MDFM estende as mãos ao Governo da ADI para evitar a hecatombe total

O partido sem representação no parlamento, anunciou num comunicado da sua comissão política, que a situação do país é catastrófica e com tendência a agudizar-se cada vez mais. Por isso, estende as mãos ao Governo da ADI e a todas as forças políticas, para evitar a hecatombe. «O MDFM/PL disponibiliza-se em prestar o seu saber e sua contribuição para o bem estar e coesão dos santomenses e apela à todas as forças vivas da Nação, particularmente as forças politicas, a se juntarem em torno dos objetivos centrais do País para juntos, se tentar salvar São Tomé e Príncipe de uma total hecatombe».

O partido ADI que governa São Tomé e Príncipe desde o ano 2014 e com uma larga maioria no parlamento, é chamado pelo MDFM, a mudar a sua estratégia política, que segundo o MDFM, está a corroer a coesão nacional. «Um apelo particular é lançado ao ADI e seu governo no sentido de apagar da sua agenda os rancores, a arrogância e a politica de exclusão, flexibilizar a sua politica de retaliação e de hostilidade, congregando toda a família santomense, tendo como miragem única o bem-estar de cada santomense e o desenvolvimento do País. Pois que apesar de todas as vicissitudes, deve continuar bem acesa a chama da Unidade Nacional e dos demais objetivos de 12 de julho de 1975», refere o MDFM.

Toda a sociedade são-tomense e as forças políticas, são desafiadas pelo MDFM, a cerrar fileiras para juntos batalharem contra a desgraça, que se abateu sobre o país. «Lançar um veemente apelo a todos os decisores políticos do País no sentido de serem adoptadas medidas urgentes que visam estancar a drástica aceleração da pobreza, particularmente no meio rural, por um lado e por outro, a adoptar medidas que visam credibilizar o bom nome de São Tomé e Príncipe e o Estado de Direito Democrático quer no plano interno como externo», frisa o MDFM.

.

O partido político que foi criado pelo ex-presidente Fradique de Menezes, defende o fim da arrogância por parte do Governo, que deve ser humilde e transparente. «Instar o Governo e muito particularmente o senhor Primeiro Ministro a dar resposta às questões levantadas no Parlamento, nomeadamente o paradeiro dos 30 milhões de dólares emprestados a uma empresa chinesa, o montante de dez milhões do fundo de Taiwan, a forma como tem pago a vivenda de luxo no Vila Maria Vilage, os encargos das suas viagens aos estrangeiro, questões que o povo precisa saber, muito particularmente o Grande Povo, que o primeiro ministro preferiu rotular de Povo Pequeno».

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Antonio Rocha Responder

    Optimo. Esse espirito de se disponibilizar em ajudar para juntos melhorarmos o nosso S.Tomé e Principe é de louvar.
    Pelo menos este MDFM não ficou apenas nas criticas mas apontou uma forma de envolvimento colectivo para o bem estar de todos.
    Que prevaleça de facto o bom senso e o sentido de responsabilidade dos partidos politicos.

  2. img
    ADEUS A ULTIMO SUBREVIVENTE Responder

    Drº Adelino Lucas(MDFM PL) deixa o rei morrer na praia sossegado, os próximos embate eleitorais eles vão sair, meu receio são os lambe bota e tocadores de fanfara ( Levi,Abnildo, watson,Molela(secretario de Assembleia), Isabel Domigos, Afonso Varela) o bens que estão a adquirir a custa do Povo não vai perdurar, porque o rei vai pensar em fugir, sabes qual o papel do Rei neste momento? é provocar instabilidade, tumulto para sair(fugir) ileso como da primeira vez, e na minha opinião a oposição esta fazendo bom papel, ficam mais atento de forma a não deixar o bandido Fugir ele deve ser responsabilizado. prestar as contas antes de ir para Gabão e Portugal.viva Democracia.

    • img
      Vexado Responder

      Muito bem.
      Mais, “não foi por falta de aviso” como diz o anselmo ralph.
      Patricio andou a se exibir, alegando que “enquanto eu penso, eles andam a fazer bandidagens…” refereindo-se a oposição.
      Andou a escutar musicas atoa em frances, agora deixa-o ir em paz…para ir respirar novos ares…mas longe do povo santomense…by anselmo ralph…

      MDFM, não deve estender a mão. Deve fazer projectos leis e entregar na assembleia e não está-se a oferer como qualquer “uma”.

      O mais correcto e assetivo seria, convidar o Patricio Tempestade a se demitir por razões de incopetencia.

      Deve chama-lo de incopetende porque não soube levar stp ao bom porto.

      Por isso não é crime nenhum aconselhar o primeiro ministro a se demitir que é a melhor saída para o país, neste momento.

      NA escola ou passa ou chumba, sabe ou não sabe. Porque se assim fosse, o mdfm poderia ter um assento de leve na assembleia.

      Por isso, patricio tempestade, o homem que trouxe caos ao país, faz sai…

      • img
        Vexado Responder

        Correcões: Incompetência, incompetente

  3. img
    Candido Oliveira Responder

    Felicito o MDFM pelo teor da sua mensagem. Constatações reais e sugestão digna de mérito.
    Todavia não basta o MDFM como partido politico que é desenvolver as suas acçoes apenas em comunicados, entendo que a politica faz-se sobretudo no terreno junto da militancia, levando verdades e constataçoes.
    De qualquer forma é de felicitar esse reaparecimento do partido do Fradique, esse mesmo partido que deu ao ADI tudo o que o ADI tem hoje. Como partido politico o MDFM falhou demais no passado pelo que se espera que tenha aprendido a lição.

  4. img
    Foro de Ototo Responder

    Na verdade o melhor deveria deixar o rei morrer na praia como diz o “Adeus ao Ultimo Sobrevivente”, mas na verdade o país é de todos nós e todos nós sabemos que a degradação do país implica degradação da condição de vida de todos. Dai que ainda que com um pé atras, todos temos sim a obrigação de contribuir para que o país melhore a sua perfomance a todos os niveis.
    A titulo de exemplo, sou um funcionario aduaneiro e nunca vi as alfandegas do meu país passar por um periodo de crise como este. Bem espero que por aqui ainda se venham fazer uma verdadeira auditoria e todos verão. Na verdade todos precisamos dar as maos.

  5. img
    Paga Ngunu Responder

    Mas afinal o que se passa neste MDFM? Há informações de que o Minho Bola foi expulso como presidente do partido por má conduta, mas o comunicado do MDFM não traz qualquer explicação publica sobre o assunto. Ou será uma mera especulação a semelhança do que se foi dizendo em relação a Afonso Varela? Alguem poderá explicar isto?

  6. img
    Original Responder

    Numa altura destas,cuidado para os dois não irem ao fundo.Para ADI a oposição foi sempre lixo e sempre foi acusado de fazer oposição de forma irresponsável portanto se não fui valorizado outrora agora na recta final não vale a pena, sob o risco de quem está a afundar levar consigo o nadador salvador.É melhor ficar quieto.

  7. img
    Palaie Responder

    MDFM que se acautele. Cuidado para não tentar ajudar o outro mais uma vez e mais uma vez voltar a cair no burraco. Alias é bom relembrarem o passado que voces do MDFM ajudaram o Patrice a ser primeiro ministro, depois mandaram votar no ADI – a maior aberração de todos os tempos, e logo a seguir ADI vos passou a perna através de jogos politicos bem feitos com intrusos e espiões la dentro do vosso proprio partido. Pelo país devemos todos na realidade dar as maos, mas é melhor se acautelarem…

  8. img
    Reflexão Responder

    Não se conhece o verdadeiro bandido nesta terra. O país está independente há mais de 40 anos. Beneficiou de muitos apoios financeiros que poderiam ser canalizados para o melhor desenvolvimento desta terra mas enfim. Hoje temos no poder mais um bandido sim mais se tomarmos em consideração houve muitas continuidades das acções que até podem despertar outras atenções: Iluminação em muitos locais onde nunca se esperava; perspetivas de continuar a estender a rede energética para os locais onde nunca se sonhava, vias de comunicação renovadas e outra melhoradas rede de abastecimento de água potável mais abrangente etc. Entretanto creio haver muita arrogância no seio do Governo. Até parece q mesmo os ministros só ouvem do patrão e não têm direito às opiniões. E isto é mau para um sistema Democrático. Os partidos políticos da oposição querendo ajudar o governo transparecer as informações clamam, mas não há resposta. Isto porquê? Ñ são apenas os partidos q querem conhecer o destino das verbas entradas ao país, o povo principalmente. Há funcionários q até ao momento ainda não receberam o seu salário. O povo está a cada dia mais pobre e com mais despesas em tudo ou quase tudo: Não imaginem como os pais estão aflitos com os custos para tratarem os documentos para matricularem os seus filhos? Etc, Etc Etc. Quanto Custam as consultas atualmente? Foi com muita emoção que uma grande parte deste povo foi ao Aeroporto receber o senhor PT. Foi um luxo julgo. Agora procure demonstrar este luxo fazendo coisas q levam o povo a dizer valeu pena e a não perder esperança.

    • img
      Vexado Responder

      Nem mais! Foi um luxo e pode voltar a repetir, se o povo quiser.
      Basta convocar esse mesmo povo, para ir buscar Patrício tempestade no palácio do governo e levá-lo até o aeroporto, com bilhete só de ida.

      Ajudava bastante a resolver o problema do país, visto que a força do bloqueio é Patrício tempestade, como afirmou e bem kinei dos santos ladrão da câmara municipal de água grande.

  9. img
    Bartolomeu Diaz Responder

    Meus parabens ao MDFM. Isto sim e fazer politica responsavel, exigindo verdades, alertando para os males e pensando no bem estar futuro do pais.

  10. img
    Homem Grande Responder

    O ideal Sera o Dito Cujo, cumprir o Mandato até ao fim.
    N vá ele sair em grande como vítima!
    Depois de regime único, não tenho em mente nenhum outro partido que tenha governado com apoio Total do Parlamento, da Presidência, etc, etc
    Terá que se apurar quem é realmente a força de bloqueio tão mencionada em tempos atrás, e isso só sera feito no fim, Balanço Geral… Daí ele que cumpra o mandato até ao fim, juntamente com todos os apoiantes, adjuntos, acessores e os demais…
    No fim, todos irão para Balança

  11. img
    Vicente Responder

    Afinal de contas o MDFM não está pedindo nada que os outros partidos políticos com assento parlamentar não fizeram no parlamento. Até parecia que Patrice nem esteve lá. Enquanto os deputados falavam ele brincava com telemóvel. Qual foi a resposta que deu? Preferiu responder para o estrangeiro. MDFM sossega. Prepara para as URNAS e não procure protagonismo para a causa perdida. Dizia o meu Avô: ALA Trovada léma, bô zuga lemunha buta,quê plé bô dêcê, cuma bô cá dêcê? Shina landa.

  12. img
    Antonio Rocha Responder

    Muito bem, muito bem MDFM, é bom despertar mesmo porque todos nao podem estar a dormir, enquanto ADI vai dando seu show. Este país vai de mal a pior. Na verdade a vossa governação em coligação com PCD não foi tão má. Portanto seja louvado o vosso despertar.
    Hoje mais do que nunca, nós do Mé-Zochi estamos convosco.

  13. img
    Alberto d' Oliveira Responder

    MDFM não poderá fazer nenhum enquanto os Judas, Patrice Trovoada e Américo Ramos trairem São Tomé e Príncipe e os filhos desta maravilhosa terra. ADI traçou Política de exclusão neste país. O pior primeiro ministro e o pior ministro das finanças, comércio e economia azul que já tivemos em São Tomé e Príncipe. Financas pública está de rastos e precisa-se de resgate. E nesta hora Patrice Tovoada está de viagem com dinheiro do contribuinte, vais visitar mulher e filhos no estrangeiro. Que demagogia….

  14. img
    FCL Responder

    MDFM diz ao ADI junte -se a nos..

    .Pará um bom entendedor poucas palavras bastam…

  15. img
    Netinho castro Responder

    A partida sou apolitico. Mas sou daqueles que acredita que o mdfm em termos de partidos de mudanca pode ser alternativa ao ADI, se bem que duvido que ADI venha a perder as proximas eleicoes sejam elas quais forem. O mlstp nao esta em condicoes para nenhum pleito eleitoral. O PCD foi o judas quw juntou.se ao mlstp e distruiu um projecto de mudanca projectado por fradique menezes. Em resumo, viva o mdfm pelo seu despertar.

  16. img
    Felisberto Santo Responder

    Este governo nao precisa que lhe estiquem a mao. Como pode um governo com maioria parlamentar, com o Presidente da Republica que de todo nao funciona como forca de bloqueio nao governar o pais e nao implementar o seu programa?
    So por incompetencia, inabilidade politica ou falta de qualquer programa de gorvenacao. Ou muito me engano ou estamos perante o principio do fim do ADI e do PT que nao passa de um vendedor da banha de cobra. Que Deus proteja Sao Tome e Principe

  17. img
    FCL Responder

    Do PR para a secretaria
    PR -Marque uma reunião com o Patrice Trovoada para sexte feira.

    S- Mas sr PR sexta se escreve com s o com c.?

    PR – eu nao sei, então marca para quinta.

Deixe um comentario

*