Destaques

Guiné-Bissau: Conselho de Segurança destaca nomeação de primeiro-ministro

Órgão enfatizou que este é “passo importante” na direção de “levar um fim à crise política que prevaleceu no país desde meados de agosto”; Carlos Correia foi nomeado a 17 de setembro.

 

Conselho de Segurança. Foto: ONU

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Os integrantes do Conselho de Segurança destacaram a nomeação, a 17 de setembro, de Carlos Correia, como primeiro-ministro da Guiné-Bissau. Correia atuava como primeiro vice-presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, Paigc, o partido político de maioria na Assembleia Nacional.

O órgão enfatizou que este é um “passo importante” na direção de “levar um fim à crise política que prevaleceu no país desde meados de agosto”.

Novo Governo

O Conselho de Segurança ressaltou a importância da nomeação de um novo governo o mais cedo possível, em pleno respeito aos procedimentos constitucionais.

O órgão elogiou o respeito à Constituição e ao Estado de direito demonstrado pelas partes na Guiné-Bissau, incluindo a não interferência das forças de segurança na situação política no país.

Os integrantes do Conselho também elogiaram a forma pacífica com que a população do país está acompanhando a situação política na nação.

Cplp

O órgão também elogiou a abordagem coordenada e mensagem comum de atores regionais e internacionais durante este período, incluindo a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, Ecowas, a União Africana, as Nações Unidas, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Cplp, e a União Europeia.

Os integrantes do Conselho de Segurança reiteraram seu pleno apoio ao papel chave e envolvimento ativo de Miguel Trovoada, representante especial do secretário-geral e chefe do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, Uniogbis, incluindo sua estreita coordenação com a comunidade internacional.

Leia Mais:

Enviado da ONU reage ao novo impasse político na Guiné-Bissau

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top