Desporto

Jogos Africanos: polémica no triplo salto

Os X Jogos Africanos continuam a decorrer em Maputo a bom ritmo. No passado dia 11 de Setembro foi a vez das provas de atletismo darem o seu pontapé de saída, estreando a pista de atletismo do recentemente inaugurado Estádio do Zimpeto, localizado nos arredores da capital moçambicana.

O primeiro dia do atletismo tinha agendado a estreia na competição da são-tomense Lecabela Fonseca Quaresma. Inscrita na prova de triplo salto, a atleta radicada em Portugal, ficou no oitavo e último lugar conseguindo a sua melhor marca (12,60 metros) logo no primeiro salto.

Contudo, a prova ficou marcada pela polémica marca alcançada pela nigeriana Otonye Iworima. Com um salto de 14,47 metros Iworima bateu o recorde do seu país e a sua melhor prestação pessoal em 60 centimetros o que levantou desconfiança por parte da delegação argelina, tanto mais que nos outros saltos efectuados a atleta nigeriana nunca se aproximou sequer  dos 14 metros. A organização dos Jogos Africanos acabou por anular todos os resultados do triplo salto e ordenou a repetição da prova para o próximo dia 15, pelo que, Lecabela Fonseca Quaresma terá uma nova oportunidade de melhorar a sua prestação.

Por : Diogo Calado

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top