00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Evaristo anuncia nova era

O resultado provisório da segunda volta das eleições presidenciais de 7 de Agosto, divulgado pelo Presidente da CEN, não trouxe surpresa. Evaristo Carvalho único candidato à segunda volta das eleições, é o novo presidente eleito de São Tomé e Príncipe.

Na noite de celebração da vitória, através de declarações serenas, como foi o seu discurso em toda a campanha eleitoral, sem declarações inflamadas, anunciou a abertura de uma nova era para São Tomé e Príncipe. «São Tomé e Príncipe, precisa de uma nova era de trabalho, uma nova era de mãos dadas com a coesão política e a estabilidade governativa todos temos que trabalhar para fazer o nosso país avançar», frisou o Presidente da República Eleito.

No dia 3 de Setembro Evaristo Carvalho toma posse como o quarto Presidente de São Tomé e Príncipe no regime democrático implantado a partir de 1991.

Abel Veiga

 

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Antonio Passos Responder

    Eu espero que ele seja um verdadeiro presidente de todos os Santomenses. E para provar isso, ele deverá ir buscar quadros de todas as sensibilidades politicas para o seu staff, caso contrario confirmará que será mesmo um pau mandado.
    APassos

  2. img
    STP Responder

    Nova era de comédia grátis.

  3. img
    Mikayl Barros Responder

    Só tenho que felicitar do Dr. Patrice Trovoada e Dr. Evaristo Carvalho, pela vitória conquistada, uma vitória que será de todos santomense, e que o país e seus povo seja o maior vencedor desta vitória.

    Desejo, sucesso, progresso, paz, tranquilidade e prosperidade durante todo o tempo da sua governação assim como desejo o mesmo ao presidente eleito.

    • img
      Lupuye Responder

      Xeeeee, agora toda gente e Doutor? Eu pensava que para se ser doutor era necessario doutorado ou pelo menos licenciatura. So porque o homem vai ser presidente e doutor? Credo pais.

  4. img
    Dionisio Pires Quaresma Responder

    Ele é muito submisso ao Patrice, para ser independente.É preciso ter ideias próprias-liberdade de pensamento para tal e ser financeiramente autónoma.
    O Kota quer terminar os seus últimos dias na paz do senhor, achas que não será um Pau Mandado?
    Estamos tramados VER para CRER.

  5. img
    oraviva Responder

    Os meus parabéns senhor Presidente Evaristo Carvalho.

  6. img
    verdade Responder

    Seja agraciado, estimado o nosso actual presidente.Quero parabenizá- Lo como Chefe do Estado sao-tomense a ser investido em Setembro deste ano.Nao se consegue agradar a todo mundo, o importante é usar a sua magistratura de influencia pra ajudar o governo a trabalhar rumo ao progresso de tds sao- tomenses, dentro e fors do país.Viva a democracia, viva o ADI, viva Sua Excelencia Dr. Evaristo de Carvalho! Viva familia ” Martins de Madre Deus” e ” Carvalho”.

  7. img
    Descamisado Responder

    Não consigo felicitar o eleito que ainda não é eleito
    Estas eleições são politicamente nulas.Trata-se de uma crise política gravíssima e profunda à base de umas eleições e que está ainda por resolver. É imoral essa atitude em aceitar ser Presidente da República Democrática de S. Tomé e Príncipe. Pessoalmente entendo que o senhor Evaristo de Carvalho deveria ter a coragem suficiente um homem com uma dignidade, respeitado em não aceitar esta eleição. Se houvesse uma maioria votante e minoria abstenção, aí sim. Tudo bem.Ora vejamos o quadro das abstenções:
    Distrito de Água Grande 55,5%
    ” ” Cantagalo 41,1%
    ” ” Cauê 42,6%
    ” ” Lembá 52,0%
    ” ” Lobata 46,9%
    ” ” Mè-Zôchi 47,6%
    Região Autônoma do Príncipe 60,4%

