Sociedade

Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação funciona fora da lei?

A interrogação surge na sequência das denúncias de mal-estar e tensão, que alegadamente dominam o sector sob tutela de Carlos Tiny. Dados recolhidos pelo Téla Nón indicam que o Ministro Carlos Tiny(na foto), está a promover uma política de marginalização dos quadros seniores do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Recentemente, segundo a Fonte do Téla Nón, o Ministro de Tutela nomeou a senhora Lurdes Salvaterra como adida comercial na Embaixada de São Tomé e Príncipe em Angola. Facto que o Téla Nón confirmou junto ao Ministério.

No entanto quadros seniores da diplomacia nacional, contestam a nomeação porque o Estatuto da Carreira Diplomática não prevê este cargo. Mais grave ainda é o facto do Tribunal de Contas não ter visado tal nomeação. Os quadros que estão revoltados, dizem que Lurdes Salvaterra foi nomeada simplesmente por razões partidárias e de amizade.

Os quadros seniores da diplomacia são-tomense, não escondem a insatisfação pelo facto do Ministro Carlos Tiny, ter nomeado figuras políticas para ocupar as embaixadas no estrangeiro, e sentem-se chocados com algumas situações que têm ocorrido nos últimos dias e que põem em causa o estatuto da carreira diplomática. «Por exemplo, o senhor Jorge Amado, que foi nomeado embaixador de São Tomé e Príncipe em Taiwan, abandonou a embaixada e está aqui no país a fazer campanha para o seu partido, mais concretamente no círculo eleitoral de Cantagalo», afirmou o quadro que pediu anonimato.

A acção política do embaixador Jorge Amado no terreno da campanha eleitoral, é um facto, testemunhado pelo Téla Nón. Há mais de um mês que o embaixador Jorge Amado, está no país em mais uma batalha eleitoral. Uma atitude que fere o estatuto da carreira diplomática, garantem os quadros seniores do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

Para demonstrar que o Ministério dos Negócios Estrangeiros sob tutela de Carlos Tiny, acabou por mergulhar-se numa grande crise, os quadros seniores, pediram que o Téla Nón publique a carta do colega Francisco Carlos Afonso Fernandes. Quadro Superior do ministério dos Negócios Estrangeiros, que foi alegadamente injustiçado pelo Ministro Carlos Tiny. Para ler o conteúdo da carta clique sobre …..CARTACarta_MNE_FF

O ministro Carlos Tiny prometeu para breve uma reacção em relação a tais denúncias.

Abel Veiga

    38 comentários

38 comentários

  1. Manuel Jorge

    9 de Julho de 2010 as 15:07

    talvez seja o principio de uma revolucao em sao tome e principe com o sangue novo.

  2. plama cedo

    9 de Julho de 2010 as 15:16

    Quem são esses quadros sénior. Eles têm medo de dar cara??????

    • Leve-leve

      12 de Julho de 2010 as 9:44

      Senhor PLAMA CEDO DEVIA MAZE EH CALAR porque simplesmente nao entende nada.
      Es maze outro velho do MLSTP que nao e nunca quer dar espaco a novos quadros. Vc e mais outros cambardas dos velhos sao obstaculos do desenvolvimento do pais. Deixa carpinteiro ser carpinteiro, mecanico ser mecanico, vianteiro ser vianteiro, sapateiro ser sapateiro, professor ser professor, ministro ser ministro, medico ser medico, economista ser economista, jurista ser jurista, mae ser mae, pai ser pai, filho ser filho, pedreiro ser pedreiro, diplomata ser diplomata, etc…e se assim for, mande o sr. Carlos Tiny ir maze ao unico hospital de S.Tome dar injecao aos pacientes, e deixe Ministerio dos Negocios Estrangeiro a quadros do Ministerio, a gente com qualidade e com conhecimento das politicas internacionais e nao gentes que sabem apenas carregar malas de dolares como tem sido muitos casos em STP.

      Fui……………..

  3. Abel Martins

    9 de Julho de 2010 as 15:24

    que vergonha pra STP.

  4. Oracle Paul

    9 de Julho de 2010 as 15:38

    bandalha total!

  5. cubano

    9 de Julho de 2010 as 16:13

    La vêm vocês com invenções, deixem o Tiny em paz. O Fradique nomeou uma tal senhora Administradora do Banco Central,a tal Fatma que foi Ministra de Educação e ninguem disse que há crise no Banco Central. Aquele Banco que serve de refugios para os que foram membros do governos. Todos e todas estão lá.( Maria das Neves, Maria de Carmo, e outras Marias mais…) O senhor Fradique nomeou Carlos Simão como Presidente do Conselho de Administraçao da Zona França e ninguem disse que há crise. Em sTP todos querem tachos. São uma cambarda de incompetentes e querem esconder atras dos cargos, com gravata e casaco. A cabra come lá aonde está amarada.

    • VÓS DE CUBA...

      10 de Julho de 2010 as 0:59

      Olha, meu irmaõ das terras revolucionarias, Saó Tomé tem que mudar, ou seja temos que mudar as idiologias la existentes…Um país soberano de direitos democraticos, os dirigentes fazer do mesmo sua casa, seu sapato e seu carro, e aonde resta para que o povo possa comer algo também? Muitos compatriotas nossos regresaraão ao país estao la sem emprego, digo e os outros que também viarao de outros paises que encontrao na mesma situaçao digo, naõ os dao emprego…Isso é licito, mientras tanto muitos têm de uma so vez dois taxos…Nem o Fradique teve moldura numa reuniao dizendo “Se nao ha emprego vaão trabalhar campo”, Quer dizer mientras uns gosaão outros sofrem.

      O dia do colapço daquilo muitos vao chorar como uns ja virao um dia sua faisca no ar…

      Un Saludo Revolucionario.

      http://WWW.XXXX.COM

  6. maria

    9 de Julho de 2010 as 16:15

    Banco central é casa das marias. ELas safam-se bem nos esquemas.

  7. Leopardo

    9 de Julho de 2010 as 17:03

    É só tacho …. não preocupem, falta pouco para esse ministro ir para rua… continuem a denuciar esses bandidos.

  8. cesarjesus

    9 de Julho de 2010 as 17:11

    Existem governantes em STP que acham-se insubstuitiveis…dai comportam-se como tal, e o Pais cada vez vai a fundo,por vinganca ou mera forca de Poder de certos elementos Politicos…Espero que nesta eleicao k se aproxima ganhe um partido com caras bem novas, pois precisa-se de uma reestruturacao de quadro Politico de STP…Se os que la estao aprenderam com tempo e ate agora nao fizeram nada, pode-se muito bem comecar agora tambem com novos elementos tavez com melhor visao de actualidade e fazer mais coisas em menos tempo! Precisa-se pessoas com dinamica e com vontade de mudar esta rica ILHA MARAVILHOSA, e que veja de uma vez por toda por esta POPULACAO empobrecida cada vez mais por sucessivos Governos!!!

    Forca Povo STP…

  9. jaka doxi

    9 de Julho de 2010 as 17:27

    MEUS CAROS.
    DEPOIS DE TER LIDO ATENTAMENTE A CARTA DO DR FRANCISCO FERNANDES ENDEREÇADA AO MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS CARLOS TINY COM CONHECIMENTO DE TODOS OS REPRESENTANTES DE ORGÃOS DE SUBERANIA FIQUEI MUITO TRISTE E DESILUDIDO COM O RUMO QUE OS POLITICOS DE MEIA TIGELA ESCOLHERAM PARA O NOSSO QUERIDO SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE.
    É INADIMISSIVEL QUE UM MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS NÃO RESPEITE AS REGRAS DO JOGO DEMOCRÁTICO.
    CARLOS TINY DEVERIA TER VERGONHA NA CARA E DEMITIR-SE DO CARGO QUE OCUPA.
    A CONCLUSÃO QUE TIRO DE TUDO ISTO É QUE CARLOS TINY OCUPOU CARGOS NA OMS A CUSTA DE UMA GRANDE CUNHA.E POR ESTAR HABITUADO A VIVER A CUSTA DA CUNHA ESTÁ A MATERIALIZA-LO NO NOSSO PAÍS.
    COM ESSE TIPO DE GOVERNANTES O PAÍS NUNCA MAIS SAI DO FOSSO EM QUE ESTÁ METIDO.
    POR TUDO ISSO APETECE-ME APENAS DIZER O SEGUINTE:
    POVO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE SAIAM A RUA E PROTESTAM NO DIA DAS LEIÇÕES.
    TENHO DITO.

    • Hiostrelino Vaz (H. V)

      12 de Julho de 2010 as 10:59

      E U ESTOU INTEIRAMENTE DE ACORDO COM SIGO

  10. João gonçalves

    9 de Julho de 2010 as 17:42

    Será que se está desencadeando uma caça aos valores éticos/moral dos poucos quadros Nacionais que sabem se distanciar das querelas políticas e que primam pelo amplo conhecimento e saber fazer coisas em concreto.Isto porque está sobejamente conhecido que o meu caro amigo Francisco Fernades é um daqueles quadros que sempre soube demonstrar a sua competência naquilo em que está envolvido ou que venha envolver-se, por isso é lamentável a situação que muito bem soube narrar dos factos, e se efectivamente o Sr.Tiny opta por essa actuação, isto vem a comprometer a ele pessoalmente visto que se se recordarmos em tempos ele tinha sido quadro da OMS e que de certa forma não gostaria que fosse tratado desse jeito aquando da sua entrada para esse mesmo organismo, logo é incompreensível a sua tomada de posição para com o lesado Francisco Fernandes, pois foi mérito deste concorrer e sagrar-se vencedor nato do concurso, por isso deve-se dar valor a que os merece e não estarmos a desfraudar as espectativas de seja ele quem for quando os factos assim o indiciam.
    Isto mostra a grande incompetência da parte do Sr.Tiny em tirar pão da boca de quem tem fome e que soube lutar para os ter a boca,também demonstra a prepotência de certos políticos Sãotomenses que nada sabem fazer senão semear ódio e espalhar confusão entre as pessoas e quem sabe, dividir para reinar, por isso é que muito se questiona verdadeiramente do grande desnorteamento da classe politica Sãotomense,que só sabem em grande medida suplantar o terror, o medo, a incompetência, o amigismo e compadrinho do seu feudo,ou estamos com eles ou então somos pura e simplesmente extintos da sua rede cosmopolita.De tantos e tantos males que o Sr.Tiny tem feito e desencadeado entre os demais quadros Sãotomenses do deu seu pelouro de governação que ainda não bastou, por isso é necessário castigá-lo nas urnas como também nos Tribunais se é que estes também funcionam efectivamente.Chega de represálias as pessoas com dom de competência e maturidade naquilo que mais sabem fazer e demonstrar porque Stomé e Principe não é património de ninguém, mas Sim dos Sãotomenses sem diferença de cor, sexo,religião,cultura, entre outros e mais variados aspectos.É bom que cada um de nós os Sãotmenses reflectissimos sobre os nossos feitos e defeitos em prol duma Nação vencedora e ganhadora.Viva a democracia, viva a competência, abaixo a prepotência e arrogância.

  11. Pedro Sousa

    9 de Julho de 2010 as 19:44

    Pega numa arma e da-lhe um tiro na cabeça, grande abuso que esses ministrinhos anda a fazer em STP. Temos que fazer algo para acabar com esses atrivimentos

    • "Nós por cá e a nossa maneira"

      10 de Julho de 2010 as 12:26

      …….com este tipo de comentario incentivando a violencia é tipico de “Africanos” de algumas tribos que não evoluiram…….com o devido respeita pelo sua pessoa…………………..

      …….Isto é assim, esta assim e só vai continuar assim, se as pessoas em vez de exercerem o seu poder de voto consciente, votam apenas porque aquele lhes prometeu mundos e fundos…….eis o resultado!!!! A saldalhada politica, país sem rumo, e um popvo descrente num futuro melhor. Temos que incentivar a população no sentido de mudarem os comportamentos, de atitude,etc,etc, e começarem a pensar num São Tomé e Principe melhor,para quem lá vivi e com as suas respectivas familias Não incentivando a violencia que não os leva a lado alguem ,e só trazem de sabores e resentimentos…..

      • tagarela

        12 de Julho de 2010 as 10:13

        Com devida permissão, faço das tuas palavras, as minhas. Não se constrói nada com violência.
        É, no mínimo um comportamente anti cívico, para não dizer incentivo a prática de crimes contra a vida, àquele tipo de comentário. Viva Stp!!!

    • Hiostrelino Vaz (H. V)

      12 de Julho de 2010 as 11:04

      NA VERDADE ESSE NAO SERIA BELO PRINCIPIO A NAO SER NO SENTIDO FIGURADO MAS BEM MERECE ESSE TAL MINISTRO PAGAR PELO GRANDE ERRO QUE COMETE EMBORA ELE ENTENDE QUE O PAIS SEJA DELE.

  12. Eliel T.

    9 de Julho de 2010 as 21:37

    salve-se quem puder e quem tiver alguém que pode!!!

    esperar por um melhoramento da situação, é como estar à espera da chuva na gravana: inútil e decepcionante.
    quem ri por último é de raciocínio lento.

  13. Francisco ALVES

    9 de Julho de 2010 as 22:45

    Na verdade, O Preponente e incumpridor da Lei, tem discriminado os quadros seniores do MNECC pois tem medo da concorrència, escudando-se na promoção de =Sangue Novo». Fanfarrronices.

    Quanto ao caso da Senhora Lourdes Salvaterra, a mesma foi nomeada contra a vontade dos quadros seniores pois não tem perfil para desempenhar tais funções. È mulher de recados de Carlos TINY e com hábitos terríveis. Durante largos meses, os funcionários da embaixada viveram momentos de terror devido as práticas de bruxaria praticadas pela protegida do Senhor Ministro, até que pressionado pelos membros do Conselho de Direcçao e do PM, teve que dar um puxão de orelhas a bruxinha para parar um pouco. Continua ilegalmente na embaixada pois nem sequer foi ainda nomeada, mas aufere um salário e não passa de uma turista com o maior beneplácito do seu protector. A Minisra das Finanças está distraída? Talvez se o Grande Diplomata Francisco Fernandes gostasse de bruxaria e se prestasse a fazer alguns favores a Tiny, pudesse estar a ocupar o lugar do carniceiro Jorge Amado. Francisco Fernandes é um diplomata de carreira e pessoa de carácter firme por isso, assusta o Senhor de Almeirim que prefere mantê-lo na prateleira.

    OS FUNCIONÁRIOS DO MNECC REZAM PELO RESULTADO DAS ELEIÇOES, MESMO QUE O MLSTP GANHE….. FORA – CARLOS TINY

    • Pedro Sousa

      10 de Julho de 2010 as 13:32

      Já houve tempo em que Pinto da Costa, quis acabar com essa cultura de bruxaria em STP, teve gente que na aquela altura lhe chamou de ditador e persiguidor, mais devo dizer-vos que é por causa de estas porcaria que STP não vai a frente, as pessoas têm uma crença quase doentinha para bruxaria.. Pois assim vai o nosso STP.. Ministros bruxos, directores bruxos, jornalistas bruxos, professores bruxos são todos bruxos com objectivo de ter vida facil…..Viva o Trabalho a competencia… Abaixo facilitismos a custa dos favores de aqueles que si desfarçam de bruxos…..

      • tagarela

        12 de Julho de 2010 as 10:16

        Bruxaria? isso existe? Acreditar nisso é um retrocesso total. Viva Stp!!!

