00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Resultados definitivos da Primeira Volta

José Bandeira Juiz Presidente do Tribunal Constitucional divulgou no final da tarde de segunda – feira, os resultados definitivos da primeira volta das eleições presidenciais, realizadas no dia 17 de julho.

Num universo de 111 mil e 222 eleitores, apenas 71,524, equivalente a 64,31%, exerceram o direito de voto nas eleições de 17 de julho,  Segundo os resultados definitivos 39.698  eleitores não foram as urnas, 35,69%.

O apuramento geral e definitivo registou 1673  votos nulos, – 2,34%. Votos brancos foram de 641- 0,90%.

Segundo o Tribunal Constitucional a distribuição pelos candidatos foi a seguinte :

Manuel Pinto da Costa – 17.188 votes  – 24,83%

Evaristo Carvalho – 34.522 votes – 49,8%

Maria das Neves – 16.828 votes – 24,31%

Helder Barros  – 194 votes – 0,28 %

Manuel do Rosário 478 vote – 0,69%

O Juiz Presidente do Tribunal Constitucional, anuncio que os resultados definitivos da primeira volta, obrigam a realização de uma segunda volta das eleições presidenciais, uma vez que nenhum dos candidatos obteve mais de 50% dos votos expressos nas urnas. José Bandeira anunciou que Manuel Pinto da Costa e Evaristo Carvalho são os candidatos que devem disputar a segunda volta das eleições presidenciais que, segundo ele deverão ter lugar no dia 7 de Agosto.

Abel Veiga

Abel Veiga

 

Notícias relacionadas

  1. img
    verdade Responder

    Eu sou fã do Juiz Bandeira obrigado pelo profissionalismo

    • img
      Mayfer Responder

      Profissionalismo?????

      Voçê só pode estar de brincadeira @Verdade

      Esse discurso dele não teve nada de profissionalismo….

      Ele deveria ter colocado uma camisa do ADI, assim ninguem precisa de falar mal dele…

    • img
      João Bandeira Responder

      Senhor é a vergonha da nossa família e desta casa Judicial que representa.

  2. img
    definitivo Responder

    Muito bem senhor presidente. O Tribunal já esclareceu todas dúvidas.
    VIVA A DEMOCRACIA, VIVA A JUSTIÇA, VIVA A ESBILIDADE EM STP.

  3. img
    Boca da Urna Responder

    O senhor Alberto Pereira nem parece homem que estudou em França, pais exemplo de democracia no mundo.
    Anda tão obcecado com promessas de vir a ser embaixador que se esquece de tudo.
    Se esta história terminar com a permanência deste senhor no lugar e a consequente vitoria do EC, podem dizer que acabou a democracia em São Tome e Príncipe. De hoje em diante o ADI vai sempre ganhar com mais de 90%.

    E neste cenário espero que a comunidade internacional não reconheça este presidente nem os futuros governos.

  4. img
    Costa Pedro Responder

    Bandeira mais os juízes do tribunal supremo não valem nada. São pessoas sem caracter. A declaração do Bandeira ontem foi um exemplo claro que é apartidário, submisso, incompetente e corrupto. Pelas declarações todos os juízes brevemente receberão novos carros, algum dinheiro num bolso e direito a carros que têm usado actualmente sem passar pela hasta publica ou melhor leilão. Brincadeira.

  5. img
    pedroantonio Responder

    Depois de ter ouvido a declaração do José Bandeira fiquei convencido de que as notas atribuídas aos nossos juízes pela inspecção portuguesa são correctas. Os nossos juízos de uma forma geral são medíocres para não dizer maus e são todos uma nulidade. São interesseiros, incompetentes, bajuladores. Ontem o Bandeira justificou o dinheiro que recebeu para sustentar as três mulheres oficiais que tem e uma catorzinha. Bandeira é uma vergonha para quadros nacionais formados na antiga URSS.

  6. img
    EX Responder

    Muito bem, esta publicado o resultado final, o segundo Candidato não demonstrou interesses em participar na segunda volta porquê?
    Porque a CNE deixou de ser Credível, o que vão fazer com esse Presidente que perdeu legitimidade depois de cometer uma tremenda barbaridade. Ele devia ser chamado ao Ministério Publico para prestar esclarecimentos sobre o sucedido, ou vai ficar dito pelo não dito.
    ja que não haverá uma segunda volta, então deixemos como esta e depois logo se vê.

  7. img
    Quilixe Furtado Responder

    Vergonha nacional e intenacional Bandeira.
    O “pot de vin”, dinheiro tapou o sr vista ou que?

    • img
      Quitonje Sambwe Responder

      É uma pena ver esse pais a ser vendido,a necessidade e ambiçáo esta a provocar segueira aos intelectuais desse pais, mandaram os juisis incompetente para casa e só ficaram os corrupitos. bandeira é o primeiro juis corrupito a vender a nossa democracia.

      • img
        rapaz de riboque Responder

        cuidado com os erros corrupito não mas sim corrupto

    • img
      rapaz de riboque Responder

      dinheiro tapou senhor vista o que quero isso dizer? escreva de forma mais correcta

  8. img
    Fingido Responder

    Acho que só José bandeira que não viu a tamanha fraude que houve nessas eleições, deve ser cego, ou tem óculos sujos, ou precisa de lupa. José Bandeira é uma vergonha, uma tristeza o comentário deste senhor Patrice Trovoada já deve ter feito algum favor a José Bandeira, e fingir-se de cego perante uma fraude tão grande, só pode ser pagamento por esse favor. Tenho nojo de José Bandeira.

  9. img
    Teresa francisco de Jesus Responder

    Bandeira credo! Vosso não vale nada. Quando estavas na antiga URSS só andavas é a fazer bôbõ. Tua vida era só dançar e dizer “BATAria 24″. Está aí o resultado. Incompetência e desonestidade estão patente na tua cara. Bandeira é um homem sem qualidade, mesquinho, bajulador e sem principio. Agora é que ficou bem batente que este nosso tribunal não vale nada. O Bandeira ajuntou-se ao Patricde Trovoada e destruiu os seus colegas, inclusive um seu colega de idade e que estudou no mesmo país José Carlos. Por estas atitudes é muita gente fala mal de quadros formados na antiga URSS. Tudo só para agradar ao Sr. Patrice Trovoada. O Patrice Trovoada vai virar as costas ao Bandeira como virou para José Carlos.

    • img
      seabra Responder

      …não só ao Bandeira(o puxa saco),como aos : Afonso Varela,Abnilde,Agostinho,Lévy e outros tantos lacaios do PT. Quando o PT dar o fora,minha gente,os seus “mandibulas”vão-se encontrar com uma mão a frente e uma atrás,abandonados,desprezados,esquecidos do seu líder PT,que já tem tudo planeado,para cair fora,assim que obter o seu objetivo…fortuna.
      PT chegou paumerrimo a STP,alguns anos depois “tem fortuna” ( casas,milhões nas suas contas bancárias,etc,etc),sem herança,mas graças aos bens do Estado,desviados pela familia Trovoada,que nunca possuiu nada,para além de viverem às custas dos outros (Estado da Guine B.,por exemplo)…sendo assistido,em França,como asilados políticos,recebendo casa ,alocação financeira do governo francês,depois de terem feito um quadro preto e desgracioso sobre STP (populacao,política….) . Ousa depois regressar,enganar o povo que pintaram de gente ignorante e falsa,graças aos senhores Gabriel Costa,os Daio, campanha de comunicação Trovoada…estes individuos,também,não sao inocentes,contribuíram largamente,para a má situação pela qual se encontra o país.
      Hoje “as comadres se zangaram”! Tinha que ser…entre basofos e +++, um tem que ceder o lugar ao outro. Dois galos não podem cantar na mesma capoeira!

    • img
      rapaz de riboque Responder

      o comentário até esta agradável mas as frases muito mal construído

  10. img
    malebobo Responder

    este senhor é uma vergonha, o senhor não tinha outra hipótese se não defender o seu patrão devido os favores, bai democracia

  11. img
    explicar sem complicar Responder

    BANBEIRA,
    Кто тебя видел – кто тебя Видеть ! QUem te viu, quem te vê !
    Vc é a nossa vergonha enquanto profissional.
    Como podes vir ao público falar tamanha besteira e barbaridade dessa?
    Quando diziam em Moscovo que você gostava muito de copiar eu não acreditava.
    Agora vejo que que não aprendeu nada mesmo.
    Peça gravação em bruto a TVS para checar tudo.
    Tudo isto por causa daquela viatura que Patrice Trovoada te deu é que vieste ao público pessoalmente agradecer? Não esperava desta.
    Veio confirmar toda a tua podridão enquanto director da PIC.
    Você não vale mesmo “menos do que nada” enquanto profissional.
    Uma vez mais escuta toda a tua gravação.Peça a TVS, хорошо.

