Desporto

Jogos da CPLP: STP epicentro do desporto da CPLP

A capital santomense que vai ser palco, nos próximos dias, do maior evento desportivo da comunidade lusófona, CPLP, acolheu, na estreia destes jogos, esta sexta-feira, no Hotel Pestana, a conferência dos Ministros da Juventude e do Desporto da CPLP, antecedida da reunião dos Directores Gerais da Juventude e do Desporto dos países membros da organização.

Os titulares da pasta da Juventude e do Desporto da CPLP estiveram reunidos, na sala de conferências, para debater a cooperação nas áreas da Juventude e do Desporto dos países integrantes da comunidade.

Através da sua acção, a conferência afirmou-se como um espaço de troca de ideias, experiências e conhecimentos, onde estiveram em foco, os Jogos Desportivos da CPLP e a Bienal de Jovens Criadores da CPLP.

A reunião que surge após o encontro de Directores Gerais de Juventude e Desporto dos países da CPLP serviu para instituir os planos de acção sectoriais para dois anos, que procuram ir ao encontro das prioridades identificadas para o período em questão.

Foi trabalhada também nesta conferência a proposta de actividades tendentes à aproximação dos espaços da CPLP e do Organismo Internacional de Juventude Ibero-América.

O encontro serviu ainda para identificação de áreas prioritárias de actuação no âmbito do Desporto, da ética e dopagem, da medicina desportiva, da gestão de infra-estruturas desportivas, da formação e qualificação de agentes desportivos, participação e desenvolvimento de talentos.

O testemunho da futura presidência, para o biénio 2018-2020, foi passado ao titular da pasta do Desporto e da Juventude de São Tomé e Príncipe, Marcelino Sanches.

Este evento acontece na véspera da cerimónia de abertura dos XI Jogos Juvenis da CPLP, que o país tem o privilégio de sediar pela primeira vez, depois de duas tentativas falhadas.

Recorde-se que os jogos terão a duração de uma semana (21-28), onde serão postos a prova, nas modalidades de futebol, taekwondo, voleibol de praia, basquetebol, e atletismo e a sua variante PPD, mais de cinco centenas de jovens, na categoria de sub-16.

Henrie Martins

1 Comment

1 Comment

  1. Lupuyé

    21 de Julho de 2018 at 8:23

    Bom dia São Tomé. Alguém sabe como encontrar os horário dos jogos? Quero estar presente nos jogos de futebol mas não sei quando terão lugar. Obrigado pela ajuda.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top