Destaques

OMM diz que 1º semestre de 2015 foi o mais quente da história

PARCERIA / TÉLA NÓN – RÁDIO ONU

Agência da ONU cita dados de várias organizações de meteorologia para preparar relatório anual sobre o Clima Global; mês de junho também foi o mais quente até agora.

Menino se refresca de um dia quente em Omdurman, Sudão. Foto: World Bank/Arne Hoel.

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Meteorológica Mundial, OMM, alertou que o 1º semestre de 2015 foi o mais quente já registrado na história.

Citando dados da Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, Noaa, a OMM afirmou que o mesmo aconteceu com o mês de junho, que registrou a temperatura mais alta até agora.

Recorde

A média global das temperaturas sobre a superfície terrestre e dos oceanos foi 0,8º C acima da média registrada no século 20, de 15,5º C e ultrapassou também o último recorde registrado em 2010.

A agência cita que a maioria dos territórios em todo o mundo estava muito mais quente do que a média durante os seis primeiros meses do ano. Essas regiões incluem quase toda a América do Sul, a Eurásia e a África além do oeste da América do Norte.

A Austrália também estava mais quente durante este mesmo período.

A agência diz que junho de 2015 marca o terceiro mês, este ano, a quebrar o recorde de temperatura, junto com março e maio.

Camada de Gelo

Mas os outros meses não ficaram muito distantes: janeiro e fevereiro ficaram em segundo lugar e abril foi o quarto mais quente desde que os dados começaram a ser registrados em 1880.

A camada de gelo no Ártico sofreu uma redução de 7,7%, para 906 mil Km ²  se comparada à média entre 1981 e 2010, ano justamente em que ela atingiu a sua menor área.

No caso do polo Antártico, houve um aumento de 7,2% de sua área que chegou a 984 mil Km ².

O Centro de Clima de Tóquio, que usa uma metodologia um pouco diferente, informou que a temperatura média da superfície global subiu um pouco menos do que o índice indicado pela agência americana.

A Organização Meteorológica Mundial utiliza uma combinação de dados de várias agências para preparar o relatório anual sobre o Clima Global, que vai ser divulgado em novembro.

Leia Mais:

ONU apoia plano de ação global para estudo do clima em regiões polares

Saúde em risco devido às ondas de calor, alertam agências da ONU

Agências da ONU alertam para riscos à saúde causados por ondas de calor

 

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top