  12. img
    marta pina Responder

    Bandeira “Bateria 24″ também deve vir explicar oomo foi a compra da sede do ex-Benfica na mão do Ramy. Bandeira também deve vir explicar como o tribunal está a vender as casas para os juízes sem leilão.

  13. img
    João Bandeira Responder

    José Bandeira Juiz Presidente do Tribunal Constitucional é um grande incompetente é uma grande vergonha, mas o que é desses gatunos e pau mandados estará para vir, esse senhor hoje manha todos da família Bandeira de São Tomé e Príncipe e uma vergonha total, sem dignidade, falhado em regras e sem princípios, não tem valores morais nem éticos, sem carácter, bruto e muito ensibido, sem vergonha, não da nada, de todos os que passaram neste posto, esse veio para acabar com a justiça nesta casa, esse o seu valor é de 0,000000000000000000000000000000000000000000000000, agora é não temos como sair desta situação com um governo que não respeita a leis do país, sua Bandeira e o seu Povo faz o que lhe apetece e com esse Juiz pau mandado agora é que já não vamos sair deste barco sem rumo, estamos na eminência de ter aqui grandes traficantes de drogas, grupos terroristas e até vir sofrer atentados terroristas, tudo isso graça ao patrice seus paus mandado que já não olha para o país, mais sim, para encher seus bolsos e aumentar suas riquezas e o povo pequeno cada vez mas pobres e mas explorados

    Que Deus Salva SÃO TOMÉ NA MÃOS DESSES MALFEITORES

    QUE SÃO TOMÉ E PODEROSO E SANTO ANTÓNIO DE PRÍNCIPE NOS AJUDE E CORRE COM COM ESSES SENHORES A FRENTE DE DESISTE DO DESTINO DESTE MARAVILHO PAÍS.

    QUE FAÇA QUE ACONTEÇA UM MILAGRE E NOS SALVE EM NOME DO PAI DESTE POVO AMÉM, AMÉM….

  14. img
    João Bandeira Responder

    Que pouca vergonha, estado no Estado de decadência Judicial, ó bandeira e gente para ser Juiz do Supremo Tribunal, fala mal, ensibidor, sem carácter, pau mandado, não vale nadinha…..
    QuÊ…. poxa uma desgraça estamos mal, com esse elemento, sem escrupuloso neste lugar agora vamos afundar mesmo, com governo que não respeita sua bandeira não respeita Leis do pais, estamos perante estado de insegurança no pais
    agora que vai entra altos traficares de droga , individuo que são procurado internacionalmente vão entrar aqui, terroristas, e a qualquer altura podemos sofrer atentados, estamos agora dentro de um barco de de grandes negócios e fortunas, povo pequeno cada vez mais pobres mas enganados e explorados e os de poder mais ricos aumentado sua fortuna. estamos vendidos

    Que Deus Nos ajude e nos liberta na mão Governo, SÃO TOMÉ E SANTO ANTÓNIO NOS AJUDE EM NOME DESTE BELO PAÍS QUE ESTA A BEIRA DA DESGRAÇA

    AMÉM, AMÉM, AMÉM

    LIVRAMOS, LIVRAMOS, LIVRAMOS DESTE GOVERNO

    MOSTRA-NOS NOVO CAMINHO, FAZ UM MILAGRE NESTA TERRA,

    E NOS TRAZ ALGUÉM DE VERDADE QUE QUER AJUDAR ESSE POVO

    AJUDE-NOS, AJUDE-NOS, AJUDE-NOS E CORRE COM TODA ESSA MALDIÇÃO QUE PAIRA NO NOSSO PAÍS E A FRENTE DO DESTINO O PAÍS

    HOJE PARA SEMPRE AMÉM.

  15. img
    Filho do Povo Responder

    Eu gostaria de saber quanto custa o Sr. José Bandeira e quanto ele recebeu para tomar uma decisão desta forma. Sei perfeitamente que apesar de ele trazer consigo um óculo ele vê bem e ouvi muito bem. Mas sera que os dolares e euro feixou os olhos e ouvido dele?
    Suponhamos que sim. Mas a consciência onde ele deixou ficar no gabinete do Patrice Trovoada ou na sede do ADI?
    Homem você estudou para ser uma pessoa que com as suas decisões trazer paz e não o banditismo e Trovoadas para o seu país. Lembre disso e cumpre os seu dever como manda a lei enão pela quantidade de dolares ou euros que lhe são dadas. Amanhã quando você estiver numa cama enferno também o médico que lhe ira tratar ira perguntar onde é que esta os dolares ou euros recebidos quando vendeu a democracia no país, e o que você ira dizer?
    Vamos viver em paz neste pequeno país de paraiso e não dar possibilidades de entrar no poder burleiros e fraudistas que somente desejam vender este pequeno país e o seu povo. Sera que você tem medo de alguém e do poder que tem hoje? Se sim fala disso abertamente e não tenhe medo nenhum de ninguém.
    Eu nunca vi ua trovoada que foi boa para pessoas e para a naturesa. O Patrice Trovoada nunca deixiu de ser uma Trovoada em suas acções. Lá onde ele estiver tem sempre problemas, até parece que ele fez negócios com o diabo para vver. MA ele esqueceu como dise Jesus ao diabo neste caso que não sera alimentado somente com o pão, mas também das palavras de Deus.
    Sr. Patrice Trovoada, mesmo que a sua casa esteja cheia de dolares e euros, isso não sera suficiente para que você seja o dono desta pequena terra. Deus é muito bom de tal forma que le nos eguala em assuntos que pensamos que nunca nos ira tocar. Fiquem com Desus e que Ele nos abençõe a todos os Santomenses de consciência.

  16. img
    Qua Qua Responder

    Esse jornal é engraçado.

    Todos os comentários que é a favor do ADI tem sempre uma avaliação muito mais para ruim e todos os comentários que é contra tem avaliação muito mais para bom.

    No entanto o ADI ganha as eleições (kkkkk).

    Será que os clicks do telanón não estão sendo manipulados???

    Precisamos de um tribunal constitucional para verificar isso.

  17. img
    Sou Do ADI Responder

    Senhor Bandeira, o Presidente da CEN disse que houve falhas gravíssimas e deu alguns exemplos. E agora?

  18. img
    Zé Maria Cardoso Responder

    Que palhaçada?
    “Erro Emocional” dos derrotados. Palavras do juiz José Bandeira, presidente do Supremo Constitucional. Causa e efeito:
    Erro Emocional de Alberto Pereira
    Mais
    Erro Emocional de José Bandeira
    Igual:
    Erro Eleitoral em São Tomé e Príncipe.
    Com um antigo Primeiro-ministro de transição e Presidente de transição da Assembleia Nacional, só resta olharmos lá a frente. Na auto-estrada para o presidencialismo, por quanto tempo o Presidente da República de transição?
    Já não espanta o Erro de Evaristo para tudo sair ao bonito.
    Bem-haja São Tomé e Príncipe!

  19. img
    jojo Responder

    Primeiramente, o sr. presidente da comissão eleitoral deve demitir todos os membros das mesas onde ocorreram estas anomalias, demonstrando total falta de confiança nestes. Após isso, pedir a sua demissão tendo em conta que todos membros das mesas receberam formação para este acto eleitoral. A comissão e os seus membros não têm condições para continuar. Os votos da Diáspora e da zona de Maria Luísa conforme anunciados, deram vitória ao Evaristo. Se isto tudo era falso, então o problema está em todo sistema montado para haver desconfiança nestas eleições. O país não está preparado para qualquer acto eleitoral para os próximos tempos. O Parlamento, a Presidência da República, os Tribunais deve tomar uma posição firme para defesa da nossa jovem democracia. O Sr. Presidente da República deve convocar urgente o Conselho de Estado, para analisar esta situação e responsabilizar todos os actores que premeditadamente provocaram este impasse democrático. Os maiores responsáveis devem ser culpabilizados criminalmente interna e internacionalmente. Pela viva democracia santomense. Todos nós Santomenses temos uma palavra a dizer sobre este acto que manchou totalmente a nossa imagem como um povo anteriormente bem comportado, íntegro, lúcido. Como podem confundir número 116 com o número 1? Como podem ter uma data de publicação dos resultados datada do dia 15, quando o acto eleitoral foi realizado no dia 17 do mesmo mês? Bem haja a todos…

    1 0 Avaliação

  20. img
    Eusebio Neto Responder

    Acredito que o TC trabalhou sobre o que a CNE lhe apresentou. Se o processo já vinha viciado, pouco ou nada podia o José Bandeira e seus pares fazerem. Na verdade faltou coragem ou vontade ao TC para tomar a decisão que a verdade exige, anulação de todo processo. Mesmo o Evaristo Carvalho e homens como Salvador Ramos (MNEC), Diogo (PAN), etc estão envergonhados com a situação. Ninguém realmente sério e responsável pode ignorar o que, documentalmente foi denunciado pela Maria das Neves. Será normal ou pelo menos simples erro ou ausência de competência matemática registar 01, repito, 01 voto em vez de 117 que ela realmente conseguiu? O facto do relatório final dos resultados já ter sido elaborado no dia 15 de Julho, portanto, 2 dias antes do escrutínio é normal? Só desvaloriza todos esses indícios quem tem interesses pessoais a ganhar com essa demonstração de puro terrorismo político. E todos sabemos que o terrorismo nunca traz coisas boas para o pais onde ele consegue se instalar. Que ganhe o Evaristo, Pinto, Maria, etc mas que seja sem zonas opacas! Para terminar, importa chamar a atenção de todos santomenses e amigos de S. Tomé e Príncipe sobre o que nos espera. O nosso futuro está em perigo pois tudo indica que o pais corre sérios riscos de vir a ser mais uma nação a moda francófona. Pergunto a todos, qual é o pais da África de expressão francesa onde a DEMOCRACIA é verdadeiramente respeitada? Onde o Povo é que põe e o Povo é que tira? Qual deles? NENHUM! Somos todos chamados a defender a nossa soberania e o nosso poder de definir o que nos interessa e quem nos deve dirigir. Não é fácil mas temos que encontrar formas para nos defendermos desse complot que conta com apoio oficioso de países como Portugal que disponibiliza as antenas da sua Rádio pública para que o representante da ADI, Abílio Neto Neto faça sua campanha quando lhe apetecer. A classe política nacional seja da ADI ou de outros,a hora é para demonstrarem a vossa santomensidade o vossa verdadeira vontade para defender o vosso povo. O país é de todos nós, todos nós aqui nascemos e todos nós aqui merecemos terminar os nossos dias na mais absoluta paz. Serão santomenses aqueles que se um dia a coisa descambar, ele meter-se no avião para a Europa e deixar-nos aqui a nos matarmos uns aos outros?
    Meus irmãos, urge cortar o mal pela raíz!
    DEUS NOS ACUDA.
    Bem haja a todos.

  21. img
    Filho do Povo Responder

    Homem de Cabra e com a barba como um bode.
    Seja homem de verdade e não pessoa que só faz tudo somente por dinheiro e com medo de nãoperder o seu lugar quente de trabalho.
    Chega de defender aos malandros e faz tudo de acordo com a lei em vigor.

    • img
      rapaz de riboque Responder

      Homem de cabra ? que raio de escrita esta mais um comentador mal formado na escrita

  22. img
    joao almeida Responder

    so um burro nao vê q o BANDEIRA é burro.
    so um burro nao ve q o PATRICE é ditador.
    so um burro nao ve q O PATRICE vai transformar
    sao tomé e principe num inferno para os san-
    tomenses.
    QUE DEUS PROTEJA SAO TOME NAS MAOS DESSE LOUCO

  23. img
    rapaz de riboque Responder

    com muito respeito pelos comentadores mas como se escreve muito mal o português aconselhava a que os comentários fossem corrigidos antes de serem publicados é uma vergonha como se escreve

  24. img
    Socrates Responder

    Alguém consegue me explicar o que significa o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça ser ao mesmo tempo Juiz do Tribunal Tributário Nacional? Este é o Pais em que estamos. Enfim, Não havéra Justiça, não Haverá Paz, não haverá punidade, isto é uma bandalha, não haverá desenvolvimento neste País. Todos nós contribuimos, todos nós estamos a Contribuir para Desgraça desse País. O que falta em nós é a União. Nós Santomenses somos maus, vingativos, e no fundo so queremos prejudicar o próximo, enquanto os politicos passam vida e tempo a desgraçar esse Pais. ADEUS S.TOMÉ.

  25. img
    jojo Responder

    Caros analista….

    Total de eleitores Santomenses
    Evaristo de carvalho obteve 34522 votos

    Apenas 31,04% dos Eleitores escolheram Evaristo de Carvalho PR.

    Logo, 68,96% dos Eleitores não escolheram Evaristo de Carvalho para Presidência da República, o que representa 76.700 Eleitores…

    Isto significa muita coisa.

Deixe um comentario

*