Cultura

Presidente e Ministro põem polémica na estátua do Rei Amador

Na última sexta feira 2 de Novembro o Presidente da República Evaristo Carvalho e o Ministro da Educação e Cultura, Olinto Daio, inauguraram na Praça da Cultura na cidade de São Tomé, a primeira estátua do herói nacional Rei Amador.

Erguida no centro da rua, que congrega o cinema Marcelo da Veiga, o Arquivo Histórico, e a Biblioteca Nacional, a estátua de 3 metros, foi inaugurada sem o conhecimento do seu criador.

O escultor são-tomense, Zeme Gracias, actualmente radicado em Portugal, reclama a paternidade da escultura, e exibiu fotografias que provam ser ele o autor da obra, que foi executada no seu atelier em Portugal. No entanto não foi tido nem achado, pelo Presidente da República e muito menos pelo ministro da Educação Olinto Daio, na cerimónia de inauguração.

O escultor reagiu com a seguinte declaração na sua página do facebook :

«Kkķkkk ESTÁ CLARO . FOI TUDO MONTADO DEVIDO AS MINHAS CONVICÇÕES . O MEU TRABALHO FOI FEITO ENTRE VÁRIOS ARTISTAS PORTUGUESES E ESTRANGEIROs. E TODOS ASSISTIRAM ISSO COM BASTANTE INDIGNAÇÃO.  A MINHA PERGUNTA É. QUEM É QUE FICOU MAL NA FOTOGRAFIA??? O QUE TENHO PELA FRENTE É MUITO MAIS IMPORTANTE QUE ISTO. POSTEI AS FOTOS DA CONSTRUÇÃO DO TRABALHO VIRAM EM ALGUM MOMENTO O SR CÍCERO??? O SR CÍCERO FICOU ENCARREGUE DA REQUALIFICAÇÃO DA ROTUNDA . MAS ISSO NÃO ME ABALA, GOSTO DO QUE FAÇO E AINDA CONTINUO EM MISSÃO PELO MEU PAÍS QUE TANTO AMO E ESPERO VÊ-LO A CRESCER A TODOS OS NÍVEIS. A OBRA ESTÁ ASSINADA, JA AGORA PEÇA AO SR ARQUITETO QUE TAMBÉM ASSINE JÁ QUE ELE É DONO DA OBRA, ACHO QUE TEM DIREITO. OBRIGADO BOA NOITE A TODOS».

O escultor, refere-se ao arquitecto Cícero Narciso, que apareceu na cerimónia de inauguração como o obreiro da escultura. Zeme Gracias, não é militante da ADI. Um posicionamento que terá provocado a sua exclusão, e o ignorar do seu nome, pelas autoridades governamentais da ADI, com destaque para o ministro da Educação Olinto Daio, que se pronunciou na cerimónia.

O Presidente da República Evaristo Carvalho, simplesmente não prestou qualquer declaração no evento, limitando-se apenas a descerrar a bandeira nacional que cobria a estátua colocada na rotunda da Praça da Cultura.

O corpo diplomático acreditado junto ao Estado são-tomense esteve presente na cerimónia, que acabou por gerar polémica logo a seguir a inauguração da estátua.

Note-se que Amador, foi um escravo que em 1595, liderou uma revolta contra os colonizadores da ilha de São Tomé. Segundo o relato do ministro da educação Olinto Daio, durante 3 semanas, amador com o seu exército de 5 mil homens, destruiu os engenhos de açúcar, e assumiu o comando da ilha de São Tomé.

Só que o herói, que foi proclamado Rei, acabou por ser traído, pelos seus próprios companheiros, tendo sido detido pelos colonizadores e esquartejado na praça pública.

A estátua de 3 metros de altura construída por Zeme Gracias é assim um símbolo da nação, que perpetua o legado nacionalista são-tomense.

Desde 1975, data da independência Nacional, que a figura do Rei Amador, se destacava na moeda nacional, a dobra. No entanto desde Janeiro de 2018, com a entrada da nova dobra produzida pelo Governo, que Rei Amador deixou de ser figura de destaque na moeda nacional.

Nas notas da nova dobra só se consegue ver um sinal do rosto do herói nacional, e bem fusco, se o cidadão colocar a nota contra o sol. O que está em destaque na nova dobra, são macacos, sapos, e borboletas.

Abel Veiga

 

 

    17 comentários

17 comentários

  1. Luxenburg

    5 de Novembro de 2018 as 14:31

    Uma pena que estas coisas nao sejam feitas contando com todos os santomenses. Peor ainda, pode ter sido una ideia para ser inaugurada na campaña eleitoral, mais uma de tantas, mas chegou com atraso e agora foi feita como si se tratara de coisa de ladroes.

    • Caminheira Peregrina

      6 de Novembro de 2018 as 10:20

      Não se pode esperar muito de corruptos kkkkkkkk
      Educação está na maior desgraça devido taxos com tantos juristas competentes disponíveis um ex-padre que só fez cadeiras de direito canónico vive dando cadeiras que nunca fez. Só inauguraram mesmo porque já tinham feito gastos. Caso contrário nem fariam… Dessa forma ficou bem claro era mesmo para campanha política. Depois eles devem estar ficados aborrecidos com o escultor visto que no meio a tanta desgraça se isso chegasse a tempo iria ajudar a atenuar a péssima imagem do ministro da educação em termos de popularidade uma das maiores fontes da derrota do PT vem desse infeliz e arrogante antidemocrata…

  2. JOAO CARLOS

    5 de Novembro de 2018 as 15:17

    Tanta confusão…! Depois vem o senhor Olinto Daio apelar a unidade entre os são-tomenses… Unidade é o que o Partido ADI e os seus dirigentes desconhecem o significado

  3. Nuno Menezes

    5 de Novembro de 2018 as 16:09

    Pelos visto Temos nos os SaoTomenses bons escultor são-tomense, Zeme Gracias,que esta actualmente radicado em Portugal,existe pessoas que pensam que o Povo de Sao Tome and Principe ‘e apenas aquilo que se ve dentro de Sao Tome and Principe,e na realidade nao;Temos pessoas formadas em varios ramos que neste momento faz falta para completar VAGAS dentro de Sao Tome and Principe, e infelizmente os mesmos encontram radicados em Portugal e outros Paises,e quem sabe por falta de devenvolvimento que assim Sao Tome and Principe ainda nao tem,,,os mesmos encontram a viver fora de Sao Tome and Principe a procura de melhores oportunidades e condicoes de vida,e existindo oportunidades de trabalho e de desenvolvimento estavel para a sociedade interna dentro de Sao Tome and Principe,desde o vencimento,vai comparecer cada vez mais pessoas para ocupar grandes vagas de trabalho que assim existe dentro de Sao Tome and Principe que estao a precisar com urgencia,aonde essas mesmas VAGAS de trabalho sao ocupadas fora de Sao Tome and Principe,a imigracao.
    Com urgencia,a Mae Natureza de Sao Tome and Principe necessita de uma PEDREIRA para assim fazerem o trabalho que estamos a ver, e tambem aplicar calçada no chao em toda a cidade e nao so apenas,e tambem murralha as voltas da cidade.
    Falar Sao Tome and Principe ‘e um Pais de negocio ou de Turismo,e dentro de Sao Tome and Principe nao existir condicoes logico que as pessoas vao RADICAR fora de Sao Tome and Principe,e vao a procura de melhores condicoes e a sua mae NATUREZA fica em RUINAS sem condicoes E fica uma cidade VELHA,e parece a mim que essa mesma cidade tem apenas 42 anos de idade, no meu ponto de vista ainda ‘e muito NOVA, a cidade tem o aspecto de VELHA sem cuidados,e a cheirar Mal.
    Da gosto de ver essa mesma cidade no ano 1974,1973,1972,1971,1970,1969,1968,1967,1966,1965,tudo nesta altura encontrava limpo,bem cuidado,com normais a cumprir, e Tu o PRETO mantinha a mesma cidade de SAO TOME AND PRINCIPE em condicoes nesta altura nestes anos que assim informei,e hoje por qualquer razao essa mesma situacao deixou de existir dentro de Sao Tome e Principe.
    Se nao ‘e da responsabilidade do Governo Pintar Lojas da cidade porque assim a mesma ‘e de pessoas privadas,esta na hora o GOVERNO ter ideias e ganhar dinheiro a custa dessa mesma ideia,,primeiro: O Governo que sta no poder necessitam de fazerem o plano de cores que querem ver nas cidades pintadas, e avisar por escrito os proprietarios das lojas que os mesmos devem mandar pintar e concertar as suas lojas,pintura externa,para assim mudar o aspecto da mesma cidade,e se assim nao acontecer…. Os Propretarios dessas mesmas loja pagam emediatamente uma MULTA.
    E a calçada sera da responsabilidade do GOVERNO DE SAO TOME AND PRINCIPE.
    Os radicados Pagam tambem igual e outras coisas mais… fora de Sao Tome and Principe,e assim devenvolve as ambas as partes, se desenvolve o Pais aonde se encontram os RADICADOS, e ele o RADICADO tambem se devenvolve.

    Nuno Menezes
    Reino Unido,Lincoln

    • Púmbú

      5 de Novembro de 2018 as 17:32

      Pho-da–se homem!!!
      Mas antes de publicar porquê é que você não se dá ao trabalho de ler a cagada que “datilografa” ???
      Publicas tantas letras sem sentido nenhum…
      Não leve à mal.

      • Nuno Menezes

        6 de Novembro de 2018 as 19:43

        Mr.Púmbú

        Uma vez neste jornal escrevi que o Nosso Povo de Sao Tome and Principe os mesmos gostam escrever bem…sem erros,e mais no entanto aplicar com a intelegencia que assim dizem todos que tem para o desenvolvimento do seu Proprio Pais que ‘e Sao Tome and Principe nao conseguem aplicar com a mesma intelegencia,(Se calhar mais rapido aplicar com intelegencia FAZER MAL A PESSOAS INOCENTE)E essas pessoas que escrevem bem e nao so apenas ficam acanhados e com medo a frente do BRANCO.
        O senhor nao concorda comigo?Qual sera a razao na epoca coloniar a cidade estava limpa tudo bem organizado,e hoje na maos de PRETOS esta tudo sujo e tambem sem desenvolvimento dentro do mesmo Pais.
        Sao Tome and Principe acredita ‘e um Pais muito e muito mais pequeno da colonia Portuguesa,aonde deveria estar em melhor condicoes e com varios tipos de oportunidade para jovens dentro do mesmo Pais.
        Sao Tome and Principe na epoca colonial era o Pais aonde os emigrantes de Cabo verde e nao so apenas…saiam do seu pais para emigrar,trabalhar,e ganhar o seu dinheiro e enviar para o seu Pais.
        E com o tempo,foi caindo…. Aonde falo e sem medo,porque gosto de investigar primeiro,Portugueses de Portugal numa entrevista informou que Sao Tome and Principe NUNCA APRESENTOU UM CONCRETA PROPOSTA PARA SEU PAIS, e deu a mim a intenter da forma Portuguesa que assim percebo muito bem a eles,quase diziam que o Povo os responsavel quer que pinta-se o cabelo dar banho e outras coisas mais….
        Tambem importante informar,nunca se deve levar a mal,quando assim alguem fala,os Pretos nao desenvolvem porque nao querem. OU USAR PRETO NA PALAVRA..a minha cor ‘e mesmo ESSA A COR Preta,e para mim da igual SE ALGUEM FALAR TU NUNO MENEZES ES PRETO. Igual, estamos a olhar para alguem da cor Branca sem saber o nome do mesmo e falamos aquele Branco nao desenvolve porque nao quer,prefere a DROGA,bebida e outras coisas mais…e Mesmo sabendo o nome tambem podemos usar nunca vi um BRANCO tao sujo e podre de coracao faz mal a seu proprio Pais ou algo parecido.

        Nuno Menezes
        Lincoln,Reino Unido

    • ONDE MESMO?

      6 de Novembro de 2018 as 8:42

      Meu caro Muno Menezes a sua opinião é válida, mas por favor poupe-nos com ela. Se não sabe escrever em português, escreva em inglês ou noutra língua qualquer.Acredite que todos leitores do TELA NON lhe agradece.

      • Nuno Menezes

        6 de Novembro de 2018 as 19:53

        Mr.ONDE MESMO o que escrevi para o Mr.Púmbú aplica a si…aonde mesmo fica o seu nome?fico sem saber…

        Nuno Menezes
        Lincoln,Reino Unido

    • Angel Alison

      7 de Novembro de 2018 as 15:23

      Já esqueceste como se escreve o nome do teu país?

      • Nuno Menezes

        7 de Novembro de 2018 as 17:51

        Mr.Angel Alison
        Sao Tome and Principe o and=e (se usa mais na lingua inglesa) para assim nos identificar. Vivo no Reino Unido falamos Sao Tome and Principe. que vai dar a mesma coisa Sao Tome e Principe.
        Mais eu pessoalmente gostei o que o senhor escreveu,nunca se esqueca tambem o que acabei de escrever e explicar a si.

        Sao Tome and Principe a palavra and seguinifica (e) ou seja Sao Tome e Principe.
        Os ingleses ao lerem e saber aonde estamos eles leem assim:
        São Tomé and Príncipe
        Country in Central Africa
        São Tomé and Príncipe, an African island nation close to the equator, is part of a volcano chain featuring striking rock and coral formations, rainforests and beaches. On the larger island, São Tomé, is the Lagoa Azul lagoon. Ôbo Natural Park, a biodiverse jungle preserve, covers much of São Tomé and is distinguished by Pico Cão Grande, a skyscraperlike volcanic rock.
        Capital: São Tomé
        Currency: São Tomé and Príncipe dobra
        Population: 204,327 (2017) World Bank
        Continent: Africa
        Official language: Portuguese

        Nuno Menezes
        Lincoln,Reino Unido

  4. Tony

    5 de Novembro de 2018 as 19:06

    Que bonito, uma estátua, presumidamente roubada do seu escultor, numa praça que se diz ter um cinema, que não existe como tal, uma biblioteca com má conservação do seu acervo, já vi documentos expostos em bares, enfim!!!

    Tristeza, como se quer criar um herói nacional com estes desastres, está se sim a matar um herói nacional.

    Só em Stp

    • Seabra

      6 de Novembro de 2018 as 13:52

      Tony, os PT-ADI, sao todos GATUNOS, VAGABUNDOS…é o Ali BABA e os seus 40 ladroes, cujo um é ANAO ( Afonso Varela).

  5. Seabra

    6 de Novembro de 2018 as 12:29

    …vamos ser diretos.
    Eis os fdp ADI juntos. Cadê o resto da escumalha? E o vosso GURU PT?
    O dealer PT deu uma entrevista, com a maior cara de pau, pensando que poderà continuar a enganar
    os demais sobre a sua pouco vergonha de ditador, mafioso, terrorrista e CORRUPTO que ele é.
    PT, ecoutez bien, à la vie , à la mort, vous n’aurez plus jamais un quelconque titre , ou poste de responsabilité,
    par contre, le jugement et la prison vous attendent.

  6. Madredeus.igreja

    6 de Novembro de 2018 as 18:11

    Cm é possível um homem que andou na política durante esses anos tds e que nos representa td Santomenses. Conhecedor da nossa história, pode aceitar uma coisa desta?
    O Rei Amador, foi um escravo, negro de corpo e alma, podem fazer uma estátua do homem branco.

    Senhor Evaristo, tenha dó deste país e seu povo. Não podemos mais aceitar está você pouca vergonha

    O Senhor, não consegue despir a camisola do ADI.

  7. Maria de Santiago

    6 de Novembro de 2018 as 18:36

    O Padre (ex) que se perdeu pelos encantos e luxúria da vida dos homens, tem de educação e cultura, aquilo que nenhum sãotomense deseja para o seu filho.
    É triste perceber que o Senhor não tem diplomacia, é certo… Mas é mais inaceitável o nível de iletaracia e agressividade. Triste.

  8. Antonio Pedro M.

    7 de Novembro de 2018 as 10:07

    Zeme voce vale mais do que eles juntos.

  9. Jorge Trabulo Marques

    7 de Novembro de 2018 as 12:59

    Lamento que o Sr. Ministro da Cultura, Olindo Daio, do qual até cheguei a ter boa impressão, sim, recebeu-me no seu gabinete por duas vezes, deu-me a honra e prazer de assistir à inauguração da minha exposição “Sobreviver no Mar dos Tornados e Tubarões, no Centro Cultural Português, a quem entreguei esse mesmo espólio para oferecer ao Museu Nacional de STP, a quem confiei os dois achados interessantissimos, uma antiga espada e um antigo punhal, que eu e um grupo de jovens santomensesm lograrmos encontrar em vários mergulhos que ambos fizemos na costa santomense, tenha sido cúmplice de uma tão descarada encenação ao aceitar que, um tal aquieto Cícero,se aprsentasse em público arvorado eu autor da magnifica escultura de Zeme Gracias – Pois estou em condições de afirmar, tal como já foi dito no Facebook, por este genial artista, de que só a escultura é inteiramente dele, também disponho de provas desse extraordinário trabalho – Mas não há que estranhar que, o partido ADI, funadado nos negócios do contrabando e droga, tal como foi afirmado por Jorge Amado, em debate parlamentar, prossiga com as suas maquiavélicas manobras de desinformação e de manipulaçao da opinião pública

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo