Sociedade

Compra de consciência ensombra as eleições legislativas

Na Assembleia de Voto da zona de Bôbô – Forro, o Presidente da mesa de voto número 39, denuncia acto de compra de consciência há menos de 50 metros da Assembleia de voto. Segundo Jorge Quintas, numa residência próxima a Assembleia de Voto os eleitores estão a ser pagos para votar.

O acto de compra de consciência próximo a Assembleia de voto em Bôbô – Forro, provocou algum mal-estar. O Presidente de uma das mesas, teve que intervir para suspender a compra de consciência. «Tivemos conhecimento que pessoas estavam aqui perto, menos de 50 metros da mesa a pagar eleitores para votar. Pessoalmente desloquei para o local e vi um grupo de pessoas a receber dinheiro para votar. Umas vêm votar e depois vão receber o dinheiro e outros recebem e depois vêm votar», denunciou Jorge Quintas, Presidente da mesa de voto número 39 do círculo eleitoral de Bôbô Forro.

Segundo o Presidente da mesa o acontecimento de compra de consciência, vai ser relatado na acta que vai ser enviada a Comissão eleitoral Nacional.

Mas não é só em Bôbô – Fôrro que a compra de consciência, vulgarmente designado de BANHO, está a fazer história nessas eleições. O Téla Nón apurou que as forças políticas concorrentes as eleições de hoje, estão a investir capital forte para ganhar as eleições.

O banho está presente e poderá ser determinante no resultado final.

Abel Veiga

    19 comentários

19 comentários

  1. wite lima

    1 de Agosto de 2010 as 13:56

    Assim, mesmo que todas essas declarção bem clara os merdas e merdas de observador, dizem que não vê nada de banho,, isso é uma epocrezia, estão em STP de feria de Verão… Vão todo a merda os observador, que estão em STP, Com tanto banho na compra de votos.

    • black lima

      2 de Agosto de 2010 as 13:06

      Sr. wite lima! Modere a sua linguagem por favor!! Esta eh uma pagina publica!!
      Eh muito normal que os observadores internacionais nao vejam nada porque eles sao facilmente identificados. Sendo assim, basta aproximarem para os corruptos disfarsarem e pararem o “banho”.

      • Faustão

        3 de Agosto de 2010 as 8:50

        Não vêem. muito engraçado. São donde esses obsevadores internacionais?
        Quem tem financiado os banhos? Ou será que esses nossos partidos têm tanto dinheiro dos seus sócios e simpatizantes? Muito engraçado, até dá vontade de rir.

  2. Rocky

    1 de Agosto de 2010 as 15:38

    Vendem a consciêncIA POR TÃO POUCO! Ao invés de pedirem 50/100 mil Dbs para votar, deviam pedir estradas, água canalizada e electricidade!

  3. Principe Tom'e

    1 de Agosto de 2010 as 16:12

    essa massa vai recolocada pelo povo mas de uma outra forma.

  4. Medeiros

    1 de Agosto de 2010 as 18:48

    Até a onde vamor para com essa pouca vergonha .. o mais mais democratico do Mundo é o mais desorganizado tbm .. Fonix
    O Povo não tem culpa nenhuma ..porque se não tivessem necessidades tão profundas não estariam a venderem-se por migalias …
    :’):’):’):’):’):’):’):’):’):’):’):’):’):’)
    meu coração chora de tristesa profunda
    Dias Melhores viram

  5. DEMOCRATICO

    1 de Agosto de 2010 as 18:53

    ESTA É A CAMPANHA MAIS SUJA QUE EU JÁ VI . TUDO POR CONTA DO SENHOR FRADIQUE, ESSE QUE DIZ GOSTAR DO POVO SANTOMENSE É QUE IMPLEMENTOU ESTE ACTO EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE, E AI ESTA O RESULTADO… COMO AS BOAS COISAS AS PESSOAS NÃO COPIAM, SÓ AS MÁS,ENTÃO ISSO FEZ COM QUE TODAS FORÇAS POLÍTICAS FOSSEM POR ESSE CAMINHO , USANDO DINHEIRO PARA COMPRAR A CONSCIÊNCIA DO ZÉ POVINHO , QUE AMANHÃ VAI PAGAR POR ISSO , VAI CHORAS QUE OS ALIMENTOS DE PRIMEIRA NECESSIDADE SUBIU , QUE O COMBUSTÍVEL SUBIU. MUNDO FOI FEITO PARA ESPERTO , MAIS DESSE JEITO NÃO. ABRAM OS OLHOS MEUS COMPATRIOTAS 100 MIL DOBRAS NÃO TE VAI GARANTIR O TEU FUTURO MUITO MENOS OS 4 ANOS QUE ELES VÃO FICAR NO PODER , ELES SÓ PRECISAM DE VOCÊS HOJE E MAIS NADA , E ESTÃO A USAR VOCÊS, AMANHÃ NEM UMA BUZINA , NEM UM ADEUS, NADA AINDA MUITAS VEZES MANDAM POLICIA PARA BATEREM VOCÊS , QUANDO VOCÊS MESMO VÃO PROTESTAR POR ALGUMA COISA. ABRAM OLHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.

    VAMOS TODOS VOTAR NA MUDANÇA , E ESPERA PARA VER O QUE VAI DAR ….. ADI KARGA NELES.

  6. Edgar Faustino

    1 de Agosto de 2010 as 18:59

    Quando a avareza pelo poder se instala há variadíssimas formas de o alcançar, não se olhando aos meios para o fazer.Triste, é esse procedimento assentar na inexistente consciência das pessoas, potenciada por carências de varia ordem, que são aproveitadas por pessoas ligadas aos partidos, cujos escrúpulos deixam muito a desejar.Oxalá estas pessoas não alcancem os seus objectivos e o governo que destas eleições vier a ser eleito governe com verdadeiro sentido de estado e promova o bem estar social e um porfícuo desenvolvimento económico para São Tomé e Príncipe.

  7. Miguel pensador

    1 de Agosto de 2010 as 22:56

    O MLSTP é e será sempre o maior partido político de Sao Tome e Principe. Contudo as coisas estavam mal dentro do MLSTP. Rafael Branco foi o maior culpado pelo desire do MLSTP. Por isso senhor Rafael Branco cometa um pelo menos um acto digno na vida. Dimita-se da liderenca do partido e deixe que outras pessoas com amor a terra assuma o destino deste grande partido. Agora é o tempo de verdadeira reflexao interna dentro do MLSTP. Viva democracia, viva o MLSTP viva Sao Tomé Príncipe.
    Parabéns o ADI boa Sorte. Eu so do MLSTP, mas em nome de Sao Tomé e Príncipe desejo vos boa sorte.

  8. H.Leall

    2 de Agosto de 2010 as 8:14

    Na minha opinião este fenomino, conhecido de BANHO, é antidemocrático, fazem de tudo para terem o poder nas mãos, aproveitando das deficuldades que nós sentimos, desta falta de emprego, necidades financeiras, etc.
    Por outro lado acho que o nós tb temos uma grande parte da culpa, costumamos dizer que, que é bom aproveitarmos agora porque depois não vamos ver nada, e realmente não vemos nada, uma vez que vendedos o nosso poder por merecas, por uma cerveja, 50mil dobras, mas afinal, quando é que este povo vai acordar e tomar uma decisão em eleger alguma força com maioria absuluta??
    Meu povo, tomar banho agora é viver na lama durante quatro anos, mudemos de comportamento é o futuro dirá.

    Quanto aos resultados preeliminares, o ADI é um justo vencedor, todavia espero que não haja fraude nos resultados, colocando cada vez mais a democrácia em causa.Contudo, de antimão, vejo que esses resultados nos apontam para mais uma dessas lesgislação de instabilidade política no país. Uma vez que não vai ser nada facil haver uma incidencia parlamentar entre a ADI e os seus adversários directos. Mas, espero que as minhas previsões estejam erradas e que as forças vendedoras possam pensar no bem estar do país, desta forma deixando de lado as devigencias pessoais que manifestaram aos longo do mês passado.

    Termino por aí, desde já, não sou partidario, e não concordo com o DEMOCRÁTICO, quando ele diz que é o FRADIQUE DE MENEZES QUE INSTAUROU O banho no país.Por outro lado, acho que é não é de bom tom, falar do nosso presedente nesses modos, por mais que o desteste.
    H.Leall

  9. rochinha

    2 de Agosto de 2010 as 8:26

    só gostaria que as pessoas muderassem ms nas expreções obserna nos seus comentarios……..

  10. atencao!!!!!

    2 de Agosto de 2010 as 10:18

    amigo rochina, diz-se. obscena

  11. atencao!!!!!

    2 de Agosto de 2010 as 10:18

    correccao: amigo rochinha, diz-se: obscena.

  12. Boca de Mundo

    2 de Agosto de 2010 as 15:36

    O Procurador-geral da República sempre fala da corrupção, até já proferiu palestra sobre a corrupção eleitoral no IUCAI.
    Nessas ultimas eleições algumas denúncias foram feitas por pessoas idóneas, na qual os seus infractores podem muito bem ser punidos com base na lei eleitoral em vigor.

    http://www.telanon.info/politica/2010/07/26/4847/umpp-novamente-esmagadora-na-ilha-do-principe/

    http://www.telanon.info/politica/2010/07/27/4859/umpp-nao-perdoa-o-mlstppsd-pelo-banho-dado-nas-eleicoes-regionais/

    Se PRG não abrir o inquérito é porque não quer.
    Viva STP na luta contra corrupção.

  13. vedilson pinto

    3 de Agosto de 2010 as 11:11

    Sr. Wite Lima tens k saber oqui falas .
    Os observadores não são culpados de os partidos serem culpados de todos actos de vergonha para o país.
    Vamos moderar a nossa linguagem.
    obrigado

  14. Bilá Cabá Fono Pele

    3 de Agosto de 2010 as 12:25

    Rafél Branco é o maior culpado da Derota do MLSTP.

    Desde que entrou no governo como primeiro Ministro, meteu-se em todo escadalo de Corrupção.

    Rafel dimita-se

  15. Digno de Respeito

    4 de Agosto de 2010 as 5:58

    Antes, saudo á todos neste capítulo de opinião pública, além do hábito de leitura aprecio o interesse a vontade de todos pelas “boas práticas” que se fazem prevalecer. Se nesta página existe interecção, deve-se a existencia de leitores. Assim sendo, acaba por ser motivador para todos nós santomenses ou não pela existência de espaço como este.
    É sinal que o mentor deste projecto está de parabéns. Aproveito para sugerir ao colega Abel Veiga a possibilidade de criar uma melhor estratégia para dar maior visibilidade ao espaço “SONDAGEM” com temas (também) mais sugestivos para que a Opinião Pública seja mais dinamica e reflexiva.

    Entretanto, volto ao que diz respeito a este capítilo apenas para partilhar um pouco do conhecimento com todos interessados. Certo que não é novidade para que esteja por dentro do assunto (Relações Internacionais), quero apenas partilhar dizendo que não os “Observadores” Internacionais que devem estar mais atento a essa ou outras práticas deselegantes aos olhos da massa crítica. Pois, aprendi no âmbito internacional que apartir do momento que um país é independente e Suberado, ninguém mais do que o seu Estado deve fazer prevaler tal suberania, porque existe uma aplicação imperativa a chamada “não ingerência nos assuntos internos”. Aliás, não ajudei em nada pois isto é básico….

    Não são os vizinhos que devem cuidar da nossa casa(por mais que queiram), se não manifestarmos tal “vontade” o efeito é nulo ou quase nulo. Os nossos amigos, conhecidos e vizinhos ou até mesmo os familiares apenas nos ajudam e dão o sentido de orientação apenas e pouco mais que isso.

    Boa continuação a todos e um bem haja.

  16. costa

    4 de Agosto de 2010 as 20:13

    povo cao
    unha de fome
    sem caracter
    sem sonho
    sem visao
    ……..
    culpados nao sao os politicos

    o povo ‘e que ‘e o maior responsavel pelo seu sofrimento e do estado de pobreza

  17. tavares

    5 de Agosto de 2010 as 10:22

    SOu s.tomense tambem ja tomei parte em varias campanhas agora estou fora,o factor banha e um grave problema,se o povo parasse e pensasse um pouco vera que esses gojos so pensam neles,a gastar milhoes em banho sabendo que nx falta agua na zona tal,electricidade na zona tal, estrada na zona tal,ma educacao,saude pessima,agora me diz aonde estava esse dinheiro que estao a estragar e com falta de tudo isso?vamx pensar um pouco sao tomense abra os olhos eles vao tirar tudo em menos de um ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo