Dia 8 de maio no Centro Cultural Português. Este é o primeiro livro resultante do projeto de estudo das pessoas com deficiência que a Cooperación Bierzo Sur realiza em São Tomé e Príncipe desde 2013 até à atualidade e dedicado à memória do Sr. Paulo Das Neves Do Rosário.
Sua principal autora, a enfermeira Carmen Álvarez Vilas, capta nesta obra o que considera “o lado mais oculto da pobreza”: as pessoas com deficiência e seu acesso aos Direitos Humanos. A obra inclui 44 fotografias que resumem a vida de quase 2.000 pessoas com deficiência cadastradas e avaliadas pelos nossos voluntários ao longo dos anos.
São imagens selecionadas com todo o respeito e acompanhadas de textos e poemas cheios de humanidade das mãos de voluntários que vivenciaram este trabalho e de personalidades da área do direito, da saúde, da educação, da cultura e da cooperação, tanto espanholas como são-tomenses (Albertino Bragança, Conceição Lima, Dulcelena Neves, Eduardo Malé, Esterline Género, Ibrantina Lucena Silva, Jonas Gentil, Juvenal Rodrigues, Maria Fernanda Pontífice, Olinda Beija e Orlando Piedade)
O livro está traduzido para espanhol e português com referências às línguas tradicionais das ilhas; a ilustração da capa é de Eduardo Malé, consagrado artista plástico são-tomense.
Para a seleção das imagens, revisão e edição fotográfica a Cooperación Bierzo Sur contou com a colaboração da fotojornalista espanhola Ana María Fernández Barredo.
Fonte : Carmen Alvarez Vilas
ANCA
5 de Maio de 2024 at 0:29
Aqui esta mais uma obra a ter em conta no cerne da literatura nacional
A problemática das pessoas deficientes, num das onde a fome, a miséria, a pobreza reina, os desafios, o apontar de um caminho. Pois tem haver com os direitos humanos, tal qual questões ligadas as crianças e idosos, verdadeiras questões de justiça, direitos e garantias.
Parabens a Cooperación Bierzo Sur
Muito embora volto a chamar atenção para a protecção dos dados, relativamente a recolha de imagens, filmagens e fotos das pessoas
Se és daqui
Orgulha-te de seres São Tomense
Apoia os teus conterrâneos cuida do teu povo, a tua gente
Cuida da tua família
Ajuda o teu país, território,população, administração,mar e rios, se modernizar
Pratiquemos o bem
Pois o bem
Fica nos bem
Deus abençoe São Tomé e Príncipe