00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Evaristo Carvalho anuncia esta terça-feira a sua candidatura as Presidenciais

Esta terça – feira por volta das 16 horas, Evaristo Carvalho anuncia publicamente a sua candidatura ao cargo de Presidente da República. Numa nota entregue a redacção do Téla Nón por Domingos Boa Morte, mandatário nacional da candidatura presidencial de Evaristo Carvalho, é dito que o acto de declaração pública da candidatura terá lugar na sala de conferências do Hotel Praia.

Funcionário público desde a era colonial, Evaristo Carvalho de 74 anos ocupou funções de destaque na administração central do Estado. Foi chefe da casa civil dos três Presidentes que o país conheceu desde 1975, nomeadamente Manuel Pinto da Costa, Miguel Trovoada e Fradique de Menezes.

Por duas vezes consecutivas foi primeiro-ministro de governos de iniciativa Presidencial. Ainda na década de 90 mereceu confiança do então Presidente Miguel Trovoada, para dirigir o governo de gestão, após o então Chefe de Estado ter feito cair o governo do PCD que tinha maioria absoluta.

Já em 2001, recebeu a mesma missão do novo Presidente Fradique de Menezes, que havia derrubado o Governo de MLSTP com maioria absoluta.

É vice-presidente do partido ADI, que governa São Tomé e Príncipe com uma maioria absoluta, após as eleições legislativas de Outubro de 2014. Evaristo Carvalho, foi presidente da Assembleia Nacional no ano 2010, quando o seu ADI ganhou as eleições legislativas com maioria simples.

Foi candidato as eleições presidenciais de 2011 tendo sido derrotado pelo actual Presidente da República, Manuel Pinto da Costa.

Deputado a Assembleia Nacional saído das eleições legislativas de 2014, Evaristo Carvalho, é mais uma vez, candidato as eleições presidenciais com apoio do seu partido a ADI.

Esta terça – feira anuncia publicamente a sua candidatura.

Abel Veiga

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Casa Nova Responder

    Coitado deste homem que se vai sujeitar a este papel sem nenhuma necessidade. Ele vai apenas segurar o lugar para o Patrice para daqui até os próximos 5 anhos. Como é que o país pode avançar nesta situação tão triste e incompreensivel. Este senhor já disse que não queria nada disso, que já não tem idade para estas coisas mas obrigaram ele a candidatar para este cargo para cumprir uma obrigação do senhor Patrice Trovoada. Pura e simplesmente. O mau voto é que ele não vê porque eu não sou parvo nem estúpido. Para mim nenhum dos candidatos tem condições para este cargo nesta altura do nosso país. Em princípio não vou votar e se decidir votar voto no mal menor que para mim é o atual presidente. É um mal menor para equilibrar o poder cá em S.Tomé.

  2. img
    STP Responder

    Este não vai levar nada. O povo santomense não quer um Presidente pau mandado de Patrice Trovoada. Evaristo de Carvalho é uma pessoa que se Patrice Trovoada disser sentar, ele senta, levanta ele levanta, limpa-me os sapatos, ele limpa.
    Meu povo muito cuidado com a vossa escolha no dia 17 de Julho, como eu sei que a maioria dos santomenses não quer que apenas um partido tenha todo poder para si.
    Se o candidato do ADI ganhar, quem será o arbitro? Quem impedirá que Patrice Trovoada mude as leis, e faça o que ele bem entender com o país?

    • img
      é sa Tema Responder

      este é um verdadeiro Pu mandado do PT, O Povo vai de certeza dizer não a esta candidatura

    • img
      Verdadeiro Responder

      Também não queremos um que venha Roubar só para um punhado de pessoas queremos alguém que colabore com o nosso Primeiro Ministro só não vê quem é sego

  3. img
    Malanza Responder

    Isto não é nenhuma ditadura. Se Evaristo Carvalho comesse, bebesse e chegasse aqui e dissesse ao povo que ele quer ser presidente eu ainda compreendia. Mas ele ser obrigado por Patrice Trovoada para candidatar e segurar lugar para ele já é uma grande brincadeira com o país. Onde já se viu uma coisa desta. Qualquer dia o país é deste senhor. Desculpem-me que eu não costumo falar deste jeito mas já começo a ficar preocupado com estas coisas. Com tanta gente para ser candidato vão escolher este homem exatamente que não quer ser e só vai candidatar porque o Patrice quer assim.

  4. img
    FÉDÉ KÁ DÓXI Responder

    Povo de São Tomé e Príncipe, cuidado!
    Evaristo Carvalho não tem pulso, não tem estofo para ser Presidente da República com Patrice Trovoada Primeiro Ministro.
    Vai ser pau mandado como Diogo Baluba.
    Kidalê ô Pôvo ê, nã lêlê dgelu fô. Pelo amor de Deus pôvo de São Tomé e Príncipe. Isto será um perigo. Vamos estar como muitos estão aí nesse nosso continente Africano.
    Concentrem-se Pôvo de São Tomé e Príncipe.

    • img
      verdadeiro Responder

      Quem tem? o Pinto da Costa penso eu que vives fora de STP
      Porque só tenho visto apenas descordia com o Governo do Dr Patrice

  5. img
    Bobo só Responder

    Se for para isto prefiro votar Pinto da Costa.

  6. img
    Mary Responder

    Um palhaço autêntico nas mãos do Patrice Trovoada. Quem viver verá.

  7. img
    malebobo Responder

    senhor Evaristo outra vez, mas PT é bom atrevido, pegar no homem adulto fazer tipo que uma criança, mas enfim, so tinha que o seu pau mandado e mais ninguém

  8. img
    malebobo Responder

    porquê que o PT insiste com coitado do sr. Evaristo que ja está cansado em ser pr,o povo já sabe a intenção pt

  9. img
    arroz podre Responder

    Este é o candidato perfeito para o País.
    Homem de concenso, quer para jovens quer para os adultos e adultas.
    O meu voto e da minha família é para si.
    Darei o meu máximo no terreno para que possas ganhar logo na primeira volta.
    Conta com o voto do povo Santomense e da diáspora.
    Até breve dia 17/07/2016.
    O povo quer avanço para o País.

  10. img
    Bobô danço Responder

    Se for este, eu voto na Maria.

  11. img
    FOCÓTÓ Responder

    Não tem muito a ver com isso mas tem porque são farinha politico-partidárias do mesmo taxo, familias etc. e subserviência politica com dinheiro a mistura sob comando do PT.
    Gabinete de Patrice pagou viagem de Leite pseudo-inspector para ir a Lisboa passar férias com mulher no âmbito da inspecção. E bandeira sabe disso ou chamados membros do conselho,.. eles se sacaneam lá….Sacanas!!!
    Inspeção falsa para prejudicar cada um. Hã de pagar Deus isso.

  12. img
    AIII Responder

    Inspeção de Tribunal vai ser validada pelo Evaristo quando ganhar eleição.

    Esses membros do Conselho superior mamaram dinheiro de PT e LEITE levou mais

  13. img
    por S.tome e príncipe Responder

    Por S.Tomé e Príncipe o voto certo é Pinto da Costa.
    Se não!!!!!!!!!!
    Nón molê?

  14. img
    eu sou do ADI Responder

    EVARISTO CARVALHO é do meu partido,mais pode LIMPAR BÔCA no chão.
    Vou dar meu VOTO a Pinto da Costa.
    Não vou dar meu voto para alguém que vais ser PAU MANDADO de Patrice Trovoada.

  15. img
    Patrice Kona Responder

    Epa eu acho que ele vai ganhar e tudo vai continuar bem. Tudo bem.

  16. img
    Fraco Responder

    Mais 5 anos para Manuel Pinto da Costa.

  17. img
    mazochi Responder

    Custa-me em crer que um homem de 74 anos, pau mandado quer ser Presidente, só pode ser brincadeira. Pinto da Costa é o homem Certo, pra manter no cargo. Essa desculpa de instabilidade é uma faça, pk PT tem feito tudo que quero…

  18. img
    Cicilio barreto Responder

    É verdade. A maior parte deste povo é burra, mas não até este ponto de escolher um capanga do PT para presidente.

  19. img
    Lesada do ADI Responder

    O titulo perfeito para esta noticia deveria ser: Patrice Trovoada envia Evaristo Carvalho a Portugal fazer cirurgia plástica para depois regressar a São Tomé e Príncipe e concorrer as eleições presidenciais, com o objetivo de instalar uma “Ditadura de Consenso” no país

  20. img
    Kekua Responder

    Se for para esse pau mandado de evaristo ser presidente, prefiro dar mais 5 anos ao pinto da costa, ao menos esse eu tenho certeza q n é pau mandado do projecto de ditador, patrice trovoada.

  21. img
    Nilton GARRIDO Responder

    Eu quero Evaristo de Carvalho Presidente. Porque o País precisa de Paz, da Tolerância e da Estabilidade para poder avançar.
    Porque ELE é indiscutivelmente um dos maiores políticos deste país. A sua maturidade política, a sua sabedoria, a sua simplicidade, a sua humildade, e o seu percurso histórico fala por si. Não é vão que já ocupou diferentes cargos de relevância neste País, e em diferente contexto histórico político-partidário. ELE é de facto um Homem do Povo, o Único capaz de unir todos os Santomenses rumo ao Desenvolvimento que todos almejamos.
    Porque ELE foi e é, um ferranho defensor da Democracia, da liberdade dos direitos e garantias dos santomenses. Homem justo, social e que sempre lutou para defender os mais desfavorecidos.
    Eu acredito na sua capacidade, na sapiência para que junto a este Governo Liderado por Dr. Patrice Trovoada transformar esse lindo país, onde todos e sem excepção, possam viver melhor.
    Eu acredito que minha pequena Suzi possa desfrutar de um país melhor que eu, com água, energia, estrada, hospital em condições, educação de qualidade, igualdade de oportunidades e maior justiça social.
    Eu acredito na visão deste Governo e no futuro de STP.
    Eu acredito em Evaristo de Carvalho. Homem certo na Hora certa…
    Estamos Contigo.

    • img
      Eu mesmo Responder

      Dr. Patrice Trovoada? ?
      Doutor aonde???
      Formou em pirataria???
      Aonde??
      Gabão? ???
      Da outros elogios, chama lhe de bonito, simpático, ladrão, mas doutor não se faz favor!

    • img
      CUNDÚ MUALA VÊ Responder

      É preciso lembrar que das duas vezes que ele foi primeiro ministro, foi a mando dos presidentes da Republica Miguel trovoada e Fradique de Menezes o que significa que ele foi também o mentor da instabilidade e da degradação acentuada de S. Tomé e príncipe. infelizmente nós esquecemos muito rapidamente.

    • img
      Focoto Responder

      Bê anjo cu sca goló dedo de lolo cu PT. Bô concê unha cua Ô. Pateta, és coitado pá. Se não fosse democracia nem devias falar… Não cita nome da coitada da tua filha envolvendo esses diabos de PT e pau mandadu de EVARISTO….coitado

  22. img
    chorar só Responder

    Quem não deve não teme. Porquê tanto medo com candidatura do E C !ficam frio vamos discutir projeto e ñ estar aqui falando como quem come de baixo de mesa d Pinto. Ainda nao cançaram deste mostro do Pinto? Eu sim ja estou farto dele se depender de me e minha casa E C ja ganhou . É o melhor pra Saotome moderno. Força E Carvalho P da República .

  23. img
    chorar só Responder

    Amém Jesus proverá

  24. img
    RIO PROVAZ Responder

    Sinceramente, Evaristo Carvalho,os meus companheiros da ADI,nós chamamos Pinto da Costa de Velho é nós por traz que também vamos apresentar um outro velho para ser candidato as eleições Presidenciais.
    Caros compatriotas amigos e militantes da ADI, será no nosso seio não existe mais ninguém para ser candidato? Em 2011, este senhor Evaristo pareceu coisa que esforçaram ele para se candidatar , o homem não mexia nenhuma palha. Minha gente não conte comigo nessas eleições aqui em DUBAI, eu também não vou votar em nenhum velho caduco.

  25. img
    Carla Pires dos santos Responder

    Nosso São Tomé e Príncipe precisa desenvolver e pra isso temos que saber da oportunidades depois é que podemos julgar acho eu…. Nos ja demos maioria ao governo de senhor doctor Patrice Trovoada e agora o senhor E C que vem mostrar a vontade de trabalhar com esse governo, na minha opinão nos devemos dar lhe uma oportunidade nesses 5 anos, pra termos mesmo governo e um presidente que colabore com o governo pra vermos se a gente sai desse beco que estamos, os do MLSTP, PCD, MDFM E outros so querem e oportunidade pra roubar não trabalham nem quer que outro trabalhe e ajude o povo… Deixem nos trabalhar queremos avança … Força Evaristo de Carvalho o povo esta consigo

  26. img
    Winson abaju Responder

    Eu acredito nom pais melhor com Evaristo Carvalho homem serio e com garra e com maturidade politica de grande envergadura onde foi sempre chamado pra esercer as funçoes que era pra servir o nosso povo nao pra ser servido como os outros fizeram falo de abuso de poder pra usufruir bens publico como fez o Pinto e Maria anda sacaniando esse povo maravilhoso

  27. img
    Aires Vicente António Responder

    O Patrice Trovoada quer transformar S.T.P. numa propriedade privada dele e que é mal gerida. O Patrice Trovoada acha que é dono dos votos do povo Santomense. Não entendo como é que ele quer impor um presidente ao povo santomense em que ele é que manda. O Sr. Evaristo é um individuo nulo. Nunca pensou por si só e não é agora que vai pensar por si. Não entendo também esta gente do ADI que chamam o Pinto da Costa velho caduco e de ideias retrogradas! E o Sr. Evaristo o que é? É jovem de 20 anos? Brincadeira, o Patrice Trovoada e o ADI estão a brincar muito com este povo! Mas tudo tem o seu tempo. Acredito bastante que o povo no dia 17 de Julho saberá dar resposta certa ao ADI e ao malabarista, estrangeiro Patrice Trovoada.

