00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

CSI denuncia TVS e RN desta vez em plena campanha eleitoral

Numa deliberação enviada a redacção do Jornal Téla Nón para a devida publicação, o Conselho Superior de Imprensa (CSI), dá conta que recebeu um recurso do Gabinete de Campanha da Drª Maria das Neves contra a TVS e a Rádio Nacional.

Tudo porque os dois órgãos de comunicação social do Estado, negaram a referida candidata o direito de resposta em relação a duas situações de autêntica propaganda política que a Rádio Nacional e a TVS realizaram a favor do seu candidato as eleições presidenciais, e em prejuízo de outras candidaturas nomeadamente a candidatura de Maria das Neves.

Segundo o Conselho Superior de Imprensa no dia 27 de Junho de 2016, «quando eram pouco mais das 22 horas e 35 minutos, a Rádio nacional num acto de propaganda política barata, de desrespeito as leis e de grande leviandade profissional divulgou canções cujo teor incita a tomada de posições a favor do candidato da ADI».

Por outro lado no dia 26 de Junho de 2016, «numa clara acção de propaganda disfarçada, nas antenas da TVS, o cidadão Gualter Vera Cruz, em vez de se assumir como comentador ou analista de ocasião, preferiu de forma clara e publica anunciar a sua posição política, sua intenção de voto e indirectamente fazendo apelo ao voto a favor de um candidato a quem ele não conseguiu esconder o seu apoio, omitindo o facto de o seu candidato ser Vice-Presidente do ADI, apoiado em congresso pelo referido partido».

Diante dos factos denunciados e devidamente provados, pela Direcção de Campanha de Maria das Neves, o Conselho Superior de Imprensa, ouviu as direcções da Rádio Nacional e da TVS, e publicou a seguinte deliberação:

1 – Declarar assistir ao recorrente (Gabinete de Campanha da Candidata Maria das Neves), o exercício do Direito de Resposta na TVS, face ao comentário supra, à luz do disposto no nº1 do artigo 53 da Lei de Televisão.

2 – Instar a TVS no sentido de conceder imediatamente a recorrente, exercício do direito de resposta, sob pena de extradição de certidão dos presentes autos e o seu envio para o Ministério Público, para uma eventual responsabilização criminal, por crime de desobediência qualificada ao abrigo da alínea c) do artigo 60º da Lei de Televisão.

3 – Instar igualmente a Rádio Nacional, no sentido de não divulgar nas antenas daquela Rádio qualquer canção cujo teor incite a tomada de posições a favor de qualquer candidato, durante o período eleitoral, pautar no exercício das suas funções pelo dever de isenção, neutralidade, independência e elevado sentido de autoridade moral, informando desta feita com verdade, rigor e objectividade contribuindo assim para a preservação da liberdade de imprensa, do pluralismo e da independência, assentes nas diversas correntes de opiniões….»

4 – No caso de não cumprimento do referido no ponto 1. 2 e 3 da presente deliberação, é instaurado um processo de contra ordenação, contra a TVS e a Rádio Nacional, para averiguar uma eventual contravenção, unível com uma coima ao abrigo das disposições conjugadas dos art. 16º da Lei n´º 4 da Lei 4/96 de 20 de Junho- Lei do Conselho Superior de Imprensa….»

A deliberação assinada pelos membros do Conselho Superior de Imprensa tem data de 11 de Julho de 2016.

Note-se que não é a primeira nem segunda vez, só neste ano que o Conselho Superior de Imprensa, insta, alerta e puni a TVS e a Rádio Nacional, por graves violações da lei da imprensa, e de todas as outras normas que garantem a pluralidade, isenção e imparcialidade no tratamento da matéria informativa.

Gualter Vera CruzA TVS com o seu pseudo-comentador Gualter Vera Cruz, que por sinal é entrevistado pelo Director da Rádio Nacional, tem ajudado a deitar por terra a imagem da estação pública de televisão.

A opinião pública minimamente esclarecida, já se tem manifestado enjoada com a cena triste que Gualter Vera Cruz e Braçanan Santos apresentam na TVS.

Pelo menos Gualter Vera Cruz foi digno ao anunciar claramente para quem trabalha. Há comentador de São Tomé e Príncipe, em órgãos de comunicação social, sobretudo no estrangeiro, que ainda não conseguiu ter a coragem de Gualter Vera Cruz.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Paulo Bissop Responder

    Muito bem. Estes canalhas ao de ser perseguidos e aniquilados um a um. Tarda, mas á de chegar.

    E fica já um alerta. O Estado português e os seus veículos de desinformação melhor não se meter.

    • img
      Fernando Responder

      Caro Paulo Bissop,
      A primeira parte do seu comentário até faz sentido. Quanto ao final, aposto que o Estado Português até treme com a sua frase. Sinceramente!! Que obsessão!!!

