Política

Fumo branco em Pequim-Embaixadora Isabel Domingos foi acreditada

Finalmente e conforme a notícia veiculada pelo Téla Nón há alguns dias, o mês de Julho resolveu a situação de impasse em que se encontrava a embaixadora Isabel Domingos.  4 meses após a sua nomeação pelo Presidente da República Evaristo Carvalho, Isabel Domingos entregou às autoridades da República Popular da China, as cartas que a acredita como embaixadora de São Tomé e Príncipe com residência em Pequim.

«A Embaixadora Isabel Mayza Jesus da Graça Domingos apresentou hoje, em 6 de Agosto de 2018, ao Embaixador Wang lutong, Vice-director do departamento dos assuntos das missões diplomáticas, as cópias figuradas das Cartas Credenciais que a acreditam como Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República Democrática de São Tomé e Príncipe junto ao Governo da República Popular da China», diz uma nora do Ministério dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe, disponibilizada na rede social Facebook.

São Tomé e Príncipe retomou as relações com a República POpular da China em Dezembro do ano 2016. Após a primeira visita a China em Abri de 2017, o Primeiro Ministro Patrice Trovoada anunciou o donativo pela China de mais de 140 milhões de dólares a favor de São Tomé e Príncipe. Na altura Patrice Trovoada anunciou ao país e ao mundo, que a China é de longe o mais importante parceiro internacional de São Tomé e Príncipe.

Mas, Patrice Trovoada teve que aguardar 4 meses para ter uma representante diplomática de São Tomé e Príncipe, junto ao parceiro mais importante do país.

Abel Veiga

    12 comentários

12 comentários

  1. JOAO CARLOS

    7 de Agosto de 2018 as 9:59

    Uma Embaixadora sem qualquer experiência em Diplomacia, se calhar nem fala Inglês, Chinês muito menos… tudo em detrimento da competência… É para isso que os Trovoadas sempre lutaram.

    • Maria Silva

      7 de Agosto de 2018 as 14:35

      Constatou-se que a senhora embaixadora nao fala e nem escreve mais que um idioma, neste caso o português ( e fala bem mal ) e a mesma não tem nenhuma formação académica, soube-se que era uma simples professora….
      Agora eu pergunto: como é que possamos dar paços em direção do tão almejado desenvolvimento colocando pessoas destas em lugares/cargos de tamanha relevância?
      Minha gente cuidado com má cunxêça…

      • luisó

        8 de Agosto de 2018 as 8:30

        (…. como é que podemos dar passos em…..)

        • Maria Silva

          8 de Agosto de 2018 as 10:15

          Senhor Luisó , obrigada pela correção

    • Nuno Menezes

      8 de Agosto de 2018 as 9:59

      Senhor Joao Carlos

      Nao concordo com o senhor, a personalidade nao tem nada haver com a Lingua,Se es medico com a formacao academica Portuguesa,Falas apenas o Portugues,quem sabe no outro Pais fora da Lingua Portuguesa tens que aprender Lingua,ou Tirar o curso de Lingua.
      E se a sua cultura geral for apenas em Africa Sao Tome and Principe, esta na hora de ver a Europa, Europa Union aonde Muitos sao formados e nao falam a Lingua inglesa,se olhar bem para eles todos tem nos seus ouvidos Headphones, se conheces a Historia do LOBO MAU o mesmo dizia headphones Orelha Grande, é para te ouvir melhor….

      Nuno Menezes
      Reino Unido, Lincoln

  2. Tristeza

    7 de Agosto de 2018 as 10:47

    Observacao:
    Nao pelo facto do Telanon ter vinculado a noticia que impulsionou a acreditacao da Sra como Embaixadora.
    Esses processo sao morosos, muito delicados e nao depende do Estado acreditante ( Sao Tome) mas sim do estado acreditador ( China). Mesmo em Sao Tome normalmente agenda-se duas cerimonias anuais para que o Presidente da Republica proceda a acreditacao de um Embaixador.
    Cada pais tem as suas regras e ha que saber respeitar las.
    Boa sorte para a S.E a Embaixadora e que faca um excelente trabalho..

  3. original

    7 de Agosto de 2018 as 10:48

    Com um pé na ida e outro de regresso.

  4. Tristeza

    7 de Agosto de 2018 as 10:51

    E foram apenas apresentadas as cartas figuradas ( perante uma figura do Ministerio das Relacoes Exteriores). Ainda falta o mais importante que sao as cartas credenciais ( perante o Presidente da Republica). O processo nao esta completo.

  5. Martelo da Justiça

    7 de Agosto de 2018 as 13:32

    Esta desfeita a duvida. A Isabel Domingos será mesmo Embaixador na Republica Popular da China. Parabéns Senhora Embaixadora. Que contribua para o estreitamento de amizade entre São Tomé e Príncipe e a Republica Popular da China, apesar da sua falta de experiencia no domínio da diplomacia. Ao Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros que tenha a lucidez de colocar um diplomata experiente ao lado da Senhora Embaixadora para minimizar a sua insuficiência.

    • Seabra

      7 de Agosto de 2018 as 17:02

      Excelente ! Muito bem dito, Martelo de Justiça. Nomeia -se embaixadores e embaixadores incompetentes, que não têm nenhuma experiência, sem tacto, sem educação de base e tão pouco diplomacia para representar STP.Só têm prejudicado a boa reputação do país,quando não são os próprios embaixadores (sem classe e maneiras, pela mesma ocasião, digámos toda a verdade …., são os seus ilustres companheiros /as, que vão dando indelicadamente baracas. Há tempos, foi um embaixador nomeado em Portugal, cuja companheira sem instrução e cultura geral, fez da embaixada o encontro das amiguinhas,lugar de festas à custa do dinheiro sãotomense, o chofer da embaixada tornou-se o empregado privado dela e das coleguinhas , ela tinha uma conduta indecente junto dos convidados nas recepções, com uma postura de mal trapilha, andar de homem falhada em dita esposa de um oportunista TRAIÇOEIRO nato ex do MLSTP-JOTA .
      Tem que se sera mais prudente e vigilante, quando se trata de enviar alguém capaz de representar um país (por mais pequeno que elé seja) ,um povo,1o princípio deviam ser : educação de base(boas maneiras) e cultura geral…ser um individuo bem acompanhado, digo,com um par (espôsa e espôso ),à altura do seu posto.
      Espero que esta embaixadora TARDIVA, não faça má figura, como o ex embaixador sãotomense em Portugal…que aliás,todos os diásporanos de STP não apreciaram.

  6. Alvaro Marques Cravid

    7 de Agosto de 2018 as 15:43

    Se fosse Jorge Amado, medico veterinario, nomeado embaixador em Taipé (Taiwan) ja seria tudo normal. Ninguem comentario se ele era deplomata de carreira ou não. Convenhamos meus senhores

    • Danny

      8 de Agosto de 2018 as 17:12

      O teu português é muito triste!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo