Desporto

São-tomenses da diáspora vencem angolanos

A selecção de São-tomenses residentes em Portugal, conseguiu apurar -se para as meias-finais do Torneio Angola Avante que está a realizar-se em Lisboa, integrado nas comemorações dos 35 anos da Independência de Angola. A formação são-tomense bateu a equipa de Angola B, por 1-0. Recorde-se que na primeira jornada São Tomé e Príncipe já tinha vencido a Guine Bissau por 3-2 e está assim apurado para as meias-finais. No próximo domingo dia 31, a equipa de São Tomé e Príncipe vai defrontar Angola A e na outra meia-final, Angola B vai jogar contra Cabo Verde. As partidas vão desenrolar se no Estádio Primeiro de Maio do INATEL em Lisboa.

    6 comentários

6 comentários

  1. P.F.

    26 de Outubro de 2010 as 12:14

    Coisas & Lugares(26.Out.2010)-A forma como as coisas acontecem, no lugar que aconte e aonde elas acontecem.Afinal temos equipa e a diáspora Sao-Tmense existe? Apesar de sermos uma diáspora esquecida nos murmúrios da sua gente, mas mal bem,quando se precisa vai se buscá-la nas prateleiras da esperança.Esperemos que se fale delas mais vezes e que não seje apenas em ocasiões como estas, mas sim para outros motivos.Uma diáspora esquecida, é pedaço de pais no corredor do desaparecimento no percurso da sua história, o que pode provocar uma falha na sua assemetria social como um povo e uma só nação. O resultado desportivo que esta diáspora perdida prova nada é impossível e para chegarmos até aquí as vezes faltam-nos forças para continuar, mas quando sentimos que somos um guerreiro, levantamo-nos para lutar e combater,onde o único predicado que resta a um cidadão emigrante longe da sua terra mãe é não cruzar os braços para cair na corda banba, sendo certo que,entre outras vantagens o desporto une os povos e ajuda a aumentar a auto- estima de qualquer ser humano.A comunidade Sao Tomense na diáspora e sobretudo os nossos atletas celebram vitorias e este feito alegra-nos imenso, tendo em conta que S.Tomé e principe não tem só coisas más.Tem també coisas boas( alegria de um povo). A nossa participação no torneio:”Angola Avante”,Isto nos alegra bastante e vem demonstrar que somos capazes e tradus-se num balão de ensaio, reafirma e envia daquí das terras lusas um sinal ao país que ela tambem tem uma palavra a dizer na vida no seu quotidiano e não pretende subtrair nada,mas antes pelo contrário acrescentar.Parabens para a nossa seleção e aos nossos bravos rapazes.Obrigado Tela Non.

  2. P.F.

    26 de Outubro de 2010 as 13:03

    Digo e emendo as seguintes palavras:…pedaço de um País,para não cair, na vida do seu quotidiano.Nota por existir no neu computador problemas com o rato e por lapso, registam-se neste texto alguns erros de concordancia.Peço desculpas por isso.Obrigado e

    Cordeal abraço

  3. Buzio do mato com fruta pão melada

    26 de Outubro de 2010 as 21:03

    P.F deve estar indignado com as notas negativas que teve enquanto aluno,mas a gente entende e sabemos que o seu Pai nasceu no alentejo…

  4. Osama bin Laden

    27 de Outubro de 2010 as 11:15

    Agora que Manuel Dendê foi posto a correr disto de futebol, garanto que vamos ganhar mais coisas.

    Mesmo com melhor curandeiro do mundo, Dendê já mais, este Dendê pensou que feitiçaria dura para sempre…

    O poder de Deus é mais forte…

  5. P.F.

    27 de Outubro de 2010 as 12:59

    Direito a Resposta(27.Out.2010)-“Caro amigo e senhor(a), “BÚZIO DO MATO COM FRUTA PÃO MELADO” do Mato com ruta.Antes de mais´desejo-lhe saúde e felicidades para os seus.Fico muito contente com a sua brincadeira e limito-me apenas a ignorá-lo.Queira V.Excia desculpar-me que ao responder as suas provocações, faço-o por respeitar o trabalho que teve em avaliar o meu comentário.Julgo saber que este espaço não foi criado para atarcarmo-nos, enquanto comentaristas que se preze num jornal que se quer de qualidade.Ao meu ver, o mais importante no meio disto tudo é para nós nos entendermos, conforme o mau caro senhor(a) acaba de afirmar.Há dias assim e o stres e a máquina prega-nos partida. Só quem nunca lidou com isto e que está sentado à sombra da bananeira é que não sabe dar valor. Alias o verdadeiro homem é aquele que faz errando e que sabe reconhecer que cometeu algumas gafes e não aquele que acha que é dono do saber. Não estou minimamente preocupado com aquilo que os outros vão dizer dos textos de cada um.O que é bom reter aqui, é que cada ser humano racional reage de maneira diferente. É preciso sim que a mensagem passe.Peço-lhe meu caro compatriota que não se esconda atras do anonimato. Dê a cara, asuma a suas responsabilidades como cidadão(ã) ou amigo(a) dsete País e parcipe com os seus ensinementos e saber nas quetões concretas e de forma construtiva e assime os comentários.Quando evoca os Alentejanos não tem a noção do património cultural que este representa no mosaico cultural Português e está ser incoerente consigo mesmo,banalizando e atropelando no essencial o que eu quiz dizer nesta pequena intervenção e infelizmente não respeitau a diferênça e a liberdade de pensamento que deve existir em cada um de nós, esquecendo-se que este espaço é seu,é meu e de todos quantos queiram dar o seu testemunho a volta das questões que nos preocupam no nosso dia-a-dia.Aconselho-lhe o seguinte:Venha dai com assuntos que interessam porque é disto que o meu povo gosta.Tire para fora por favor o que lhe vem na alma e deixe de criticar. Contribua activamente,Lo!!

  6. Paneque Magalhães

    28 de Outubro de 2010 as 10:54

    BOM SABER QUE O NOSSO FUTTEB. ESTA DESENVOLVENDO, A PROVA DISSO É A MUDANÇA DO PRESIDENTE DA FIDERAÇÃO. SÓ ESPERO QUE O SUCESSOR NÃO VENHA PARA PASSEAR.
    GOSTARIA QUE OS JORNALISTAS, DESSEM TAMBEM A CONSTITUIÇÃO DA NOSSA EQUIPA QUE PARTICIPA NA FESTA COM OS NOSSOS IRMÃOS ANGOLANOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo