00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

CEN desmente eleição do novo Presidente da República nas eleições de 17 de Julho

Num comunicado distribuído esta tarde a imprensa, e devidamente assinado pelo Presidente da CEN Alberto Pereira(na foto), é anunciado que «provisoriamente nenhum candidato conseguiu obter mais de metade dos votos validamente expressos, estando assim aberta a hipótese para a realização de uma segunda volta das eleições presidenciais 2016», diz o comunicado de Alberto Pereira.

O Presidente da CEN desmente assim o anúncio feito por ele mesmo na madrugada de 18 de Julho, em que anunciou provisoriamente a eleição do candidato Evaristo Carvalho na primeira volta das eleições como novo Presidente da República, uma vez ter conquistado 50,1% dos votos expressos nas urnas de 17 de Julho.

Alberto Pereira e a Comissão Eleitoral Nacional, justificam o desmentido com base nos resultados das eleições realizadas no dia 20 de Julho na Roça Maria Luísa, em que Evaristo Carvalho conquistou 31 votos, Pinto da Costa 18 e Maria das Neves 14.

Segundo a CEN a recepção das actas das mesas de voto na diáspora veio confirmar que afinal de contas nenhum dos candidatos conseguiu mais de 50% dos votos expressos nas urnas no acto eleitoral de 17 de Julho.

Pela primeira vez na história da democracia são-tomense e da existência da Comissão Eleitoral Nacional, acontece anúncio de vitória eleitoral, que depois acaba por ser desmentido pela mesma instituição.

Abel Veiga

 

 

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Quixibá Responder

    E agora?Com uma vitória já comemorada?

    • img
      Atento ao Dossier Responder

      O melhor de África em discurso directo…

  2. img
    pedroantonio Responder

    Que vergonha! O Presidente da CEN devia-se demitir e ser responsabilizado. O Patrice Trovoada é um terrorista politico. Ele está a destruir a nossa democracia. Politicamente ele porta-se como os membros do Estado Islâmico. Quando estamos a prevenir um tipo de ataque ele aparece com outro que ninguém esperava.

  3. img
    Costa Pedro Responder

    “Pela primeira vez na história da democracia são-tomense e da existência da Comissão Eleitoral Nacional, acontece anúncio de vitória eleitoral, que depois acaba por ser desmentido pela mesma instituição.”
    A este presidente da CEN devia-se chamar responsabilidade criminal e judicial. Brincadeira tem hora. Não se deve brincar com a Democracia.

    • img
      boca Pito Responder

      Meu caro amigo e todos os outros na mesma linha de pensamento.
      Eu discordo com o vosso ponto de vista e argumento, mas entendo…é assim: Embora o senhor presidente da Comissão eleitoral tenha anunciado a vitória de Evaristo Carvalho com 50.1 %, é preciso termos bem atenção com o que é dito, repito, é preciso termos em atenção com o que é dito: Segundo disse o Presidente da Comissão Eleitoral, que os resultados por ele pronunciados são provisórios. Aguarda-se o pronunciamento oficial do Tribunal Constitucional. Portanto, não vejo nenhuma maca aí. Até o pronunciamento oficial do órgão competente para o efeito, os resultados anunciados são provisórios.

      • img
        Vexado Responder

        Pareceu-me ser o senhor Pereira vir-se defender.
        Para que serve a comissão eleitoral? Apurar os votos e declara-los definitivamente. Em momento posterior, cabe ao tribunal contituicional confirmar ou não os resultados pronunciados pela comissão eleitoral.

        Se assim fosse, como procura o presidente da comissão eleitoral transmitir, não faz sentido a comissão eleitoral contar os votos. Somente organizar as mesas e recolher os votos e entregar ao tribunal constituicional para contar e pronunciar.
        Melvin castro mais o seu director são ambos do ADi e fizeram frete ao patrice trovoada.

  4. img
    Mandela STP Responder

    Que vergonha!!! Alberto Pereira demita-se…

  5. img
    mario Responder

    E agora? Meu Deus!

  6. img
    Democrático Responder

    Patrice Trovoada e Ministro de Finanças têm de explicar ao povo, o credito contraído a favor do Estado São-tomense que foi depositado na conta privada (CGD) em Portugal para ser utilizado à família Trovada e ADI.
    São Tomé e Príncipe pertence ao Santo Tomé e Santo António.
    Aviso: Avisa-se à toda população de Boa Morte e arredores para não votar na 2ª volta porque Patrice Trovoada e Kiney Santos têm de vos colocar água potável, 41 anos sem água. Luta contínua…

  7. img
    Fernando Responder

    Isto é uma autêntica vergonha para o país que já vivia debaixo de outras tantas vergonhas. Como é possível uma instituição desta anunciar a vitória de um candidato presidencial e agora dar o dito pelo não dito sem apresentar justificação para tal episódio, depois de tanta festa feita para comemoração desta mesma vitória? O governo teve influência neste caso sabendo de antemão que todos presenciaram em direto, quer pela rádio como pela televisão, o aldrabice que estava a ser preparada? Este presidente da CEN ainda vai permanecer neste cargo depois de revelar tantas trafulhices? Toda a gete sabe que este primeiro-ministro é um esquemático nestas coisas e a partir de agora que confiança ele merece do povo para continuar no cargo? Estas aldrabices em última instância terá as mãos dele. Malditos aldrabões, corruptos e mentirosos que estão a colocar o país numa grande mentira e confusão.

  8. img
    Mundo cinzento Responder

    EPAAAAHHHHHHHHH! CACAêêêêêêêêêêêêê! hihihihihihihihihi!

  9. img
    Principe Responder

    Isso é batota, malandro do Presidente da CNE… é melhor andar escoltado.

  10. img
    Solidariedade Responder

    Que vergonha. É isto encher a administração de gente incompetente e corrupta é que dá isto.
    Querias. PM delinquente ,gatuno e mentiroso, presidente gatuno e mentiroso, isto só dá desastre.
    Este gajos do ADI são deficeis de engolir, provocam injoo. São muitos indejestos. Quem os come tem que os cagar inteiros.Qualquer antrópofogo, por mais estúpido e besta que seja, já sabe disto.

  11. img
    Maria Responder

    Senhor presidente da CNE, demita-se.

  12. img
    Maria de Fatima Santos Responder

    A desculpa nao me convence! Maria Luisa com 71 votos altera alguma coisa? Diaspora? Verdade mesmo?

    Mas que vai haver segunda volta já é um alivio… espero ter o meu voto valorizado.

    E “agora cumaê”? Quem deixou o palco erguido por tantos dias…abriu champanhe antes do tempo… insultou… enfim… vai dizer o quê? Que os Deuses estavam loucos?

  13. img
    Mário Silva Responder

    E agora?
    Não só é pouco séria esta “brincadeira”, como desrespeitosa em relação ao Povo soberano, que empregou toda sua energia e alegria numa farsa, maliciosamente orquestrada. Contando desde logo, que se respeitava a precedência dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos deste país.
    Responsabilidades devem ser apuradas e cada um deve arcar com as consequencias advindas dos comprometimentos neste triste acontecimento. E se isto é suficientemente sério, caia quem cair, que justiça seja feita.
    Estes hábitos não são originais do são-tomense comum. Importações deste género não se adequam ao nosso pacifismo e seriedade e muito menos dão-nos garantias do prestígio social efetivo, que vimos usufruindo.
    A ver vamos até aonde vai tudo isto…

  14. img
    Vexado Responder

    Pela primeira vez e em 41 anos de independencia aconteceu o inesperado. Há sempre uma primeira vez.

    Por razões de tachos e de frete, o senhor melve castro DJ, o senhor Alberto Pereira embaixador e outros, engendraram e esquematizaram uma fitoria ficticia para desmoralizar e desanimar os seus directos oponentes, no sentido de aceitarem de animo leve aquela suposta vitoria.

    O Senhor Alberto Prereira embuito de má-fé e por razões de frete e o pagamento de favores, colou na cara do povo santomense uma suposta vitoria que nunca houve. Isto é crime.

    Por razões de defesa ardua por parte do porta voz do governo no facebook – augerio amado vaz – na rdp africa Abilio neto é de desconfiar. E confirmou-se, houve batota.

    Muito frete, muita bandidagem nesse governo.

  15. img
    Maria de Fatima Santos Responder

    Agora programam-se mais lançamentos de postes de luz (sem fios) e mais pedras, nao é?

  16. img
    POTOPOTO Responder

    CEN. Presidente é esquemático…quer safar na vida….é da comissão politica de ADI e quis enganar o povo que já tem olho aberto. Outro desgraçado que quer safar. Tiro saiu pela culatra.
    Mas ele já faturou com esse anuncio falso.

    Primeira vez na história de STP a comissão eleitoral quis fazer bandidagem. Desgraçado. Agora sai com Patrice Trovoada e o pai para raio que vos parta.

    Pior comissão eleitoral que se conheceu na história de STP. Bandidos.

    E se passasse o TC já estava pronta para confirmar esses resultados falsos.

    A reacção não passará!!!

  17. img
    Paulo Responder

    Meus caros,
    Estamos num pais onde não existe responsabilidade e profissionalismo.
    Quer dizer que o sr. A. Pereira, estava tonto!
    Um pais com esse tipo de governante esta longe de conseguir imitar Dubai!
    No meu ver não houve organização/ estrutura/responsabilidade nenhum. Desorganização que posso citar:
    1- Os eleitores votaram de costa para as mesas/bancadas, o que provocou venda de votos/fraude.
    2- Na parte de traz do boletim de voto continha nome das pessoas que faziam parte da mesa.

    E outras situação extremamente duvidosa, posso dizer que é uma pouca vergonha para os dirigentes de S.T.P.
    A culpa é nossa/povo…..
    Abre os olhos povo de S.T.P.

  18. img
    Kkkk Responder

    Que vergonha! Que incompetência! Que futilidade antropológica dos S. Tomemenses… É muita vergonha!

  19. img
    kwatela Responder

    Alegria do pobre dura pouco

  20. img
    ta ligado Responder

    Uma vergonha, agora pergunto. Como de quem que já se sente vencedor?
    Só espero que não venha dizer que a culpa é do PR.

  21. img
    conobia Responder

    Fica claro que estamos a lidar com um bandido que infelizmente é primeiro ministro do nosso país. O presidente da comissão eleitoral está comprado. O presidente do supremo está comprado. Como é que vai ser daí para frente? Sabendo que cabe ao tribunal constitucional declarar o vencedor? Para mim o processo deveria ser todo ele anulado. Estas eleições deveriam ser repetidas,depois do afastamente desse presidente da CEN.

  22. img
    Estou Triste Responder

    ADI, não vê os meios para atingir os seus fins! PT trouxe hábitos de outras paragens para nosso país. Estamos perdidos, STP anda de rasto! Deus proteja o meu país de toda astúcia de satanaz.

  23. img
    Nosso Dubai Responder

    Alberto Pereira e PT devem ir a cadeia. São autênticos criminosos

  24. img
    Sa cada kua Responder

    Em 40 anos é a primeira vez que o numa eleição é cozinhada e levada a cabo uma fraude de tamanha dimensão.
    Alberto Pereira deve pedir dimensão ou ser demitido por participar nesta gigantestica fraude elaborada pelo primeiro ministro e chefe de governo Patrice Emery Trovoada.
    Depois de tudo isso, será que os santomenses ainda acreditam que Patrice Trovoada quer bem de Stp?
    Alguém que recorre a tamanha fraude para conseguir ter todo poder, não pode estar no comando de um país como São Tomé e Principe. Nosso país está em risco, nossa democracia está em risco.

  25. img
    Mina Responder

    O Presidente da CNS e um grande FANTOCHE e mentiroso, pois agora esta a tentar enganar as pessoas, incluindo eu. Como e que as elecoes em Maria Luisa tiveram lugar ontem; o anuncio da Vitoria do candidato do ADI foi feito anteontem e ele hoje vem dizer que foi por causa dos 31 votos ganhos nas eleicoes (em Maria Luisa) que deram a Victoria ao candidato?

    Sr. Alberto Pereira, tenha vergonha na cara, tenha hombidade e seja honesto pelo menos uma vez na vida. Se fosse eu no seu lugar, em vez de vir com conversa mole para o boi dormir, deveria ja ter posto o cargo a disposicao. Com essa cara de boi a querer por o pais em conflito, palerma!

  26. img
    Carlos Responder

    Ao que chegamos !! E agora ???

  27. img
    Eusebio Neto Responder

    BALDE DE ÁGUA FRIA

    Parece aquele golo que dá empate no derradeiro segundo dos descontos.
    Parece-me que finalmente surge no meu pais um homem de coragem para fazer valer a lei. Aliás a CEN nunca anunciou um vencedor das eleições de 17 do corrente. Disse sim que, até aquele momento o Evaristo ia a frente nas contagens. Mas como sempre a RDP África entregou as suas antenas para o meu primo Abílio Neto vir publicar as suas dores de cotovelo e as suas cores políticas. Então, será que alguém de bom senso e um verdadeiro analista político tem dúvidas de que os apoiantes da Maria das Neves vão apoiar o Pinto da Costa? será que alguém no gozo do seu perfeito juizo imagina que o MLSTP e o seu Líder vão apoiar Evaristo de Carvalho? Abílio, pelo menos uma vez seja razoável e reconheça que a ADI, o Patrice Trovoada ,voce e todos apoiantes do Evaristo fizeram uma festa rija convencidos que a vitória estava assegurada. Outra estupidez do Abílio é não reconhecer que os 2 candidatos partem em igual posição e que não seria a primeira vez que PC venceria EC numa segunda volta. Os verdadeiros políticos e filhos desta terra devem é fazer campanha por uma segunda volta sem turbulências e que vença realmente aquele que o povo escolher. E mais, exigir ao sr Primeiro Ministro para ir governar e deixar o seu partido na luta eleitoral.Deixem a democracia fazer seu trabalho.

    • img
      Vexado Responder

      Meu caro, Abilio neto anda fazendo frete ao seu chefe patrice trovoada e a senhora Khan não lhe nutre sentimentos bons.
      Basta assistir ao debate africano e verás como abilio neto é manipulador, especulador e tenta criar uma corrente a favor do patrice trovoda.

      Abilio neto tornou-se no porta voz do governo bem como augerio amado vaz. Um na RDP Africa e o outro no facebook.

      O governo tem porta voezes mas por meios não oficiais. MAs todos recebem, resta saber como e com que dinheiro.
      Por isso deve-se exigir que ao Estado, mesmo ao Pinto da costa para explicar que relação o governo tem com esses dois individuos, visto que têm acesso a informação previligiada sobre assuntos do Estado.

  28. img
    Manuel Semedo Responder

    Não ha outra hipótese, ele mesmo tem que fazer introspecção, porque ninguém vai confiar mais nele. Ele deve demitir-se ou governo mesmo deve faze-lo em nome da democracia e transparência.
    Perdeu credibilidade. Deve fazer as coisas com calma e serenidade. Muita vergonha.

  29. img
    Martelo da Justiça Responder

    Esperteza saloia de tirar foguete antes da festa. Porque que o ADI estava assim tão seguro e confiante na vitória?? Num Pais sério isto devia ser investigado. Tem que se investigar a agenda desse Primeiro Ministro. Há sinais que me preocupam muito. A ver vamos!

  30. img
    explicar sem comlplicar Responder

    NÃO É VERDADE?
    Não foram os 31 Votos de Maria Luísa que alterou os resultados.
    FORAM os vários 100 e 200 Votos roubado sde Cantagalo que deram viragem à situação.
    Os 31 não tem absolutamente nada a ver com isto.

  31. img
    Maria silva Responder

    Ainda assim ha quem diz que Patrice trovoada quer bem de STP e o siga cegamente…..
    O nivel de malandragem deste tipo é equivalente a = Mestrado de um curso superior, minha gente o Patrice não esta para brincadeira e ja deu e tem dado provras claras disto! Vamos debruçar sobre esta triste situacao que foi esta ultima eleicoes presidencias!!!
    STP e nós estamos em risco ………..

  32. img
    Bruno Weza Responder

    Denigrir para ajuda

  33. img
    maria chora muito Responder

    Alberto Perreira é muito novo para assumir funções de tamanha responsabilidade. Acompanhou os sorrisos do Patrice ( estado islamico) e cometeu um grande erro.
    De igual modo, o Joao Ramos da TVS e modesto Felisberto Branco receberam ordens para suspenderem o programa em directo na TVS.
    Como agora?
    Até o disfarçado Mascarenhas, depois de ter recebido todo de gratis do palacio ( casa, estacao serviço do governo, bolsas) foi apressadamente beber champanhe com o Evaristo. Credo gente!!!

  34. img
    EX Responder

    Meu Povo eu tinha avisado que o Presidente da Comissão Eleitoral, fez anuncio com voz tremula e cheio de medo, não tinha noção daquilo que estava a dizer como digo sempre ele estava abduzido, tinha virado Zumbi como muitos outros seguidores do PT.
    Credo, esse país esta mesmo uma brincadeira, País de 1 de Junho, todo mundo brinca menos Presidente da comissão Eleitora?

  35. img
    EX Responder

    O homem estava Abduzido.

  36. img
    Tony Responder

    Alberto Pereira está a brincar com brincadeira, é melhor sr por o seu cargo a disposição, dinheiro vos tem atrapalhados, só criando divisão na sociedade.
    Diz o ditado, mentira tem sempre pernas curtas, tudo virá a superfície.
    Esperemos a decisão do Tribunal, perante essa pouca vergonha perante o Mundo que nos seguiu atentamente.
    Querem ganhar no gabinete, por isso que Rádio.Gov e Tvs.Gov suspenderam a contagem preliminar.
    Abaixo ditadura, viva a democracia.

  37. img
    Rosario com terço Responder

    Tudo tem limite! Mais temos que ter calma, para aqueles que foram os suposto vencedor, continuam a acreditar . Para os que resultaram d falhanço, tambem podem acreditar, mais uma vez…e que a nossa democracia volte a camiar com perfeiçao, e maturidade!

  38. img
    ROSTOV Responder

    Gostaria de convidar CEN e seu presidente a estudarem bem as lições antes de irem para o exame. Pois perante a Comunidade internacional para o nº de eleitores deste pequeno País sinceramente…

  39. img
    vicente Responder

    Alberto Pereira, bô ca tai mundo donocha, pla mundo li bô, mó bô góló ngana non. Bô ca taí pla bô tendê soia bô ni sala nozado.Tué…

  40. img
    STPAlerta Responder

    Nós queremos a segunda volta em direto na rádio e TVs. Sum Patrice sa vunvum cu fé mele Mata ubwe dê. Queria mostrar a transparências em cima da fraude. Deus é grande e não dorme, se for para Evaristo ganhar que ganhe com honestidade, não com a batota. Fiquei a saber que compraram os membros da mesa doutros candidatos por 25 milhões. Pinto muito atento com esses malandros na mesa. Quem sabe a Maria não está a frente do Pinto haver vamos.

  41. img
    seabra Responder

    …é tão simples de pôr termo a esta mascarada política,provocada pelo vagabundo PT+Varela+ADI . O pm Trovoada passa mais tempo a ocupar-se de negocios (roubo e desvios dos bens do Estado Santomense…),no estrangeiro. Já que o feitiço dele de dominação funciona bem junto do povo,nunguem consegue enfrentá-lo quando ele está presente, e todo “marabutado”,usem um Outro sistema:
    -fazeer um “blocus”,nao lhe deixarem entrar em STP,no regresso dos seus cambalachos.
    Se ele estiver descontente,que movimente uma queixa …assim facilita os Sãotomenses de fazerem o necessário para denúncia-lo. O feitiço vira contra o feiticeiro,ele terá que render contas de todo o sistema corrupto que ele colocou em STP, dos BENS,das contas bancárias dele no estrangeiro,resultado dos desvios do Estado.
    O povo deve agir para o bem da Nação,para o seu bem estar ,porque nenhum homem político fará tal…cada um destes comparsas,querem tirar a brasa para a sua sardinha. Cabe unicamente ao Povo de se defender,se quer viver melhor!

  42. img
    Amor a patria Responder

    Patrice Trovoada kidaleloooo
    Adi kidaleloooo
    Toda essa batota é para vocês trabalharem mesmo? Poder num país democratico não se toma a força, vocês não sabem disso.
    Roubar votos para conseguirem poder é muito feio, vcs sairam muito mal na fotografia. VERGONHA NACIONAL E INTERNACIONAL

    • img
      Felixbeto Responder

      Agora fica na Historia da democracia santomense: Fraude electoral e impunidade!

  43. img
    Zé Maria Cardoso Responder

    A matemática vem dar o dito por não dito e convidar o presidente da Comissão Eleitoral Nacional que induziu um mundo todo em erros a demitir-se das suas funções. Só não erra quem nada faz, mas as consequências devem ser assumidas sem mais delongas.
    Fui um confesso defensor de dar-se um passo em frente, não obstante as irregularidades extraídas das queixas de duas candidaturas. Agora vem a matemática com veredicto dos números retirar-me a crença.
    Bem haja Sao Tomé e Príncipe!

  44. img
    Zé Maria Cardoso Responder

    Correção: Alberto Pereira e não Adelino Pereira

  45. img
    Chatice Trovoada Responder

    Isto é ST Presidencial musica award. Um autentico espectáculo.vamos agora ter novos nomeados para novas categorias.Melhor artista em palco melhor bobo melhor bandido…

  46. img
    Manuel Antônio Samuel Responder

    As candidaturas do Pinto da Costa e Maria das Neves devem exigir da CEN uma explicação convincente daquilo que se passou na noite do dia 17 e manhã do dia 18. Há informações de que na madrugada do dia 18 cerca das 3 horas o senhor Patrícia trovoada esteve na sede da comissão eleitoral. O que é que ele foi lá fazer? A segunda volta,na minha opinião só será realizada depois da explicação daquilo que se passou e da demissão do presidente da CEN.

  47. img
    O Profeta... Responder

    EU Ja sabia que isso ira dar Banzé….Eu vi o programa feito pela Andim live com os comentadores politicos e ouvi um tal lambi botas a dizer que ADI uso extrategia do Sec XXI nas campanhas enquanto ou outros estao ainda atrasado…Será a BATOTA a extrategia do SEC XXI? Será que essa Extrategia k foi encomendada passava pela compra de Delegados de Mesa…PT E ADI precisa saber que podem usar todas as Estrategia do XXI k é usado noutros paises africanos, mas aki é STP, um pais Santo e com um Guardião Santo…Seremos sempre o exemplo para a AFRICA e para o MUNDO… O PROFETA…e tambem espero que depois da vitoria do 2ª volta, que o governo volte a dar tolerancia de ponto nos 2 periodo para todos o funcionarios publicos irem festejar com o seu candidato vitorioso….O PROFETA

  48. img
    malebobo Responder

    francamente este presidente cen, em condições normal, ele deveria por o seu cargo a disposição, e saísse com cabeça erguida, uma vez que cometeu que tamanha barbaridade

  49. img
    O PROFETA Responder

    Isso é uma vergonha…fazer Batota para ganhar…Eu assisti um comentador falando no Andim Live que o ADI usou Estrategia do XXI nas suas campanhas por isso ganharam e que outros candidatos estao usando estrategia ja ultrapassado…Será essa a Estrategia do SEc XXI…Será essa estrategia que aprenderam na escola de outros paises africanos e querem usar aki em STP… Esqueceram que STP tem 2 santos que o protege, por isso o tiro saiu pela colatra….Eu kero ver depois da 2ª volta se vão dar tolerancia de ponte os 2 periodo para os funcionarios publicos irem festejar a vitoria do seu candidato…O Profeta…kem viver verá…Que Deus abençoe STP

  50. img
    Tony Responder

    se for a segunda volta, temos que fazer uma limpeza na CEN e os membros da mesa, que tb estão todos corrompidos com peixe podre.
    Nós os santolas estamos a perder dignidade, credibilidade, honestidade e sujamos por uma cerveja, por 50 mil dobras equivalente a 2€.
    Assim vai o nosso DUBAI

  51. img
    manuel antonio dias Responder

    Patrice Trovoada, Varela e os comparsas são brincalhões e estão abusar do povo. Mas, este povo merece. Este povo é como alguém dizia algum tempo atrás: “relógio sem cabeça”. Nós santomenses não valemos nada. Se o povo valesse alguma coisa devia já reagir perante esta situação que se está a viver agora. A classe intelectual santomense é zero. A classe não reage, é oportunista e interesseira. O ADI, Patrice Trovoada e os comparsas são com os terrorista do alkaeda e do estado islâmico. Quanto menos a gente espera eles atacam e matam, mas no nosso caso estes bandidos do ADI roubam,enganam e criam odio, inveja e divisões no seio da população.

  52. img
    Maria Pedro Responder

    Se pudesse ter acesso as candidaturas do Pinto da Costa e Maria das Neves eu aconselharia o seguinte:
    1- Não participar na segunda volta.
    2- Pedir a anulação completa do processo isto porque o processo está todo viciado e não há garantias nem uma de seriedade.
    3- Reunir as representações diplomáticas e organizações internacionais para explicar actual situação politica em S. Tomé.
    4- Exigir a demissão do presidente da comissão eleitoral.
    5- Pedir uma investigação independente a comissão eleitoral.
    6- Pedir que o presidente tribunal dr. José Bandeira seja isento e independente neste processo, isto porque ele manifestou junto aos seus familiares pela falsa vitoria do Evaristo Carvalho.

  53. img
    FÉDÉ KÁ DÓXI Responder

    Alberto como diplomata de carreira, deveria ter vergonha. Como é que o país vai ter um homem destes um dia a frente de uma Embaixada?
    Se eçe tem caráter, deveria pedir sua demissão.
    Mascomo o tacho tem ferro, ele não vai sair. Tem que serviraopatrãodelePT.
    Antes José Carlos Barreiro. Kê kuá?

  54. img
    Feliciano Guimarães Responder

    Mas qual é o interesse do PT em quer açambarcar tudo a todo o custo? Ele quer fazer mal a este povo? será?
    Não quero acreditar?

    Então porquê tudo isto. Ainda trazer-nos um Evaristo tchimboto para dirigir os destinos deste povo?
    Credoêêê. Santo Tomé e Santo António poderosos valei-nos

  55. img
    seabra Responder

    PT é um pretendente líder …falhado!
    O tema do clan Trovoada+ ADI+ Varela é : .
    - Nepotismo,Clientelismo,Corrupção,Tirania, Maldiçao ( com o marabutismo de dominacao,cegar o povo,manipula-Lo com uns miseros trocados….vê-se a que ponto o povo sofre para aceitar tal humilhacao).
    O pm da Guiné Bissau,Carlos Correia, disse ao Miguel Trovoada,no discurso da sua despedida:
    ” Você é um ingrata! Quando aqui se exilou,demos-lhe casa,carro,milhões e um passaporte diplomático para correr mundo,e trata-nos assim?!”. Referindo à má conduta que o MT teve na sua missão na GB.
    O que é que se pode esperar de gente com tal mentalidade e comportamento, que só pensa nos seus interesses pessoais,que ocupa-se unicamente da sua gananciosa ambição do PODER,da GRANA,da FAMA,da CELEBRIDADE…burros,preguiçosos,vagabundos,mitomanes, pretenciosos.
    Em França,não fizeram FARINHA…sempre,vivendo de esmola daqui,acolá etc. O PT é burro,só tem é a astucia para o ROUBO,incapaz de trabalhar,era um chulo,era a pobre mulher (hoje abandonada) que trabalhava pra ele,tinha ajuda do Estado e do Consulado da Guiné Bissau. Nunca fez algo de útil na vida,tão pouco foi capaz de obter o 12o ano ( se hoje apresentar algo diploma é um falso,comprado no Gabao ou algures). Falo com conhecimento de causa.
    Corram,expulsem este vagabundo e os seus comparsas de STP…o POVO tem que ter força,coragem e determinação para mudar esta situação,definitivamente….senão STP afunda-se,seriamente.

  56. img
    Quilixe Furtado Responder

    Embora eu não seja do ADI, tinha muita confiança e esperança de que o Dr Alberto Pereira fosse prestar um bom serviço à Nação. Enganei e mal.
    Alberto está afinal ao serviço do Patrice e do ADI.

  57. img
    Eliseu Nobre Responder

    Venho através desta missiva dizer uma coisa a Candidatura do Sr Evaristo Carvalho não é culpado de que o Sr presidente da Comissão eleitoral é um incompetente porque vieram alguns falsos políticos a defender-lhe eu estou na diáspora e segui bem essas eleições e ouvi a darem vitórias ao sr Evaristo quanto ao secretario geral do ADI ele não moral de dar lição da democracia a nenhum políticos de São Tomé e Príncipe depois dessas barbaridades que o mesmo protagonizou durante a sessão da Assembleia poderia sim ser excluído da politica Santomense.
    Outra como é possível uma pessoa já falecida aparecer no caderno eleitoral?
    O governo sabe que infligiu a lei porque nunca como apoiante de uma candidatura fazer inaugurações na véspera da eleições e sabem bem.
    Quanto aos Observadores Internacionais uns bandos de corruptos que estavam para passear que viram o que aconteceu nenhum teve carácter de dizer publicamente e repudiando a atuação da comissão eleitoral eu bem estive a desconfiar porque com tantos eleitores que não votaram como teria um vencedor.

  58. img
    Jojo Responder

    Primeiramente, o sr presidente da comissão eleitoral deve demitir todos os membros da mesa onde ocorreram estas anomalias, demostrando total falta de confiança nestes. Após isso, pedir a sua demissão tendo em conta que todos membros das mesas receberam formação para este acto eleitoral. A comissão e os seus membros não têm condições para continuar. Os votos da diáspora e da zona de Maria Luísa conforme anunciado deram vitória ao Evaristo. Se isto tudo era falso, então os problemas estão em todo sistema montado para haver desconfiança nestas eleições. O país não está preparado para qualquer acto eleitoral para os próximos tempos. O parlamento, a presidência da república, os tribunais deve tomar uma posição firme para defesa da nossa jovem democracia. O sr presidente da república deve convocar urgente o conselho de estado para analisar esta situação é responsabilizar todos os actores que premeditadamente provocaram este impasse democrático. Os maiores responsáveis devem ser culpabilizados interna e internacionalmente. Pela viva democracia santomense. Todos nós santomenses temos uma palavra a dizer sobre este acto que manchou totalmente a nossa imagem como um povo anteriormente bem comportado, íntegro, lúcido. Bem haja a todos…

  59. img
    Mascarenhas Responder

    De acordo com o comentário feito por um leitor do jornal digital “Tela Non”, que me acusa caluniosamente de ter festejado a vitória do candidato o Sr Evaristo de Carvalho, com champanhe, tenho a salientar o seguinte:

    1º Seria para mim uma honra se fosse convidado para este evento;

    2º Para informar o autor do “comentário” que sempre trabalhei tanto com o senhor Presidente da República Manuel Pinto da Costa como o candidato Senhor Evaristo de Carvalho, lógico, algo de amizade e respeito para ambas as personalidades acima referido;

    3º Já tenho a idade suficiente e com algum discernimento de seguir a estrada que eu achar conveniente;

    4º Como cidadão Santomense que sou e sempre fui um servidor de Estado e com conhecimento social do comportamento dos Santomenses o filho e a filha de que eu cá sei dizer.

    5º Eu sei que o medo e a mentira são os dois parceiros dos que não gostam de trabalhar e serem sérios;
    6º Eu nunca fui político para fazer avaliar através das portas traseiras o que está mal e o que está bem. Sobre pena de opinar como um cidadão nacional, mas não passo disso.

    As pessoas tomam com verdades apenas aquilo que lhes convém.
    Pagar na mesma moeda, é o mesmo que descer ao nível deles.
    Claro que não. A maturidade, a categoria, a consciência limpa, desprezo, de um sorriso o rosto, são a melhor forma de pagamento.

    Até aprendi na vida coisas perfeitas como: sei que a vida é curta e os bons amigos são poucos e cada um de nós temos que ter em contas que acto de covardia é uma vingança.

    Cada porco tem seu natal, mas tarde ou mais cedo.

Deixe um comentario

*