    O nosso Primeiro Ministro nem sequer esperou que o Tribunal Constitucional se pronunciasse sobre as irregularidades, em que, quase 60% dos eleitores viraram às costas a farsa eleição Presidencial. O senhor Primeiro Ministro está tão confiante do seu amigo José Bandeira e já veio proclamar que o senhor Evaristo de Carvalho já é futuro Presidente da República Democrática de S. Tomé e Príncipe.estando ele acima da lei Democrática e a Independência das mais Instituições deste San Tomé Todo Poderoso
    Foram detetados monstruoso erros protagonizados pelo processo eleitoral.
    A Sociedade Civil peça encarecidamente ao senhor Primeiro Ministro para respeitar o cidadão Manuel Pinto da Costa que se encontra sossegado no seu cantinho,como o homem de Estado que é ,e também como o Presidente da República que exerce, quer gostemos ou não dele.
    O cidadão Pinto da Costa não exerceu o seu direito de voto, porque desde a Primeira hora, tanto ele como a cidadâ Maria das Neves impugnaram em se aceitar estas eleições com tanta irregularidade denuciada posteriormente pelo próprio Presidente da Comissão Eleitora. Só não viu o Juiz senhor José Bandeira e o próprio Governo.
    Com todas estas anomalias e o quadro das abstenções, votos nulos e votos brancos, o senhor Evaristo de Carvalho não tem legitimidade para ser o Presidente de todos nós e representar S. Tomé e Príncipe, porque logo a partida os organismos Internacionais e Nacionais não lhe vão dar crédito´
    Muita atenção senhor Bandeira e seus pares, não se deixem se levar pela ambição e pela pressão política. Saiam bem na fotografia. Está em causa o País que tanto nos amamos. Não criam divisões na nossa Terra.

  8. img
    FÉDÉ KÁ DÓXI Responder

    Espero que com o poder absoluto, não faça o que fez na Brigada de Fomento Agro-Pecuária e depois para dar uma de doido, como havia feito.´Meter mão na maça. Pau mandado, vai ser sempre e ainda mais como chegou a sua vez para vir mostrar a cara.

  9. img
    rapaz de riboque Responder

    Tudo tem o seu fim chegou o fim do ciclo do Senhor Pinto da Costa o dito PAI GRANDE como é conhecido por alguns , só espero que a nova democracia em S.Tomé traga bons resultados e que tudo mude para melhor

  10. img
    Filho do Povo Responder

    Parabéns a vocês e principalmente ao Patrice Trovoada, porque o vencedor é ele hoje e ele mostrou que ele e que manda nesta terra hoje e todo o resto não vale nada. Hoje no nosso país quem tem mais dinheiro tem mais força como política e como legislativa. Este senhor será um Presidente nas mãos de Patrice Trovoada. Ele só fará o que o seu chefe ira lhe dizer e indicar e mais nada. A situação em São Tomé ficara dentro de pouco tempo ainda pior, porque eles irão primeiramente desenvolver os seus negócios e só depois se sobrar para os sócios da ADI. O resto do povo ficara a chupar rebuçados que receberam no período das eleições Presidenciais.
    Mas Deus é muito bom. Vamos ver como isso ira ficar e como ira terminar.
    Estamos todos aqui para sermos testemunhas desta situação. Temos agora um país onde o presidente agora será também o Primeiro-ministro.
    Por outro lado ele estará a receber as suas % dos negócios e mais nada. Será um Presidente formal, nominal, mas as suas funções serão realizadas pelo Sr. Primeiro-ministro.

  11. img
    Juventude Consciente Responder

    Já não estamos na NOVA ERA declarada pelo Patrice Trovoada quando Venceu A LEGISLATIVA?

    Esta deve ser a Segunda NOVA ERA.

  12. img
    Paiva Responder

    Mas qual presidente de todos os Sãotomenses. Ele é pau mandado e será sempre assim enquanto Patrice quiser. Não é ele que decide, quem decide é Patrice Trovoada e ponto final.

    • img
      Idilson Responder

      Vamos parar com querelas o ADI demonstrou ser o mais forte curtam isso nada de bla bla bla parou chegou

  13. img
    Muala Cu Pena Responder

    Meu avô só presidente para família do ADI, Para devido efeitos não tenho presidente…

  14. img
    socope Responder

    Este senhor tem algo no bolso dele a esconder e grande. Pergunta-lhe o que não fez na era colonial. Se muita gente falasse…

  15. img
    Boca da Urna Responder

    Aconselho a cada político santomense ou a qualquer um fazer a seguinte experiência sugerida por Michel Gerber (MG).

    Imaginar o seguinte cenário: que esta a andar dentro de um quarto, dentro do quarto estão os seus amigos, familiares e conhecidos, quando chega no meio esta um caixão, quando vê para dentro do caixão esta um corpo e de repente você nota que este corpo és você, ou seja, esta a assistir ao seu próprio funeral.

    A pergunta feita por MG é que tipo de afirmações gostaria de ouvir as pessoas a dizer sobre o tipo de vida que teve, sobre que tipo de pessoa que foi, que tipo de contributo deu para São Tomé e Príncipe.

    De certeza que muitos não teriam respostas para esta pergunta. E de certeza que ninguém quererá ouvir dizer, este/ta senhor/a foi um grande malabarista, grande aldrabão, aquele foi Pau mandado, foi um bobo de presidente, deixou este pais de rasto, nunca cuidou dos filhos, grande ordinário/a, contrabandista, grande malvado, pedofilo.

    Tudo isto para dizer que “a herança que qualquer ser humano deixa na sociedade depende das escolhas que faz na vida e das suas atitude. Por isso, sr Evaristo scolha agora e escolha bem”..

  16. img
    Simplisidade dos anjos Responder

    Oraviva

    Teu lugar devia ser na cadeia, seu criminoso

  17. img
    surdo e cego Responder

    Simplesmente não haverá presidente da república.
    Não há presidente do tribunal supremo nem do tribunal constitucional.
    Não há presidente de assembleia nacional.
    Só há o HITLER DE S.TOMÉ E PRÍNCIPE o patrice trovoada.

    • img
      Idilson Responder

      Vamos parar com querelas o ADI demonstrou ser o mais forte curtam isso nada de bla bla bla parou chegou

  18. img
    Ageremli Responder

    O pais está perdido Aonde anda os formado desta província!!! A democracia está perdida!

  19. img
    ressurgir Responder

    “uma nova era de mãos dadas com a coesão política”……? Bôbo de ti!
    Quem vai dar mão a quem? PT nunca te vai chamar senhor presidente. Não vês como ele trata o PR da Assembleia? PT vai falar com outros partidos políticos? O dono disto tudo vai ser esse individuo que se da pelo nome de PT. Até um dia que o reinado dele terminar. A justiça divina tarda, mas não falha.

  20. img
    HOPE Responder

    Viva o Evaristo Carvalho, o novo Presidente eleito. Sera’ presidente de todos Santomenenses menos de um cidadao.
    Isso vai ficar na historia de Sao Tome…..
    La no futuro, ha 60 anos ou mais, o o bisavo vai recontar o drama :
    <<Era uma vez, ha muito tempo atras, houve um cidadao que, com mtos altos e baixos, com mtos zigue-zagues, falatorios dali e de acola, veio a ser Presidente de Sao Tome…..ao inves de dar e ditar ordens, recebia ordens do chefe do governo que, na altura, era mto forte monetariamente, dinherio "herdado" do seu pai que tb foi presidente de Sao Tome. Como o seu pai tinha conseguido o tal dinheiro, mto poucos sabiam e nao contaram a maioria…se contassem a maioria, ocenario seria diferente…o tal Evaristo nunca, mas nunca seria presidente..

    Continuacao

  21. img
    3 Responder

    Bom-dia senhor presidente ,eu sei que senhor dipois de tomada de posse ,nao esquesse de entrar na religiao (MUSULUMANO) porque senhor està ao lado de alguém que é e senhor deve também estar porque dentre em brevi todos simpatizantes de ADI vao entrar nestà religiao senhor concorda comigo? mais nao esqueçe que Saotomé é poderoso e é Santo vivo cuidado com brincadeira awooooo

  22. img
    Idilson Responder

    Vamos parar com querelas o ADI demonstrou ser o mais forte curtam isso nada de bla bla bla parou chegou

  23. img
    Eusebio Neto Responder

    Meu caro Evaristo Carvalho, é de lamentar que você se tenha deixado levar assim tão facilmente. O poder tem muita força mas, na verdade você jamais terá qualquer força frente ao líder do teu partido. Você não vai passar de uma rosa dos ventos ao sabor de uma ventania chama Emery Patrice. Quando isso acontecer, estarei aqui em S Tome para te exigir uma tomada de posição como nosso presidente. Na verdade tudo isso já é do conhecimento de todos santomenses, vamos ter um presidente da republica feito uma “mina quiá” do Emery. O que realmente me desafiou a escrever é o pedido em forma de ordem que o sr primeiro ministro lançou para o actual presidente da republica Pinto da Costa. Diz o Emery que o Pinto da Costa tem que ir a tomada de posse do Evaristo Carvalho. Só pode ser uma baixa provocação! Pergunto, como pode alguém responsável exigir ou pedir essa mudança ao PC se este não participou na segunda volta das eleições para não caucionar as frades reconhecidas pelo presidente da CEN, vir agora pensar em assistir a tomada de posse de um presidente que saiu dessas fraudes? Como poderá PC estar presente na tomada de posse do Evaristo depois do sr PM ter demonstrado todo seu rancor contra ele durante a campanha eleitoral?
    Pergunto mais, quando os governos do sr Emery Patrice caíram por decisão da Assembleia da Republica, onde esteve o sr Emery Patrice sendo ele um “grande” político? O sr Emery Patrice não esteve presente na tomada de posse dos governos que o substituiu bem como deixou imediatamente S Tome e Príncipe e foi viver nos países onde ele se sente bem. Como dizia na altura, não reconhecia os governos que o substituíram por isso não assistiu a sua investidura. E agora vem dizer que o PC deve estar presente na investidura de alguém que não reconhece ter sido eleito de forma transparente democrática e livre!? Sinceramente.

    No entanto quero avisar ao sr Emery Patrice que este povo não é nada burro!

    Que Deus nos acuda! ,

  24. img
    rapaz de riboque Responder

    oh EVARISTO tens cá disto?

  25. img
    Nuno Menezes Responder

    O que um Povo espera dos seus Governantes….!
    Um governo eleito pela Assembleia qual a sua vez é eleito juntamente com Presidente da Republica direitamente pelo Povo…..
    As Responsabilidades devidas ao Povo, quais seriam por parte dos governantes?
    Para mim este é o principal ponto alto de uma Democracia.
    Quando assim não é, não podemos falar da legalidade constitucional, respeito pela constituição, funcionamento da Justiça só quando nos convém…
    Mas a culpa é mesma a nossa….Começo por mim.Nós sabemos que o Governo, Assembleia, e o Presidente da Republica devem fazer para melhorar a vida do Povo. Mas omitimos acatar esta verdade e omitimos dirigir criticas no sentido de pressionar os Governantes olharem para os anseios do Povo.
    Nós cá fora somos a mesma imagem dos dirigentes que temos no Pais, por isso cada um de nós que entrou para o governo ,foi sempre igual aos mesmos que lá estiveram e estão.Assim continuaremos os mesmos ao não servir o Povo que afinal e era é o Propósito fundamental para um dirigente eleito num regime democrático.
    Hoje ha liberdade de opinião sobretudo através das Ferramentas virtuais a diferença da altura do regime do Partido Único, onde havia a repressão, e as informações eram censuradas e difundidas e consumidas através da única rádio estatal do então regime. Ou seja hoje temos meios suficientes para manifestar as nossas opiniões, praticar a nossa livre cidadania.
    A Diaspora sempre foi a retaguarda na transformação Histórica do nosso Pais, como foram os Movimentos da Libertação de Cabral, para conquista da nossa independência, e Multipartidarismo para implantação do regime democrático protagonizado pela RGB-Mov- Bafata nascida em Lisboa nos anos 80.
    O que assistimos hoje, na Diaspora é muito preocupante, o ferramenta virtual esta mal usado, os Blogs espalhados por aí que seriam instrumentos cruciais na expressão de uma cidadania independente e prol do Povo, contrariamente a este propósito são claramente Partidarizados, em base aos interesses pessoais e familiares, em detrimento dos interesses fundamentais.Assim contribuindo para uma Diaspora Doente, cansada, fragmentada, incapaz de projectar, formatar e assegurar qualquer ideia ou projecto que possa induzir uma transformação palpável no País.
    Andamos a “brigar” uns com outros por causas supérfluas, sem aquela força anímica e intuitiva que Cabral tinha que conseguiu induzir mudanças etc.
    É tudo isso que lamento. Lamento muito que a Educação que tivemos previlégio de adquirir na Diaspora relativamente a quem nunca saiu do país, não seja revertido em acções.
    Lamento Profundamente ver os Blogs discutirem, se Assembleia, Presidente e Governo tem razão quanto a expulsão dos 15 Deputados, aos invés de premer e lembrar aos Politicos sobre real propósito para foram eleitos….!
    Educação, Saúde do Povo? Gestão responsável dos bens públicos? Justiça Social para o Cidadão comum?
    Estou revoltada contra a nossa geração pela incapacidade de induz, inventar e pensar em Grande…..! Para onde vamos chegar se não pararmos e PENSAR?.
    Os blogs tenha a criatividades, ponha fim as hostilidades de uns aos outros, juntem esforços criem plataforma sério capaz de induzir as transformações reais NA TERRA. Obrigar deste modo os politicos cumprirem com os compromisso eleitoras.
    Os Exemplos não faltam, ha Países que estão ja andar com projectos modelo….
    Gambia ai ao Pé está implementar o Programa de Educação Free para todas crianças independente de estatutos dos Pais ….A Africa está atrasada na educação nós precisaremos disso para poder dar salto de qualidades, na luta contra ANALFABETISMO que é a nossa praga e praga de Africa em Geral..!
    Os nossos Politicos tem que ser responsabilizados, pois foram eleitos pelo Povo para servir o Povo, não para promover o empreendedorismo familiar a aproveitando o voto popular.
    A ser verdade, fala-se do que os Filhos do Presidente da Republica e do Presidente de PAIGC respectivamente que não eram Empresários antes destes ocuparem os cargos públicos, neste momentos são empresários de sucessos na Praça de Bissau, como é possível tudo isso ?
    Onde estão os crimes puníveis da acesso a informação privilegiada, e do tráfico de influencia ou concorrência desleal no mercado?
    Depois chamamos de Ditador o Sr Presidente de Gambia?
    Onde esta o exemplo, o que é que o população ganha ter politicos que temos? e nós o que estamos a fazer contra isso?
    Eu sei que o nosso silencio ou a nossa omissão só conforta o comportamento dos nossos dirigentes em continuar marginar o Povo perante nossos olhos, e eu não consigo conformar com isso…..
    O Povo sabe que o seu subsolo não tem Ouro nem Diamantes, Petróleo etc. mas também SABE muito bem que o seu mar é rico em pescado, que as instituições que contribuiu a eleger como Alfândega que gera no bem ou mal um soma em dinheiro.
    Tambem o Povo SABE que o Governo não pode desculpar-se em ter que pagar salários de funcionários públicos, como sua incapacidade de acudir os anseios do Povo. Sabemos que a maioria de actual funcionários públicos são familiares dos membros dos sucessivos Governos do PAIGC E PRS e não representam nem 15% da População. Pois governar é muito menos do que só pagar salários.
    O Povo sabe igualmente que temos contrato com UE sobre Pesca no nosso mar, que anualmente encaixa uma soma acima de 9 milhões de Euros, e também SABE que ha licenças de Pesca emitidas que pescam o pescado vendendo no estrangeiro cujo dinheiros remetem para contas dos elementos do actual governo…..
    O Povo sabe tudo isso e nós também, omitir é como consentir e nós estamos a fazer o exactamente isso ao favor dos nossos políticos e contra o nosso POVO.
    Eu a partir de agora não quero ser mais cúmplice, espero que hajam mais Conterrâneos meus nesta luta…..
    Compartilhe se achar pertinente….

    Nuno Menezes
    (Londres Inglaterra)

    What a People expect their rulers ….!
    A government elected by the Assembly which in turn is elected along with President of the Republic uprightly by the People …..
    Responsibilities due to the people, which would be by the rulers?
    For me this is the main highlight of a Democracy.
    When this is not, we can not speak of constitutional legality, respect for the constitution, the functioning of justice only when it suits us …
    But the fault is our same …. start by mim.Nós know that the Government, Assembly, and the President of the Republic should do to improve the lives of the people. But we omit accept this truth and omitted direct criticism towards pressure the rulers look to the yearnings of the people.
    We out here are the same image of the leaders that we have in the country, so every one of us who joined the government, was always equal to them that there have been and will continue estão.Assim them to not serve the people and that ultimately was it is the fundamental purpose for an officer elected in a democratic regime.
    Today there is freedom of opinion mainly through virtual tools the height difference of the single party regime, where there was repression, and the information was censored and distributed and consumed through the only state radio the then regime. That is today we have sufficient means to express our opinions, practice our free citizenship.
    Diaspora has always been behind the Historical transformation of the our country, as were the movements of Cabral’s Liberation, for achievement of our independence, and Multipartyism to implement the democratic regime played by the RGB-move-Bafata born in Lisbon in the 80s.
    What we see today in the Diaspora is very worrying, the virtual tool is misused, the Blogs scattered around that would be crucial instruments in the expression of an independent citizenship and support of the people, contrary to this purpose are clearly Partidarizados, based on interests personal and family, to the detriment of the interests fundamentais.Assim contributing to a Diaspora sick, tired, fragmented, unable to design, format and ensure any idea or project which may induce a palpable transformation in the country.
    We walked to “fight” with each other by superfluous causes, without that psychic and intuitive force that Cabral had that could induce changes etc.
    It’s this that I regret. I’m sorry that education that had privilege to acquire the Diaspora as to who never left the country, is not reversed in shares.
    Deeply regret to see the Blogs discuss if Assembly, President and Government is right about the expulsion of 15 Members, instead of the Premer and remind Politicians on real purpose to have been elected ….!
    Education, People’s Health? responsible management of public goods? Social justice for the common citizen?
    I am angry against our generation by inducing disability, invent and think of Great …..! Where we will get if we do not stop and THINK ?.
    Blogging has the creativity, put an end the hostilities of each other, join forces to create serious platform capable of inducing the real transformations ON EARTH. Force thus politicians meet with voters commitment.
    Examples abound, there are countries that are already walking with model projects ….
    Gambia there the foot is implementing the Free Education Program for all children regardless of statutes Father …. The Africa is lagging behind in education we need it to be able to jump qualities in the fight against Illiteracy is our plague and plague Africa in general ..!
    Our Politicians must be held accountable, because they were elected by the people to serve the people, not to promote family entrepreneurship to taking advantage of the popular vote.
    To be true, there is talk of the Sons of the President of the Republic and President of PAIGC respectively who were not entrepreneurs before they occupy public office, this moments are businessmen successes in Bissau Square, as everything is possible?
    Where are punishable crimes of access to inside information, and trafficking of influence or unfair competition in the market?
    Then we call Dictator Mr President of Gambia?
    Where is the example, which is that the population gains have politicians who have? and we what we do about it?
    I know that our silence or our failure only comforts the behavior of our leaders to continue skirting the people before our eyes, and I can not comply with it …..
    The people know that your basement has no gold or diamonds, oil etc. but also KNOWS full well that its sea is rich in fish, the institutions that helped to elect as Customs that generates the good or evil one sum of money.
    Also the people KNOW that the government can not apologize for having to pay civil servants salaries, as their failure to address the aspirations of the people. We know that the majority of current civil servants are family members of successive governments of the PAIGC and PRS and do not even 15% of the population. For rule it is much less than just paying salaries.
    The people also know that we have agreement with EU on fishing in our sea, which annually fits a sum above 9 million, and also KNOWS Fishing licenses ha issued fishing fish selling abroad whose funds refer to accounts of the elements the current government …..
    The people know all this and we also omit it as consent and we are doing exactly the favor of our politicians and against our PEOPLE.
    I from now do not want to be complicit, I hope there are more Countrymen mine in this fight … ..
    Share to find relevant ….

    Nuno Menezes
    (London, England)

  26. img
    Pecador Responder

    Já não há desculpas.

Deixe um comentario

*