      • Hiostrelino Vaz (H. V)

        12 de Julho de 2010 as 11:09

        VOCE E O MAXIMO, ESSA GOSTEI, OS JORNALISTA SE NAO FOSSEM BRUXOS CERTAMENTE AS NOTICIA EXPOSTAS CONSEGUIRIA FAZER ENVOERGONHAR OS SUPOSTOS AUTORES DESSES ERROS

  14. Emilio T. Cardoso

    9 de Julho de 2010 as 23:04

    As aparências enganam muito
    Ouvindo as intervenções do Dr. Tiny, não podia imaginar que o mesmo pudesse ter um fundo tão mau. Ele esquece-se que tal como a Caravana, os ministros pasam e os quadros ficam. O Ministro Conselheiro Francisco Fernandes deverá levar adiante a sua luta pois todos os seus colegas, amigos e não só recohecem a sua comoetência demonstrada ao longo destes anos de trabalho. Afinal, qual tem sido o papel da Associação dos Diplomatas santomenses que não protege os interesses da sua classe? Nem sequer conseguem impôr a nomeação de um embaixador de carreira? A Carreira Diplomática não pode se transformar em palco de negócios de políticos sujos e desonestos como Carlos Tiny, que cria cargos ficticios a nivel da carreira e só promove incompetentes.

  15. VÓS DE CUBA...

    10 de Julho de 2010 as 0:45

    Estimados cuadros recens graduados,
    eis a razaõ pelas quais o nosso país
    naõ caminha para vermos bons horizontes futuros Porque o egoismo dos nossos dirigentes dizerem que os recens formados naõ terem esperiencias de trabalho, ou mesmo pelo facto de naõ nos
    deicharem entrar nos seus circulos e travar a corrupçaõ, nos tiraõ o poder, naõ nos deicha trabalhar como deve ser, quer dizer,” mando eu até aonde me der na gana!!!”
    Isto tem que acabar, o país e os sectores estatais naõ saõ de X nem de Beta.
    Nós os recens formados temos que abrir os olhos e demostrar na practica que realmente também sabemos trabalhar.
    Os obstaculos nos sectores publicos têm que acabar de uma vez por todas.

    • tagarela

      12 de Julho de 2010 as 10:26

      Qual é a razão de todo mundo querer entrar para o quadro da função pública? Creio que o desenvolvimento de outros sectores, nomeadamente o privado ajudaria e muito a suprir lacunas a nível de serviços que temos.
      Um país como STP não pode ter uma função pública que absorve todos licenciados. Onde está espírito empreendedor? Iniciativa, criatividade?
      Os recém formados devem reivindicar condições, apoio para exercerem as suas profissões, não exigir e esperar que o Estado os empregue. Os formados em direito não têm que ser todos magistrados, podem advogar, ser consultores, portanto profissionais autónomos. Os administradores e economistas, podem ter Empresas, dar consultorias, trabalhar em empresas já existentes e por aí fora…Vamos quebrar esse círculo vicioso de todo mundo entrar na função pública para depois entrar na política. Viva STP!!!

  16. reginaldo ferraz

    10 de Julho de 2010 as 5:04

    podem ter certeza que é a custa de cunhas do partido que professa que esse dito médico chegou onde chegou, pois a cara de ranhoso e as maos inábeis que possui que nem uma injeccao saberá aplicar enquanto médico, sao o aliciante do rosto arrogante e odioso que possui.

    a carta do vitimado é bastante elucidativa para perceber-se como sao aqueles governantes de meia tigela.

    seu bandido! me surprende como é que ainda nao saiste as ruas fazendo campanha junto ao teu sócio que deixou a embaixada em taywan vazia e anda na terra pregando discursos eleitorais( jorge amado).

    seus bandidos!

  17. Leonel Batista de Sousa

    10 de Julho de 2010 as 7:52

    Simplesmente arrepiante! Que imagem estamos a passar ao mundo!

  18. Fala verdade

    10 de Julho de 2010 as 10:33

    Epa estamos fodidos, por isso que eu digo VOTEM NO AURELIO SILVA, Ele acabaria com todos esses sacarnas porque tambem já foi marginalizado. O meu voto é para o Aurelio Silva só para acabar com essas injustiças
    VIVA STP

  19. Medeiros

    10 de Julho de 2010 as 11:33

    Nosso pais é uma empresa privada onde mandam e desmandam os Senhores ,,os grandes senhores …
    Povo põe ..Povo tira
    Mais sempre a mesma cara.. os personagens são os mesmos .JÁ parece novela portuguesa rsrsrrs

  20. Jorgek

    10 de Julho de 2010 as 18:48

    O Pessoal do MLSTP n tem escrupulos. como é possivel que um consul deixe a embaixada para fazer campanha no país!?
    É tudo um conjunto de coisas que tamos fartos nesse STP de “todos nós”. depois nao se queixem…

  21. Tolerancia zero

    11 de Julho de 2010 as 14:04

    Carlos Tiny ! dos maiores oportunistas que STP produziu….

  22. Berna

    12 de Julho de 2010 as 9:04

    Ao Senhor “Moderador”
    Clamorosamente foi suprimido o comentário que fizemos acerca desse caso.
    Aceitaria que tal acontecesse se tivesse usado linguagem inadequada ou ofensiva a honra e personalidade de visados.
    Bem, fica aqui expresso a sua/vossa tendência.
    Espero vivamente que publique o comantário feito a esse respeito.
    Aguardo.

    • Berna

      12 de Julho de 2010 as 13:54

      Errata:
      Onde digo “comantário” deve-se ler “comentário

  23. Só visto!!!!

    12 de Julho de 2010 as 11:11

    Não se pode esperar outra coisa de pessoas que só conseguem viver se estiverem no poder. Essa camarilha so pode ter esse comportamento, que é afinal o comportamento que lhes é caracteristico. Todos ja os conhecemos não só pela cara mas, principalmente pelas atitudes. Todos sabemos que o nosso S.Tomé tem sido governado por uma mafia bem estruturada com tentáculos em toda a rede estrutural do país e quem se fizer a margem dela será considerada “persona non grata”.
    Dou maior força ao Sr. Fernandes pela reveindicação dos seus direitos e não se deixe entimidar por nada. Tb ja sofri intimidações por reveindicar os meus direitos mas, n baixei os braços.
    S.Tomé está como está porque existe medo nas pessoas mas, como tudo na vida o que tem um começo tb terá um fim…
    A luta continua, a vitória é certa!

  24. Filho de Deus

    13 de Julho de 2010 as 11:10

    ISTO TEM SIDO PRATICA EM MUITOS SECTORES DO PAÍS E MAU MAS QUANTO A PRESENÇA DE JORGE AMADAO NO PAÍS, TAMBÉM SE PODE FALAR DO MANUEL DE DEUS LIMA ( MINHO ) O EMBAIXADOR DE STP NO GABÃO

  25. terra mae

    23 de Julho de 2010 as 8:13

    O nosso pais esta abarcando uma serie de calamidades,vandalismo e muita falta de senso comum ,ja nao ha respeito,moral,pessima governacao,eu nao sei o que durante esses 35 anos de independencias esses cabeceiros os dito cabeca de lista andan a faser,pena ne nos tambem nao fasemos nada por isso,veja so um pais tao pequeno nao entendo isso pa serra que tenhem medo dos sorrabotas desses desgracados kidaleo povo e… juntemo-nos e manifestemos nosso descontentamento nao indo as ileicoes.nenhum deles presta cambardas e verdade,noosso pais setornou numa empresa privada onde mandam e desmandam os Senhores ,,os grandes senhores …
    Povo põe ..Povo tira
    .
    tenho dito.

  26. terra mae

    23 de Julho de 2010 as 8:16

    deixem mais e o dr carlos em paz e se preocupen com otros demais governantes,que nada fazem pro bem estar do nosso proprio pais.

  27. Adriano Málé Bobo

    9 de Setembro de 2010 as 16:21

    Comentando a esplanação do sr.leve leve até certo ponto tem razão por que este senhor que foi ministro de negocio estrangeiro, é médico de formação, mas o que que este sabe da deplomacia, deveria estar no hospital central dr.ayres menezes a tratar dos doentes, ai sim estaria a dar a sua modesta contribuição como médico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo