Política

Pinto da Costa em entrevista fala do caso 25 de Novembro

Ex-Presidente Manuel Pinto da Costa, ausente do país antes de Novembro do ano 2022, por motivos de saúde, está atento e preocupado com os acontecimentos do 25 de Novembro:  

«Se este problema, em São Tomé e Príncipe, não for resolvido de forma correcta», duvida que o país possa vir a ter um clima de paz e de tranquilidade, absolutamente necessário ao seu desenvolvimento.  

«Porque, repare!… Se este problema, em S. Tomé e Príncipe, não for resolvido de forma correta!… Para se identificar os responsáveis!… E os responsáveis não receberem o castigo que merecem!… Se isso não acontecer!…eu duvido que o país possa vir a ter um clima de paz e de tranquilidade, absolutamente necessário, para permitir o desenvolvimento deste país! ».

Pinto da Costa foi entrevistado em Lisboa pelo jornalista Jorge Trabulo Marques. O Téla Nón coloca a disposição do leitor, a entrevista em registo vídeo.

11 Comments

11 Comments

  1. Jorge Trabulo Marques

    17 de Fevereiro de 2023 at 3:47

    Meu abraço amigo de reconhecimento, ao jornalista Abel Veiga, diretor e fundador do Téla Nón. O responsável, creio que da voz mais corajosa, plural e democrática em toda a África – Sim, sem o seu contributo, muita coisa, não teria sido divulgada – Sem dúvida, é hoje um vasto arquivo de informação a vários níveis. Fico-lhe, pois, muito grato pela partilha do registo do diálogo que tive a honra e o prazer de registar com o Dr. Manuel Pinto da Costa. O meu desejo é que continue a recuperar e possa voltar restabelecido da sua saúde ao seu amado país
    Manuel Pinto da Costa, sem dúvida, um corajoso exemplo de Dedicação, Seriedade e de Amor Pátrio – A mais prestigiada e carismática figura histórica do MLSTP, um dos mais distintos heróis da fundação da pátria santomense – O único sobrevivente dos primeiros presidentes das ex-colónias portuguesas.
    Foi um reencontro de simpatia e de cordialidade, muito restrito e pessoal, visto não ser seu intuito ter encontros com a imprensa, de carácter social ou político, senão os de assistência médica e pouco mais; oportunidade honrosa e amável, proporcionando uma troca de memórias de ambos, no aconchego acolher e discreto de uma residência de pessoa amiga, algures nos arredores de Lisboa – Pois já nos conhecemos, desde antes da independência, tendo-me com ele falado, antes de partir para minha aventura de canoa, que acabaria por se saldar em 38 longos e dramáticos dias.
    .
    Naturalmente que atento, dentro do que lhe é possível saber, à realidade política e social do seu pais, esperando que os acontecimentos do 25 de Novembro, sejam esclarecidos. Se não for assim, diz “nunca mais encontremos a paz!.. Vamos acentuar o ódio, o rancor!… Porque nós somos uma grande família.

    A nível internacional, nomeadamente no caso do conflito Rússia -Ucrânia, reconhece que tem de se encontrar -a forma de se sentarem à mesa e discutirem- Considerando que não é com a guerra que se resolve o problema – Este registo será divulgada noutra oportunidade, bem como outras partes do diálogo, que foram apenas registadas em registo sonoro, mais numa perspetiva de .memória futura – A juntar ao meu vasto arquivo, de mais duas centenas de cassetes e muitas bobines de entrevistas com as mais diversas personalidades e géneros de apontamentos – Mesmo assim, uma pequeníssima parcela dos que pude fazer na rádio e na imprensa, tanto em STP, como em Portugal – De STP, lamento é que, o Sr. Jorge Coimbra, não me tenha entregue o vasto espólio fotográfico que foi buscar a casa da minha antiga companheira, a minha saudosa e querida Margarida, natural de S. Tomé e não mo tenha entregado até hoje

    Sim, quando o visitei o Dr Manuel Pinto da Costa, não era propriamente para gravar nada, mas tão somente para o confortar com uma palavra amiga, pois, não foi ao seu encontro, apenas o jornalista, mas a pessoa que muito admira e que o conhece pessoalmente desde antes da independência de STP.
    Em meados dos anos 80, quando trabalhava como repórter da RDP-Rádio Comercial, fui esperá-lo ao aeroporto, tendo registado as palavras que então proferiu para os vários jornalistas que o esperavam – Tenho ainda essa gravação.
    Mas só, depois, em Novembro de 2014, é que iria ter o prazer e a honra de nos podermos reencontrar – Tendo-me recebido no Palácio da Trindade, para lhe oferecer a única lembrança que me restava, uma camisola com o símbolo do MLSTP, 39 anos depois de ter partido para a grande aventura numa frágil piroga, que acabaria por se saldar numa dramática odisseia de 38 dias.
    A segunda vez foi em Agosto de 1015, para lhe mostrar dois importantes achados históricos; uma antiga espada e um punhal nas pesquisas das águas costeiras com jovens são-tomenses, achado esse que depois entregaria ao Ministro da Cultura, Educação e Ciência, Olinto Daio, afim de se proceder a um aprofundado estudos da sua origem e antiguidade.
    Em Maio de 2019, Manuel Pinto da Costa, receber-me-ia na sua residência pessoal, oportunidade para o registo de um interessante diálogo, cujos vídeos foram divulgados em canoasdomar.
    Agora, a minha principal intenção, era mais para sabermos o seu estado de saúde e de lhe dar a minha palavra amiga de admiração e simpatia – Momentos, igualmente, de honroso e amável diálogo e convívio, proporcionando uma troca de memórias de ambas as parte, no aconchego, acolher e discreto, de uma residência de pessoa amiga.

  2. Rei Amador

    17 de Fevereiro de 2023 at 12:38

    Não haverá a paz se an elite e a classe política e classe dominante não deixarem de abusar o Povo Santomense e não pararem essa destruição paulatina de São Tomé e Príncipe. Um grupo sai, entra o outro, e são todos iguais; roubam e destroem o País. É um ciclo vicioso de corrupção que está ocorrendo em São Tomé e Príncipe desde a independência. A corrupção passa de geração a geração, mesmos grupos, mesmas famílias. Isso tem que acabar o mais breve possível!
    Parece que estão a brincar com o fogo! Barril de pólvora.
    O processo de 25 de Novembro está em andamento. Deixem de anseios deslocados. Boa recuperação. Deus o abençoe.
    O que a nação quero é paz, trabalho, união, disciplina, boa educação e formação de todos de Cauê a Pague, filhas e filhos de pobres e ricos todos devem obter bolsas de estudos de forma igual, quer seja no Ocidente ou não. Só família deles vão estudar em Portugal, França. Voltam ao País, fazem pior. Corrupção sem limites! Estudam o Direito, Economia e Gestão, Engenharia, etc. mas são mais atrasados maus e com malcriadezes muito mais do que o pessoal da roça que não sabe ler ou escrever.
    Como assim?
    Se continuar assim, então “nunca mais encontremos a paz!”

  3. Rei Amador

    17 de Fevereiro de 2023 at 14:08

    Portugal teve 21 guerras ou revolução interna, vinte uma vez, ou se calhar muito mais. Houve muitas mortes, muita violência em Portugal durante aquela época. São Tomé e Príncipe quase que não teve guerras dentro da capital, Conceição, São Tomé. A minha guerra foi apenas contra os Colonos Portugueses já a muito tempo, e nas matas.
    O povo é quem me ajudou. Até o tal Zé Mulato não tinha receio por ser mestiço, ele me ajudou nessa guerra. Eu como negro escuro também não tive problemas com outos negros de cor clara como o Zé Cangolo. Ele também foi um grande patriota, trabalhamos juntos. O meu maior problema eram os bumbos como eu, esses negros de pele escura é que eram os maiores inimigos do Povo. Vendem se! Para deixar claro, nem todos negros de cor escura são assim. Mas, conhecemos quem eles são.
    Alguns até hoje fazem parte da Elite de corrupção, classe política, e classe dominante em São Tomé e Príncipe. Essa gente toda representa uma grande ameaça presente ao Povo Santomense e ao País. Eles roubaram bastante! Isso tem que acabar! Não pode não pode continuar assim!
    Eles é que começaram a guerra contra o Povo e destruíram o País. Meteram o Povo na guerra de miséria, pobreza, habitação precária sem infraestruturas, estradas todas partidas. Escola, Hospital, e Instituições não funcionam. O pouco que temos roubam. A população, mão de obra prima está numa lastima. A Democracia em perigo. Eles é que querem guerras em São Tomé e Príncipe, e não o Povo sofredor todo desgraçado e bem chateado com a situação do País: não tem água, não tem eletricidade, não tem comida, não tem roupa, não tem medicamentos, etc. Não fazem nada para melhorar a situação. Uma maioria de pessoas que causou, causa, e causará problemas em São Tomé e Príncipe não quero assumir responsabilidade dos erros e adquirir bom sensos para fazer bem ao País e treinar bem o Povo para se produzir e desenvolver o País. Os corruptos querem guerras. Povo quer paz. Se eles querem revolução, então estão a brincar com o fogo!

  4. Mepoçom

    17 de Fevereiro de 2023 at 17:42

    Oh Jorge a tua sorte é ter escapado daquele naufrágio. Acha você que este e seu protagonistas saíram em defesa duma sociedade justa? Engana!!, obrigado, porque nem sabia que este senhor está na Europa, (Portugal)… Porque mandar bocas, depois de tantas desgraças que ele semeou no país? É vem aparecendo como cordeiro… Exerça as suas funções sem partidarizar por favor. Aqui se deve aqui se paga.

    • Jorge Trabulo Marques

      18 de Fevereiro de 2023 at 15:40

      Saiba que fui o primeiro jornalista a divulgar as imagens dos massacres do Batepá e a dar destaque às manifestações pró.independência -Tendo sofrido bárbaras agressões. Mas, naqueles dias, certamente que você ainda não teria nascido.Mas, que dizer, quando a ignorância ou o sectarismo é cega e só olha para o seu umbigo

  5. Antonio Nilson

    18 de Fevereiro de 2023 at 7:00

    Um dos problemas é que muitas pessoas neste país se esqueceram da importância do caráter. Política é importante. A inteligência é vital. Mas o caráter, a integridade, os princípios são essenciais em nossos líderes. Sem seres humanos de qualidade nos representando, estamos perdidos em busca de Bons Sentidos, Bom Sensos, para fazer o Bem ao Povo e Bom para o País, São Tomé e Príncipe.

  6. Antonio Nilson

    18 de Fevereiro de 2023 at 7:12

    A propósito, sinta-se melhor, mais velho. Desejo-lhe melhoras e plena recuperação.
    Pinto da Costa foi um dos melhores dirigentes africanos que não resistiu à tentação da corrupção.
    Não sabemos se Samora Machel, Agostinho Neto, Amicar Cabral poderiam ter sido melhores se não tivessem perdido a vida cedo demais.
    África! PALOP! Vamos ver…

  7. Nilson

    18 de Fevereiro de 2023 at 7:37

    Pinto da Costa desistiu de Sócrates e da Democracia Grega.
    Não há Democracia em nenhum lugar do mundo. É tudo uma ilusão nossa. A democracia ainda é um experimento. Ninguém sabe o que realmente é a Democracia! Mesmo nos países ocidentais, existem outras formas de opressão e censura e algum tipo de domínio da burguesia, e não do povo com o povo e para o povo.
    Os antigos filósofos gregos tiveram que lidar com o que significava democracia. De Platão a Sócrates e Aristóteles, o pensamento da democracia evoluiu lenta e gradualmente, à medida que esses grandes filósofos observavam como a democracia era praticada no mundo antigo.

    A democracia era uma regra de governo desejada, mas não era isenta de críticas. Um dos maiores críticos da democracia foi um dos maiores filósofos da Grécia Antiga, Sócrates (470 a.C.–399 a.C.). Sócrates foi acusado de “corromper a juventude de Atenas” e praticar impiedade, e eles o levaram a julgamento no Tribunal Popular. Em uma votação pública estreita, os atenienses condenaram Sócrates à morte por envenenamento.

    A morte de Sócrates é um testemunho das falhas e desvantagens da democracia. A Apologia de Platão narra a defesa de Sócrates durante o julgamento. Sócrates foi condenado à morte por ser um filósofo. Ele fez inimigos com os principais políticos, poetas e artesãos atenienses porque o Oráculo de Delfos lhe disse que ele era o homem vivo mais sábio. Para verificar isso, ele questionou a sabedoria daqueles considerados mais sábios em Atenas. Na época, os políticos, poetas e artesãos eram considerados os mais sábios. Em seus interrogatórios com eles, Sócrates descobriu que eles não eram tão sábios, já que todos os homens que entrevistou se recusaram a reconhecer sua ignorância. Como Sócrates estava consciente de sua ignorância e dos limites de seu conhecimento (e sabedoria), ele se considerava o mais sábio de todos os homens, para grande insulto dos proeminentes atenienses.

  8. Neto Senhor Sidônio de Batepá

    18 de Fevereiro de 2023 at 8:17

    Muita gente não entende Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa, inclusive eu.
    Não é preciso ficar equivocado. A vida é mesmo assim. Ninguém é perfeito. É pecado algumas pessoas castigarem o Pinto da Costa, coitado. O Pinto nasceu nu e não sabia nada sobre a democracia. Mais tarde, ele cresceu, viveu e trabalhou com os corruptos, Santos e os Pecadores.

    Pinto da Costa desistiu de Sócrates e da Democracia Grega. A corrupção e a opressão virou a forma de governos em muitos países neste mundo mau.

    Não há Democracia em nenhum lugar do mundo. É tudo uma ilusão nossa. A democracia ainda é um experimento. Ninguém sabe o que realmente é a Democracia! Mesmo nos países ocidentais, existem outras formas de opressão e censura e algum tipo de domínio da burguesia, e não do povo com o povo e para o povo.

    Os antigos filósofos gregos tiveram que lidar com o que significava democracia. De Platão a Sócrates e Aristóteles, o pensamento da democracia evoluiu lenta e gradualmente, à medida que esses grandes filósofos observavam como a democracia era praticada no mundo antigo.

    A democracia era uma regra de governo desejada, mas não era isenta de críticas. Um dos maiores críticos da democracia foi um dos maiores filósofos da Grécia Antiga, Sócrates (470 a.C.–399 a.C.). Sócrates foi acusado de “corromper a juventude de Atenas” e praticar impiedade, e eles o levaram a julgamento no Tribunal Popular. Em uma votação pública estreita, os atenienses condenaram Sócrates à morte por envenenamento.

    A morte de Sócrates é um testemunho das falhas e desvantagens da democracia. A Apologia de Platão narra a defesa de Sócrates durante o julgamento. Sócrates foi condenado à morte por ser um filósofo. Ele fez inimigos com os principais políticos, poetas e artesãos atenienses porque o Oráculo de Delfos lhe disse que ele era o homem vivo mais sábio. Para verificar isso, ele questionou a sabedoria daqueles considerados mais sábios em Atenas. Na época, os políticos, poetas e artesãos eram considerados os mais sábios. Em seus interrogatórios com eles, Sócrates descobriu que eles não eram tão sábios, já que todos os homens que entrevistou se recusaram a reconhecer sua ignorância. Como Sócrates estava consciente de sua ignorância e dos limites de seu conhecimento (e sabedoria), ele se considerava o mais sábio de todos os homens, para grande insulto dos proeminentes atenienses.

  9. Antonio Nilson

    18 de Fevereiro de 2023 at 21:01

    Não sou ingrato. Mas, para ser honesto convosco, vou sair de todas as redes sociais, remover o meu WhatsApp, manter ausência no Tela Non, e ficar no meu cantinho em paz fazendo ou contribuindo no que posso fazer. Porque nós somos muito complicados, somos maus e interesseiros. Não queremos fazer o que é Bom para nossa população, e o que é de bem para o País. Não entendo o porquê?
    Entretanto, vou estar no Viper se alguém quiser me chamar e falar sobre a vida: aprender convosco sobre a Economia, a Psicologia, e tirar boas lições sobre a história, filosofia, política, e a Bíblia. Existem muitas dúvidas, incompatibilidades, distorções, contradições, e verdades e mentiras neste livro de Bíblia. No final, o que é útil e bom é termos à vontade de aprender e praticar Bom e Bem. Mais nada. Sair de ignorância, insultos, ironia, atraso, brigas desnecessárias, e manter a minha sanidade. O mundo é Bom e lindo. O que está mal é o mau comportamento dos seres humanos. Não se entendem, não sabem fazer compromisso para encontrarem na lucidez; a luz no túnel está nebuloso. A tempestade de vida é muito pesada para se encontrar estabilidade, paz e harmonia. Entre nós fica por aqui. Podem me contatar, a porta está aberta. Sai! Não fiquem estranhos com a minha ausência. Estou pronto e disposto para dialogar de outra forma mais meiga com inteligência e pacífica sem rebaixar a ninguém porque cada tem o seu ponto de vista que as vezes é válido. Todos temos algo de bom para compartilhar e aprender.
    Não vou ficar no isolamento porque já tenho novas ferramentas para lidar com essas coisas de vida sem ingratidão.
    Bem haja!
    Fiquem todos em paz com o Senhor Santome’ todo poderoso. A vida é um desafio de sobrevivência, neste mundo, “Aqui se deve aqui se paga.”
    Boa sorte e tudo de bom para todos.
    Até breve,
    Antonio

  10. José Manuel

    24 de Fevereiro de 2023 at 16:12

    Ó Jorge e Pinto. E como fica o caso das mortes que aconteceram na prisão em 1976 quando o Pinto governava.
    A morte do senhor Loreno e companhias limitadas. Isto não conta?
    Devias entrevistar o Pinto para saber tudo isto. No entanto, considero que tudo isto faz parte de um processo.
    Temos que reconhecer os nossos erros, pedir desculpas à sociedade e seguir a frente.

    Viva a Democracia

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top