  28. img
    Antonio Josè Responder

    Patrice Trovoada já está a ultrapassar os limites todos. Este homem não encontrou no seio do ADI pessoas com melhor perfil para ser candidato do ADI para a Presidência da República? Brincadeira tem hora! Pode-se abusar da ingenuidade de um povo mas não desta maneira. Muita gente questionava a idade do Pinto da Costa. O ADI e o seu messias Patrice Trovoada faziam o mesmo, também questionavam. Então como foram escolher o Evaristo Carvalho como candidato? Porquê? Se é para votar no Evaristo Carvalho é melhor dar ao Pinto da Costa mais 5 anos. Pinto da Costa tem amizades, Pinto da Costa tem experiência, Pinto da Costa não é, e nunca será pau mandado do negociante, malabarista Patrice Trovoada e do ADI. Há ainda outra alternativa caso não se aposte nos mais velhos, Maria das Neves. Tudo menos Evaristo Carvalho. Porque é que o Patrice Trovoada e o ADI não apostam no Vila Nova, Arlindo Ramos, Salvador Ramos? O ADI tem gentes com perfil. Mas como estas pessoas nunca serão o pau mandado do Patrice Trovoada, este decidiu pelo boco Evaristo Carvalho. Evaristo Carvalho=Diogo Balubua. Gentes sem princípio. Gentes que não pensam.

  29. img
    SAMPONHA Responder

    O senhor Evaristo Carvalho foi durante o partido único (regime Comunista), Membro de Comitê Central do MLSTP, foi porta-voz do Presidente da República, Pinto da Costa, Comissário Político e não compreendo porque razão os chefões do ADI maldizem tanto do cidadão Pinto da Costa. Os senhores sabem que o cidadão Pinto da Costa não é pau mandado ou sola de sapato de qualquer governo, como o é o Presidente da Assembleia Nacional, senhor Diogo Baluba. Recorda-se que o senhor Evaristo Carvalho abandonou a Assembleia Nacional quando era o seu Presidente, em que se desencadeou uma crise política a nível Nacional por não ter pulso suficiente para assegurar o contraditório entre os deputados e pegou no martelo bateu na mesa da Assembleia e se foi.Se na Assembleia foi assim,qual seria a sua atitude na Presidência? Se mesmo com maioria absoluta o Governo não deu cavaco ao Pinta da Costa nem tão pouco levou a questão de troca de notas para ser discutido na Assembleia Nacional. De que se teme o Governo? Coisa boa não é porque foi tudo as escondidas.Não se esqueçam também que o Ministro de Administração Interna, senhor Arlindo Ramos foi durante o regime Comunista Director da Polícia Secreta do Estado Santomense.Quem critica quem? O nosso actual Primeiro Ministro também já ocupou várias funções do nosso Governo. Cuidado com as políticas de Terra queimada durante estas eleições.

  30. img
    Quilixe Furtado Responder

    Non bula.
    Povo biliwe ooo

  31. img
    João Ramos Responder

    Força Presidente.
    E eu enquanto Diretor desta estação,a TVS, pode contar comigo.
    Tudo faremos para a sua vitória.

  32. img
    Joaquim Silva Responder

    Hum! Hum! Este angú tem caroço! Senão vejamos, porque é que só se houve e esta é a música de sereia ao povo, que Pinto da Costa quer derrubar o governo ou não quer colaborar com o mesmo? Mas porque é que não se traz à praça pública dados ou factos que sustentem esta asseveração? Não sou “pintista”, nem poderia sê-lo, mas não brinquem com a consciência deste pobre povo. Se bisbilhotarmos lá na época colonial, para o tempo da brigada do trabalho, ainda vamos encontrar coisas que de per se invalidariam a candidatura de certas pessoas… Bom, deixemos que haja debate entre os proponentes, para que fiquemos melhor elucidados, do que partidarizar uma eleição presidencial e unipessoal (O Presidente da República é eleito por sufrágio universal, directo e secreto). Vamos, uma vez mais, pelo mau caminho…

Deixe um comentario

*