    • img
      17 de julho Responder

      PATRICE TRANSFORMA STP EM KATAR SEM LUZ E COM DIRECTOR MILIONÁRIO.

      Enquanto o Povo Pequeno pena no KATAR, isto é sair do DUBAI para ir catar água, catar emprego, catar arroz 13 contos, catar estradas, catar saneamento básico, catar, escolas, eis o salário do Director da EMAE implementado pelo Patrice Trovoada em 2015.

      Director-geral da Emae – Empresa de Água e Electricidade

      Salário Mensal líquido mensal ——- 51.780.300,00
      Subsídio de Representação líquido mensal ——10.577.161,00
      Sub. de Carácter Reservado líquido mensal —– 10.577.161,00
      Combustível Mensal líquido mensal —————–4.300.000,00
      Despesas de Comunicação líquido mensal ——–900.000,00

      TOTAL ————————————————– 78.134.622,00

      Tudo isso somado a um desconto de 70% na factura de água e energia.

      O que nos espanta é como num País pobre, em que as empresas públicas são deficitárias se pode praticar salários deste nível. Haja Consciência.

      Enquanto se paga estes salários chorudos na EMAE, as primeiras consequências dos despedimentos efectuados sem qualquer fundamento legal estão à vista pois o Estado Santomense está em vias de ser condenado a pagar cerca de Dbs. 4.600.000.000,00, por ter despedido ilicitamente o Ex- Governador do Banco Central Luís Fernando de Sousa.

      Os pormenores podem ser consultados no processo n.º 79/2011 do Tribunal de Primeira Instância.

      Daqui a pouco o Estado vai pagar cerca de UM Bilhão de Dobras por ter demitido o ex- Director da EMAE José Maria Barros.

      Bakuê DUBAI!
      DUBAI bila KATAR = catar = Buscar, Procurar.

  2. img
    Boa Responder

    Obrigado pela coragem presidente do CSI, mas mt cuidado com esses grupo de Messias, obrigado por ser independente és um orgulho nacional…

  3. img
    Explicar sem complicar Responder

    Sou do ADI, mas não estou a gostar nada do comportamento da tvs, da ideia k o meu pais que tanto amo esta desgovernado, parece que só existe um partido político, mas ninguém pd dar opinião contrária. Os líderes do partido estão a dar ideia que crime compensa e que eles têm maioria absoluta, justifica td. Meus senhores o povo vos deu poder é para trabalhar.

  4. img
    Aí mi u Responder

    Obrigado CSI… Gostei da atitude, ainda existe pessoas boas no nosso país que não se deixa se vender por tuta e meia

  5. img
    Tela Responder

    Parabéns, sr presidente do CSI e os seus membros… Viva 12 de Julho…

  6. img
    EX Responder

    Ora vejamos, eles devem estar de brincadeira. o Gualter Vera Cruz Comentador, comentar o quê? Mas do quê ele entende?
    Não foi ato de coragem em se declarar apoiante de um candidato mas sim uma triste falta de capacidade. como podem escolher essa figura para comentar sei la o quê?

  7. img
    Mambo rijo Responder

    Viva mambo rijo….. Fora com asa mol… Só pai grande pd nos ajudar a manter equilíbrio social e jurídico. O país está um caos, uma autêntica palhaçada… Quero o meu país de volta, dantes éramos pobre mas tínhamos dignidade…

  8. img
    Dubai Responder

    O Gualter vera cruz causa enjoo e vomito. Assim que acaba o telejornal do governo aos domingos mudo logo de canal, pq já sei que vomitarei se assistir aquele comentador sem noção e o faz de conta que é jornalista Braçam a darem show off de incompetencia e parcialidade.
    Uma vergonha p comunicação social publica.

  9. img
    Bota Responder

    Se ADI pede para lhe deixarem trabalhar, então o povo tb pede ADI para deixarem as pessoas trabalharem… Mambo rijo, mas 5 anos… Deixa jovens trabalhar… Obrigado tds membros do CSI…

  10. img
    Yes Responder

    Venho aqui agradecer o presidente do CSI, a minha mulher passou a noite td a elogiar esse senhor. Tb fiquei feliz por existir alguém que quer um são Tomé, melhor… Mt cuidado presidente eles ficaram chateados…

  11. img
    Kkkk Responder

    Kkkkk, esse gajo do CSI, é mt corajoso, o gajo não tem medo, mesmo sabendo que os Messias controlam o tribunal… Kkkkk kkkkaaaaa… Os gajos de Messias devem estar mt lixado com esse presidente…. Cuidado sr presidente… Nos te adoramos…. Força e mt coragem… Obrigado por seres humidade, a sua família devem estar orgulhoso de si…

  12. img
    Kkkkk Responder

    Mas… desculpe tela nom O programa de Braçana e Gualter é sério? Por acaso já vi o tal programa fiquei com a ideia d um teatro como nós por cá. Se o programa for sério classifico com uma só palavra, tristeza…

  13. img
    Angelino Louro Responder

    Nem o João Ramos, nem Braçanan, nem gualter, nem abílio, nem rdp que vão todos ao inferno e deixem o povo livre e independente falar. O que o povo santomense gosta mais é falar. Tirar o povo santomense esse direito é melhor voltar-mos para era colonial. Abaixo patrrice e os seus miseráveis que não sabem outra coisa senão lambebotas.

  14. img
    Eu mesmo!!!! Responder

    TVS se tornou uma estação bem NOJENTA,ainda mais com esses dois palhaços fala baratos.

    TVS é uma agência de marketing do Governo e dos seus!!!!

  15. img
    17 de julho Responder

    Isso não passa de um falso alarme! se não vejamos os que foram nomeados para serem membros desse conselho, de que fileira politica estão.
    Meus caros compatriotas, qualquer punição do conselho superior de imprensa a instituiçao TVS ou Radio Nacional, quem paga somos nos os contribuintes que sustentamos esses canalhas com os impostos que nós pagamos com suor do nosso trabalho . Não é em vão que a base tributaria de STP esta cada vez mais a ser alargada. Para que punições sejam sentidas pra estes ditos comentadores/jornalista, terá de ser uma punição pessoal a cada um desses a.d.istas e não punição a tvs ou RN. por isso têm se comportado desta forma, se não for punição pessoal, não vão lhes fazer a minima diferença!!!!

  16. img
    vicente Responder

    MARIA, comece a marcar a tua posição como Presidente. Sem o teu gabinete, muita gente não tomaria o conhecimento das barbaridades destes lacaios do ADI. Força que a vitória é certa.

  17. img
    Quilixe Furtado Responder

    Parabéns senhor Presidente do CSI.
    Se o Samba estivesse da igual forma a desempenhar com coragem o seu papel talvez a s coisas seriam outras.
    Ma um dia Deus há-de ajudar STP a encontrar o ´devido Norte.

  18. img
    STP Alerta Responder

    O CSI tem que começar a por ordem internamente para dar exemplo e depois aos órgãos da comunicação social. Falo isso porquê? temos o Ambrósio Quaresma na Comissão Eleitoral e no CSI assim leva mais dinheiro para casa, isso é imoral. Outro é o Cauike que é membro do CSI e tem andado na rua com chapeu do candidato da ADI, ainda hoje tinha cartazes e cola na plena luz do dia a fazer o seu trabalho político, onde é que vamos quando Evaristo ganhar? “Fingui scá bi fé Zawa ni cabeça non”.

  19. img
    democratic Responder

    Parabéns CSI. Patrice Trovoada montou um sistema no país, somente viaja para exterior quem é do partido ADI, atrubuem salários e subsídios clandestinos quem é do partido ADI, utilizam recurso do Estado pagar pagar os representantes (bajuladores) do messias que fazem propaganda na rede social (facebook), messias e ministro das finanças roubou o Estado hoje estão ricos, um dia Ministério público saberá investigar os tais 30 milhões de dólares, crédito ao Estado depositado na conta do Patrice trovoada na caixa geral dos depósitos. Abílio Neto, Gualter Vera Cruz nunca aprendem, sao ignorantes, só fazem palhaçadas, comendador, analista? Onde é quando, se me disser que esses palhaços, nojentos fazem parte demais uns bajuladores pago pelo dinheiro do Estado, acreditaria. Primeiro analista deve ser imparcial humilde e isento….esses bajuladores n têm requisitos, nem sabem sequer fundamentar e desenvolver ideias…perdem-se no tempo, na ideia, falam coisa sem nexo, muita frustação. Evaristo de Carvalho é muito panhonho…tenho medo se esse gajo ganhar, em caso de uma missão em representação do país com homólogos, não terá capacidade de falar com outros presidentes, tem de mandar Patrice trovoada representar nos como presidente, palhaçadas! Ministro das finanças e Patrice trovoada têm rabo preso com queda do governo devido corrupção ativa, povo onde foi parar nosso dinheiro, dólar, que temos nosso dólar de volta…por isso no dia 17 de julho, me temos um basta nestes palhaços corruptos. Enganam aos pobres desinformados.

  20. img
    vicente Responder

    MTs Parabéns ao Sr.da CSI, pela coragem k tive em tomar atitudes com esses cujos malandro, bajulador, e sem noção de perigo. eles só querem é pegar o nosso país para levar a miséria, guerra e a fome com essa historia de partido único.Eu não sei quem é eleito o presidente da república si é Evaristo de Carvalho ou Patrício Trovoado? os olhos tapados que ficam sempre a andar atrás dos comedores de dinheiro dos Santomense, vcs deveriam pensar duas vezes antes de dar esse partido um voto.

Deixe um comentario

*