Governo reuniu-se com funcionários da justiça e Presidente do STJ

Governo reuniu-se com os funcionários dos Tribunais e do Ministério Público, em busca de uma solução para a greve que paralisou o sistema de justiça são-tomense desde 8 de Março. O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça José Bandeira e o Procurador-Geral da República Frederique Samba também marcaram presença na reunião, que decorreu no Palácio do Governo e Presidida pelo Primeiro-ministro Patrice Trovoada.

O Governo considera que o encontro com os funcionários e membros do poder judicial, serviu para pela primeira vez conhecer os contornos das das reivindicações dos funcionários.

A saída do encontro os representantes do sindicado dos funcionários judiciais, disse a imprensa que não fala sobre o resultado da reunião. Já a Ministra da Justiça e dos Direitos Humanos Ilza Amado Vaz, anunciou que os funcionários da justiça deverão apresentar ao Governo e já na próxima segunda – feira, uma proposta que possa resolver a greve que dura 30 dias.

Abel Veiga

 

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Vexado Responder

    É de salutar a reunião. No entanto, o facto de a reunião ter decorrido no palácio do governo demonstra subordinação da justiça perante o governo.
    Devia se escolher um lugar neutro para a devida reunião ou que decorresse no ministério da justiça.

    Isto vem demonstrar que o primeiro ministro é que manda na justiça.

    • img
      Falar Verdade Responder

      Senhor Vexado deixa de ser um Vexado.
      Não obstante a separação de poderes entre vários órgãos de soberania, nunca deixará de existir interdependência entre os mesmos.
      O Tribunal é um independente, pois apenas está sujeito à lei, e administra a justiça em nome do Povo.
      Mas, o Tribunal depende direta ou indiretamente do Governo em termos financeiros, visto que as verbas postas a disposição dos Tribunais são inscritas pelo Governo, através do Orçamento geral do Estado e Grandes Opções do Plano e submetidas ao Parlamento para efeito de Aprovação, que posteriormente remeter-se-á ao Presidente para Promulgação… Pois quem tem competência para executiva e o Governo. Quem deve criar condições de trabalho para os magistrados e os funcionários e agentes do Tribunal deve ser governo.
      Deixemos de críticas destrutivas.
      Fui…

  2. img
    ja nao era sem tempo Responder

    Agora sim o governo esta a porta bem. So nao percebo pk k o governo demorou tanto tempo para resolver esse grande problema. Sabendo k nao é permito o servico minimo nos tribunais.

  3. img
    forca Responder

    Vamos ver se o governo nao vai inventar nenhuma manombra dilatoria para nao cumprir a lei. Tenho fe e esperanca que o governo vai resolvee tds problemas da justica

  4. img
    aula Responder

    Parabens funcionarios e governo. Forca e mt boa sorte. O pais esta a contar convosco. Para que a liberdade, a justica e utilidade social seja pacifica para tds a justica tem que ter condicoes. Os funcionarios de Mp e dos Tribunais tb merecem trabalho digo e salario digno e condicoes de trabalho mt dignas, pois o cidadao qd vai a um tribunal ele tem que sentir que esta no tribunal. Meus senhores da os homens condicoes para o pais avancar.

  5. img
    ana Responder

    Paz e amor, com uniao e humildade o nosso pais vai avancar. Yes we ken, sim juntos podemos e devemos avancar.

  6. img
    Nuno Miguel De Menezes Responder

    Sao Tome e Princie sendo um Pais Pobre e Muito Pobre e eu concordo,e as pessoas que la vivem sabem disso, o governo neste ponto de vista deveria estimular, 1 ano tem 12 meses e nesse 12 meses o governo deveria estimular apenas no Natal os Funcionarios,uma grade de cerveja,arroz,batata,tudo que seja da alimentacao numa caixa para cada seu funcionarios.

    No Reino Unido Funciona assim No Natal, o patrao mesmo pagando os funcionarios durante 1 ano, ele oferece uma caixa com cerveja,bolos,wisky,e comida apenas no NATAL.

    Isso nao quer dizer que estamos a passar fome por ca,ou ele o patrao ve que estamos a passar fome. é apenas um estimulo que o ser humano necessita e sente bem, mesmo sabendo eles que Sao Tome e Principe é um pais Pobre,e os mesmos ficam alegre.

    Nuno Menezes
    Lincoln,Reino Unido
    Tel:00447534444170

Deixe um comentario

*