Peritos do Governo começaram a analisar garimpo do gasóleo

A Direcção Geral do Ambiente está preocupada com o alegado vazamento de gasóleo numa extensa área nos arredores da capital São Tomé. Uma equipa técnica do sector do ambiente esteve esta sexta – feira no local, para analisar a situação. Da mesma forma a empresa de electricidade EMAE, que tem a sua maior central térmica localizada nas proximidades do local, enviou uma equipa de técnicos ao terreno para investigar o caso.

Após a notícia veiculada na noite de quinta – feira, pela imprensa independente, pela primeira vez, peritos da empresa de electricidade se deslocaram a zona de Saton, para se inteirarem do problema que ocorre há dois meses e que ameaça todo o ecossistema da região.

garimpo 1Quadros técnicos da direcção do ambiente também foram verificar in loco, o espaço de garimpo de gasóleo. A Direcção do Ambiente disse ao Téla Nón que vai se pronunciar sobre o caso, após a recolha de elementos que possam esclarecer o que está a acontecer no local.

Os peritos da empresa de electricidade, a EMAE, recusaram prestar quaisquer declarações.

Os populares que continuam a extrair gasóleo do subsolo e no leito do riacho, dizem que para já a visita dos técnicos não trouxe qualquer esclarecimento.

Nesta sexta – feira o Téla Nón testemunhou o reforço do garimpo, e a extracção de dezenas de litros de gasóleo. Um dos homens que estava a retirar gasóleo de um poço aberto por ele mesmo, disse que na última semana, colocou no mercado 200 litros de gasóleo, extraídos das terras de Saton.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Martelo da Justiça Responder

    Isto está tudo mal contado…

  2. img
    verdade doi governo e adi Responder

    Fuga de gasoleo da central de santo amaro. Isto sim.

  3. img
    3 Macucu Responder

    Eu nao concordo com isto ,no nosso STP tem muita gente de mà fé se EMAE nao diz a verdade é porque existe um algo anormal que todos sabeém ,de certza que jà fizeram um boraco bém profundo até o local de Central ,para extraçao do mesmo produto e isto nao deu certo e Gasoleo està dibordando e està a correr por varios sitios que o estado faz uma boa invetigaçao para apanhar esses bandidos o gasoleo nao pode sair jà filtrado no chao é bamdidagem kkkkkkk Santomé ?

  4. img
    Nuno Miguel de Menezes Responder

    Alexandre Lyrio: Ver para crer, São Tomé tem vida nova

    Bem-aventurados os que creem sem ter visto. Um belo puxão de orelha de Jesus em Tomé, que só acreditou que o filho de Deus estava vivo depois que o viu de perto e tocou em suas chagas. Apesar de fraquejar na sua fé, Tomé virou santo. São Tomé. Virou, vejam só, bairro de Salvador.

    São Tomé de Paripe, Subúrbio Ferroviário. Dei um pulinho lá, ontem. Queria ver para crer. A própria comunidade local parecia não acreditar no que enxergava. Olhos octogenários como os do casal de aposentados Fernando Aragão, 87 anos, e Rosita de Souza, 85.

    Mesmo com o vento no final da tarde, meteram-se em casacos para conhecer de perto nomes difíceis: piso compartilhado, postes de LED, pista táctil. Foram tantas as promessas em décadas de abandono que Jesus perdoaria fácil a falta de fé do pessoal de São Tomé.

    “Aqui já passou tanto vereador, tanto prefeito prometendo melhorar essa área, que pra gente era difícil acreditar”, disse seu Fernando, que vive ali desde que nasceu. A praça principal agora tem parquinho, pista pra skate e bicicleta.

    “Isso aqui tava uma vergonha. Pouca gente frequentava. De noite ficava deserto”, observou a vendedora de algodão-doce Beatriz Costa, 46. Antes, só vendia o produto na praia. “Agora tem criança o tempo inteiro”.

    A carência por áreas de lazer é tanta que atraiu gente de outros bairros e até das ilhas. O gari Jair José dos Santos, 50, desceu do barco descalço e assim ficou. “Eu vim de Ilha de Maré só pra ver. Tá bonito demais, hein?”, deslumbrou-se. Todos tinham uma preocupação: como preservar isso tudo no lugar? “A comunidade tem que entender que isso aqui é nosso”, comentou a dona de casa Verônica Rios.

    Além de manutenção, os moradores também querem outras melhorias, como no sistema de transportes. “Só tem quatro linhas: Ribeira, Lapa, Campo Grande e Pituba”, contou nos dedos. E mais. O posto de saúde tem atendimento precário e o esgoto jorra em uma das praias mais lindas da cidade. Como São Tomé, o pessoal aguarda para ver mais mudanças. Tenha fé.

  5. img
    Pumbú Responder

    Mas o que é que se passa afinal????
    Será que a contabilidade da EMAE não deu contas de que o gasoleo estava ser perdido, ou seja que o consumo do gasoleo nos ultimos 2 meses aumentou drasticamente tendo em conta a quantidade dos geradores? Será que na nossa EMAE se faz inventario mensal do combustivel!!!! Ou será que a GESTÃO desta empresa é tão incompetente e cega? A DIREÇÃO desta empresa deve estar a dormir!!!!
    Com todo o respeito.

  6. img
    Rato Responder

    Kkkkkkkkkkkkkk, assim vamos nós, caminhando à passos gigantes, rumo ao Dubai…

  7. img
    Tati Responder

    Mais uma vez a culpa irá morrer solteira…
    Senão vejamos
    Gasóleo da Emae em bobo-forro é vendido à porta a 15.000std o litro, toda a gente sabe e nada se faz
    O roubo de milhões de dobras na cobrança de faturação da Emae, o culpado está ileso em Portugal
    Onde está a justiça?

  8. img
    Vexado Responder

    Hummer os prados os Mercedes do primeiro ministro, a frota de carro do Américo abastecem todos com o combustível da Emae.

  9. img
    Puto saotomense Responder

    A questão é simples: o PM prometeu DUBAI, não é? Pois acontece que por motivos alheios à sua vontade, o Dubai teima em não chegar. Então, os capangas dele decidiram ajudá-lo!Afinal em Dubai o petróleo é capim! E se não há Petróleo, vai gasóleo!!! E pronto: Estamos em Dubai!!
    Dúvidas?!

Deixe um comentario

*