Destaques

OMS anuncia fim da epidemia de ébola no Mali

PARCERIA – TÉLA NÓN / RÁDIO ONU

Segundo a agência da ONU, o país teve oito casos confirmados e prováveis da doença, com seis mortes; Guiné Conacri, Libéria e Serra Leoa relataram os números mais baixos de casos semanais em meses.

O país teve oito casos confirmados. Foto: OMS/C. Black

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, anunciou o fim da epidemia de ébola no Mali.

O porta-voz do secretário-geral da ONU, Farhan Haq, afirmou que, durante o fim de semana, a agência declarou o país “livre da transmissão ativa da doença”.

Casos

A agência e o governo do país fizeram o anúncio conjunto no domingo. Segundo a OMS, o país teve oito casos confirmados e prováveis da doença, com seis mortes.

Números

O porta-voz afirmou ainda que, também segundo a OMS, Guiné Conacri, Libéria e Serra Leoa relataram seus menores números de casos semanais em meses.

Guiné Conacri teve seu  menor número total de novos casos semanais desde 17 de agosto de 2014 e Serra Leoa desde 31 de agosto do mesmo ano. A Libéria não teve nenhum caso confirmado a nível nacional  nos últimos dois dias da semana que terminou a 11 de janeiro de 2015.

Segundo o porta-voz, a Missão da ONU para Resposta de Emergência ao Ebola, Unmeer, afirmou tratar-se de um avanço “muito bom”, mas adverte todos os envolvidos no combate à doença a permanecerem em alerta e continuarem a alta intensidade das ações de resposta.

A Unmeer destacou que de acordo com dados no Ministério da Saúde de Bem-Estar Social da Libéria, 12 das 15 regiões do país não tiveram novos casos nos últimos sete dias.

Os últimos dados da OMS apontam para 21 296 casos confirmados, prováveis e suspeitos da doença, com 8429 mortes.

Leia mais:

 

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top