Cultura

Projecto “Música Tradicional” promove pesquisa em Timor Leste e S. Tomé e Príncipe

Entidades de quatro países lusófonos – Cabo Verde, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor Leste – estão actualmente a desenvolver o projecto “Música Tradicional”, uma iniciativa para a valorização da música tradicional através do envolvimento das respectivas comunidades e do intercâmbio cultural.
Um dos objectivos fundamentais do projecto passa pelo maior conhecimento das práticas associadas à música tradicional, na medida em que, depende deste, a apropriação e a valorização deste património pelas actuais gerações. Com este propósito, os parceiros locais do projecto, Roça Mundo em São Tomé e Arte Moris em Timor, realizaram uma acção de pesquisa e registo sistemático de músicas tradicionais, por forma a melhor conhecer e preservar os instrumentos utilizados, os repertórios, os actores e as suas práticas culturais.

Os registos fotográficos e fonográficos decorreram, sobretudo, junto da população mais idosa, por forma a recolher um conhecimento que, por norma, é passado oralmente entre gerações. A Oficina da Courela, uma associação cultural com sede na Azaruja (Évora) e beneficiária do projecto, foi responsável pela concepção do modelo de investigação aplicado às pesquisas, além de colaborar na organização da informação compilada. Da acção, resultaram para já dois relatórios que
poderão ser consultados em www.traditionalmusic-acp.com, mas os registos fonográficos serão posteriormente editados em CD.

O projecto “Música Tradicional” está a ser desenvolvido com o apoio da União Europeia, mediante co-financiamento comunitário do Programa ACP Cultures+.Projecto “Musica Tradicional” à distância de um click! À distância de um click, os entusiastas e demais interessados nesta área das actividades culturais poderão aceder em www.traditionalmusic-acp.com à informação produzida no âmbito do projecto, e não só.

Para ter acesso a mais detalhes sobre o projecto “Música Tradicional” CLIQUE – ComunicadoImprensa_N1_dez2014

1 Comment

1 Comment

  1. Lede di Alami

    22 de Dezembro de 2014 at 15:11

    Boa iniciativa…nao ha nada que substitui cultura de um pais

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top