eu sei o que pode estar na base disto! LEIAM meus senhores.
    Leiam sobre a Justiça Francesa e PATRICE Trovoada.
    Leiam Sobre o Navio THUNDER que afundou nas nossas águas em que no Tribunal o Comandante afirmou ter cumprindo ordens para afundar nas águas de S.Tome e Principe.
    Leiam sobre mecanismos usados por PATRICE Trovoada para meter Tanto Dinheiro ilegal em S.Tome e Principe!
    Leiam sobre alargamento de dinheiro CKDO/BGIF-Bank em STP!
    Leiam sobre as relações dos magistrados que receberam Viaturas nas mãos de PATRICE Trovoada e seu comportamentos!
    LEiam sobre os casos pendentes de PATRICE Trovoada noMinisterio Público e porque está em BANHO-MARIA!
    Leiam sobre a penúltima viagem e a passagem de PATRICE TROVOADAS no aeroporto Charle de GOL em França o que aconteceu?
    Porque da TVS e Rádio Nacional não irão conhecer absolutamente nada. E ainda mais soube que o OSCaR MEDEIRO foi nomeado GESTOR DE CONTEÚDOS DA TVS. Só passa o que for a favor do governo.
    Sabiam que nenhum Ministro está autorizado a falar para a comunicação social sem autorização do Primeiro ministro PATRICE Trovoada.
    S.Tome e Principe ainda irá conhecer desfechos HORRIVEIS.

    • img
      Ta ligado Responder

      Boa noite. Por favor desculpa o incómodo, mas gostaria de saber, como devo fazer para ler as tais noticias. Fico aguardando a sua instrução. Muito obrigado

    • img
      atento Responder

      envia os link para se confirmar as noticias por ti avançadas

    • img
      H.Borges Responder

      Diz-me onde estão escritas estas informações e quem as escreveu que estou cansado de procurar no google e não vejo nada. LEIAM, LEIAM, e mais LEIAM, mas não encontro nada para ler, sobre os assuntos propostos. Até parece que os santomenses sérios têm o habito de escrita. Porque se forem panfletos, não valem, pois normalmente estão severamente impregnados de politiquices. Mas, seja solidário e indique-nos pelo menos uma fonte séria das informações para as quais apela a nossa leitura, só assim o seu insistente apelo a leitura deixará de ser um mero fitchim de quem apenas critica por criticar e que apenas vê os seus próprios interesses políticos e elitistas e não os de todos os santomenses. Destes já estamos fartos.

  15. img
    ana angelica neto Responder

    Concordo com tudo os gulas são mesmo assim tudo só para ele e nada para outro esquecendo que precisa dos que mais sofrem para lá chegar.
    O Sr. Patrice quero o lugar a força para mostrar o seu verdadeiro amor a esse povo que tanto quero fazer para transformar o país em Dubai. Por isso deu este golpe a sua excelência. E mais pergunto como é que assembleia da o voto para saída da sua excelência e o PT passa por de traz e vai? Isso quer dizer que nem o presidente da assembleia tem autoridade para tal só ele o PT. Então estão lá como banana seu. Enganam e dá-lho presidência é que vão ver o verdadeiro homem praga.

    • img
      somos todos santomenses Responder

      Meus caros

      não falem a toa sem saberem a origem dos factos. O PT tem direito ás suas ferias como todo profissional assim o tem, é neste contexto que o mesmo aproveitou as férias para tratar de assuntos de STP. Que dirigente teve essa acção enquanto esteve no poder. Devemos falar coisa com coisa e não inventar ou criar situações que venha permitir novamente a instabilidade para esse povo sofredor. O PR como garante tem todo o seu direito de convocar as forças partidárias do pais e não só, dai que convenhamos caros compatriotas, Deus todo poderoso São Tomé e Santo António nos defenderão de quaisquer intenções de milícias de onde elas vierem ou forem pensadas.

  16. img
    José Frota Soares de Barros Responder

    Boa tarde a meus compatriotas.
    Espero bem que esteja a correr como previsto, quem ganha eleição é que deve governar.
    Que o Presidente da República seja um arbrito e não um obstaculo ou oposição ao governo.
    A terra pertence todos aqueles verdadeiros filhos da terra.
    O senhor Presidente da República criou um grande Ministério na Presidência da República o que tem custado muito caro ao erário público, o que tem criado muitos conflitos de interesse, gente com muitos vícios.

  17. img
    jajão Responder

    ô senhor palerma kal bom regra k vai está a tomar?

  18. img
    santola Responder

    Senhor Presidente, por favor não demita o governo, porque é isso mesmo que Patrice T quer. Isto é jogada. Essa gente tem provocado o Senhor de todas as forma. se o Sr demitir o governo será visto como aquele que cria instabilidade mo país, porque a maior parte dos santomenses não estão a perceber o que se esta a passar no país. O objectivo de Patrice é ganhar as eleições presidenciais em 2016, e vai conseguir se o seu governo cair, porque ele vai aparecer para populacao como vitima do Senhor.Pode acontecer o que aconteceu em Outubro de 2012. Senhor Presidente por favor dê puxões de orelha ao menino, mas não o demita porque é isso que ele quer.Senhores assessores do do PR, muito cuidado com as decisões.

  19. img
    pagaguno Responder

    Sra ou Sr Maria Silva, qdo os vossos interesses estão em jogo tudo vale, porquê agora que o fosse está mobilizando para encontrar meios para desenvolver este País que se vai forjar uma crise, não será que estão com medo que a tal conferência de doadores seja um grande sucesso e desta forma a reeleição do PC esteja em jogo. Sr Pinto da Costa já chega de instabilidade é hora de pensar primeiro STP,deixe o orgulho de lado e pensa um pouco neste povo. Este é o meu apelo.

    • img
      pagaguno Responder

      Quis dizer: agora que o governo. ..

    • img
      Bem de S.Tomé e Príncipe Responder

      papaguno, você é um(a) coitado(a). Se você soubesse realmente e sem nenhuma pressão ou influencia de quem é o o PT, certamente não dirias isto. Mas como não sabe, e possivelmente deve favores tem que comportar assim.

      • img
        pagaguno Responder

        Meu caro conheço Patrice e também Pinto da Costa, de longe prefiro Patrice.

    • img
      Miss Mundo Responder

      ….A.V. (Afonso Varela),baza deste corpo. Vá de rétro Satanás!
      Cá se faz, cá se paga…nenhum destes larapios vão gozar desta enorme roubalheira,ora que o povo está morrendo de fome,STP está caindo aos bocados.
      O PT ,AV …e companhia São uns desgraçados mentirosos e corruptos,porque desconhecem os princípios morais .
      Vagabundos!

  20. img
    Pele Limpa Responder

    Meus senhores: atenção com Patrice Trovoada, esse senhor é um burro funcional, tem marasmo intelectual, o mesmo diz que era brigadeiro, agora diz que é economista e estou em França.

    Pergunto eu, em que faculdade em França que PT formou; cita-me o nome? Para os limpa bota de PT.

    Segundo informações, juntos aos colegas de PT, nomeadamente, Aly Bongo, Gabriel Costa, mesmo o Afonso Varela antes de ser pau mandado de PT, e outros, diziam que PT, estava no segundo ano de curso de economia, ele andava em Put…..e vinho verde, gastou dinheiro da bolsa que a mulher de Mario Soares lhe concedeu, a sua madrinha, a falecids! PT chumbou varias vezes ate abandonou a faculdade no 2 ano de curso.

    O mesmo perdeu a bolsa, como ele é gabonês,teve apoio de Omar Bongo, pra voltar a estudar, mesmo assim não o fez; o quê que o PT vez,viajou com uns kilos de cocainas e foi preso no aeroporto, isto foi nos 80, e quem fez corredor para tirar-lhe de cadeia foi Aly Bongo quando era Ministro da Defesa e com aval do seu pai, Omor Bongo. Depois de ter saído da cadeia, PT foi segurança do Apartamento em Paris.

    Meus senhores, eu tenho 64 anos de idade, eu conheço quem é quem em São Tomé e Príncipe, o PT é o grande traficante, mentiroso, aldrabão, burro funcional, bandido, estragador de lar, anda com as mulheres e fala, come mulher de seu amigos, aliados, só não comeu mulher de Levy Nazaré porque a gaja é pula e não é grande coisa.

    O escândalo dos diplomas na faculdade Losofona de Lisboa, dos quais 150 diplomas falso,que o Ministério Público tem conhecimento, nessa lista nominal, consta o nome de Patricie Trovoada como economista.

    Mas afinal, o PT estou em França ou em Portugal?
    O mesmo diz que é brigadeiro, agora é economista, dentro de dia ele vai ser engenheiro electrónico, já assim, quando temos corte de luz da EME, ele possa regularizar.

    Meus amigos e amigas, esse PT não é boa raça! Nem ele nem o pai, eu sou da geração dele, eu lhe conheço bem.

    Pecadô cu zuda pastelim, di zuda nom, punda Deçu, sunçe PT sá dána casta cu lentla nom ni tela.

    • img
      fernando Responder

      Caríssimo Pele Limpa, o senhor diz:
      “só não comeu mulher de Levy Nazaré porque a gaja é pula e não é grande coisa”
      Como é possível:
      1- o Téla Non publicar comentários deste teor?
      2- O senhor Pele Limpa insultar pessoas que não têm nada a ver com a notícia e se calhar nem conhece?
      Um pouco mais de vergonha na cara!!

  21. img
    farto Responder

    Meus caros frustrados por isto votarei e farei campanha pelo candidato que a ADI apresentar nas próximas eleições presidenciais. Definitivamente os Srs não sabem viver fora do poder aprendam com a história, já fizeram isto, levaram no c… e continuam apostados em arranjar instabilidade, desta vez o povo vai sair a Rua atendam as consequências do vosso desespero e pressa de voltar ao poder. Neste momento a ADI TEM uma maioria clara no parlamento, que não permite qualquer manobra da vossa parte.só resta esperar que seja o povo mais uma vez à mandar.

    • img
      flá cêtu Responder

      farto

      Se reparares bem em todas as avaliações dos comentários à favor do ADI os capangas da actual oposição votam negativamente, existe uma rede de internautas que fazem isso, é notório para quem entende, conheço muitos a terem essa pratica.

  22. img
    Cundú Muâlá Vé Responder

    Enfim! Haver vamos…

  23. img
    Madova Responder

    E se Pinto da Costa fosse o novo Primeiro-Ministro, a semelhança da Rússia…Timor Leste?

  24. img
    Ospibinho Responder

    Caros Leitores;
    Eh com muita pena o que tem realmente acontecido no nosso Pais. Todas pessoas dizem que o Patricio Trovpada eh quem nao intende com o Presidente da Republica. Voces jah perguntarem se o Presidente quer ou estah interressado a entender com o Patricio? Nao vejo nenhum sinal de vontade do Presidente entender com alguem que fosse. O Presidente mais uma vez estah tenando forcar uma crise politica porque ele sabe que Segundo a sondagem os Santomenses atento ao assunto politico jah nao estah com por causa das bobagens que ele (Pinto) tem feito.
    O Presidente eh o garante da harmonia da nacao. Serah que eh mesmo copetente em liodar com um Pais com sistema Democratico? Ele sempre viveu na ditadura e sempre inputou culpas aos outros. Recordo no Partido unico quando o Guilherme Posser era Ministro da Cooperacao o mesmo pinto fez varios jogos culpando os outros que eram incompetente, mas hoje sabemos que nao tem competencia. infelizmnte o Pinto nao gosta que os mais inteligente que ele teem resultado na Gopvernacao. Vimos a pouco tempo com Gabriel.
    Povos manifestemos como a vontade do Pinto. O Pais nao pode viver dependente das vontades do Pinto.

  25. img
    realistadevolta Responder

    Sinceramente ha coisas que infelismente nao entendo muitos comentarios k vejo aki sem nexo
    temos que ter cultura de esperar o desfexo do encontro k sua excelencia Mpc convocou depois para tomarmos conhecimentos e dela comessarmos a falar e nao estamos ai a falar a toa. obrigado

  26. img
    SAMPONHA Responder

    O Senhor Patrice Trovoada,Primeiro Ministro de S. Tomé e Príncipe está a ser procurado pela Interpol e foge à justiça para não responder da sua participação com relação aos famosos barcos pirata.
    Não se compreende que o Presidente da República com autorização da nossa Assembleia para se ausentar do País e discursar nas Nações Unidas em nome do Povo Santomense, sem dar satisfação ao Presidente da República segue directamente para as Nações Unidas, o Senhor Patrice Trovoada, levando na bagagem também ele o discurso em nome do povo santomense.Quantos Presidentes da República existem em S.Tomé e Príncipe? Um Primeiro Ministro só pode Representar o País em substituição do Presidente da República com a autorização deste.E não ao contrário.Mesmo assim há gente satisfeita com esta situação. Não se esqueçam que o País vai realizar em Outubro próximo uma mesa Redonda para angariamento de Fundos Financeiros e é preciso engajamento de todos em particular o Presidente da República.Sem a presença do Chefe do Estado, essa Cimeira vai ser um fiasco.
    Para conhecimento dos eleitores, desde o passado ano de 2010,o Estado Islâmico disponibilizou ao Estado Santomense 150 milhões de Dólares. Este valor é para ser depositado no Cofre do Estado que é o Banco Central para investimento no País e não para estar em casa particular para fins eleitorais.
    Porquê até agora o governo não marcou uma reunião de urgência para resolver o caso de espancamento ao cidadão Olinto Soares como aconteceu o caso de filme de pontapés a um ladrão no recinto de Quartel. O governo exonerou o Brigadeiro Justino Lima
    E o caso do olinto Soares que sofreu agressões, chuto, paladas de machim em pleno gabinete do Senhor Patrice Trovoada dirigido pelos senhores Bala que é motorista do Senhor Primeiro Ministro e o Assessor de defesa, senhor Armindo Silva,como é que fica?
    O País com este andar desprezando as pessoas que não são da mesma ala política, tarde ou cedo vai cair no abismo. O diálogo é fundamental.

  27. img
    Ben ni wê mali ni tlachi Responder

    Meus amigos terra tem que Lei, terra não pode esta mandalhado.

  28. img
    STP Responder

    Alguém que dê um chega para lá no Liberato Moniz. Aquele homem é um jogador, bajulador, lambe botas de primeira linha do Patrice Trovoada. Liberato Moniz sabe perfeitamente que as coisas vão mal em STP, mas fala como se estivesse tudo bem, como se o governo estivesse a fazer tudo bem. Liberato Moniz deve achar que sendo lambe botas, Patrice Trovoada vai apoia-lo nas Presidenciais.Ainda tens que crescer e aparecer Liberato Moniz, és muito fraco.
    Sendo conselheiro de Estado, tens que ter outra postura, não falar “a toa” no facebook.

  29. img
    João Lemos Responder

    O presidente da República só pode demitir este governo, se estiver a ser assessorado pelo presidente da Guiné Bissau.
    Tinhamos anteriormente um Kumba Yalá em Bissau e um Kumba Aqui em S.Tomé
    Espero que o cenário não se repita, pois penso que o Pinto tem juízo suficiente para não seguir o conselho do seu homologo guinense. Sinão desta vez vamos ter Vaz Yalá e Vaz Aqui
    Bem Haja STP
    J Lemos

  30. img
    EduardosSantos Responder

    Patricio não quer candiatar para presidente da Republica mas com esses comportamento ele vai explicar ao Povo e vai candidatar-se, pk abriram o caminho para ele.Bem Haja.

  31. img
    felisberto espirito santo Responder

    so algo de transcedental importancia levaria o presidente da republica a abdicar-se da presenca na assembleia geral das nacoes unidas e convocar encontros com diferentes entidades politica e religiosa.nao sei se isso tera a ver com a sua convivencia com o primeiro ministro, pt.tenho acompahado a distancia a politica santomense mas cedo percebi que o pt de politico pouco ou nada tem. o primeiro ministro nao tem que ser amigo pessoal do presidente da republica mas deve haver uma lealdade institucional entre esses dois orgaos de soberania. o pt tem que deixar de lado as suas vaidades e ambicoes pessoais e colocar em primeiro lugar os interesses do pais. espero que o presidente da republica seja suficientemente inteligente a lidar com essa situacao evitando mais uma crise politica que em nada beneficiaria o pais. basta de instabilidade politica que em muito tem hipotecado o futuro do povo de stp.

  32. img
    amor a patria. Responder

    Caros camaradas, sera que o presidente da republica nao tinha conhecimento da saida do primeiro ministro para o exterio? sera que o presidente esta tao inocente? sera que o presidente da republica esta enteressado em manter dialogo com primeiro ministro?porque como presidente e o mais alto orgao representativo do povo, acredito que tudo devera comecar por ele. agora esperemos para apurarmos a razao que lhe levou a canselar a sua viagem e convorcar o encontro acima mencionado pelo jornal. Da minha parte, espero que haja bom dialogo, aberto e franco, para que o entendimento entre os nossos governates se perpetue. Os politicos devem esquecer-se de se proprio, das suas afilhacoes partidarias, suas magoas do passados, pondo a felicidade do povo acima de tudo, agindo como exemplos de boa conduta, para que o pais se desenvolva.
    Bem haja a todos Santomenses!

  33. img
    mazochi Responder

    Tem acontecido algo no nosso país que ninguém está atendo, já deram por conta que desde que o Patrice Trovoada foi eleito Primeiro Ministro, nunca ficou no país mais que uma semana, e que passa mais tempo no avião. Como pode um homem desse pensar nos problemas que realmente afeta o nosso país………olha só o nível de desemprego, o preço dos produtos no mercado, onde anda arroz de 13 contos, olhem a quantidade de carros k tem-se comprado para estado………..haver vamos……….

  34. img
    Pinto Pinto Responder

    Meus amigos se eleições fossem hoje o ADI ganharia com mais de 40 deputados, vem aí as presidências e estão abrir caminho para que candidato deste partido ganhe haver vamos um bem haja a todos. Porto

  35. img
    Bom doxe Responder

    Por favor gente!
    Pinto da Costa não pode fazer nada agora,pois, ADI tem maioria no parlamento, nao sublevação social nem institucional, pelo que não há condições para derrubar ADhaADIFiquem calmos, desta vez será quatro anos.os bandidos so quer morte de adi,sao Tomé tem 40 de independência, quem fez melhor na governação?? Vão trabalhar bandidoS.

  36. img
    João Vaz Responder

    Já não era sem tempo
    Estamos sempre colados à Guiné Bissau
    Cada vez que a Guiné meche, STP também inventa algo para imitar o nosso irmão
    Muito bom exemplo que temos que seguir
    Força Pinto
    Já não era sem tempo
    Bem Haja STP
    JV

  37. img
    José Maria dos Ramos Frota Responder

    Diga ao Pinto para convocar partidos, partidas, inteiros, pedaços etc. O povo está preparado para mandar nas urnas.
    Possivelmente não foi à Nova York porque o subsidio de viagem não lhe encheu os olhos. Não sobrava o suficiente para repartir para as catorzinhas no seu regresso
    Bem Haja a Democracia
    Maria Frota

    • img
      Ta ligado Responder

      É uma vergonha o seu comentário. Espero que não tenhas filhos.
      Por causa de pessoas como tu, que tens o nosso país assim.

  38. img
    Martelo da Justiça Responder

    Meus Caros, o Patrice quer irritar o Presidente de modo a que o Presidente demita-o, aplicando a mesmo formula que o Presidente da Guine desembaraçou-se do Domingos Simões Pereira. Tudo isso porque o Patrice está amarrado ou impedido pelo seu Partido ADI de se candidatar as presidenciais. Seria um grande favor que o Presidente lhe faria, pois, seria uma oportunidade de ele ficar livre e vitimizado para se candidatar. E preciso que o presidente não embarque nessa jogada.
    O Patrice nunca quis ser Primeiro-Ministro, porque isso dá muito trabalho. Por outro lado, parece-me que as coisas não estão a correr muito bem para o Governo. Essa mesa redonda vai ser um fracasso porque esta sendo preparada por estrangeiros sem o envolvimentos da população e outros órgãos de soberania. Haver vamos. Vamos espera para ouvir o que o Presidente vai-nos dizer.

  39. img
    Omali Colema Responder

    Pergunto este jornal e para informar ou para insultar?

    R:

    Pergunto O que as pessoas tem haver com a vida particular do presidente ou do primeiro ministro quem eles andam ou deixam de andar?

    R:

    Entao o problema do pais esta em mulheres que patrice anda? E nao comeu mulher de leve pq e uma branca que nao presta? Eu nao estou a perceber isso desculpa la esta forma de emitir opniao nao conheco e grave muito grave. Isso parece ser um espaco onde vem insultar as pessoas que nada tem haver com o titulo da Noticia. Era bom que malta debatese o conteudo expresso na noticia e nao vida privada das pessoas quem realmente percebe um pouco sobre debate sabe disso e normal que num debate haja conversas hilariantes mas insulto so mesmo neste jornal que vejo coisa desse tipo.

  40. img
    Tomé cu Tóni Responder

    Informação, que esta na rua é que governo recusou dinheiro a presidencia para pinto viajar.
    Patrice foi e pinto ficou
    Cada coesa, choraéééééé

  41. img
    Osvaldo Negreiros Responder

    A explicação para Pinto da Costa não ter ido nas Nações Unidas é muito mais simples do que estão para aí a dizer. Organizaram para o PR uma viagem de 17h e ele não aguenta estar tanto tempo sentado. Ele tem 78 anos. É um homem doente, que há 10 anos teve que tirar a próstata na África do Sul. Devia estar reformado mas ainda tem uma veia de ditador soviético e não consegue largar o poder.

Deixe um comentario

*