Destaques

Programa de cooperação com Portugal passa a ser estratégico

Esta quarta – feira os Governos de São Tomé e Príncipe e de Portugal assinam o novo programa de cooperação para os próximos 5 anos. Um programa que passa a ter a designação “Estratégico”, e que pretende reforçar a cooperação bilateral em sectores estruturantes para o desenvolvimento.

Teresa Ribeira, Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal que está no arquipélago, para assinatura do acordo, visitou alguns projectos financiados pela cooperação portuguesa. A unidade de telemedicina instalada no quadro da cooperação bilateral, é uma mais-valia que realça o sucesso da cooperação no domínio da saúde. «Um avanço extraordinário», declarou a secretária de Estado de Portugal.

O primeiro programa estratégico de cooperação entre Portugal e os países de expressão portuguesa em África vai ser assinado na quarta – feira. Envolve 57,5 milhões de euros, e dá prioridade aos sectores estruturantes para o desenvolvimento como a educação e a saúde. «Continuará a pautar-se por benefícios mútuos tanto para São Tomé e Príncipe como para Portugal», referiu Teresa Ribeira.

A cooperação técnico militar entre os dois países continua a ser prioridade, e o programa estratégico estende-se para os sectores da energia e do ambiente, e da promoção do empresariado.  O programa estratégico contempla segundo a secretária de Estado dos negócios estrangeiros e da cooperação de Portugal, a capitalização do sector privado.

Téla Nón

 

 

 

1 Comment

1 Comment

  1. o Investidor

    8 de Setembro de 2016 at 21:22

    São Tomé é uma terra de miséria!
    Não por falta de recursos, mas culpa de mentalidades instituídas e institucionalizadas.
    Se vierem aqui a São Tomé daqui a 500 anos, estará tudo igual…
    Menos a dependência do exterior para alimentar o Orçamento Geral do Estado, que passará de 90% para 95% ou 97 %.
    País mendigo…
    Gente que vive não do trabalho mas apenas de expedientes e artimanhas…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top