Anúncios

Prémio Litérário “Francisco José de Vasques Tenreiro – 2012”

(JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS OS ENDEREÇOS DE CONTACTO)Participe. As obras concorrentes deverão deverão inscrever-se impreterivelmente até o dia 29 de Setembro de 2012, junto à Comissão de Gestão, coordenada pela Secretária-Geral do MECF, sita na Rua Samora Machel, Caixa Postal 41 – São Tomé;

PRÉMIO LITERÁRIO

“FRANCISCO JOSÉ DE VÁSQUES TENREIRO – 2012”

Considerando a necessidade de incentivar a promoção, produção e publicação de autores nacionais e de estimular o gosto pela escrita de obras literárias, o Ministério da Educação Cultura e Formação relança o Prémio Literário Francisco José Tenreiro, criado pelo Decreto nº 55/93, de 15 de Outubro.

a) As obras literárias concorrentes deverão inscrever-se impreterivelmente até o dia 29 de Setembro de 2012, junto à Comissão de Gestão, coordenada pela Secretária-Geral do MECF, sita na Rua Samora Machel, Caixa Postal 41 – São Tomé;

b)               O Despacho que estabelece e regulamenta o Prémio Literário Francisco José Tenreiro poderá ser obtido pelos concorrentes através da Comissão de Gestão, no endereço indicado na alínea anterior.

Prémio Literário Francisco José Vasques Tenreiro

REGULAMENTO

Artigo 1 – (Objectivo)

A presente edição visa estabelecer as condições e regular as actividades para a atribuição do Prémio Literário Francisco José Tenreiro para o ano 2012.

Artigo 2 – (Âmbito)

O prémio Literário Francisco José Tenreiro é de âmbito nacional, podendo concorrer santomenses residentes no país, na diáspora, e os estrangeiros residentes em São Tomé e Príncipe.

Artigo 3 – (Definição)

O prémio Literário Francisco Tenreiro pretende distinguir e premiar à(s) melhor(es) obra(s) literárias selecionada(s) pelo Júri.

Artigo 4 – (Género Literário)

As obras literárias concorrentes ao Prémio Literário Francisco José Tenreiro compreenderão os géneros da escrita criativa, nomeadamente o narrativo, o lírico e o dramático.

a)   As obras que não obedecerem aos requisitos estabelecidos no número anterior serão desclassificadas e, como consequência, não serão objecto de apreciação pelo Júri.

Artigo 5 – (Forma)

As obras a concurso terão que ser inéditas e dactilografadas a espaço duplo em formato A4, em 6 (Seis) exemplares devidamente assinadas, com um pseudónimo em envelope fechado, contendo a identidade completa do autor (nome, local e país de nascimento) no interior do envelope

Artigo 6 – (Inscrição das Obras)

As obras literárias concorrentes deverão inscrever-se impreterivelmente até o dia 29 de Setembro de 2012 à Comissão de Gestão – Representada por Secretária-Geral do MECF sita na Rua Samora Machel, Caixa Postal 41 – São Tomé

Artigo 7 – (Critério da Avaliação)

Serão avaliadas pelo júri apenas as obras literárias em língua portuguesa, que se refiram aos factos, acontecimentos ou personalidades, ocorridos ou relacionados com a realidade santomense. Serão também critérios a considerar o valor educativo e patriótico da obra.

a)    Para a avaliação das obras concorrentes, são critérios a considerar, a qualidade, a oportunidade e o seu valor educativo e artístico;

b)  As obras não premiadas não serão devolvidas aos respectivos proponentes.

Artigo 8 – (Valor Premiado)

O valor atribuído ao Prémio Literário Francisco Tenreiro é de Dbs: 50 000 000,00 (cinquenta milhões de dobras), entregue em cheque(s) ao(s) autor(es) da(s) obra(s) premiada(s) durante a cerimónia pública da entrega, a realizar-se no dia 20 de Janeiro de 2013 em São Tomé.

Artigo 9 – (Júri)

O Corpo do jurado é composto por cincos representantes idóneas de personalidade relevante.

a)    Compete ao júri apreciar e atribuir o prémio de acordo com o critério valorativo e de equidade, e proceder à divulgação;

b)  Está expressamente interdita a participação ao concurso, os membros do Júri e da Comissão de Gestão e do Corpo da Direcção Geral da Cultura e da União Nacional dos Escritores e Artistas Santomenses (UNEAS).

Artigo 10º- Obra premiada

A obra premiada será publicada, sendo entregues cem (100) exemplares ao seu autor. Os restantes exemplares serão vendidos pela Comissão de gestão.

Artigo 11º- (Disposições finais)

Das decisões do júri não haverá recurso. Eventuais omissões neste regulamento serão decididas pelo júri e pelas entidades responsáveis pelo concurso.

Os interessados podem utilizar os seguintes endereços :

www.ac.mecf.gov.st

www.facebook.com/educação.stp

maria.sousa@mecf.gov.st

    6 comentários

6 comentários

  1. carlos almeida "camucuço"

    19 de Setembro de 2012 as 12:53

    PS: NÃO PUBLICAR, SFF

    Caros, boa tarde.

    A propósito do “Prémio Literário Francisco José Tenreiro 2012”, solicito penhoradamente, antecipando os devidos agradecimentos, que me façam chegar o endereço de e-mail da Comissão de Gestão ou da Secretaria Geral do MEFC, para que eu possa submeter a quem de direito algumas preocupações de fundo que, após lido o regulamento deste evento, de mim se apoderaram.

    Atenciosamente,
    Camucuço

    • olinda beja

      20 de Setembro de 2012 as 7:28

      Tens razão Camucuço há muitas preocupações neste concurso pois uma delas é que é impossível aos santomenses da diáspora puderem concorrer dentro do diminuto prazo estabelecido em virtude das ligações à ilha e da morosidade dos correios em S. Tomé!!

  2. olá

    19 de Setembro de 2012 as 16:27

    o tela non devia respeitar a sua vontade e nao devia ter publicado o seu pedido de esclarecimento,

    mas assim é o nosso stp.

  3. Douglas McArthur

    19 de Setembro de 2012 as 17:48

    Camucuço devia mas é estar calado e deixar os outros trabalharem. Este camucuço meteu na cabeça dele que é um grande conhecedor da cultura santomense, mas se equivoca em grande escala. Fui a uma atividade desenvolvida pela Associação Mén Nón no IPJ de Moscavide em Lisboa Portugal, onde o Srº Camucuço como orador falou acerca da evolução e origem da música santomense…confesso que ouvi atentamente o Camucuço e não percebi patavina nenhuma da explicação dele. Ele falou tanta merda e ao fim e ao cabo não disse nada, ou melhor disse apenas lixo.

  4. Paparazzi

    21 de Setembro de 2012 as 7:23

    Preocupem-se com coisas mais sérias e deixem de perder tempo com palhaçadas!

    • Gil

      21 de Setembro de 2012 as 15:06

      A que palhaços voce se refere?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo